sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

RELAÇÃO DA RESPONSABILIDADE PENAL MÉDICA E DA RESPONSABILIDADE EM EQUIPA


21 de Janeiro, às 18h30, no Auditório do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio,EPE
De que modo poderá determinar-se a responsabilidade penal por negligência de cada um dos diversos profissionais de saúde que intervêm num processo terapêutico, se da intervenção resultar um dano para o paciente?
Para aprofundar questões como esta e restantes temas relativos à Responsabilidade Penal Médica e Responsabilidade em Equipa dos profissionais, a HPP Saúde no Algarve e o Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra vão promover uma conferência no próximo dia 21 de Janeiro, às 18h30, no Auditório do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, EPE.
O debate “Responsabilidade Penal Médica e Responsabilidade em Equipa” é apoiado pelo Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Irá ter como oradora a Mestra Sónia Fidalgo, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e será moderado, pela Mestra Ana Paula Pinto Lourenço, Advogada e Docente Universitária.
Esta conferência é convidativa à participação não só dos profissionais de saúde, como do público em geral que diariamente é confrontado com a necessidade de contactar de perto com a realidade da prestação de cuidados de saúde em Portugal, quer seja no sector público quer seja no privado.
Integrada no ciclo de conferências que pretende debater de forma inovadora as áreas do direito e da medicina, esta iniciativa nasce no âmbito da criação do Provedor do Cliente no HPP Hospital Santa Maria de Faro e no HPP Hospital São Gonçalo de Lagos. Tem como objectivo divulgar e promover o diálogo entre os vários profissionais ligados às áreas da saúde e do direito na região do Algarve, colocando no centro da sua preocupação as pessoas que procuram os serviços de saúde e as suas necessidades.
O Ciclo de Conferências, com colaboração da Administração Regional de Saúde do Algarve e do Conselho Distrital de Faro da Ordem dos Advogados irá ainda debater em Fevereiro o tema do “Consentimento Informado”.
Com mais de 12 anos de experiência na prestação de cuidados de saúde, a HPP Saúde está presente na região sul do país com o HPP Hospital Santa Maria de Faro e o HPP Hospital São Gonçalo de Lagos.
O Grupo HPP Saúde aposta numa oferta de cuidados de saúde de nova geração que se traduz num forte investimento na qualidade, rigor e excelência dos serviços disponibilizados, facultando o acesso a mais de 30 especialidades médicas, bem como a possibilidade de realização de exames médicos e complementares.