quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Luto no desporto farense



Nos últimos dias, faleceram três vultos do desporto farense que emprestaram o seu labor cívico às mais prestigiadas instituições do concelho: Joaquim Sequeira, Eduardo do Vale e José Mealha. A Câmara Municipal de Faro, através de uma nota de imprensa, que transcrevemos, expressa o seu profundo pesar e consternação, bem como manifesta às famílias enlutadas as suas sentidas condolências.

Joaquim Sequeira estava muito ligado ao S.C.Farense, tendo sido, como jogador, um dos obreiros da primeira subida à 1.ª Divisão na época 69/70 e desempenhava actualmente as funções de treinador da equipa sénior do clube. A esta instituição destinou grande parte da sua vida, arcando com as mais diversas funções com zelo e dedicação que lhe são unanimemente reconhecidos.

Eduardo do Vale, mais conhecido no desporto-rei por Chaby, representou como jogador as cores do S.C.Farense e do Sport Faro e Benfica, entre outras emblemas. Desempenhou funções durante vários anos como Chefe do Departamento de Futebol e vice-presidente do S.C.Farense e foi também vice-presidente da Associação de Futebol do Algarve. Foi um homem que se distinguiu pela tenacidade, espírito empreendedor e determinação que colocava nas causas que abraçava.

José Mealha, jornalista desportivo com mais de três décadas no activo, articulista, relatador, foi um dos impulsionadores das rádios locais no Algarve. A sua voz marcou pelas ondas da rádio os adeptos do S.C.Farense que distantes acompanhavam a equipa. Muitos se recordam da explosão de alegria incontida e incomparável com que relatou o golo do S.C.Farense na final da Taça de Portugal em 89/90.Interpretou, nesse momento, melhor que ninguém, o sentimento de milhares. José Mealha foi um homem desassombrado, crítico e que imprimia no seu trabalho um registo invulgar que o distinguia dos demais.