segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

VELA DEU UM PASSO GIGANTE PARA A FASE DE SUBIDA


DUARTE RIBEIRO, UM JOGADOR EM DESTAQUE

EQUIPA DO VELA
ANDEBOL – Nacional da 3ª. Divisão
CLUBE DE VELA TAVIRA, 34 – MARIENSES, 25

A contar para a 12ª. jornada, o Vela de Tavira, recebeu a equipa do Marienses, da Ilha de Santa Maria – Açores, única equipa que não venceu na primeira volta. Nos primeiros minutos as equipas equilibraram o jogo, mas depois a equipa tavirense embalou e ao intervalo vencia por 17 – 14.
Na segunda parte, a equipa do Vela adiantou-se no marcador e até final nunca esteve em causa a vitória que acabou sendo, por uma margem inesperada.
Arbitragem positiva.
No final do encontro, o treinador do Vela, Professor Hélder Leal, disse-nos que aquela vitória tinha um sabor especial, pois a sua equipa ficava com uma margem, em relação ao segundo classificado da zona, que permite uma certa tranquilidade nos jogos que ainda faltam realizar nesta fase. “Temos de trabalhar e não facilitar pois queremos continuar com os pés bem assentes rumo ao que nos propusemos fazer. A subida à segunda divisão nacional”.

FICHA TÉCNICA

Pavilhão Municipal de Tavira
Árbitros: Carlos Cunha e Ricardo Rodrigues
VELA: Nuno Vicente, Aliú Djaló (5), Saul Assis (2), Vladimir Bolotskikh (9), Duarte Ribeiro (5), Carlos Abraúl (5), Luís Palmilha (5), Ângelo Pereira, Hugo Santos, David Roberto (1), João Palhinha, Gueorgui Kovatchky, Abel Nunes (2) e Flávio Fernandes
Treinador: Professor, Hélder Leal
MARIENSES: Helvio Braga, Nelson Vertentes (5), Pedro Resendes (3), Siacher Karalenka (6), Nuno Braga (2), Luís Vertentes (6), Cláudio Reis (3), Rodrigo Figueiredo, João Brandão, Rui Nunes, Hélio Figueiredo
Treinador: Pedro Resendes


Geraldo de Jesus

EM DERBY CONCELHIO, VITÓRIA CERTA



Futebol – 2ª. divisão distrital
SANTALUZIENSE, 1 – GINÁSIO C. TAVIRA, 0

Numa tarde de sol a aquecer as expectativas, largas centenas de pessoas assistiram a uma boa partida de futebol. Foi a equipa do Ginásio a criar a primeira oportunidade de golo, iam decorridos seis minutos. No contra-ataque, João Macedo, isola-se e frente ao guarda-redes, Wilson faz-lhe o chapéu e coloca a sua equipa na frente do marcador. A equipa da casa subiu no terreno enquanto a visitante acusou o golo de certo modo inesperado, vindo a recuperar pouco depois criando também situações de golo.
Os dois guardas redes evitavam, em especial Valério, com algum arrojo que a sua baliza voltasse a ser violada. Aos sessenta e cinco minutos, a equipa do Ginásio fica reduzida a dez unidades, por expulsão de Renato que viu o segundo amarelo e o consequente vermelho. O Santaluziense não conseguiu tirar vantagem e aos oitenta e dois minutos João Macedo também foi expulso do terreno pelo mesmo motivo.
Apesar de um derby ser quase sempre algo conflituoso, as três equipas empenharam-se em proporcionar uma boa partida de futebol o que foi conseguido para satisfação do público, ficando o futebol a ganhar.
Arbitragem positiva de João Paulo Ribeiro e seus auxiliares, Filipe Gonçalves e Paulo Silva.

FICHA DO JOGO
Campo: Santaluziense
Árbitro: João Paulo Ribeiro
SANTALUZIENSE: Wilson, Mauro, Viriato, Rui Santos, Rui Nunes, Bruno Madeira ( Liças, 45m), Vitinha, Tiago Simão, João Jesus (Marco Santana, 45m), João Macedo e André (Fábio Romeira, 45m)
Treinador: Professor, Edgar Costa
GINÁSIO: Valério, Renato, Paulo Ajuda, Fábio Tavares, Vadio, Adilson, Fábio Coelho, João Neves, Sérgio Viegas, Tiago Cruz e Ruben Santos
Treinador: Leonardo Gonçalves
Ao intervalo: 1 - 0
Marcador: João Macedo (8m)
Disciplina – amarelos: João Jesus (40m), Renato (44, 65m), Rui Nunes (64m), João Macedo (65, 82m), Sérgio Viegas (68m). Vermelho: Renato (65 ac), João Macedo (85 ac)

Geraldo de Jesus

OLHÃO TEM NOVA FÁBRICA LIGADA À PESCA E AQUICULTURA


A nova fábrica da Companhia de Pescarias do Algarve foi hoje inaugurada em Olhão com a presença de António Serrano, ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, e do Secretário de Estado das Pescas e Agricultura, Luís Medeiros Vieira.
Apetrechada para preparar e congelar produtos da pesca e da aquicultura, vai garantir várias dezenas de postos de trabalho. A Companhia de Pescarias do Algarve iniciou a construção desta fábrica em Maio do ano passado, num investimento da Companhia avaliado em 1,3 milhões de euros,com um apoio de 709 mil euros do PROMAR -Programa Operacional da Pesca.
A nova fábrica da cidade da Restauração poderá processar cerca de 1800 toneladas de bivalves e 2850 toneladas de peixe, provenientes da aquicultura offshore, demarcada junto à ilha da Armona, frente a Olhão, com cerca de 16 hectares, onde farão parte corvinas e scombrideos e das estruturas fixas de bivalves, tais como mexilhões, vieiras e ostras.
O volume de negócios devereá rondar os 11 milhões euros/ano, 70% para exportação para a União Europeia e fora da Comunidade.

Faro: Câmara atribui bolsas de estudo


12 bolsas de estudo para estudantes do Ensino Secundário e Superior foram concedidas a jovens farenses por proposta aprovada em reunião de Câmara, realizada no dia 11 de Janeiro. O valor mensal de cada bolsa ascende aos 190 € e compreende o período lectivo entre Outubro de 2010 e Julho de 2011.
Segundo a autarquia, "os estudantes que viram as suas candidaturas aprovadas carecem de meios próprios, devidamente comprovados, para prosseguir os seus estudos e poderiam estar em risco de os ter que abandonar. A esta circunstância aliam o bom desempenho escolar em condições que não são óptimas. O mérito deve ser reconhecido e apoiado".

A autarquia canaliza este apoio porque "ninguém deve ficar privado do acesso aos estudos em razão da sua capacidade financeira. Esta medida é inclusiva e promove a igualdade de oportunidades no direito à educação que deve ser sempre protegido", conclui a nota de imprensa.

A ASMAL obteve a Certificação Europeia da Qualidade dos Serviços Sociais (EQUASS)


A ASMAL, Associação de Saúde Mental do Algarve, atingiu os exigentes critérios do “European Quality in Social Services” (EQUASS), Sistema Europeu que certifica a qualidade na prestação de serviços sociais.
Oito Grandes Princípios, organizados de acordo com 38 exigentes critérios de qualidade e 100 itens, têm sido implementados nos últimos anos pela ASMAL e foram criteriosamente avaliados através de uma auditoria externa da APQ (Associação Portuguesa para a Qualidade), responsável a nível nacional por garantir que as organizações que prestam serviços sociais cumprem os requisitos obrigatórios para poderem ser certificadas pela “European Quality in Social Services” (entidade com sede em Bruxelas).
Este nível de certificação, o “EQUASS Assurance”, garante para toda a Comunidade Europeia, que a ASMAL, a quem foi atribuída esta certificação, cumpre elevados níveis de qualidade na prestação de serviços sociais e que prossegue uma filosofia de melhoria contínua, a todos os níveis.
A presente certificação é a justa confirmação de vinte anos de um excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Associação de Saúde Mental do Algarve e é o resultado do grande profissionalismo dos seus colaboradores, da relação de confiança com os cidadãos Algarvios que recorrem aos serviços prestados e das sólidas parcerias estabelecidas com entidades públicas e privadas de todo o País.

MARCHA-CORRIDA DE PECHÃO “AMENDOEIRAS EM FLOR”



Numa iniciativa da Junta de Freguesia de Pechão decorre, já no próximo dia 23 de Janeiro, domingo, a VIIIª edição da Marcha-Corrida de Pechão “Amendoeiras em Flor”.
A concentração está prevista para as 9h00 na zona desportiva de Pechão e a partida terá início às 10h00. À semelhança dos anos anteriores aguardam-se cerca de 800 participantes vindos de todos os concelhos do Algarve.
A autarquia tem preparado algumas surpresas, muita música e animação para receber os marchantes e dois percursos alternativos por caminhos e trilhos de terra batida, de 5 e 10km, por alguns dos lugares mais emblemáticos da freguesia. Os participantes poderão ainda desfrutar do excelente contacto com a natureza e do deslumbrante espectáculo das amendoeiras em flor.
Durante o percurso haverá um ponto de abastecimento, onde serão oferecidas laranjas do Algarve e água a todos os participantes.
Esta iniciativa integra o Programa de Marchas do Instituto do Desporto de Portugal – I.D.P. e conta com o apoio da Câmara Municipal de Olhão, Bombeiros Municipais, Clube Oriental de Pechão, Grupo Motard de Pechão, GNR e várias empresas.

Faro: Visita autárquica ás obras no Concelho


O presidente da Câmara Municipal de Faro, José Macário Correia, acompanhado da restante vereação, realiza, no próximo dia 22 de Janeiro, uma visita de autarcas ás obras no Concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Faro, José Macário Correia, acompanhado da restante vereação, realiza, no próximo dia 22 de Janeiro, uma visita de autarcas ás obras no Concelho.

Porto de Lagos e remoção de amianto serão objecto de trabalho parlamentar


No sábado, dia 15 de Janeiro, depois de uma visita que durou mais de duas horas ao Porto de Lagos, onde contactou com alguns pescadores, a deputada do PSD/Algarve, Antonieta Guerreiro, recebeu na sede social democrata militantes que denunciaram a forma negligente como está a ser tratada a remoção das telhas de fibrocimento do Centro de Saúde de Lagos.






De acordo com os dados recolhidos, em 25 anos foram identificados 14 casos de cancro entre os funcionários do Centro de Saúde de Lagos, dos quais 9 foram registados nos últimos 5 anos. Apesar de a comunidade considerar a remoção das telhas de fibrocimento uma boa medida, colocam-se algumas questões quanto aos níveis de segurança para os funcionários e os utentes dado que aquela unidade de Saúde continua em funcionamento durante as obras e até à data ainda não foram apresentados ofícios escritos, por parte da tutela, alertando para os riscos e quais os cuidados a tomar. «Em caso de acidente e agravamento das doenças fruto da falta de segurança destes procedimentos, quem assume a responsabilidade?», pergunta a deputada.
Segundo Antonieta Guerreiro, «não haver registos escritos enviados pela tutela aos funcionários parece ser uma prática verificada onde este tipo de remoção se efectua. É estranho que a tutela opere através de ofícios verbais. Não se compreende porque é que os funcionários dentro do edifício são obrigados a utilizar máscaras e todas as janelas têm de estar fechadas, enquanto as pessoas que removem as telhas não utilizam fatos apropriados. Constatei que esta situação está a deixar a população utente e os funcionários muito preocupados».
No que diz respeito ao Porto de Lagos «fiquei surpreendida pelo facto de não haver um regulamento de funcionamento do porto. Num País onde se criam regras e comissões para tudo, os pescadores profissionais e amadores de Lagos não têm as mínimas condições de segurança. É um cenário terceiro-mundista que não é admissível numa cidade turística como Lagos» afirma a deputada que levará estes dois temas à Assembleia da República.
Para Rui Araújo, presidente da Comissão Politica do PSD/Lagos, «estas são situações anormais muito concretas, que estão a acrescentar ainda mais dificuldades à grave realidade que o nosso concelho está a viver e que a nossa população não compreende de todo», acrescentando que «os autarcas socialistas de Lagos com responsabilidades directas nestas áreas têm sido alertados e não podem continuar a manter este silêncio ensurdecedor só porque o governo central é da mesma cor política».
Antonieta Guerreiro voltará a receber os eleitores, na segunda-feira, dia 7 de Fevereiro na sede do PSD de Portimão, entre as 11:00 e as 13:00 horas e, na sede de Lagos, sábado, dia 12 de Fevereiro, das 16:00 às 19:00 horas.

Elite nacional disputa Supertaça de Andebol Portimão 2011


A partir desta quarta-feira, 19 de Janeiro, joga-se no Portimão Arena a Supertaça de Andebol Portimão 2011, que reúne as seis melhores equipas nacionais do momento e cuja final terá lugar no dia 22.
A prova, organizada em conjunto pela Câmara Municipal de Portimão e pela Federação de Andebol de Portugal (FAP), garantirá ao vencedor a presença na Challenge Cup, uma das mais importantes competições europeias.
Durante o período em que decorre a Supertaça, as equipas realizam os seus treinos no Portimão Arena e na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, o que vai proporcionar o contacto entre a comunidade escolar e os andebolistas, funcionando como uma oportunidade única para a promoção da modalidade junto dos mais novos.
Programa:

- Dia 19 de Janeiro (quarta-feira)16h00 – Águas Santas-Madeira SAD
20h00 – Sporting-FC Porto Vitalis

- Dia 20 de Janeiro (quinta-feira)16h00 – ABC de Braga-Águas Santas
20h00 – S.L.Benfica-Sporting

- Dia 21 de Janeiro (sexta):18h00 – Madeira SAD- ABC de Braga
20h15 – FC Porto Vitalis-S.L.Benfica - Transmitido em directo pela RTP 2

- Dia 22 de Janeiro (sábado):11h00 – 3º Grupo A: 3ºgrupo B (apuramento 5º/6º)
14h30 – 2º Grupo A: 2ºgrupo B (apuramento 3º/4º)
17h00 – FINAL (1º Grupo A: 1º Grupo B) – Transmitido em directo pela RTP 2

REMODELAÇÃO DO CINE-TEATRO LOULETANO INAUGURADA NO DIA DA CIDADE


No próximo 1 de Fevereiro, Loulé assinala o 23º aniversário de elevação a cidade. A Câmara Municipal traçou um programa de comemorações com várias inaugurações, mas em que o grande destaque vai para a abertura do Cine-Teatro Louletano, após profundas obras de remodelação.
As actividades arrancam pelas 10h30, no Mercado Municipal, com a apresentação do projecto de renovação do Largo de S. Francisco. Técnicos municipais e elementos do executivo vão explicar as intervenções que serão levadas a cabo neste espaço da cidade.
Pelas 11h30 é a vez da inauguração da reabilitação da Ponte dos Álamos, na Ribeira do Cadoiço.
Um dos momentos importantes destas comemorações é a inauguração da Oficina/Museu do Carnaval, na Zona Industrial de Loulé. Trata-se de um espaço com duas componentes distintas: a oficina de trabalho artístico e de todo o material produzido no Carnaval mas também noutros eventos que se realizam no Concelho; e uma área de exposição permanente, com elementos que marcaram a história do corso louletano ao longo de mais de 100 anos de existência.
Às 12h30, serão também inaugurados os novos circuitos do TUL – Transportes Urbanos de Loulé, com a realização do percurso entre a Zona Industrial de Loulé e o centro da cidade. Refira-se que os TUL passam a ter duas linhas, com percursos reduzidos em termos de horário (20 minutos em vez dos actuais 45 minutos).
Na parte da tarde, às 15h00, é inaugurada a Creche da “Nova Terra”, na Urbanização Vale de Rãs. Trata-se de um equipamento social de apoio à primeira infância, construído no âmbito do Programa PARES, numa parceria entre a Câmara Municipal de Loulé e a Segurança Social, e que vai ter capacidade para albergar 66 crianças (duas salas de berçário para 16 bebés, dois espaços para 30 crianças dos 24 aos 36 meses e dois espaços para 20 crianças dos 12 aos 24 meses).
Pelas 17h00, as atenções centram-se na inauguração da obra de remodelação do Cine-Teatro Louletano, o momento alto das comemorações do Dia da Cidade. Com as intervenções efectuadas nesta sala de espectáculos, o Cine-Teatro passará a ser um espaço moderno mas que mantém a essência do edifício, sem grandes alterações estruturais. Para além da renovação do palco e reforço da segurança na zona dos balcões, as grandes alterações dizem respeito à inovação técnica, nomeadamente em termos de acústica e iluminação. Este foi um dos mais importantes investimentos na área cultural por parte da edilidade e cujo valor ascendeu a 3,5 milhões de euros.
As comemorações do aniversário de elevação de Loulé a cidade encerram com um concerto de Mário Laginha, que acontece pelas 21h30, no “novo” Cine-Teatro Louletano.

Luís Manhita: à “Procura” do seu fado



O fadista algarvio sobe ao palco do Lethes no próximo dia 26 de Janeiro, para apresentar o disco “Procura”, uma colecção singular de fados tradicionais e contemporâneos.
Acompanhado por Ricardo Martins na guitarra portuguesa e Aníbal Vinhas na viola de fado, o fadista Luís Manhita faz a apresentação pública do seu registo de estreia, “Procura”, no Teatro Lethes em Faro, no próximo dia 26 de Janeiro, pelas 21h30.
O adjectivo "intimista" aplica-se a este espectáculo, pelo ambiente familiar e revelador, permitindo ao público viver dentro dos fados a ilusão de que são feitos à sua medida. A componente teatral e a dança completam a encruzilhada, que se quer de partilhas.
“Procura” é feito de 12 temas, uns da cartilha tradicional do fado, e outros de agora. Do texto do disco, da autoria da actriz Elisabete Martins, sai a frase: “…mostra que Fado mora em Lisboa, mas que também tem casa nestas terras ao Sul” .
Os contactos para espectáculos e compra de CD devem ser endereçados a lmanhita@hotmail.com.

Notas biográficas
Em 2010, foi um dos 8 finalistas do concurso/casting de “Fado – História de um Povo”, de Filipe La Féria, com transmissão directa na RTP1 desde o Casino do Estoril; em 2010 foi vencedor do concurso de fado amador de Vila Real de Santo António
Luís Manhita é natural de Faro e iniciou a sua vida musical a cantar em coros na igreja. Tem formação como actor, e colaborou com a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, com a Associação de Pesquisa Teatral – A Gaveta e com a Companhia de Teatro das Beiras.

Links multimédia
Abril, semi-final
http://www.youtube.com/watch?v=oSb26tcN2bs

Maio, final
http://www.youtube.com/watch?v=-KPGodNGo7M

Prefácio do CD (autoria de Elisabete Martins)
“Sempre acreditei que é na Procura que nos encontramos, que abrimos portas a um mundo novo, que com vontade e perseverança se chega a todo lado.
Neste seu primeiro trabalho, que começa como se estivéssemos numa noite de fado, encontramos um Luís Manhita sem medo de percorrer o Túnel da Saudade. Que nos mostra que Fado mora em Lisboa, mas que também tem casa nestas terras ao Sul. Que para Ser Fadista há que deixar a alma seguir o bater do Perfeito Coração e deixar-se ir no trinar de uma guitarra.
A sua voz nesta Procura leva-nos ao encontro de caminhos da nossa alma (nossa e dele próprio), do nosso sentir. É uma Procura partilhada em que não é apenas Mais um Fado no Fado.
É um Fado que é destino, é caminho que se percorre, é sonho que se quer, é dor esperançada, é não ter para onde ir e mesmo assim seguir, é ter nos olhos o cansaço de um amor e voar para abraçar um novo tempo. É transformar a Procura em Encontro e voar mais alto e cantar até que a voz lhe doa…”