quarta-feira, 28 de abril de 2010

EXPOMAR volta a Olhão para divulgar o mar, a Ria Formosa e as actividades náuticas

A PARTIR DE HOJE, ATÉ DOMINGO, NO JARDIM PESCADOR OLHANENSE



A 7ª Feira do Mar e das Actividades Náuticas – EXPOMAR –, que já é uma referência a nível nacional, decorre este ano entre os dias 28 de Abril e 2 de Maio no Jardim Pescador Olhanense, nesta cidade. A partir de quarta-feira e até domingo, muitas serão as atracções à disposição dos visitantes.
Um dos pontos de interesse desta 7ª edição da EXPOMAR, cuja abertura oficial acontece às 18h00 de 28 de Abril, será a exposição do equipamento ROV para explorar os fundos oceânicos, adquirido recentemente por Portugal, que será apresentado pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, uma das instituições presentes, assim como a Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, a Direcção Geral das Pescas, associações do sector, IPIMAR ou Universidade do Algarve, entre muitas outras.
Se os amantes das embarcações de recreio podem apreciar os mais recentes modelos expostos na feira, também quem pratica campismo e caravanismo não ficará desiludido, num espaço com cerca de 14 mil metros quadrados e que também apresenta temas ligados à pesca e aquacultura ou artigos de desporto, para além dos necessários e já habituais colóquios e exposições.
Subordinada ao tema “A Biodiversidade e os Ecossistemas Marinhos”, a Feira acolhe, no seu Auditório, vários encontros técnicos. No dia 29 de Abril, às 15h00, decorre o debate sobre “O Património Marítimo e Terrestre – propostas de valorização e estudos recentes”, que será moderado por Dália Paula, da Direcção Regional de Cultura do Algarve e contará com os oradores Francisco Alves (director do Departamento de Arqueologia Náutica e Subaquática), Paulo Monteiro (mestrando da Universidade Nova de Lisboa) e Rui Parreira (direcção regional de Cultura do Algarve).
A 30 de Abril (15h00), realiza-se o seminário “A Pesca e a Gestão da Biodiversidade Marinha”. Carlos Costa Monteiro, do IPIMAR, será o moderador e falar-se-á do Livro Verde – reforma da política comum de pescas, do papel das organizações de produtores na sustentabilidade económica e ambiental das pescarias (Humberto Jorge, ANOPCERCO), da certificação da pescaria de sardinha portuguesa – factor de competitividade e sustentabilidade (representante de uma cadeia de distribuição e Yorgos Stratoudakis, IPIMAR) ou do Projecto Corvina (Pedro Pousão, IPIMAR).
A sessão de encerramento contará com a presença do secretário de Estado Adjunto, da Agricultura e das Pescas, Luís Medeiros Vieira, da governadora civil de Faro Isilda Gomes, do presidente da Câmara de Olhão Francisco Leal e do Reitor da Universidade do Algarve João Guerreiro.
Durante os cinco dias de feira, que contará com cerca de quatro dezenas de expositores, haverá muitas outras iniciativas, como uma exposição de meios e actividades da Marinha, actividades escutistas, demonstrações do cão de água (1 e 2 Maio, 16h00), passeios de kayak na Ria Formosa (1 e 2 Maio, das 15h00 às 18h00) ou campanhas de sensibilização ambiental. Por exemplo, no dia 29 de Abril, entre as 09h30 e as 13h00, realiza-se uma Limpeza de Praia, na Ilha da Armona; o ponto de encontro é o Cais T-Olhão, às 09h30 e no dia 1 de Maio à mesma hora a limpeza será na Ilha da Fuseta (ponto de encontro no cais de embarque na Fuseta às 09h00).

Horário da Feira:
28 Abril – 16h00 às 22h30
29 Abril – 15h00 às 23h00
30 Abril – 15h00 às 23h00
1 Maio – 11h00 às 23h00
2 Maio – 11h00 às 21h00

Projecto Odelouca disponível na internet





A Barragem de Odelouca constitui uma peça fundamental do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve (SMAAA), cujo objectivo é o fornecimento de água para abastecimento público à Região do Algarve, com elevados padrões de qualidade e garantia.
Este é um projecto de elevada importância para toda e Região, e para o País, destacando-se os nossos consumidores, turistas, bem como no que se refere à protecção da natureza e da biodiversidade.
Associado à construção desta importante infra-estrutura está a implementação de um Programa Ambiental, integrando um conjunto vasto de medidas de Minimização, Compensação e Sobrecompensação, que visam contribuir para os objectivos de conservação de espécies e habitats directamente afectados pelo empreendimento, em especial o lince ibérico, a águia de Bonelli, as espécies endémicas de ictiofauna e as galerias ribeirinhas.
Todos os pormenores deste grandioso projecto são actualizados em http://aguasdoalgarve.pt/odelouca/index.php/introlnk

Dia de Portugal em Faro: Exposição miltar, música e outros eventos animam capital do Algarve


Uma exposição militar e outra dedicada aos presidentes da República e seus fotógrafos são alguns dos eventos que durante cerca de uma semana vão animar Faro no âmbito das comemorações do Dia de Portugal.
O Presidente da República designou a cidade de Faro como sede das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, depois de Santarém, no ano passado, Viana do Castelo (2008), Setúbal (2007) e Porto (2006).
Em conferência de imprensa realizada ontem à tarde, o presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, enumerou o conjunto de eventos previstos para decorrer na cidade durante esses dias, cujo objetivo é envolver toda a população.
Assim, além das comemorações oficiais, os habitantes da cidade poderão, entre 05 e 12 de junho, participar numa série de eventos, entre os quais uma exposição militar, que estará patente no Jardim Manuel Bívar.
No local da exposição será possível fazer actividades como "slide", subidas a balões de ar quente, participar em sessões de simulação de voos ou espreitar de perto o arsenal de guerra usado pelas forças militares portuguesas.
A Presidência da República está também a organizar outra exposição dedicada aos presidentes da República e seus fotógrafos, em local a anunciar, sendo certo que será realizada no centro da cidade.
Apesar da "festa" durar cerca de uma semana, os momentos altos concentram-se nos dias 09 e 10 de junho, explicou o presidente da Câmara de Faro, sublinhando que os terrenos onde decorrerão as cerimónias já estão a ser preparados.
No dia 09, as comemorações arrancam com o içar da bandeira na Câmara de Faro, seguida de uma sessão solene de boas vindas e da inauguração da exposição oferecida pela Presidência da República.
O dia encerra com um banquete oferecido pela presidência e com concertos das bandas das Forças Armadas, disse Macário Correia, acrescentando querer associar a população aos festejos paralelos às cerimónias oficiais.
Nesse mesmo dia, serão apresentados durante a tarde os cumprimentos do corpo diplomático com representação em Portugal mas também no estrangeiro, com personalidades oriundas de cerca de 200 países.
O ponto alto das comemorações concentra-se no dia 10 e abre com uma cerimónia militar na Horta das Figuras, na qual desfilarão as tropas ativas e pela primeira vez, segundo Macário Correia, os antigos combatentes, que nunca antes participaram neste evento.
Segue-se uma sessão solene no Teatro das Figuras, durante a qual o Presidente da República fará uma comunicação aos portugueses e agraciará diversas personalidades com ordens honoríficas.
As comemorações oficiais encerram com um almoço oferecido pela Câmara de Faro nos claustros da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA), em Faro.
fonte: Lusa

Registados 115 acidentes de trabalho mortais em 2009, quase metade na construção



A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) registou 115 acidentes laborais mortais em 2009, 48,7 por cento dos quais na construção civil, refere um relatório que hoje vai ser divulgado.
De acordo o relatório elaborado pela ACT para o Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho, que hoje se assinala e a que a agência Lusa teve acesso, o setor da contrução civil foi responsável por 56 dos acidentes de trabalho mortais registado no ano passado.
Dos 115 acidentes registados, 26 foram quedas em alturas - 23 das quais na construção - e 23 foram choques com objetos - 10 dos quais também na construção.
A Indústria química, a indústria transformadora e os serviços de saneamento foram os que tiveram menor índice de sinistralidade, cada um com um acidente de trabalho mortal (0,9 por cento).
As micro empresas (com um máximo de 9 trabalhadores) e as empresas com mais de 50 funcionários foram as registaram maior número de acidentes mortais, ambas as categorias com 41 acidentes (35,7 por cento).
O menor número de acidentes mortais (10) foi registado em empresas cujo número de trabalhadores varia entre os 21 e os 50.
No ano passado foram realizadas pela ACT 38 visitas com o objetivo de avaliar os riscos e desenvolver acções de prevenção em micro e pequenas empresas dos setores primários, transformador e terciário.
Em resultado desta atividade inspetiva, a ACT procedeu ao levantamento de 5 autos de notícia, por infrações constatadas, a que correspondeu a aplicação de coimas num valor mínimo de 5.916 euros.
A Assembleia da Republica criou em 2001 o Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho, que hoje se assinala, e recomendou ao Governo a realização, nesse dia, de uma campanha de sensibilização com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho.
Lusa