sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

FARO: CÃMARA APOIA ASSOCIAÇÕES


A Câmara deliberou, em reunião realizada a 12 de Janeiro, ceder a Casa dos Jardineiros a favor da Associação Pró-Animal de Faro. O imóvel, situado no Parque Ribeirinho, vem suprir a carência de um espaço para que esta instituição possa levar a cabo com maior eficácia a sua nobre tarefa de assegurar um tratamento condigno a animais domésticos abandonados. Esta associação, para além da recolha e tratamento, também promove acções de desparasitização e esterilização, o que é essencial para o controlo da população destas espécies e para salvaguardar a saúde pública.
Por outro lado, o executivo deliberou, ainda que esta decisão careça de aprovação pela Assembleia Municipal para produzir efeitos, desafectar uma parcela de terreno e no futuro proceder à constituição dos respectivos direitos de superfície a favor da Fábrica da Paróquia da Conceição de Faro. A parcela a atribuir será afecta à construção de um equipamento de cariz religioso.
Estas duas meritórias instituições ficarão, deste modo, munidas de melhores condições para levarem a cabo o seu leque de projectos e fortalecerem a sua intervenção cívica.

CONCERTO DE ANO-NOVO NA SÉ DE FARO




O Patriarcado de Lisboa e a Editora Althum.com, com o apoio do Cabido Catedralício da Sé de Faro e do Município de Faro, irão promover um Concerto de Ano Novo, no dia 16 de Janeiro, pelas 17:00 na Igreja da Sé.
O concerto contará com a presença do grupo Capella Patriarchal e do organista João Vaz, que apresentarão obras sacras de compositores activos em Lisboa entre os séculos XVI e XIX. O programa é dedicado à actividade musical em Lisboa (especialmente na Capela Real) durante o reinado de D. João V e incluirá obras de Carlos Seixas (Tantum Ergo e Responsório «Sicut cedrus exaltata sum»), Jerónimo da Madre de Deus (Sabbato Sancto ad Matutinum Lectio Octava e Antífona «Veni Sancte Spiritus») e Jacinto do Sacramento (Sabbato Sancto ad Matutinum Lectio Quarta).

Governadora Civil apela ao diálogo entre os jovens para promoção de direitos e igualdades


A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, apelou, esta quinta-feira, a um grupo de 60 jovens dos ensinos secundário e profissional, para que invistam no diálogo como forma de promoção de direitos e de igualdades.
Reiterando a sua opinião sobre o forte dinamismo e preocupação da juventude algarvia relativamente às questões sociais, Isilda Gomes, que falava durante o encontro “Diálogo e Compreensão Mútuos: Direitos e Igualdades”, realizado em parceria pelo Governo Civil e a Direcção Regional do Instituto Português da Juventude (IPJ) com a presença da Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, considerou fundamental a existência de espaços para que os jovens possam discutir esta temática.
“Temos de ouvir os jovens e admitirmos que há muito para aprender com eles, através de uma franca abertura ao diálogo e à compreensão mútua, caso contrário estaremos a cavar um fosso entre gerações, a qual dificilmente será ultrapassada”, salientou a Governadora Civil, para alertar sobre os eventuais efeitos nefastos para o diálogo associados às novas tecnologias.
“Temos de criar estas vias de comunicação e de diálogo, pois hoje os jovens já quase não dialogam presencialmente” sustentou Isilda Gomes, considerando que, apesar de essenciais as novas tecnologias não podem contribuir para a ausência de camaradagem, de convívio e de emoção, tendo apelado por isso a uma participação mais activa dos jovens nos movimentos associativos enquanto plataforma para a construção de uma sociedade mais solidária e inclusiva.
Um objectivo traçado aliás pelos alunos que participaram ontem no workshop sobre Direitos e Igualdades, cujas conclusões foram apresentadas hoje na sessão realizada no Salão Nobre, onde consideraram a necessidade de uma maior intervenção da sociedade no combate a fenómenos como a descriminação, a fome, a pobreza e ainda na promoção dos direitos humanos.
Uma preocupação elogiada pela Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, que felicitou o grupo de jovens provenientes da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa e da Escola Profissional Francisco Gomes de Avelar, pela forma como abordaram estas questões, nomeadamente com a recitação dos poemas “Lágrima de Preta”, de António Gedeão e “Fala do Velho do Restelo ao Astronauta”, de José Saramago.
“Não há melhor maneira de fazer passar uma mensagem do que rodeá-la de poesia, porque na poesia conseguimos dizer muitas coisas com poucas palavras”, observou Elza Pais, que durante o encontro promovido no âmbito do Ano Internacional da Juventude relembrou a forte descriminação de que têm sido vítimas, ao longo da história da humanidade, alguns grupos mais fragilizados como as mulheres, os idosos, as pessoas com deficiências e as minorias étnicas ou religiosas.
“Vivemos num espaço europeu de afirmação dos direitos humanos e sei que teremos a resistência necessária e suficiente para continuar a salvaguardar estes pilares da União Europeia, que são os pilares dos direitos humanos”, referiu a Secretária de Estado, para frisar que, associado ao desenvolvimento económico preconizado para a Europa, há um objectivo que não poderá ser descurado.
“Queremos um espaço competitivo e desenvolvido, mas não nos podemos compadecer com atropelos aos direitos humanos para chegar ao desenvolvimento, como acontece em algumas partes do mundo, onde as mulheres são apedrejadas e as pessoas trabalham quase 24 horas por dia por uma malga de arroz”, salientou, para elogiar os jovens presentes no encontro pela sensibilidade demonstrada sobre esta questão.
“Mais do que ser o futuro, vocês já estão a construir o futuro, aqui e agora”, sublinhou Elza Pais, que aproveitou o encontro para salientar as políticas lançadas pelo Governo no sentido de promover os direitos e as igualdades.
Durante o encontro que contou com a presença da Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e membros do Conselho Coordenador da Administração Central, também a Governadora Civil destacou a forte preocupação do Governo relativamente à área da Juventude e reconheceu o empenho das Direcções Regionais da Educação e do IPJ na concretização de estratégias e de projectos que têm permitido, respectivamente, elevar a qualidade do ensino e a participação dos jovens na sociedade.
“Temos todas as condições para reforçar a nossa esperança num Algarve com um grande futuro, porque os jovens são a nossa grande mais-valia e a nossa fonte de preocupação”, referiu Isilda Gomes.
No âmbito do encontro, que teve inicio com a actuação da Real Tuna Infantina da Universidade do Algarve, também a Directora Regional do IPJ, Sara Brito, elogiou os jovens algarvios pelo altruísmo revelado nas questões sociais, tendo observado que, muitas vezes os mais novos só não participam, porque não lhes são proporcionadas oportunidades e o direito à palavra.
A oportunidades e direitos referiu-se ainda o Director Regional Adjunto da Educação, Eduardo Dias, que relembrou os períodos da história portuguesa, até à primeira metade do século XX, em que ser jovem significava sobretudo não ter direitos e ser vítima de uma profunda desigualdade de géneros.
O encontro foi promovido no âmbito do Ano Internacional da Juventude, que decorre de Agosto de 2010 a Agosto de 2011, com o objectivo de dinamizar o diálogo e a compreensão entre gerações e promover os ideais da paz, do respeito pelos direitos humanos, pela liberdade e pela solidariedade.

Autarquia de Alcoutim combate crise com cortes orçamentais



Com cerca de 700.000 euros a menos no orçamento de 2011, devido à redução de receitas do Estado, a autarquia de Alcoutim vê-se obrigada a rever a atribuição de apoios financeiros que proporcionavam ou ajudavam à estabilidade de muitas associações do concelho.
Esta quinta-feira, em reunião de câmara realizada pelas 11.00h, o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Francisco Amaral, sublinhou a necessidade de “apertar o cinto”, devido aos cortes orçamentais do Estado, que, naturalmente, recaíram sobre as autarquias. “Vamos ter de cortar subsídios que normalmente dávamos. Apontamos para cortes na ordem dos 35%”, garantiu o presidente, acrescentando que seriam sobretudo restrições nos apoios a eventos culturais e desportivos. Também na atribuição de apoios financeiros relacionados com a aquisição de bens, a autarquia alcouteneja terá de cortar. Até 2010, a Câmara Municipal de Alcoutim apoiava a compra de bens em 50% do valor total, passando agora a comparticipar 40% do custo final.
Dentro da autarquia também se prevê uma redução das despesas, com cortes nas horas extraordinárias, ajudas de custo, combustíveis, encargos com a iluminação, publicidade e outros serviços.
A situação financeira da autarquia será reavaliada no meio do ano, permitindo, no caso de evolução favorável, reverter alguns dos cortes anunciados.

VI Passeio Pedestre «Amendoeiras em Flor» em Alta Mora – Castro Marim




No âmbito da Agenda Cultural para 2011, a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora realiza, dia 06 de Fevereiro (Domingo), a VI edição do Passeio Pedestre “Amendoeiras em Flor”.
O tradicional passeio pedestre, que conta com o apoio da Câmara Municipal, terá início às 09h00 da manhã, na sede social da ARCDAA (antiga Escola Primária de Alta Mora).
Esta iniciativa possibilitará aos amantes do pedestrianismo e da natureza a oportunidade de observarem de perto as amendoeiras em flor na Cumeada de Alta Mora e locais à volta, enquanto praticam actividade física, num ambiente saudável com boa disposição e convívio à mistura.
Para mais informações contacte a ARCDAA através do telefone 965284657 ou por correio electrónico arcdaa@gmail.com, sem esquecer o sítio de Internet www.arcdaa.com.

"Avô Cantigas" traz sucessos a Olhão


O Avô Cantigas e a sua ‘netinha’ Rita trazem um novo espectáculo ao Auditório Municipal de Olhão, preparado em 2010 para animar crianças e adultos, já que os pais dos mais pequeninos continuam a associar a sua infância a este mesmo Avô de todos nós! É já no dia 22 de Janeiro, às 16h00, no Auditório Municipal de Olhão.
O espectáculo traz uma surpreendente concepção estética e musical, cujo conteúdo está definido e escrito com todo o rigor, sem que isso impeça o artista de interagir com as crianças – afinal, seu público-alvo – e mesmo com os seus familiares (a transversalidade do Avô assim o permite).
O alinhamento das canções – sem deixar de apresentar os eternos êxitos – chega remodelado e refrescado com algumas surpresas.
Entre as canções, surgem momentos de diversão/teatralização em que o Avô Cantigas contracena com a sua ‘netinha’ Rita, uma presença quase constante em palco. Trata-se de uma actriz/cantora/bailarina que simboliza todas as crianças do mundo – com irreverência, sentido de humor, curiosidade sobre tudo o que a rodeia, e, principalmente, com uma contagiante graça natural, características de todas as crianças. E, assim, a Rita também vai contagiar de alegria os mais novos e não só...
O Avô Cantigas – se bem que óptimo comunicador – ver-se-á, por vezes, em palpos de aranha com a Rita, criança super-divertida e original na forma de se expressar, ao mesmo tempo que apresenta coloridos e excêntricos guarda-roupa e adereços.
Os dois, em total cumplicidade, conduzem um espectáculo irreverente e muito animado para todas as crianças de todas as idades.

VATe – Serviço Educativo da ACTA em destaque em universidade alemã



Universidade de Heidelberg

O VATe – Serviço Educativo da ACTA servirá como referência de uma experiência integradora no colóquio a realizar no próximo dia 20 de Janeiro na Universidade de Heidelberg, na Alemanha.
Com o apoio do Instituto Camões o colóquio “Aspectos da Lusofonia: A Língua Portuguesa, Elo de Ligação e de Integração” a realizar-se na Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg, contará com a intervenção de Luís Vicente que abordará o trabalho realizado pelo Serviço Educativo da ACTA ao longo dos seus 5 anos de existência e terá também como referência a formação pedagógica a realizar pelo VATe – Serviço Educativo da ACTA no mês de Março em Trier na Alemanha e no Luxemburgo junto das comunidades escolares do ensino básico, no âmbito do projecto MIDIE-Migration, Intercultural Dialogue and Integration in Europa.

QUERENÇA RECEBE FESTA DA CHOURIÇAS




A típica aldeia de Querença volta a ser palco da tradicional Festa das Chouriças, em honra de S. Luís, no próximo dia 30 de Janeiro, numa iniciativa promovida pela Comissão de Festas da Paróquia, Casa do Povo e Junta de Freguesia local, com o apoio da Autarquia de Loulé.
A festa arranca na véspera, no Salão de Festas da Casa do Povo, com uma Noite de Fado.
Já no domingo, dia 30, a partir das 11h00, tem início a degustação de chouriça assada, seguindo-se a abertura da quermesse da paróquia, pelas 13h00.
As celebrações propriamente ditas começam pelas 15h00, com uma Missa na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, seguindo-se a procissão solene pelas principais artérias da aldeia. O ponto alto da festa tem lugar no adro da igreja com o habitual leilão de chouriças e ofertas, agendado para as 16h30.
A Festa das Chouriças é um dos eventos mais emblemáticos do interior algarvio e que atrai a Querença gentes de todo o lado, nomeadamente turistas estrangeiros, que gostam de apreciar uma boa chouriça caseira e participar nas habituais cerimónias religiosas.
Esta festividade surge na continuidade de uma tradição secular e é a mais emblemática festa de género no interior algarvio e, nessa medida, constitui um importante cartaz turístico nesta altura do ano, aliando a componente da gastronomia à religiosa.
Refira-se que as raízes deste evento remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a São Luis, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar. Em forma de gratidão as famílias ofereciam ao Santo Protector as melhores chouriças caseiras. A crença diz que em Janeiro é tempo de glorificar o Santo que ajudou na criação dos animais.

Município de Lagos assina Protocolo de Cooperação com Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género




Secretária de Estado da Igualdade homologou o documento

O Município de Lagos assinou, esta quarta-feira, dia 12, um Protocolo de Cooperação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, documento homologado pela Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, que se deslocou ao concelho de Lagos no âmbito da «1.ª Rota da Igualdade», que visa continuar a potenciar as políticas públicas de proximidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade quotidiana das organizações ligadas à Igualdade, Cidadania e Não Discriminação.
A cerimónia teve lugar no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI e contou igualmente com a presença da Presidente da Comissão para Cidadania e Igualdade de Género, Teresa Fragoso, da Governadora Civil do Distrito de Faro, Isilda Gomes, do Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Paulo Morgado, do executivo municipal e demais convidados.
De acordo com o Protocolo e, em resumo, os grandes objectivos do mesmo são a implementação de um Plano Municipal para a Igualdade entre Homens e Mulheres que promova, entre outras, uma representação equilibrada de mulheres e homens na designação para cargos municipais, a sensibilização da população e entidades locais para a temática e o desenvolvimento de medidas para combate à violência doméstica e tráfico de seres humanos.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Júlio Barroso, “as autarquias têm um papel preponderante na concretização destes objectivos”, uma vez que, defendeu, “estes órgãos desenvolvem na sua esfera de actuação uma luta permanente para que os seus munícipes, homens e mulheres, vivam num padrão o mais igualitário possível”.
O autarca, a terminar, deixou aos presentes a certeza de que “em Lagos cumpriremos os compromissos que ficam focados neste documento, com a execução de medidas efectivas que ajudem a que o nosso Plano Municipal para a Igualdade seja uma realidade o mais depressa possível”.
Nesta ocasião, a Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, começou por afirmar que “Lagos está de parabéns por aceitar este compromisso de promover a Igualdade”. Para a governante “o valor de igualdade é o valor central da cidadania”, defendendo por essa razão que “promover este valor é promover a justiça social e de igualdade de género”. Aliás, a este propósito, Elza Pais sublinhou o facto deste ser “o valor mais transversal de todos, porque em todas as áreas da nossa vida existem homens e mulheres”.
“Com a promoção da igualdade de género ninguém tem a perder, todos temos a ganhar”, afirmou a Secretária de Estado, frisando na altura que “ao estarmos a envolvermo-nos nesta promoção não estamos a querer ser iguais a ninguém, queremos todos ser diferentes, mas com as mesmas oportunidades na vida”.
Elza Pais aproveitou ainda para reforçar a ideia de que “as mulheres portuguesas são, na Europa, as que mais trabalham, dentro e fora de casa”. Por esta razão reforçou “a necessidade de existir uma verdadeira política de conciliação, para que os homens e as mulheres tenham posições equilibradas na sociedade”.
A terminar, a Secretária de Estado recordou a o facto de, nos finais de 2010, Portugal ter subido 14 posições no "ranking" da igualdade de oportunidades, reforçando que “o governo está a promover como nunca a política de igualdade”. Portugal passou da 46ª para a 32ª posição. Recorde-se que a lista do Fórum Económico Mundial mede a eliminação de barreiras que impedem a ascensão das mulheres a nível económico, político e social. A subida de Portugal no ranking ficou a dever-se, em especial, à maior participação das mulheres na força de trabalho e em cargos ministeriais.

“Um dia na Biblioteca” de Castro Marim



Com o objectivo de aproximar a Biblioteca Municipal de Castro Marim à comunidade e a necessidade de democratizar, cada vez mais, o exercício da leitura, nos meses de Janeiro e Fevereiro, decorre naquele espaço do conhecimento, a elaboração do Guia do Utilizador da Biblioteca em banda desenhada, organizado pelos alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo das escolas do concelho.
Trata-se da criação de um Guia em formato de banda desenhada “um dia na Biblioteca”, onde os alunos se propõem dar a conhecer as zonas funcionais da biblioteca, desde a arrumação dos documentos, à descoberta das regras a respeitar quando se coloca um livro na estante.
“Um dia na Biblioteca”, além de aperfeiçoar as noções que as crianças já possuem sobre este espaço de cultura, envolve-as numa actividade lúdica através de uma forma de arte – a banda desenhada, que é considerada como a “nona arte”.
Este Guia, que pela sua especificidade apresenta um carácter inovador e único, será monitorizado por um designer gráfico que é especialista em banda desenhada para crianças.

Portimão recebe Campeonato Nacional de Inverno e Torneio de Natação Adaptada


A O2 assumiu o compromisso de, em parceria com a ANDDI, realizar o Campeonato Nacional de Inverno e Torneio de Natação Adaptada 2011, no concelho de Portimão, nomeadamente no Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande, nos próximos dias 5 e 6 de Fevereiro.
Com uma participação prevista de cerca de 100 atletas, de todo o país, este é um evento que muito contribuirá para a divulgação da prática de natação para deficientes.
A O2 terá dois atletas a participar nas provas, um deles o Filipe Santos, sério candidato a campeão nacional em diferentes estilos.
Com apoios da Câmara Municipal de Portimão, por cobrir ficam as despesas com arbitragem e restante alojamento, envolvendo uma verba de 2.460 Euros, verba que os responsáveis da O2 esperam angariar, através de outros apoios, até ao início do evento.
Sobre a O2
A O2, Associação Desportiva e Cultural de Portimão foi criada a 10 de Maio do corrente ano. Filiados na Analgarve - Associação de Natação do Algarve, na Federação Portuguesa de Natação, no Instituto de Desporto de Portugal, na ANDDI, Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual, está em curso a inscrição na Inatel.
O objectivo principal da Associação é desenvolver actividades desportivas diversas e inclusivas. Começando pela prática da natação, pretende a O2, com o decorrer do tempo, implementar a prática de pilates (para a correcção postural), hip hop, entre outras, destinadas a todos os cidadãos que desejem particar desporto, independentemente das suas idades, estratos sociais ou aptidões físicas e intelectuais.
A 02 dedica especial atenção aos deficientes intelectuais, sobretudo numa tentativa de contribuir para a sua integração na sociedade.

"Governo não tem planificação para o Comércio" - Antonieta Guerreiro PSD


«O Governo não tem uma planificação sustentável para o Comércio a nível nacional», acusa a deputada algarvia do PSD, Antonieta Guerreiro.
Na sua primeira intervenção parlamentar de 2011, Antonieta Guerreiro, questionou o Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento, Fernando Medina, em audição sobre a Alicoop, a qual teve lugar, no passado dia 11 de Janeiro, em sede de Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia.
Para Antonieta Guerreiro «é importante saber qual é a estratégia do Governo para o Comércio, a nível nacional, pois neste momento estão em causa as pequenas e médias empresas que, ainda, asseguram mais de 70% do mercado de trabalho. É preciso saber como o executivo pretende salva-las e, consequentemente, os trabalhadores e as suas famílias da falência, do desemprego e da miséria. Qual o plano e qual a estratégia para o futuro? Os comerciantes e os pequenos produtores precisam de saber»
Segundo a deputada do PSD, a resposta obtida foi aquela que nunca deveria ter sido dada, pois o secretário de Estado afirmou que «não há plano nenhum para o comércio», o que para Antonieta Guerreiro é inadmissível e questiona:
«Que Governo é este que governa sem planificação? Porque não nos diz onde nos pretende conduzir com as medidas que tem tomado? Ora, se não há um plano a ser executado, seguramente, também não há um plano de redução e contenção de danos nos restantes sectores da economia. Os projectos de desenvolvimento das sociedades Pólis, que requalificaram os centros históricos das cidades, antecedendo a abertura de grandes fóruns à entrada das mesmas, deslocaram os clientes para outras zonas comerciais durante muitos meses, de onde resultaram novos hábitos de consumo e novas fidelizações. Com o argumento de devolver os passeios aos cidadãos, foram colocados obstáculos que impedem o estacionamento dentro das cidades, o qual passou a ser pago, enquanto o estacionamento dos fóruns comerciais é gratuito. A abertura de várias grandes superfícies, em todas as médias cidades, localizadas a poucos quilómetros umas das outras e a abertura das mesmas aos fins-de-semana, destroem a economia local, o comércio tradicional e as famílias. Se não há um plano para reestruturar o comércio a nível nacional, então, parece que há! É lamentável que o Governo se negue falar sobre esse assunto», refere em nota de imprensa a deputada Antonieta Guerreiro.

RELAÇÃO DA RESPONSABILIDADE PENAL MÉDICA E DA RESPONSABILIDADE EM EQUIPA


21 de Janeiro, às 18h30, no Auditório do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio,EPE
De que modo poderá determinar-se a responsabilidade penal por negligência de cada um dos diversos profissionais de saúde que intervêm num processo terapêutico, se da intervenção resultar um dano para o paciente?
Para aprofundar questões como esta e restantes temas relativos à Responsabilidade Penal Médica e Responsabilidade em Equipa dos profissionais, a HPP Saúde no Algarve e o Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra vão promover uma conferência no próximo dia 21 de Janeiro, às 18h30, no Auditório do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, EPE.
O debate “Responsabilidade Penal Médica e Responsabilidade em Equipa” é apoiado pelo Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Irá ter como oradora a Mestra Sónia Fidalgo, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e será moderado, pela Mestra Ana Paula Pinto Lourenço, Advogada e Docente Universitária.
Esta conferência é convidativa à participação não só dos profissionais de saúde, como do público em geral que diariamente é confrontado com a necessidade de contactar de perto com a realidade da prestação de cuidados de saúde em Portugal, quer seja no sector público quer seja no privado.
Integrada no ciclo de conferências que pretende debater de forma inovadora as áreas do direito e da medicina, esta iniciativa nasce no âmbito da criação do Provedor do Cliente no HPP Hospital Santa Maria de Faro e no HPP Hospital São Gonçalo de Lagos. Tem como objectivo divulgar e promover o diálogo entre os vários profissionais ligados às áreas da saúde e do direito na região do Algarve, colocando no centro da sua preocupação as pessoas que procuram os serviços de saúde e as suas necessidades.
O Ciclo de Conferências, com colaboração da Administração Regional de Saúde do Algarve e do Conselho Distrital de Faro da Ordem dos Advogados irá ainda debater em Fevereiro o tema do “Consentimento Informado”.
Com mais de 12 anos de experiência na prestação de cuidados de saúde, a HPP Saúde está presente na região sul do país com o HPP Hospital Santa Maria de Faro e o HPP Hospital São Gonçalo de Lagos.
O Grupo HPP Saúde aposta numa oferta de cuidados de saúde de nova geração que se traduz num forte investimento na qualidade, rigor e excelência dos serviços disponibilizados, facultando o acesso a mais de 30 especialidades médicas, bem como a possibilidade de realização de exames médicos e complementares.