quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Motards levam Algarve até Valladolid: Grupo Motard de Quarteira presente na Pinguinos 2010


Há quase uma década que o Grupo Motard de Quarteira marca presença na Concentração Internacional Pinguinos e este ano não foi excepção. Na semana passada, 11 elementos fizeram-se à estrada e após centenas de quilómetros permaneceram durante cinco dias na concentração mais gelada da Península Ibérica.
Pingüinos é a concentração que se realiza no inverno que reúne o maior número de participantes a nível mundial. É organizada pelo Club Turismoto, efectua-se sempre no segundo fim-de-semana de Janeiro em Valladolid e conta com o apoio das entidades locais e regionais. Este ano, participaram 22316 motards de todo o mundo incluindo uma delegação de motards e autoridade chinesas.
O objectivo que leva os Motards de Quarteira a participar é o convívio salutar entre os amantes das duas rodas, mas, adiciona-se outros aspectos. Segundo Jean Escrivá, elemento do Grupo, “passa também por promover o Algarve além fronteiras” e justifica, “fazem-se amizades e trocam-se contactos que mais tarde se revelam em frutuosos intercâmbios, muitos ficam interessados e mais cedo ou mais tarde vêm visitar o Algarve”.
Outro objectivo é promover o PARAKART. Trata-se de uma associação fundada em 2002 que tem sede no Kartódromo de Almancil e cujo objectivo é promover o desporto mecânico de deficiência, para que se reconheça que as pessoas com mobilidade reduzida são atletas como os outros.
O Grupo Motard de Quarteira vai continuar a reunir-se nos Pinguinos, se há 10 anos começaram com apenas três elementos, em 2011 esperam reunir mais de vinte companheiros, que vão levar o calor algarvio, à maior concentração invernal do mundo.
Sandrina Reis

JÁ NÃO É SEGREDO - APRESENTAÇÃO DA NOVA CAMPANHA PROMOCIONAL DO ALGARVE


ESTA É A NOVA IMAGEM DO ALGARVE

«Algarve. O segredo mais famoso da Europa» é o novo claim para promover a região no país e no estrangeiro. A partir de hoje, há uma nova comunicação para dar a conhecer o destino aos futuros turistas.
O conceito e a imagem da campanha de marketing para 2010 estão a ser divulgados agora na Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL (Parque das Nações), na presença da artista algarvia Viviane, que dá voz a um tema original criado especialmente para o novo vídeo promocional da região.
Toda a comunicação assenta no princípio de que os algarvios estão demasiado orgulhosos da sua região para a manterem em segredo. O Algarve será assim mostrado aos turistas pelos seus habitantes, a quem revelarão as suas praias de eleição, as paisagens, os petiscos e os seus espaços predilectos, tornando esta experiência de turismo mais profunda e real para os visitantes.
Nos últimos anos, o Algarve tem sido promovido nos mercados interno e externo sob o lema «Algarve. Encha-se de energia» que é agora substituído, num trabalho criativo da Ativism.
O investimento do Turismo do Algarve e da Associação Turismo do Algarve nesta campanha ascende a 300 mil euros.

ALGARVE RECEBEU 3 PRÉMIOS DO TURISMO DE PORTUGAL


MUSEU DE PORTIMÃO TAMBÉM FOI AGRACIADO

PALÁCIO - POUSADA DE ESTOI-FARO, FOI UM DOS PREMIADOS

O Algarve recebeu hoje três «Prémios Turismo de Portugal» numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade. A Pousada do Palácio de Estoi, o Hotel Tivoli Victoria e o Museu de Portimão foram os projectos algarvios distinguidos na 5.ª edição dos prémios.

A Pousada do Palácio de Estoi venceu na categoria «Prémio Especial Turismo de Portugal», atribuído a um investimento que tenha recebido apoio financeiro do instituto nos últimos três anos.

A nova pousada resultou da recuperação do Palácio de Estoi – exemplo da arquitectura romântica, civil e eclética do século XVIII – e custou 15 milhões de euros, postos ao serviço da valorização do património histórico da região.

O «Novo Projecto Privado» que mais contribuiu para o desenvolvimento do turismo em 2009 foi o Hotel Tivoli Victoria, em Vilamoura. A luxuosa unidade de cinco estrelas está localizada sobre os fairways do campo de golfe Oceânico Victoria, que recebe anualmente o «Portugal Masters», e integra o projecto Vilamoura XXI.

E o Museu de Portimão – recentemente agraciado com o «Prémio Museu do Ano do Conselho da Europa» – conquistou uma menção honrosa como «Novo Projecto Público». Uma antiga fábrica de conservas cedeu as suas instalações a este equipamento cultural e numa área de cinco mil metros quadrados surgiu o abrigo para um importante espólio arqueológico, naval, industrial, subaquático, etnográfico e iconográfico de Portimão.

Os prémios foram entregues hoje durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre até domingo na FIL (Parque das Nações), depois da escolha do júri composto por André Jordan, José Carlos Pinto Coelho (presidente da Confederação do Turismo Português), António Perez Metelo (jornalista) e Luís Patrão (presidente do Turismo de Portugal, IP).

A 5.ª edição do evento recebeu 192 candidaturas de todo o país, 19 das quais algarvias.

Museu de Portimão recebe
mais uma distinção

O Museu de Portimão recebeu hoje uma menção honrosa na categoria “Novo Projecto Público”, durante a 5ª edição dos Prémios do Turismo de Portugal, cuja cerimónia integrou o programa do primeiro dia da 22ª BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre na FIL até ao próximo domingo, 17 de Janeiro.
O galardão nesta categoria foi entregue ao empreendimento Portas do Mar, de Ponta Delgada (Açores), e destina-se a premiar projectos de excelência desenvolvidos em Portugal nos últimos dois anos, que se demarquem pela sua inovação, qualidade e contributo para a atractividade turística dos destinos nacionais.
Na entrega da menção honrosa ao Museu de Portimão, foi sublinhada a sua mais-valia no que toca à valorização do património do município e ao contributo para a diversidade da oferta cultural da cidade, tendo ainda sido destacada a importância das parcerias que têm sido estabelecidas com diversas unidades hoteleiras, no sentido de que os turistas visitem o Museu e conheçam melhor a identidade local.
Recorde-se que em Dezembro passado o Conselho da Europa distinguiu o equipamento com o “Prémio Museu do Ano 2010”, devido à relevância dos temas que têm inspirado as exposições apresentadas e pelo programa educacional em benefício da comunidade.
Como resultado dessa distinção, o Museu de Portimão exibirá durante um ano a estatueta de bronze “La femme aux beaux seins”, do consagrado escultor espanhol Joan Miró, recebendo ainda um diploma e um cheque de 5 mil euros, numa cerimónia marcada para Abril próximo em Estrasburgo, aquando da sessão primaveril do Parlamento Europeu.
Já em Novembro, a infra-estrutura cultural tinha recebido outra menção honrosa, respeitante ao “Prémio Melhor Museu Português”, instituído pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia.
Investimento de 10 milhões de euros, co-financiados pela Câmara de Portimão e pelo Programa Operacional da Cultura, o Museu de Portimão foi inaugurado em Maio de 2008.

FILM COMMISSION FORMA "FORMADORES EM AUDIOVISUAIS E MULTIMÉDIA"


4ª Acção irá decorrer em FARO


A ALGARVE FILM COMMISSION vai iniciar em Fevereiro, em Faro, a 4ª Acção de FORMAÇÃO DE FORMADORES EM AUDIOVISUAIS E MULTIMÉDIA.

O Curso, que foi previamente Homologado pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, terá a duração de 100h.

Estas acções de Formação de Formadores têm como objectivo fornecer aos formandos as capacidades adequadas para exercerem esta actividade nas respectivas áreas profissionais.

Até ao momento já se realizaram 3 acções de Formação similares, em Faro e Portimão, tendo sido Certificados pela Film Commission e Homologados pelo IEFP um número superior a 40 profissionais da área.

Os formandos que concluem a Acção com Aproveitamento têm acesso a obter o CAP - Certificado de Aptidão Profissional como FORMADOR, passando a fazer parte da Bolsa de Formadores da FILM COMMISSION.

PSD-Faro vai a eleições com Cristóvão Norte e David Santos como adversários


David Santos (ao centro) também tem estado sempre com Macário, como aconteceu no Sábado na inauguração da água nos Hanagres, agora como líder da FAGAR

Cristóvão Norte (de pé e com barba) tem acompanhado Macário por todo o lado, também nos Hangares.
Qual dos dois Macário Correia Vai apoiar?

Algarve Press apurou junto de fonte próxima do processo que o presidente da Mesa do Plenário da Secção de Faro, Elidérico Viegas, dois meses após a data estatutariamente prevista, já que de permeio se meteram as festividades natalícias e de fim-de-amo, deverá marcar, hoje, o acto leitoral para a concelhia do PSD farense, facto que deverá acontecer até ao final do próximo mês de Fevereiro.
Sabendo-se que o actual lider concelhio, Justino Ramos, completou o máximo de três mandatos, sabe ainda Algarve Press, deverá ser o actual vice da concelhia, David Santos, a assumir a candidatura à presidência.
Mas o nosso jornal apurou ainda que o actual dirigente da FAGAR (empresa de capitais mistos da Câmara de Faro), é praticamente certo, terá a concorrência de Cristóvão Norte, adjunto de Macário Correia na autarquia farense para as relações públicas. Até ao momento, ambos contactados por Algarve Press, não quiseram confirmar as suas candidaturas ao PSD - Faro, mas também não desmentiram, reservando uma tomada de posição oficial para depois da marcação do acto eleitoral.
Manuel Luís