segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Miguel Freitas preocupado com possibilidade de encerramento de extensões de saúde na região

O líder do PS e Deputado à Assembleia da República, Miguel Freitas, manifestou a sua preocupação perante o eventual encerramento de Extensões de Saúde na região, durante uma visita que efetuou ao Agrupamento de Centros de Saúde da zona central do Algarve e depois de ter reunido com a nova direção da Administração Regional de Saúde (ARS) no intuito de apurar o "impacto dos cortes orçamentais na qualidade do ato médico e dos serviços de saúde a nivel regional".
"A nossa grande preocupação são os doentes e, neste momento, a questão prioritária consiste na necessidade de garantir o acesso aos serviços de saúde às pessoas que correm o risco de ficar privadas de assistência médica nas freguesias onde residem”, sublinhou Miguel Freitas, para reconhecer que a ARS de Faro garantiu que não há decisões tomadas e caso se concretizem alguns encerramentos “vão ser criadas alternativas para as pessoas”. “Para nós esta é uma matéria séria, que merece muito trabalho e um forte consenso regional, particularmente com os autarcas, pois em causa estão populações idosas, que ficarão completamente desamparadas se forem encerrados estes serviços em locais onde nem farmácia existe”, observou Miguel Freitas.
Outra matéria também abordada nestas reuniões teve a ver com a situação dos profissionais de saúde, nomeadamente, os médicos e enfermeiros com contrato a termo, tendo sido assegurado pela ARS que “não haverá despedimentos e serão renovados todos os contratos considerados necessários para garantir o normal funcionamento dos serviços”. “Neste momento há cerca de 145 mil pessoas sem médico de família na região e uma parte dos clínicos que operam no Algarve estão com contrato a termo, o que constitui uma forte preocupação para nós, mas foi-nos garantido que estes contratos irão manter-se, possibilitando assim assegurar a resposta atual nesta área”, referiu o Parlamentar socialista. Miguel Freitas revelou, também, que “as Unidades de Saúde Familiar (USF) têm representado uma resposta muito interessante na região, pois permitiram integrar 15 mil cidadãos que não tinham médico de família, pelo que é importante que continuem a ser uma prioridade regional”. “Acima de tudo é necessário garantir um bom serviço de saúde na região e por isso esperamos que os cortes orçamentais não sejam cortes cegos, que não ponham em causa o ato médico, tanto ao nível dos clínicos como dos enfermeiros e restante pessoal técnico de saúde”, referiu Miguel Freitas.

30º Aniversário da Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa

No próximo sábado, dia 12 de Novembro, pelas 19:30, no Quartel Militar (Atalaia), em Tavira, irá realizar-se o Jantar de Comemoração do 30º Aniversário da Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa.
Este jantar contará com a presença de 400 pessoas, entre elas funcionários/colaboradores, deputados, vários presidentes - da ARS, Segurança Social, Câmaras Municipais, da Sede da Cruz Vermelha Portuguesa, de Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa, de Juntas de Freguesia, comandantes de órgãos de segurança, vereadores, directores de instituições e empresas, entre outras individualidades. O evento contará com 3 espectáculos, nomeadamente a fadista Aurora Gonçalves, o contador de histórias e humorista Serafim e o grupo de musica popular "Segue em Frente".

SOL E MAR, GOLFE E MI SÃO PRODUTOS PRIORITÁRIOS

Algarve define estratégica promocional para 2012 O Turismo do Algarve e o Turismo de Portugal já acertaram a estratégia para os produtos e mercados da agência regional de promoção turística do Algarve para 2012. O Sol e Mar, o Golfe e o MI mantêm-se na lista de prioridades para o destino.
No próximo ano, o Sol e Mar, o Golfe e o MI continuarão na lista dos produtos turísticos prioritários para o Algarve. O Turismo Residencial – produto de aposta para o sector no programa do Governo –, Náutico, de Natureza e de Saúde serão promovidos como produtos turísticos em desenvolvimento.
O plano promocional da marca «Algarve» para o próximo ano definirá ainda como mercados prioritários o Reino Unido, principal emissor para a região, Alemanha, Benelux, Escandinávia, Espanha, França, Irlanda, Polónia e Rússia. A Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA) e a Associação Turismo do Algarve (ATA) obtêm assim o reconhecimento oficial pela aposta recente no desenvolvimento de produtos complementares à oferta tradicionalmente associada ao destino.

Grupo Coral de Portimão assinala 26º Aniversário

O Grupo de Fado “Ecos de Coimbra” e o Grupo “Entretenga” de Albufeira são os convidados especiais da festa do 26º aniversário do Grupo Coral de Portimão que irá decorrer no Auditório do Museu de Portimão no próximo sábado, 12 de Novembro, entre as 15h00 e as 17h00.
Fundado em 14 de Novembro de 1995, o Grupo Coral de Portimão é actualmente composto por cerca de 30 elementos de ambos os sexos, entre os 40 e os 80 anos, sendo que 6 são instrumentistas (acordeão, viola, bandolim, ferrinhos, caixa e bombo). Para além da música popular portuguesa, o repertório do Grupo Coral de Portimão incluí música de temática algarvia, com letras recolhidas de livros de poetas algarvios, o que tem contribuído para a divulgação destes poetas e da cultura da região.

Especialistas estudam aumento da capacidade do Porto de Portimão

Avaliar as condições locais e formular respostas face ao incremento da actividade portuária e da capacidade e dimensões dos navios, foi o objectivo do encontro que reuniu Técnicos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) e do Porto de Portimão.
Os próximos estudos serão focalizados na acessibilidade marítima ao porto, e têm por finalidade optimizar os melhoramentos necessários, na barra, canal e bacia de manobra, para a recepção de navios de maiores dimensões. A procura crescente do destino Algarve, pelo Porto de Portimão, através dos cruzeiros internacionais e do transporte de passageiros e cargas para a Madeira e Canárias, aliada a novos itinerários e ligações marítimas em estudo, reforçam a vocação marítima da região do Algarve. Localizado estrategicamente na confluência entre o Atlântico e o Mediterrâneo, o Porto de Portimão terá este ano um crescimento de 23 por cento em termos de movimento de navios de cruzeiro, estando previstas até ao final de Novembro um total de 66 escalas.

Nova quebra nas vendas e despesa do SNS com medicamentos nas farmácias

Despesa do SNS cai 24,9 por cento em Outubro O mercado farmacêutico registou vendas de 261,1 milhões de euros no mês de Outubro, uma quebra de 13,4 por cento relativamente a Outubro de 2010, segundo os dados da hmR e do CEFAR. Esta quebra verifica-se também no consumo, menos 5,4 por cento de embalagens vendidas face ao período homólogo.
O valor de vendas no segmento dos genéricos caiu 15,3 por cento, uma quebra superior à do mercado farmacêutico. Por sua vez, os encargos do SNS com medicamentos vendidos nas farmácias em Outubro foram, segundo as estimativas do CEFAR, 102,5 milhões de euros, o que corresponde a uma quebra de 20,4 por cento face ao período homólogo. Todavia, esta despesa corrigida dos efeitos do aumento do IVA nos medicamentos e da transferência de receituário de outros subsistemas de saúde para o SNS é de menos 24,9 por cento.
No acumulado de Janeiro a Outubro 2011, o CEFAR estima uma quebra na despesa do SNS com medicamentos vendidos nas farmácias de 25,8 por cento, face ao período homólogo, devido às reduções de preços e alterações nas comparticipações introduzidas em Outubro de 2010 e, mais recentemente, à quebra no próprio consumo (igualmente corrigida dos efeitos do aumento do IVA nos medicamentos e da transferência de receituário de outros subsistemas de saúde para o SNS). Os valores finais da despesa do SNS de Outubro serão ajustados após encerramento do receituário de Outubro, processo que ainda não está concluído. Ao invés, a despesa do SNS com medicamentos nos hospitais entre Janeiro e Setembro de 2011, segundo os Relatórios CHNM do INFARMED disponíveis, regista um crescimento de 2,7 por cento. Fontes: hmR – dados do mercado farmacêutico (medicamentos e produtos do Protocolo Diabetes) CEFAR – análise da despesa em ambulatório do SNS com medicamentos e produtos do Protocolo Diabetes INFARMED – análise da despesa hospitalar do SNS com medicamentos A Health Market Research (hmR) é uma empresa do Grupo ANF, criada em 2009 e especializada em estudos de mercado e consultadoria para a indústria farmacêutica e sector da saúde em geral em Portugal.

Faro recebeu Congresso Oncologia Integrativa

A Associação Oncológica do Algarve (AOA) realizou nos dias 3, 4 e 5 de Novembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro, o Congresso de Oncologia Integrativa. Este evento, pioneiro a nível nacional, reuniu mais de 150 congressistas e oradores convidados, oriundos de todo o país, desde especialistas da medicina convencional e das terapias complementares, a estudantes, doentes e público em geral.
Ao longo dos três dias, foi possível partilhar informação, debater conceitos e trocar ideias, num clima de abertura e partilha, que a todos beneficiou. As comunicações apresentaram um elevado conteúdo científico, mostrando o que de melhor se faz no Algarve e no país, quer na área da oncologia convencional, quer na área das terapias complementares.
Ao nível das conclusões a retirar do Congresso, a Organização gostaria de salientar algumas das mais significativas, entre as quais: (1) os especialistas da medicina convencional estão abertos aos possíveis contributos das terapias complementares, mas admitem não ter ainda muito conhecimento sobre os seus possíveis benefícios e mecanismos de acção; (2) as terapias complementares necessitam de maior regulamentação e de uma organização credível que as represente junto de Organismos e Instituições oficiais; (3) apesar das terapias complementares apresentarem resultados clínicos positivos, é necessário aumentar a investigação científica nesta área e disponibilizá-la a profissionais de saúde, doentes e público em geral; (4) os doentes estão cada vez mais informados e recorrem frequentemente a estas terapias porque permitem aumentar a qualidade de vida e reduzir os efeitos secundários dos tratamentos convencionais; (5) os doentes gostariam de ver uma maior integração destas duas áreas; (6) a introdução de algumas das terapias complementares permitiria reduzir custos em oncologia (diminuição do número de consultas; número de dias de internamento, consumo de fármacos e absentismo laboral por baixa médica).

10.º Seminário de Gestão Pública Municipal em Faro

De 7 a 11 de Novembro Faro recebe o 10.º Seminário Binacional de Gestão Pública Municipal – Faro 2011, organizado pelo Instituto Ambiental BIOSFERA e Tordesilhas Participações e Eventos com o apoio da Câmara Municipal.
Este encontro conta com a presença de entidades brasileiras desde prefeitos, a secretários municipais e estaduais, parlamentares e outras autoridades daquele país, numa comitiva de 31 elementos.
O Seminário FARO 2011 tem como objetivo apresentar às autoridades governamentais brasileiras (especialmente prefeitos, secretários municipais e estaduais e parlamentares) os avanços alcançados pela moderna gestão pública do Município de Faro. A gestão pública do Município é reconhecida pelo esforço evidente em alcançar alta qualidade de vida dos seus munícipes, pelo que serão apresentados os eixos estratégicos que a autarquia segue para alcançar os seus objetivos nas diversas áreas onde atua. Durante cinco dias a delegação brasileira tem oportunidades de cumprir uma intensa programação de atividades, incluindo conferências, mesas redondas, visitas técnicas e visitas culturais em Faro, conforme programa em anexo. Será dado em especial enfoque às áreas da administração pública municipal, planeamento, meio ambiente, paisagismo, educação, cultura, saúde, desporto, transporte, bem-estar social, turismo, urbanismo, habitação, segurança pública, património histórico/cultural, tecnologia da informação e responsabilidade social das empresas no âmbito dos municípios.

ALBUFEIRA CIDADE VÍNICA E GASTRONÓMICA 2011

Ao reunir em Albufeira mais de 600 participantes de 10 países diferentes, o IX Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas tornou-se no maior de sempre. As cerca de 80 Confrarias presentes sublinharam o sucesso desta edição que levou a organização a atribuir a Albufeira a menção de “Cidade Vínica e Gastronómica 2011”
Albufeira foi distinguida como “Cidade Vínica e Gastronómica 2011”, no decurso do IX Congresso Europeu de Confrarias Enogastronómicas - “ A Rota das Especiarias - a importância na gastronomia tradicional europeia- e os Vinhos da Europa”, evento que decorreu de 4 a 6 de novembro.
A mesa foi posta para mais de 600 confrades oriundos de 10 países, num dos maiores e mais importantes eventos gastronómicos a nível europeu, permitindo assim a promoção do concelho enquanto destino turístico e a criação de negócio para os agentes locais.
No primeiro dia do evento, os confrades, puderam visitar e provar variados vinhos produzidos na Adega do Cantor Cliff Richard na freguesia da Guia. No dia seguinte, discutiu-se a importância da gastronomia tradicional europeia e foram nomeados os novos Embaixadores da CEUCO e entregues os PREMIOS AURUM 2011 “Europa Excellence Enogastronomic”. No último dia do Congresso, destaque para o desfile das Confrarias pelas ruas da Zona Antiga da cidade, desde a Igreja Matriz até ao Auditório Municipal.
Um momento importante deste Congresso foi a entrega dos prémios AURUM 2011, Europa - Excellence - Enogastronomic, estando Portugal candidato nas categorias, European Media, Traditional European Artisan Food (Confraria dos Ovos Moles de Aveiro), Traditional European Industry, European Restaurant e Aurum of Honor 2011.
O CEUCO, criado no ano de 2005, é uma organização europeia sem fins lucrativos, cuja finalidade é a promoção e a defesa dos produtos agroalimentares e a gastronomia de qualidade, de forma a evitar o desaparecimento de tradições em torno da cultura dos nossos vinhos e da gastronomia.
Para o presidente do Município de Albufeira, “a gastronomia representa um fator importante na escolha do destino turístico. Ao apostarmos na divulgação dos nossos produtos, atraindo diversos mercados para o Algarve em meses com menor afluência turística, procuramos dar visibilidade ao concelho e à região”.
Para além do apoio do Município de Albufeira, o Congresso Enogastronómico contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

LOULÉ SEGUE EM FRENTE NA TAÇA DE PORTUGAL

Foi no passado dia 5 de novembro que a equipa Sénior do RCL deslocou-se à “Cidade Berço” para disputar a 1ª eliminatória da Taça de Portugal. A equipa louletana entrou muito bem no jogo, pressionando o seu adversário, não conseguindo no entanto transformar o domínio em pontos.
A equipa da casa conseguiu pontuar através da transformação de uma penalidade nas poucas vezes que esteve no meio campo adversário. O RCL continou a pressionar e a falhar algumas oportunidades que normalmente não acontece, conseguindo pontuar através de uma penalidade, chegando ao intervalo com o resultado em 3 igual. Ao intervalo a equipa técnica refrescou o pack avançado conseguindo impor mais velocidade ao jogo, após 15 minutos do reinício do jogo a equipa visitante consegue pontuar através de uma ensaio após a conquista de uma formação ordenada. Após este ensaio, o RCL conseguiu marcar mais dois ensaios através de excelentes jogadas, chegando a realizar-se mais de 10 fases de jogo. É já no cair do pano que a equipa da casa marca o seu ensaio de honra, quando a equipa louletana já jogava com 13 jogadores após 2 expulsões muito duvidosas, colocando o resultado final em 10-22. Pelo RCL alinhanharam os seguintes jogadores: Teófilo Gouveia, Miguel Peres, Setphen Hodgson, Élio Pintassilgo, Bruno Valentim, Ricardo Narciso (5), Hugo Rodrigues, Alexandre Alvarez, Luís Gomes (5), Daniel Oliveira (2), Hugo Cabral, André Coelho (3), Nixon Gomes (2), Tiago Sousa e Filipe Otão (5), jogaram ainda: Nicanor Carneiro, André Palma, Julian Madeira, Marcelo Farinha, Gil Van Gelder, David Moura, Tiago Conceição e Paulo Elias, sob orientação dos treinadores André Gomes, Rui Mendonça, Nuno Otão e João Matos Lima.

VALE: ESPETÁCULO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA NO CINE-TEATRO LOULETANO

Nos dias 19 (21h30) e 20 (16h00) de Novembro que o Cine-Teatro Louletano recebe a criação artística Vale, que nasce no âmbito projeto “Movimenta-te – Trajetórias de Programação Cultural em Rede”. Trata-se de um espetáculo de dança contemporânea que reúne 8 bailarinos, 6 músicos e um grupo de aproximadamente 40 pessoas, de todas as idades, num mesmo palco.
“Vale fala do sul, do sul da Europa. Fala da relação do homem com a terra, uma terra que é feita de mar e rio. Quando o rio decide comandar como um oceano, ele transborda e invade a terra com a força de um touro. Vale fala do trabalho, fala de homens e de mulheres e do abismo que a energia dessa relação contém. Fala da festa como a mais antiga das celebrações. Fala do jogo que, na arena, põe na senda da morte escravos e animais. Vale é uma experiência de imagens em movimento que toca a pele do espetador. Imagens que levantam da terra o que há de cavalo no homem, o que de animal poderá esconder-se na atividade da alma. Num cenário nu mas vivo, sonoro e humano, encontramos um espetáculo em que a música ao vivo arrebata tanto a força quase bruta da multidão, como a doçura do gesto mais pequeno. Um trabalho também sobre o prazer e a vertigem de se estar em conjunto. Movimentos do código da dança encontram-se com gestos e ações de um quotidiano que vem da terra. O coro de movimento, que é trabalhando nesta peça por pessoas sem experiência performativa, interpela os bailarinos e evoca o que de universal e extraordinário existe na comunicação não verbal: o valor sensual, telúrico e afetivo dos corpos que, ao escrever no espaço e em conjunto movimentos de uma simplicidade desconcertante, se abrem a uma possível e profunda leitura sobre a condição humana e a condição dos tempos que vivemos.» (Madalena Victorino, coreógrafa). Este espetáculo é uma criação de Madalena Victorino, com música de Carlos Bica, e que recebeu o Prémio Autores SPA 2010 para melhor coreografia. O preço das entradas é de 5 euros.

VISITA PASTORAL ÀS PARÓQUIAS DA CIDADE DE FARO

De 13 de Novembro a 4 de Dezembro, o Bispo do Algarve irá realizar uma visita pastoral às Paróquias de São Luís, São Pedro, Nossa Senhora da Assunção (Sé) e Nossa Senhora de Fátima do Montenegro.
Durante três semanas, D. Manuel Neto Quintas irá contatar com todos os católicos da cidade episcopal, visitar os doentes e com eles celebrar o Sacramento da Santa Unção, visitar o estabelecimento prisional de Faro e várias instituições de solidariedade social como a Casa de Santa Isabel, a Casa dos Rapazes, a Santa Casa da Misericórdia, o infantário da Ordem do Carmo, a Casa de Proteção à Rapariga, a Casa de Santa Zita, o ATL da Paróquia de São Luís, o Infantário e o Refeitório social da Cáritas em Faro e ainda o Colégio do Alto.
Além disso, o Bispo diocesano manterá reuniões de trabalho com os Conselhos Económicos Paroquiais, com todos os agentes pastorais farenses, nomeadamente os catequistas, os animadores liturgicos e os servidores da solidariedade social. O Bispo do Algarve, além de visitar e celebrar a Eucaristia em todas as Igrejas paroquiais deslocar-se-á igualmente às comunidades cristãs periféricas como o Patacão, Areal Gordo, Gambelas, Santo António do Alto e Bom João e ainda às Ordens Terceiras de São Francisco e Carmo. Reunirá com os jovens, os escuteiros e os universitários, as famílias e as crianças das catequeses paroquiais e com todos os Movimentos Apostólicos da cidade. A visita pastoral do Bispo do Algarve às Paróquias de Faro concluirá com uma Eucarístia interparoquial seguida de um convívio entre as comunidades paroquiais da cidade, que terá lugar nos amplos espaços da Igreja de São Luís pelas 11 horas do Domingo 4 de Dezembro.