domingo, 1 de maio de 2011

Grupo de Folclore da Casa de Portugal em Andorra celebrou 15º aniversario com cultura ibérica

No passado dia 29 de Abril teve lugar na Sala de Festas Prat del Roure na cidade de Escaldes-Engordany (Principado de Andorra) a terceira edição do Festival de Folclore Ibérico numa iniciativa do Grupo de Folclore da Casa de Portugal.

Integrado no 15º aniversario, o encontro de culturas precedeu a inauguração no dia 28de Abril, às 20h, no Hall do Centro Cultural la Llacuna em Andorra la Vella, da exposição fotográfica “Mosaicos de uma cultura” na qual os elementos do Grupo recrearam em 120 fotografias a actividade rural das gentes do Minho na primeira metade do século XX.
Diversas personalidades quiseram assistir ao acto inaugural, nomeadamente o Embaixador de Portugal no Principado, Mario Damas Nunes e o Vice Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Flamiano Martins, entre outros. Cerca de uma centena de pessoas apreciaram o trabalho fotográfico e etnográfico que os elementos do Grupo realizaram e que estará patente ao publico até ao dia 26 de Maio.

O ponto alto das celebrações seria a realização do Festival de Folclore Ibérico que contou com a presença dos grupos - Grup de Danses la Lliura de Torreblanca – Castelló (Espanha), o Esbart Santa Anna d’Escaldes-Engordany (Andorra) e o Etnografico de Vila Praia de Âncora - que viajou desde Portugal para participar com o grupo de Folclore da Casa de Portugal no evento.
Após a protocolar troca de lembranças e mensagens proferidas pelas diversas personalidades presentes, das quais se destaca o Embaixador Mario Damas Nunes, Montserrat Capdevila, Presidente da Câmara de Escaldes-Engordany, Flamiano Martins, Vice Presidente da Câmara Municipal de Caminha e Jose Manuel da Silva, Conselheiro das Comunidades Portuguesas, entre outras, teve inicio o festival de folclore a cargo do grupo anfitrião que recebeu grandes ovações pelo rigor, diversidade e vivacidade dos trajes.
A continuação era apresentado o folclore andorrano através do Esbart Santa Anna que repetiria a presença em palco na segunda parte do espectáculo. Seguiu-se um momento emotivo com a presença do Etnografico de Vila Praia de Âncora que para jubilo dos muitos ancorenses presentes, iniciou a sua actuação com danças vareiras.
O folclore de Espanha era apresentado pelo Grupo de Danças la Lliura que encantou o publico assistente com os seus trajes valencianos.
As danças andorranas eram de novo presentes no palco do Prat del Roure que contou com a assistência de cerca de 700 pessoas as quais recebiam posteriormente o Etnografico, desta vez com os trajes característicos da região minhota. Danças como a Xula Picada ou a Góta de Gondarém faziam vibrar o público o qual também pode dançar o Vira Geral, encerrando à moda do Minho mais uma edição do Festival de Folclore Ibérico em Andorra.
As celebrações viriam a concluir no sábado, dia 30, com um jantar oferecido na Casa de Portugal pelo grupo anfitrião que aproveitou para comunicar a participação em Setembro nas Festas em honra a N S da Bonança em Vila Praia de Ancora, a convite do Etnográfico.