domingo, 8 de maio de 2011

9 de Maio- Dia da Europa

Considerado um dos símbolos da identidade europeia, o Dia da Europa, celebrado hoje em todos os Estados-Membros, deverá ser aproveitado para uma reflexão profunda sobre o conceito de Europa Unida.
Sendo a aproximação dos cidadãos a este conceito precisamente um dos objetivos da efeméride, útil será então que todos nós façamos esse exercício, de forma a podermos, em conjunto, fortalecer os objetivos preconizados em 1950 pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, quando avançou com a primeira proposta das bases fundadoras da atual União Europeia.

E porque a promoção de valores como a paz e solidariedade, a par do desenvolvimento económico e social e do equilíbrio ! ambiental e regional, continua a ser uma das propostas de enriquecimento da identidade europeia, há que reconhecer a contemporaneidade da declaração idealizada por Schuman para a construção de uma sociedade que congregue verdadeiramente a supranacionalidade pretendida.
Mas porque a Europa é um projeto em permanente recriação, há no entanto a necessidade de uma renovação da abordagem a esses valores, para que esta seja uma instituição verdadeiramente imune a fenómenos de constrangimento ao seu desenvolvimento económico, cultural e social, como a intolerância, a pobreza e a discriminação.
Creio que é dessa capacidade de adaptação dos princípios que a regem, aos novos tempos, que depende o futuro e a força da Europa. E para que essa união persista como alicerce da chamada identidade europeia, &eac! ute; indispensável que todos os países devam e possam co laborar.
Só assim será possível continuar a construir uma Europa com futuro, justa, solidária e aberta ao resto do Mundo.

Carlos Silva Gomes
Governador Civil de Faro

TARTARUGAS JIGANTES DÃO À COSTA NA PRAIA DE FARO


Este Domingo, dia 08 de Maio, cerca das 18:00 H, duas Tartarugas jigantes, já mortas, deram à costa na Praia de Faro, na zona da Barrinha, distanciadas apenas por algumas centenas de metros.

A primeira com cerca de 1 m não apresentava qualquer sinal de ataque de predador, enquanto a segunda com cerca de 50 cm tinha algumas partes do corpo completamente arrancadas.
A Polícia Marítima de Faro foi alertada para esta situação.

Luís Nadkarni

4ª Feira Terra de Maio no Azinhal

Sob o lema “porque a terra tem os seus ciclos, os segredos e a sua sabedoria”, a Câmara Municipal de Castro Marim e a Junta de Freguesia do Azinhal realizam a 4ª edição da Terra de Maio.
A Feira “Terra de Maio”, no Azinhal, tem como objectivo a promoção e o incremento dos produtos tradicionais de qualidade, dos saberes que a memória ainda guarda, da gastronomia, dos vinhos do Algarve, do sal de Castro Marim, da Cabra de Raça Algarvia, do folclore e da música popular portuguesa.

Sexta-feira, dia 13, marca o início do certame com abertura prevista para as 17.00 horas. Uma hora e meia depois, a Banda Musical Castromarinense fará uma arruada pelo recinto da feira.



Às 18.45 horas, é inaugurada a exposição “ReCria a Cabra”, uma das novidades da 4ª edição da Terra de Maio. Esta exposição consistiu num desafio à criatividade e ao talento dos jovens da região que, a partir de um molde da Cabra de Raça Algarvia, na sala de aula, pintaram e recriaram motivos que definem esta espécie de mamífero ruminante tão característico do Nordeste Algarvio.
Outro dos pontos fortes da feira, que já está a suscitar muitas expectativas, será a abertura da Grande Mostra de Vinhos do Algarve que inclui uma prova de vinhos da Quinta dos vales de Lagoa, seguindo-se, às 19.15, horas o Laboratório de Gostos da Qualifica e Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, onde será feita a apresentação e degustação de produtos tradicionais.
A encerrar o primeiro dos três dias da Terra de Maio, vai estar a boa música popular portuguesa, com os acordes da “Orquestra Chave D’Ouro”.
No segundo dia, esta magnifica montra de produtos da Terra estará recheada de muitas actividades tais como o Workshop de Gastronomia e Fotografia, o Seminário “A Vinha e o Vinho – O Caso do Sotavento Algarvio da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, a apresentação do Projecto Operação de Charme – Sal de Castro Marim, a Mostra de Pratos Típicos e Degustação de Atum pela Confraria do Atum de Vila Real de Santo António e a grande Operação de Marketing, Live Cooking com o Chef Chakall, seguida de uma Sessão de Autógrafos do livro “Portugal Revisitado”, que é já um sucesso literário.
A fechar um dia de grandes músicas, haverá um concerto com o Grupo “Flor-de-Lis”, vencedor do Festival da Canção de 2010.
Domingo, dia 15 de Maio, o último dia, da 4ª edição da Terra de Maio começa às 10.00 horas, com o Seminário “Marketing Criativo na Promoção dos Produtos Tradicionais” pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.
Entre as 10.30 e as 18.00 horas decorre a 1ª Corrida de Galgos a contar para o Campeonato Nacional pela Associação de Galgueiros do Sul.
À 13.00 horas terá lugar a entrega de prémios do Concurso Cabra de Raça Algarvia, organizado pela Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL).
Durante a tarde, intercalando com a música tradicional portuguesa e o folclore, irão ocorrer várias actividades, nomeadamente, a Prova de Vinhos do Algarve, pela Confraria dos Enófilos e Gastrónomos do Algarve, o Workshop de Queijo de Cabra pela ANCCRAL, Demonstrações Equestres pelo Clube “Amigos do Cavalo”, o Show Cooking com Produtos Tradicionais e o Workshop sobre Sal e Flor de Sal de Castro Marim.
Na 4ª edição da Terra de Maio é, ainda, de assinalar a realização de vários ateliês com actividades lúdicas e pedagógicas dirigidas ao público infantil. De destacar o Ateliê do Burro, realizado em colaboração com a Associação Orelhas sem Fronteira, bem como, a realização de jogos tradicionais e passeios de burro.
A Terra de Maio no Azinhal é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia do Azinhal e tem a colaboração da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, da Associação Qualifica, da Confraria de Enófilos e Gastrónomos do Algarve, da Confraria do Atum de Vila Real de Santo António, da Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL) e da Associação Livre de Fotógrafos do Algarve (ALFA).