domingo, 1 de maio de 2011

APRESENTAÇÃO DAS “MEMÓRIAS DE MARIA VELEDA” NA ALCAIDARIA DO CASTELO DE LOULÉ

No próximo dia 6 de Maio, pelas 18h00, na Alcaidaria do Castelo, Luís Guerreiro, Chefe de Divisão de Cultura e Museus da Câmara Municipal de Loulé, apresenta o livro “Memórias de Maria Veleda – feminista, republicana, escritora e conferencista”, com introdução e notas de Natividade Monteiro.

Nas comemorações do Centenário da República, a publicação das “Memórias de Maria Veleda” constitui uma homenagem à sua autora, escritora brilhante e sensível, conferencista das mais insignes, republicana coerente, feminista entusiasta que, pelo seu perfil e percurso singular, marcou o movimento de emancipação feminina e a época em que viveu.
As “Memórias de Maria Veleda” testemunham como ela e as companheiras participaram e influíram no rumo dos acontecimentos, ao lado dos chefes republicanos que as incentivaram a lutar pela República e as convenceram de que a causa da democracia era a causa do feminismo e que as reivindicações feministas seriam satisfeitas logo que eles chegassem ao poder. A República trouxe-lhes algumas vitórias e muitas desilusões mas os ideais e os valores que as nortearam permanecem vivos e constituem um património de memória histórica que é preciso valorizar e preservar.
Maria Carolina Frederico Crispim nasceu em Faro em 1871 numa família burguesa. O pai, com ascendentes britânicos, era personalidade com relevo na vida social e cultural local. Faleceu, porém, em 1882, deixando a família em dificuldades. A jovem Maria Carolina que tinha tido uma educação cuidada e convivia, desde cedo, com livros, jornais e teatro, decidiu, aos 15 anos, conquistar autonomia de vida. Dedicou-se ao ensino, dando explicações particulares. Em 1896 vai para Lisboa, com um filho que adoptara cinco anos antes. Exercerá o professorado em Odivelas, Ferreira do Alentejo, Serpa, antes de regressar a Lisboa em 1905. Em 1899 tem um filho de uma ligação com o escritor Cândido Guerreiro, com quem no entanto decidira não casar.
Publicista de excelentes recursos, colaborou em jornais locais, publicou textos de intervenção e peças de teatro. Tornou-se uma figura cimeira do feminismo e enfileirou no republicanismo. Tem uma larga participação em ambos os movimentos, entre 1905 e 1921. Usou o nome “de guerra” de Maria Veleda.
Maria Veleda foi uma mulher pioneira na luta pela educação das crianças e os direitos das mulheres e na propaganda dos ideais republicanos, destacando-se como uma das mais importantes dirigentes do primeiro movimento feminista português.

Gastronomia: Cozinha ao vivo marca II Festival do Atum em VRS António


Centro Cultural António Aleixo
A realização de cozinha ao vivo é uma das novidades do II Festival Gastronómico do Atum, que se realiza entre 04 e 08 de maio em Vila Real de Santo António. Segundo a organização, o festival termina com uma nova edição da estupeta gigante.
O Festival vai decorrer no centro cultural António Aleixo, entre as 17:00 e as 24:00, e "na cozinha ao vivo vão participar cozinheiros e chefes de hotéis e restaurantes do concelho, que vão confecionar pratos tradicionais, e de fusão, que serão preparados pelos hotéis e pela Escola de Hotelaria", explicou José Lança, da direção da Confraria do Atum, organizadora do certame gastronómico.

foto google
A novidade da cozinha ao vivo vai permitir aos visitantes apreciar e assistir à confeção de pratos tradicionais, como mormos de atum no forno, espinheta da atum ou tarantelo de atum, ou inovações, como sushi de atum, que será preparado por uma cozinheira oriental que trabalha num dos restaurantes participantes.
Além dos pratos de atum, os visitantes poderão ainda contar com um programa de animação, que passa pela transmissão de jogos de futebol das meias finais da Liga dos Campeões ou da Liga Europa no ecrã gigante, onde também serão transmitidas as sessões de cozinha ao vivo, previstas para entre as 19:00 e as 21:00.
Uma noite de fado e atuações de grupos locais de dança e teatro são outras das apostas da organização do Festival para animar os visitantes.
"Vamos também realizar mais uma edição da estupeta gigante, a terceira, que queremos ver se conseguimos chegar à tonelada. No primeiro ano foram feitos 570 quilos, no segundo 870 e agora queremos ver se é possível chegar ou andar próximo dos 1000 quilogramas", afirmou Luís Camarada, presidente da Confraria do Atum.
Depois de no ano anterior ter realizado a estupeta gigante no centro cultural da cidade algarvia, a organização decidiu este ano voltar às origens e realizá-la na Praça Marquês de Pombal, no centro da cidade algarvia, para conseguir receber mais pessoas, disse Luís Camarada.
O presidente da Confraria explicou que a estupeta - feita com atum salgado, tomate, pimento e cebola - "é cortada nos vários restaurantes aderentes e depois os cozinheiros e chefes fazem a mistura na tinha de inox colocada na praça, sendo depois distribuída à população a preço simbólico”.
Camarada disse ainda que esta iniciativa não vai contar para o Guiness Book of Records porque "no primeiro ano, quando houve um contacto, foi dito que a estupeta não existia e havia era salada de atum, pelo que se decidiu não aceitar isso".
"A estupeta é um prato local e não abdicamos desse nome. A salada de atum pode ser feita em qualquer lado, mas a estupeta é um prato típico de Vila Real de Santo António", afirmou, frisando ainda que o custo de ter um representante do Guiness no evento é "muito elevado" e "não compensa em termos publicitários" em tempos de dificuldades económicas.
@Lusa

Grupo de Folclore da Casa de Portugal em Andorra celebrou 15º aniversario com cultura ibérica

No passado dia 29 de Abril teve lugar na Sala de Festas Prat del Roure na cidade de Escaldes-Engordany (Principado de Andorra) a terceira edição do Festival de Folclore Ibérico numa iniciativa do Grupo de Folclore da Casa de Portugal.

Integrado no 15º aniversario, o encontro de culturas precedeu a inauguração no dia 28de Abril, às 20h, no Hall do Centro Cultural la Llacuna em Andorra la Vella, da exposição fotográfica “Mosaicos de uma cultura” na qual os elementos do Grupo recrearam em 120 fotografias a actividade rural das gentes do Minho na primeira metade do século XX.
Diversas personalidades quiseram assistir ao acto inaugural, nomeadamente o Embaixador de Portugal no Principado, Mario Damas Nunes e o Vice Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Flamiano Martins, entre outros. Cerca de uma centena de pessoas apreciaram o trabalho fotográfico e etnográfico que os elementos do Grupo realizaram e que estará patente ao publico até ao dia 26 de Maio.

O ponto alto das celebrações seria a realização do Festival de Folclore Ibérico que contou com a presença dos grupos - Grup de Danses la Lliura de Torreblanca – Castelló (Espanha), o Esbart Santa Anna d’Escaldes-Engordany (Andorra) e o Etnografico de Vila Praia de Âncora - que viajou desde Portugal para participar com o grupo de Folclore da Casa de Portugal no evento.
Após a protocolar troca de lembranças e mensagens proferidas pelas diversas personalidades presentes, das quais se destaca o Embaixador Mario Damas Nunes, Montserrat Capdevila, Presidente da Câmara de Escaldes-Engordany, Flamiano Martins, Vice Presidente da Câmara Municipal de Caminha e Jose Manuel da Silva, Conselheiro das Comunidades Portuguesas, entre outras, teve inicio o festival de folclore a cargo do grupo anfitrião que recebeu grandes ovações pelo rigor, diversidade e vivacidade dos trajes.
A continuação era apresentado o folclore andorrano através do Esbart Santa Anna que repetiria a presença em palco na segunda parte do espectáculo. Seguiu-se um momento emotivo com a presença do Etnografico de Vila Praia de Âncora que para jubilo dos muitos ancorenses presentes, iniciou a sua actuação com danças vareiras.
O folclore de Espanha era apresentado pelo Grupo de Danças la Lliura que encantou o publico assistente com os seus trajes valencianos.
As danças andorranas eram de novo presentes no palco do Prat del Roure que contou com a assistência de cerca de 700 pessoas as quais recebiam posteriormente o Etnografico, desta vez com os trajes característicos da região minhota. Danças como a Xula Picada ou a Góta de Gondarém faziam vibrar o público o qual também pode dançar o Vira Geral, encerrando à moda do Minho mais uma edição do Festival de Folclore Ibérico em Andorra.
As celebrações viriam a concluir no sábado, dia 30, com um jantar oferecido na Casa de Portugal pelo grupo anfitrião que aproveitou para comunicar a participação em Setembro nas Festas em honra a N S da Bonança em Vila Praia de Ancora, a convite do Etnográfico.

Karate: Prata e Bronze para Olhão

Realizou-se no dia 30 de Abril 2011, no pavilhão municipal do Seixal, o Campeonato Nacional Karate da FNK-Portugal de Infantis, Iniciados e Juvenis.
O Karate Clube Capristano de Olhão, esteve em sua representação e em representação da Freguesia de Quelfes, Cidade de Olhão e da Região do Algarve, 3 atletas:

Albino Daniel Sousa e Miguel Rodrigues em Kumite Juvenil Masc. -55 Kilos e Diogo Alexandre Kumite Juvenil Masc. + 60 Kilos.
Prova máxima de Karaté em Portugal dos respectivos escalões ( marcam presença os melhores atletas de Portugal Continental e Ilhas) e onde o apuramento se faz através dos campeonatos Regionais..
Das duas poles existentes (A,B), ambos os atletas de Olhão medalhados, Albino Sousa e Miguel Rodrigues estavam na mesma pole, tornando-se maior a dificuldade de ambos alcançarem o Pódio, trazendo as respectivas medalhas para Olhão.
Após muito esforço, dedicação e muito sacrificio dos atletas e do seu Mestre Adriano Capristano, Albino Sousa chega à medalha de Prata (perdendo na final por 3 pontos, que suscitam muitas dúvidas, segundo as regras nestes escalões) e Miguel Rodrigues chega à medalha de Bronze.
Já o atleta Diogo Alexandre, não sobe ao pódio para a medalha de bronze por muito pouco, pois perde o último combate que daria acesso á mesma!
Todos os 3 atletas estão de parabéns, pois dignificaram o clube, a Cidade de Olhão tal como o Algarve, numa prova de grande qualidade e exigencia!
Resultados:
Prata / Vice-Campeão Nacional Kumite Juvenis Masc. -55 KG --- Albino Daniel Sousa
Bronze Kumite Juvenil Masc. -55KG --- Miguel Rodrigues

«DIA MUNDIAL DO TRABALHADOR» - 1 DE MAIO


Foi no decurso da segunda Internacional Socialista, reunida em Paris em 20 de Junho de 1889, que por proposta de Raymond Lavigne foi deliberado convocar, anualmente, uma manifestação com o objectivo de lutar pelas oito horas de trabalho diário, na sequência de outras lutas laborais, entre as quais se inscreve a acção realizada a 1 de Maio de 1886 em Chicago e em cuja sequência morreram 12 operários.

O Primeiro de Maio representa assim um marco histórico na luta pelas reivindicações de melhores condições de trabalho e uma referência para as conquistas sociais alcançadas.

Nesta data e com particular significado nas actuais condições motivadas pela crise económica e pela especulação financeira, quero saudar todos os trabalhadores algarvios, certo que a função social do Estado continuará a ser garantia da manutenção das conquistas alcançadas.


O GOVERNADOR CIVIL

CARLOS SILVA GOMES

O DIA MAIS NEGRO da FÓRMULA 1 > foi há 17 anos !


Ayrton Senna morreu no Grande Prémio de San Marino de 1994.
Veja e leia mais em www.algarvepress.net

TEATRO DELLE BRICIOLE APRESENTA “UM BEIJO… MAIS UM BEIJO… OUTRO BEIJO”

“Um beijo...mais um beijo...outro beijo” é o nome do espectáculo que o Teatro Delle Briciole – Solares Fondazione Delle Arti vai apresentar no Cine-Teatro Louletano, no dia 13 de Maio.
Livremente inspirada em Otello de Shakespeare e Verdi, esta iniciativa tem como público-alvo os alunos do ensino secundário, e realiza-se em duas sessões – às 10h30 e às 15h00.

“Um surdo, um cego e uma muda. Será que estes três "mutilados" conseguem contar uma história tão grande como a de "Otelo”? Pensamos que sim. O ciúme cego de Otelo, a inveja surda de Iago e a inocência muda de Desdémona... Não poderia haver melhores intérpretes! A matéria deste espectáculo, assenta nos sentimentos que surgem imutáveis e reais, reconhecidos de imediato, por todos os espectadores.
A tragédia clássica, desce do pedestal e apresenta-se aqui como uma pantomina dialogada.
A música de "Otelo" de Giuseppe Verdi, é usada como instrumento que sublinha as emoções e convida a representação dos actores a entrar num grande quadro melodramático.
O texto de Shakespeare é lapidado, restando só as frases emblemáticas dos personagens e informações narrativas importantes. Em compensação, os actores criam um novo texto, sobre o amor e o ciúme. Fazem-no usando um sotaque forte e estranho que acentua o carácter popular e cómico desta peça.”
Com texto de Bruno Stori e encenação e dramaturgia de Letizia Quintavalla e Bruno Stori, este espectáculo tem como intérpretes Carlos Paca, Paula Diogo e Pedro Gil.
É necessária marcação prévia. As reservas podem ser feitas através do telefone 289400611, até ao dia 12 de Maio.
Refira-se que esta iniciativa é apoiada pelo programa Algarve 21 e é integrada na Programação cultural em rede entre os cinco municípios do Algarve Central: Faro, Olhão, Loulé, Tavira, São Brás de Alportel. O espectáculo irá percorrer os 5 municípios.

"CRIME SOCIAL" EM FARO: AUMENTOS BRUTAIS SUPERIORES A 50% NO TRANSPORTE EM MINIBUS DA CÂMARA - CFC

"O escândalo foi consumado pela coligação "Faro com Macário" e PS na Assembleia Municipal. CFC com propostas e posição contra", critica o movimento Cidadão com Faro no Coração (CFC), liderado pelo ex-edil José Vitorino,através de nota de imprensa, que transcrevemos.

A sociedade farense e os munícipes estão "estrangulados" e metidos num "colete de forças". A população é "esmifrada", com impostos no máximo; aumentos de taxas escandalosos; e "caça às multas" de vária natureza, como CFC - Independentes Com Faro no Coração tem denunciado e demonstrado.
Agora, a população está confrontada com mais um escândalo. Os títulos de transporte dos minibus da responsabilidade da Câmara vão sofrer aumentos brutais que podem ser superiores a 50% em relação ao atual. Além disso, o circuito de minibus "Faro-Mar e Guerra- Patacão", será extinto no final do atual contrato. As alterações ainda são mais graves porque terão uma duração de 10 anos.
CFC é contra e considera isto um "crime social", por lesar a sociedade farense (em especial os mais desfavorecidos), num meio de transporte utilizado anualmente por cerca de 720 000 pessoas. Será também um desincentivo ao transporte público.
O "crime " começou com uma proposta da Câmara, que o Presidente apresentou como muito boa, mas em que desonestamente escondeu os grandes aumentos de preços para os passageiros. Foi consumado na madrugada de ontem na Assembleia Municipal, com os votos a favor da coligação "Faro com Macário" e PS , no âmbito da abertura do "Concurso Público pela Câmara para concessão de serviço público de transportes", que entrará em vigor no próximo ano. Face aos seus termos, há títulos de transportes.
Na Assembleia, o Grupo Municipal CFC apresentou propostas para que os aumentos não fossem superiores a valores próximos da inflação (conforme a lei) e que se mantivesse o circuito minibus "Faro/Mar e Guerra/Patacão", que não foram votadas porque havia um "esquema" montado para aprovar a proposta da Câmara", conclui o documento CFC.

“A PROTECÇÃO CIVIL SOMOS NÓS” PARA ALUNOS DO 3º CICLO DE ENSINO

A Câmara Municipal de Loulé, através Serviço Municipal de Protecção Civil, iniciou mais um projecto nas escolas do Município, desta vez dirigida aos alunos do 3º Ciclo.

O projecto a “Protecção Civil Somos Nós” tem como objectivo promover uma cultura de protecção civil junto dos mais novos, numa base pedagógica centrada para comportamentos preventivos, com o intuito de adoptar procedimentos que minimizem os riscos em caso de acidente grave ou catástrofe.

Os conteúdos abordados são: o que é a Protecção Civil e quais os seus objectivos, os riscos naturais e tecnológicos, a sinalética de emergência, a importância e cuidados a ter com extintores, kit de emergência e a importância de um plano familiar de emergência.
Refira-se que esta é mais uma das iniciativas que o Serviço Municipal de Protecção Civil de Loulé promove ao longo do ano.