quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ALGAR veste concorrentes à I Maratona do Algarve


Faro junta-se às grandes capitais e centros turísticos mundiais, ao receber, no próximo dia 10 de Outubro a I Maratona do Algarve. A ALGAR, empresa responsável pela gestão do Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos do Algarve, não poderia deixar de apoiar a realização desta prova cuja modalidade move mais de quatro milhões de praticantes em todo o mundo.
As condições climatéricas da região e a sua riqueza paisagística tornam a I Maratona do Algarve uma das mais atractivas do calendário internacional. Rosa Mota apadrinha esta prova promovida pela Câmara Municipal de Faro, a Associação de Atletismo do Algarve e a Xistarca.
A ALGAR veste todos os participantes com uma t-shirt concebida para o efeito, enquadrando esta prova nas comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade. Este ano há a curiosidade de se comemorarem os 2500 anos da legendária Batalha de Maratona onde se inspirou a prova.
Com início marcado na pista de atletismo de Faro, pelas 9h00 de domingo 10 de Outubro, a prova consta de duas voltas a um circuito que obrigará os participantes a percorrer as principais artérias da cidade e parte da zona rural do concelho, nomeadamente Mar e Guerra, Patacão, Bela Salema e Conceição.
Além da maratona de 42 195 metros, haverá lugar para uma meia-maratona (uma volta ao circuito), e duas provas de marcha e/ou corrida, de tamanho variável entre 1 e 6 km abertas a toda a população.
São esperados mais de 300 amantes de corrida, entre os quais meia centena de estrangeiros, provenientes de Espanha, França, Suécia, Estados Unidos da América e África do Sul.

Albufeira: CICLOPEREGRINOS RUMAM A FÁTIMA



Evento desportivo e religiosos bate recorde de inscrições com 310 participantes
A Cicloperegrinação Algarve -Fátima parte de Albufeira rumo ao santuário, numa viagem de quatro dias, com 260 ciclistas a percorrer 424 km.
O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi palco da apresentação oficial da 8ª Cicloperegrinação a Fátima, na manhã de hoje.
O evento, organizado pela Associação de Ciclismo do Algarve e com o apoio da autarquia, vai decorrer entre os dias 9 e 13 de Outubro próximos. A prova é composta por quatro etapas, num total de 424 quilómetros que ligam Albufeira ao santuário de Fátima.
Os ciclistas partem de Albufeira no dia 9 de Outubro, após a cerimónia de bênção no Largo dos Paços do Município, percorrendo 130 km até Aljustrel. Segue-se o percurso Aljustrel– Montemor–O-Novo, no dia 10 (em 139 km). Daí, os peregrinos viajam, a 11, para Alpiarça (85 km). A viagem termina no dia 12, com a etapa Alpiarça -Fátima (70 km), onde os cicloperegrinos irão integrar as cerimónias religiosas que se prolongam até dia13.
As inscrições excederam as expectativas inicialmente previstas. “Este ano batemos o recorde de inscrições com 310 participantes (260 ciclistas e 50 acompanhantes)”, salientou Bernardino Caliço, Vice-Presidente da Associação de Ciclismo do Algarve.
A dimensão do evento tem aumentado de ano para ano, o que acarreta medidas de segurança mais restritas. “A caravana da cicloperegrinação estende-se ao longo de 1 km, o que nos obriga a adoptar determinados procedimentos para evitar problemas. Ao longo de 8 anos, não temos registo de qualquer acidente de relevo”, destacou o Major Vítor Calado, responsável pela segurança da prova.
O Município de Albufeira tem-se associado à iniciativa desde a 2.ª edição, figurando como local de partida da cicloperegrinação algarvia. “Continuaremos a estar disponíveis para apoiar este evento de cariz desportivo e religioso”, referiu Desidério Silva, Presidente da Câmara Municipal.
Refira-se que a cerimónia de partida da cicloperegrinação será no próximo Sábado, dia 9, pelas 10h00, no Largo dos Paços do Município.

Secretária de Estado da Igualdade inaugura Escola EB 2/3 Tecnopolis de Lagos


No âmbito das Comemorações do Centenário da República, às quais o Município de Lagos se associou desde a primeira hora, decorreu ontem, dia 5 de Outubro, a Inauguração da Escola EB 2/3 Tecnopolis de Lagos.
A cerimónia contou com a presença da Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais.
Lagos associou-se, assim, com o seu mais recente investimento na área da expansão e modernização da rede escolar do município, à iniciativa “100 Escolas para a República”, uma acção de inauguração simultânea, à escala nacional, de 100 novas escolas e centros escolares, ou da sua requalificação, que tem como objectivo recordar a herança histórica do republicanismo e da I República e reafirmar os valores educativos que lhe estão associados.
A anteceder a inauguração, o Município preparou um programa de actividades, protocolares e culturais, propositadamente organizadas para assinalar esta importante data, as quais se prolongaram até ao final do dia, com um concerto comemorativo a ter lugar no Centro Cultural de Lagos.
Integrado nas Comemorações do Centenário da República, a Academia de Música de Lagos apresentou um concerto da Orquestra de Sopros do Algarve, onde será estreada uma obra, cuja temática se centra na Implantação da República, da autoria do Prof. Pedro Louzeiro, docente na Academia de Música de Lagos.

Em Vila Real de Santo António: COLÓQUIO COMEMORA CENTENÁRIO DA REPÚBLICA





Francisco Moita Flores, Vilhena Mesquita, António Ventura, Pedro Pereira e Perfecto Cuadrado, foram alguns dos participantes no colóquio “Da Monarquia à República”, que ontem decorreu em Vila Real de Santo António.
Reflexões sobre as apropriações da morte pela República e a sua crescente secularização, sobre figuras republicanas, sobre a maçonaria e os ecos do 5 de Outubro na vida espanhola, foram exemplos dos temas em discussão neste colóquio e que proporcionaram frequentes e interventivos momentos de debate entre assistência e conferencistas.
Hugo Cavaco e António Rosa Mendes, por sua vez, trouxeram a este encontro aspectos relacionados com os usos e costumes da época no concelho de Vila Real de Santo António ou com os valores republicanos e a evolução do conceito de cidadania.
Durante o colóquio foi também apresentado o “Jornal da República”, coordenado por Jorge Morais e distribuído por ardinas em diferentes espaços públicos da cidade. Os três números desta edição comemorativa (referentes aos dias 3, 4 e 5 de Outubro, e com aspecto gráfico semelhante ao dos jornais da época), são o resultado de uma minuciosa pesquisa historiográfica e reflectem factos ocorridos, tal como relatados na imprensa de há cem anos ou registados nos documentos oficiais.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, na abertura do Colóquio, realçou a importância da crescente intervenção das autarquias ao nível social e, recuperando os valores da República, a necessidade de uma cada vez maior aproximação dos órgãos de poder às pessoas e aos seus problemas concretos.

"AO ACEITAR PORTAGENS NA VIA DO INFANTE, AMAL PRESTA UM MAU SERVIÇO QUE PROVOCA REVOLTA" - CFC


"Porque a EN 125 nunca será alternativa, solução não é adiar. Mesmo que haja adiamento será uma derrota para o Algarve. CFC apela à AMAL para liderar batalha pela Via do Infante sem portagens", refere, em nota de imprensa, o movimento Cidadãos Com faro no Coração (CFC), liderado pelo antigo edil de Faro, José Vitorino, que transcrevemos.
1. O Movimento Autárquico Independente CFC vem dar expressão pública da revolta provocada pela incompreensível posição da AMAL aceitar portagens, depois da requalificação da EN 125. A revolta é maior porque os seus porta-vozes tentam confundir a população com uma conversa “baralhada e enrolada”, procurando fazer crer que são contra. O facto é que a AMAL aceita as portagens, apenas reivindicando o seu adiamento até à requalificação.
2. Os algarvios têm apelado e confiaram na AMAL para os defender. Agora, o povo sente-se enganado com a posição dos 16 Presidentes de Câmara que compõem a Comunidade Intermunicipal do Algarve, fazendo muitos o contrário do prometido nas campanhas eleitorais e do que sempre contestaram com veemência. Aceitam que os algarvios e a economia sejam postos perante mais um cadafalso.
Antes, quase todos diziam que a EN 125 não era alternativa, mesmo depois de requalificada. Agora, os mesmos, já consideram que pode ser uma alternativa!
3. Dizer e fazer hoje o contrário do que foi dito ontem, são más práticas do Governo Central, que a AMAL neste caso está a copiar. Assim se desacredita a democracia!
4. Porque a EN 125 nunca será uma alternativa, mesmo que as portagens sejam adiadas para depois da sua requalificação, será uma pesada derrota para a região.
Por isso, CFC apela à AMAL para arrepiar caminho e liderar a batalha pela Via do Infante sem portagens.
Conclui o documento do CFC.

Centenário da República assinalado em Alcoutim



Foi ontem assinalado em Alcoutim o Centenário da República em Portugal. Depois do hastear da bandeira ao som do hino nacional, teve lugar uma sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde o arquitecto Victor Brito apresentou ao público presente o projecto de Remodelação do Edifício Paços do Concelho. Marco patrimonial e histórico em Alcoutim, este edifício é um símbolo da proclamação da República neste concelho e albergou, desde o final do século XIX até aos nossos dias, a Câmara Municipal. O projecto apresentado irá recuperar e dinamizar o edifício, dotando-o de capacidade para albergar novamente a autarquia, que está há quatro anos distribuída por espaços improvisados na vila de Alcoutim. A propósito, a Câmara Municipal de Alcoutim lançou a brochura “Os Paços do Concelho de Alcoutim no Centenário da República”, onde se pode consultar o projecto de remodelação e a história do edifício e, ao mesmo tempo, conhecer a implantação da República em Alcoutim e todos os presidentes da Câmara Municipal.
A cerimónia encerrou com os discursos do Presidente da Assembleia Municipal de Alcoutim, Rui Cruz, e do Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Francisco Amaral. Dando vivas à República, Rui Cruz salientou o sonho com 100 anos, “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, lembrando que “ainda não se concretizou plenamente”, mas que está ao alcance de todos os portugueses “se formos participativos e cidadãos de corpo e alma, conscientes dos nossos direitos e obrigações”. Francisco Amaral destacou os antepassados alcoutenejos que, com a implementação da República, “enobreceram Alcoutim e serviram Portugal”, construindo uma história de que hoje o concelho se orgulha.
Em honra de todas as personalidades republicanas que enchem de orgulho Alcoutim, foram descerradas quatro placas toponímicas na vila, que perpetuam três nomes alcoutenejos ligados à República – José Centeno Passos (o primeiro presidente da Câmara Municipal de Alcoutim e Administrador do Concelho no período republicano), Francisco Madeira do Rosário (ilustre comerciante, autarca e republicano) e Maria Eduarda de Freitas (republicana alcouteneja que se destacou como enfermeira militar e escritora).

Portimão é “Cidade Amiga das Pessoas Idosas




Projecto de melhoria de condições de vida dos seniores
Para prestar melhores e mais ajustados serviços à população do município, a Câmara de Portimão acaba de aderir ao Projecto cIDADES, criado em torno do conceito “Cidades Amigas das Pessoas Idosas” e concebido pela Organização Mundial de Saúde.

Este projecto, promovido em Portugal pela Associação VIDA, procura identificar os aspectos positivos e os obstáculos referentes a oito áreas estratégicas, a saber: prédios públicos e espaços abertos; transporte; habitação; participação social; respeito e inclusão social; participação cívica e emprego; comunicação e informação; e ainda apoio comunitário e serviços de saúde.

Em Portugal, o projecto pretende envolver todos os municípios portugueses, instituições de ensino superior que actuem na área do envelhecimento e ainda instituições sociais dirigidas à população com 55 ou mais anos, para a criação de um movimento nacional, que leve todos os seniores a envolverem-se na melhoria das condições que os seus municípios lhes oferecem.

O cIDADES, que teve inicio em Junho do corrente ano e irá decorrer até Dezembro de 2011, conta actualmente com mais de cem concelhos aderentes, envolve 59 câmaras municipais, sete instituições do ensino superior e dezenas de outras organizações que trabalham directamente com a população idosa.

A Câmara Municipal de Portimão é uma das instituições aderentes, uma vez que, segundo o presidente da autarquia, Manuel da Luz, “num contexto de envelhecimento demográfico, o diagnóstico das condições que o município oferece à população idosa é particularmente útil para uma actuação que vá ao encontro dos interesses efectivos dos nossos seniores”.

Mais informações sobre o projecto cIDADES, co-financiado pela Direcção Geral da Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian, podem ser encontradas no site provisório: www.projectotio.net/cidades.

SEMINÁRIO “DO ALGARVE PARA O BRASIL” NO NERA


Esta sexta-feira, 8 de Outubro, das 14h00 às 18h00, no Pavilhão do NERA, realiza-se o Seminário “Do Algarve para o Brasil”.

Nesta iniciativa serão debatidos temas como a visão de um país, aspectos jurídicos e fiscais, o mercado imobiliário brasileiro, serviços bancários e ainda será apresentado um caso prático.

Este evento contará, entre outras presenças, com a participação de António Bustorff, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira em Portugal, e de Vítor Neto, Presidente da Direcção do NERA.

O Seminário “Do Algarve para o Brasil” é promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira em Portugal, em parceria com o NERA- Associação Empresarial da Região do Algarve e conta também com o apoio do Município de Loulé.

As inscrições são gratuitas mas sujeitas a confirmação através do telefone 21 347 74 75, fax 21 342 4388 ou e-mail geral@ccilb.net

ALBUFEIRA ACOLHE TORNEIOS DE APURAMENTO PARA O CAMPEONATO DA EUROPA SUB-19


Selecções Nacionais de Futebol Sub-19 passam pelo concelho
O Município volta a ser palco de um grande espectáculo de futebol. As selecções nacionais do Azerbaijão, Grécia, Geórgia e Portugal vão disputar no Estádio Municipal de Albufeira e no Parque Desportivo da Nora alguns dos jogos da 1.ª Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa SUB-19.
De 11 a 16 de Outubro, os estádios albufeirenses vão receber um dos grupos da primeira fase de apuramento para o Europeu de sub-19 de 2011, constituído por Portugal e mais três nações europeias. Todos os jogos têm início marcado para as 16h00.

Albufeira vai acolher no seu Estádio Municipal a partida entre Grécia e Geórgia, logo no dia 11. A 13, será o Parque Desportivo da Nora, em Ferreiras, a receber o encontro entre Geórgia e Portugal.

Os restantes jogos vão decorrer no Estádio Municipal Bela Vista- Parchal (Dia 11- Portugal/ Azerbaijão), Estádio Municipal de Lagos (Dia 13- Grécia /Azerbaijão; Dia 16- Azerbaijão/ Geórgia), e Estádio do Algarve (Dia 16- Portugal/ Grécia).

A qualidade das infra-estruturas desportivas que Albufeira apresenta, tem sido uma mais valia na escolha do concelho como palco dos mais prestigiados eventos desportivos. A autarquia tem apostado fortemente na área do desporto, procurando criar as condições essenciais ao fomento da prática desportiva entre a população e à formação das camadas mais jovens.

Centenário do 5 de Outubro em Albufeira




Albufeira realizou uma Sessão Solene para comemorar o Centenário da República. Após o Hastear da Bandeira, teve lugar uma conferência sobre “os Republicanos e a Questão Religiosa”, da autoria de Paulo Pires.
Para assinalar o Centenário da República, a autarquia de Albufeira levou ontem a cabo uma Sessão Solene, no seu Salão Nobre, que integrou a palestra “Os republicanos e a questão religiosa: rivalidades e convergências possíveis (1908-1914)”, pelo investigador Paulo Pires.

A Cerimónia de Hastear da Bandeira, no Largo dos Paços do Concelho, marcou o início das celebrações e contou com a participação da Banda de Paderne, Fanfarra e Corpo dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

Na palestra de Paulo Pires foi abordada a evolução do movimento de descristianização que as elites mais intelectualizadas dos países europeus dominantemente católicos empreenderam, a partir de meados do século XIX. O investigador analisou ainda os ritmos de recepção que esta corrente apresentou em Portugal e fez referência a alguns episódios e polémicas mais marcantes a nível do Algarve.

Esta foi uma forma do Município de Albufeira se associar às celebrações do Centenário da República, dando a conhecer um pouco da história desde a Monarquia à implantação da I República. “Albufeira sempre comemorou as datas que fazem parte da história do país e do Município. A nossa história deve ser vivida e sentida por todos”, referiu Desidério Silva, Presidente da autarquia.

RUGBY CLUBE DE LOULÉ SEGUE EM FRENTE NA TAÇA


Ontem, feriado nacional, o Rugby Clube de Loulé recebeu no seu reduto a formação do Vilamoura XV RC, numa partida a contar para a primeira eliminatória da Taça de Portugal.

Sendo este o primeiro jogo da época, previa-se que as equipas entrassem em campo sem as rotinas habituais de jogo. Sabendo disso, a equipa da casa entrou muito forte no jogo, dominando logo desde o pontapé de saída e conseguindo mexer no marcador com um excelente ensaio do seu ponta Nixon Gomes.

Logo de seguida, aos 11 minutos, Loulé volta a marcar mais um ensaio através de Daniel Oliveira e, aos 27, no seguimento de uma penalidade, colocando o marcador em 13-0, resultado este com que se chegou ao intervalo.

No recomeço de jogo a equipa visitada entrou algo adormecida em campo levando a que sofresse um pouco, se não fosse uma excelente placagem do Nixon que salvou o ensaio já quando todos os jogadores da equipa adversária estavam a festejar, o Vilamoura teria pontuado.

Esta jogada serviu de despertador para os jogadores do RCL. Foi então que numa jogada de contra ataque volta a marcar mais um ensaio por João Nunes.

Até ao final da partida foi a equipa da casa que dominou todo o jogo, conseguindo aplicar velocidade ao jogo e atacando de toda a parte à mão conseguindo marcar mais 2 ensaios por Flávio Martins e Filipe Otão, convertidos respectivamente por Daniel Oliveira e André Coelho colocando o resultado final em 35-0.

Sob orientação dos treinadores André Gomes, Rui Mendonça e João Nogueira, a equipa de Loulé alinhou com os seguintes jogadores: Teófilo Gouveia, Miguel Peres (Tiago Silva), Nicanor Carneiro, Élio Pintassilgo (Hugo Pereira), Hugo Varela (Ricardo Narciso), João Nunes (Nelson Gomes), Hugo Rodrigues, Bruno Valentim, Luis Gomes (Said Moussa), Daniel Oliveira, Nixon Gomes (Tiago Conceição), André Coelho, Paulo Semeão (João Costa), Tiago Sousa (Flávio Martins) e Filipe Otão.