segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ALBUFEIRA CIDADE VÍNICA E GASTRONÓMICA 2011

Ao reunir em Albufeira mais de 600 participantes de 10 países diferentes, o IX Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas tornou-se no maior de sempre. As cerca de 80 Confrarias presentes sublinharam o sucesso desta edição que levou a organização a atribuir a Albufeira a menção de “Cidade Vínica e Gastronómica 2011”
Albufeira foi distinguida como “Cidade Vínica e Gastronómica 2011”, no decurso do IX Congresso Europeu de Confrarias Enogastronómicas - “ A Rota das Especiarias - a importância na gastronomia tradicional europeia- e os Vinhos da Europa”, evento que decorreu de 4 a 6 de novembro.
A mesa foi posta para mais de 600 confrades oriundos de 10 países, num dos maiores e mais importantes eventos gastronómicos a nível europeu, permitindo assim a promoção do concelho enquanto destino turístico e a criação de negócio para os agentes locais.
No primeiro dia do evento, os confrades, puderam visitar e provar variados vinhos produzidos na Adega do Cantor Cliff Richard na freguesia da Guia. No dia seguinte, discutiu-se a importância da gastronomia tradicional europeia e foram nomeados os novos Embaixadores da CEUCO e entregues os PREMIOS AURUM 2011 “Europa Excellence Enogastronomic”. No último dia do Congresso, destaque para o desfile das Confrarias pelas ruas da Zona Antiga da cidade, desde a Igreja Matriz até ao Auditório Municipal.
Um momento importante deste Congresso foi a entrega dos prémios AURUM 2011, Europa - Excellence - Enogastronomic, estando Portugal candidato nas categorias, European Media, Traditional European Artisan Food (Confraria dos Ovos Moles de Aveiro), Traditional European Industry, European Restaurant e Aurum of Honor 2011.
O CEUCO, criado no ano de 2005, é uma organização europeia sem fins lucrativos, cuja finalidade é a promoção e a defesa dos produtos agroalimentares e a gastronomia de qualidade, de forma a evitar o desaparecimento de tradições em torno da cultura dos nossos vinhos e da gastronomia.
Para o presidente do Município de Albufeira, “a gastronomia representa um fator importante na escolha do destino turístico. Ao apostarmos na divulgação dos nossos produtos, atraindo diversos mercados para o Algarve em meses com menor afluência turística, procuramos dar visibilidade ao concelho e à região”.
Para além do apoio do Município de Albufeira, o Congresso Enogastronómico contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.