terça-feira, 22 de novembro de 2011

I CONCURSO NACIONAL COMBINADO – TAVIRA - Competição Equestre

O Regimento de Infantaria nº 1 (RI1) e a Câmara Municipal de Tavira, em conjunto com diversas entidades do distrito de Faro e do Clube Hípico Militar Os Lanceiros, vai realizar nos dias 26 e 27 de Novembro de 2011, no concelho de Tavira, o I Concurso Nacional Combinado - Tavira.
Este Concurso está integrado no Calendário da Federação Equestre Portuguesa e é composto por um combinado de ensino, obstáculos e crosse, de nível Preliminar. Encontrando-se aberto a cavaleiros civis, cavaleiros militares e da GNR, sendo prevista a participação de cerca de 30 cavaleiros, envolvendo no apoio cerca de 50 militares do RI1.
Pretende-se com este evento, proporcionar à população Algarvia um espectáculo equestre, que permitirá um enriquecimento cultural em contacto com a natureza. As provas vão decorrer na cidade de Tavira: Dia 26NOV11, entre as 10h00 e as 16h00 – Prova de Ensino e Obstáculos no terreno da Equitavira (Coordenadas GPS: N37.141409,W7.649896)- Dia 27NOV11, entre as 10h00 e as 12h00 – Prova de crosse num terreno privado onde se encontra sediado a Min-Arifa e a Rádio Horizonte (Coordenadas GPS: N37.115598,W7.66372). fotos google

Portugal tem cerca de 16 mil insuficientes renais crónicos

Portugal é um dos países da Europa com maior número de casos de pessoas com Insuficiência Renal Crónica: há cerca de 16 mil diagnósticos positivos e, destes, 10.800 necessitam fazer terapêutica de Diálise, sendo que existem duas opções – Hemodiálise, realizada numa instituição de saúde, ou Diálise em Casa, realizada no domicílio do doente.
foto google Segundo Carlos Silva, Presidente da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR), “A maioria dos doentes que começa a fazer Hemodiálise nunca foi informada de que podia fazer o tratamento em casa. Os médicos não apresentam aos doentes as opções terapêuticas que existem e encaminham directamente para as clínicas de Hemodiálise. Todos os doentes têm o direito de escolher qual a técnica ou a modalidade de tratamento que lhes seja mais conveniente e isso não está a acontecer”. A Insuficiência Renal Crónica é uma patologia que se caracteriza pela diminuição progressiva da função renal. As causas podem ser várias mas, geralmente, caracteriza-se por uma incapacidade dos rins de proceder à eliminação de certos resíduos produzidos pelo organismo, o que afecta o controlo da composição dos líquidos que constituem o interior do corpo humano. Assim que a função renal perde cerca de 80% da capacidade de funcionamento, deixa de ser possível viver sem um tratamento de substituição. Dos 10.800 doentes a fazer diálise em Portugal, 10.150 realizam tratamento de Hemodiálise em centro, o equivalente a 94% (90% dos quais em Clínicas Privadas), e apenas 650 fazem Diálise em Casa (6% dos casos). Apesar da eficácia terapêutica de ambas ser exactamente a mesma, a Diálise em Casa, apresenta uma série de vantagens: não exige acesso vascular, o que diminui a probabilidade de infecções; o doente faz o tratamento na comodidade do lar e à hora que preferir, o que representa ganhos consideráveis em termos de qualidade de vida, e é cerca de 30% mais económica para o Estado, uma vez que se poupa em solutos e transporte.