domingo, 14 de novembro de 2010

PROVE – PROMOVER E VENDER PRODUTOS BIOLÓGICOS LANÇADO EM LOULÉ



Primeira entrega de cabazes no Concelho
Decorreu na passada sexta-feira, dia 5 de Novembro, em Loulé, junto à Pastelaria Portas do Céu, a primeira entrega de cabazes PROVE - Promover e Vender.
Semanalmente, estas entregas voltarão a repetir-se às quintas-feiras, no mesmo local, entre as 17h30 e as 19h30, devendo as encomendas ser efectuadas antecipadamente, através de prove_loule@gmail.com ou do telefone 289 840 860.
Está assim em funcionamento, o primeiro núcleo PROVE na região do Algarve, envolvendo um produtor em modo de produção biológica instalado na freguesia da Tôr, Norberto Coelho, e 20 consumidores.
O consumidor terá a possibilidade de experimentar um conjunto de produtos variados, através da aquisição de cabazes de frutas e legumes da época, seleccionados e de elevada qualidade. Durante a entrega dos cabazes o consumidor poderá obter informações junto do produtor sobre as práticas agrícolas utilizadas, os produtos da época e os seus ciclos de produção e as tradições locais.
A Agricultura Biológica é um modo de produzir alimentos mais saudáveis e seguros, e que utiliza produtos químicos naturais e várias técnicas no combate às pragas e doenças respeitando a saúde pública e o ambiente.
Este projecto que promove a relação directa entre quem produz e quem consome, está a ser implementado em diversos locais do País, envolvendo neste momento 65 produtores, o fornecimento de mais de 300 cabazes por semana e de 2,6 toneladas de produtos agrícolas.
A iniciativa tem como objectivo melhorar o escoamento da produção hortofrutícola de pequenos agricultores, incentivando a produção biológica e tradicional de qualidade, criando novas formas de comercialização, sensibilizando e mobilizando os consumidores para a redescoberta dos territórios rurais, dos seus produtos e sua identidade.
Outros agricultores, preferencialmente organizados em pequeno grupo, da agricultura tradicional ou biológica, poderão vir a criar novos núcleos, contando na fase de arranque, com apoio técnico na organização da produção e na preparação dos cabazes, que se caracterizam pela variedade de produtos hortícolas, fruta e ervas aromáticas e condimentares.
Ao mesmo tempo, procura-se sensibilizar e informar os consumidores para as vantagens de consumir produtos frescos, oriundos de hortas próximas da sua área de residência.
No Algarve esta iniciativa está a ser dinamizada pela Associação In Loco que conta, no Concelho de Loulé, com a colaboração da Câmara Municipal.

Albufeira: AUTARQUIA E ANSA CELEBRAM PROTOCOLO


Garantir a segurança dos utilizadores das Piscinas Municipais e dos banhistas e veraneantes que frequentam as praias de Albufeira, é o principal objectivo deste Protocolo.
A Câmara Municipal e a Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA) assinaram um Protocolo de Colaboração.
Através da comparticipação financeira de 75 mil euros, a Autarquia assegura o cumprimento do Plano de Actividades da Associação, permitindo a continua realização de acções de formação na área do socorrismo e salvamento aquático, assim como a promoção de actividades recreativas para os seus associados.
Refira-se que a ANSA tem colaborado com o Município na vigilância e assistência de todas as praias do concelho e das Piscinas Municipais.
Para Desidério Silva, Presidente da Autarquia, “este tipo de colaboração é essencial para minorar os problemas decorrentes quer das Piscinas, quer das praias do concelho, que inclusivamente já levaram ao salvamento efectivo de vidas humanas”. Para o autarca, o serviço prestado pela ANSA para além de ser necessário à segurança da população, acaba por reforçar a imagem de Albufeira como destino de excelência nas épocas balneares.

Albufeira: MUNICÍPIO PROMOVE DESPORTO


Assinado Protocolo com Associação de Futebol do Algarve
Albufeira reforça as parcerias com os clubes e associações regionais com vista a promover as diferentes modalidades e a fomentar a prática desportiva entre a população.
O Município assinou um Protocolo de Colaboração com a Associação de Futebol do Algarve, visando assegurar a participação dos escalões de formação dos clubes sedeados no concelho nos respectivos campeonatos regionais da modalidade.
Através de apoio financeiro e logístico, a autarquia pretende contribuir para a promoção da prática desportiva entre as camadas mais jovens, permitindo a inscrição dos atletas ligados aos clubes de Albufeira na Associação.
Refira-se que na modalidade de Futebol e Futsal, as equipas que vestem a camisola do Município pertencem ao Grupo Desportivo de Olhos de Água, Padernense Clube, Juventude Desportiva das Fontainhas, Imortal Desportivo Clube, Futebol Clube de Ferreiras, Guia Futebol Clube, Bellavista Desportivo Clube, Associação Academia Alto da Colina e Albufeira Futsal Clube.

Bruno Inácio é o novo Presidente da JSD/Algarve


Projecto Atitude & Confiança foi eleito com 69% dos votos - Filipe Lopes eleito Presidente da Mesa do Plenário Distrital
Teve lugar ontem, dia 13 de Novembro de 2010, na sede distrital do PSD em Faro, as eleições para a Comissão Politica e Mesa do Plenário Distrital da JSD. Bruno Inácio, cabeça de lista do projecto Atitude & Confiança foi eleito presidente da estrutura social-democrata do Algarve tendo alcançado 69% dos votos dos delegados.
Numa eleição disputada entre duas listas, facto inédito na ultima década na JSD/Algarve, os delegados escolheram de uma forma clara e inequívoca o projecto liderado por Bruno Inácio e que contem militantes de toda a região.
Apelo à união da JSD
No discurso de vitória, Bruno Inácio, enalteceu o papel das anteriores comissões politicas distritais, lançado elogias aos órgãos cessantes, nomeadamente a Fábio Bota, anterior Presidente e a Miguel Guerreiro, anterior Presidente da Mesa do Plenário. Realçou que “uma organização sem memória é uma organização sem futuro, e portanto a nossa homenagem para quem sai é justa e sentida”. O recem eleito líder lançou ainda elogios a todo o processo eleitoral que agora termina, nomeadamente à postura correcta e sensata de ambas as candidatura e declarou que “foi para mim uma honra ter disputado a liderança da JSD/Algarve com o Cesário Belém. É um quadro da JSD e conto com ele e com a sua equipa para juntos podermos trabalhar em prol dos jovens no Algarve”, e acrescentou ainda que “os nosso projectos eram diferentes, no entanto eram assentes nos mesmo problemas que os jovens no Algarve sentem, logo faz todo o sentido que trabalhemos em conjunto na busca de soluções inovadoras, criativas e passíveis de serem concretizadas”.
Habitação, emprego e educação, na prioridades da nova direcção da JSD no Algarve
Os novos órgãos eleitos não vão perder tempo e no seu discurso, o líder referiu que “vamos desde já começar a trabalhar na nossa organização internar dando seguimento aquele que foi o nosso manifesto eleitoral”.
“Hoje os jovens do Algarve vivem com dificuldades e o drama do desemprego que hoje é um problema económico, será a breve prazo um problema social. Temos de ouvir as pessoas, as instituições. Temos de conseguir devolver a esperança aos muitos que perderam os seus empregos. Repare-se no exemplo recente dos despedimentos dos funcionários da Groundforce no Aeroporto de Faro, muitos deles jovens, casais, com filhos e contas para pagar. Nós perguntamos, qual é a resposta do Governo? Só ouvimos um silêncio ensurdecedor de quem está comprometido por uma empresa de capitais públicos ter feito o que fez. Isto depois de ouvirmos o José Sócrates a dizer pomposamente na televisão nacional que não haveria despedimentos em Portugal. Temos de lutar contra este estado de coisas. O Algarve e o país merecem melhor.”
Sobre a educação referiu que “temos muita preocupação com a situação financeira da Ualg. Vamos procurar nos inteirar da situação e não deixaremos de nos fazer ouvir sobre esta questão”. Salientou ainda que “estamos preocupados com a recente nomeação do Provedor do Aluno da Ualg. Não aceitamos que a voz dos alunos dentro da universidade seja silenciada e estaremos muito atentos ao papel desde novo interlocutor.”
Também sobre habitação, Bruno Inácio deixou uma palavra. “Por vivermos numa região turística pagamos uma “taxa” extra sobre o valor imobiliário das casas. Isso é muito prejudicial à emancipação dos jovens. O governo tem pois de ter outra postura dentro do programa Porta 65 para com o Algarve. Vamos trabalhar nesta matéria”.
Filipe Lopes eleito para Presidente da Mesa do Plenário Distrital
Em eleição com lista única, Filipe Lopes, antigo presidente da concelhia de Tavira da JSD, foi eleito com 88,3% dos votos dos delegados, sendo de destacar que se tratava de uma lista única.
Filipe Lopes destacou a importância de existir uma mesa de plenário forte e com sentido de responsabilidade e afirmou que não deixaria de fiscalizar a actividade da comissão politica sempre numa óptica de colaboração.

Hipopótamo Pigmeu Zoo de Lagos


Chega já esta terça-feira (dia 16 de Novembro) mais um habitante ao Zoo de Lagos. Chama-se Luna e é uma fêmea de Hipopótamo Pigmeu (hexaprotodon liberiensis). A chegada da mais recente habitante do Zoo está marcada para as 16h.
A Luna nasceu em 2008 no Bioparc Fuengirola, perto de Málaga e ao abrigo dos EEP’S - Programas de reprodução em cativeiro para espécies em vias de extinção - vem agora para uma instalação criada de raiz no Zoo de Lagos. No próximo ano deverá chegar uma outra fêmea de hipopótamo pigmeu para fazer companhia a Luna, uma vez que neste momento não há machos em cativeiro disponíveis e que façam parte do programa.
Esta espécie de hipopótamos está com graves problemas de conservação "in situ". É oriunda da floresta húmida tropical. Os hipopótamos pigmeus vivem perto dos cursos de água e são animais crepusculares e solitários, juntando-se apenas na altura do acasalamento. Nos Zoos, os animais são mantidos em instalações separadas e só se juntam apenas na altura da reprodução. Do alimento em cativeiro fazem parte a luzerna, maçãs, cenouras e alimento concentrado.
Pesam entre 150 e 200 kg e são necessários 10 hippos pigmeus para fazer a massa corporal de um hipopótamo.
Para que nada falte a Luna, o Zoo de Lagos preparou uma instalação de exterior que retrata a rocha da zona onde estes animais vivem, cursos de água e um lago. Para além disto, foram semeadas sementes na instalação para que possa pastar e exibir os comportamentos naturais da sua espécie. O interior tem três divisórias, já a pensar numa futura cria desta nova residente.
A instalação foi desenhada e construída, tendo como base as guide lines da espécie, cedidas pela EAZA (Associação Europeia de Zoos e Aquários)
Luna vai ser a única hipopótamo pigmeu existente no Algarve, a viver no Zoo de Lagos, numa instalação que teve um custo de € 70 000.
Embora chegue ao Zoo já no dia 16, Luna será oficialmente apresentada dia 20 durante as comemorações do 10º aniversário do Zoo de lagos.