sexta-feira, 29 de outubro de 2010

BENAFIM HOMENAGEOU BENFEITORA COM RECRIAÇÃO DE PÁTIO TRADICIONAL



Antónia do Carmo Provisório da Silva Campos, benfeitora do Concelho de Loulé, em particular da freguesia de Benafim, foi homenageada no passado sábado pela Câmara Municipal de Loulé, através da inauguração de um espaço público nesta terra.
O “Pátio da Dona Antónia” é o nome desta zona de lazer e convívio para a população e que pretende recriar os antigos pátios algarvios, onde as pessoas se juntavam no fim das tardes de Verão para momentos de convívio, ou onde se secavam os figos.
Durante a cerimónia, o presidente da Autarquia, Seruca Emídio, relembrou a homenageada “pelo seu testemunho físico e emotivo que deixou na população do Concelho de Loulé, pela sua sensibilidade para com o mundo rural, para com o país agrícola, numa tentativa permanente de uma dinâmica de desenvolvimento harmonioso do interior do Concelho, mas também pelo seu testemunho pelo bem que fez, com a ajuda aos mais necessitados, com a possibilidade que teve de proporcionar a concretização de sonhos das populações”.
Estas palavras foram reforçadas pelo deputado Mendes Bota, antigo presidente da Câmara de Loulé, que relembrou o papel decisivo de Dona Antónia para que Benafim se tivesse tornado freguesia. “Sem ela não era possível termos tido a freguesia de Benafim. Havia condições de infra-estruturas que eram necessárias, que eram obrigatórias, para que na Assembleia da República fosse aprovada a freguesia e a Dona Antónia tornou isso realidade”.
Mas a sua acção não se limitou só a Benafim. Na cidade de Loulé, nos anos 40, esta benfeitora doou ao Município de Loulé vários terrenos – a chamada Quinta do Pombal – onde foram construídas, entre outras infra-estruturas, a Casa da Primeira e Infância, as Piscinas Municipais e o Parque Municipal. Na sua terra cedeu terrenos para a construção do cemitério, campo de futebol e sede do clube local, como recordou o presidente da Junta, Fernando Vargues.
Para além do cunho em termos de desenvolvimento, os oradores lembraram também o lado humano desta mulher que ajudou os pobres nos momentos difíceis. “Passou por três guerras, duas mundiais e uma colonial, assistiu a muitos períodos de fome e sofrimento por parte da população, mas foi verdadeiramente uma benemérita que deu o que tinha e que era dela própria”, frisou Mendes Bota.
“É nos dias que correm, num mundo cada vez mais individualista, um exemplo que devemos realçar. É importante que possamos passar para as gerações mais novas o seu exemplo e o seu testemunho”, salientou o autarca Seruca Emídio.

Uma vida dedicada ao mundo rural

Nascida em 1907, na freguesia de Alvor, Antónia do Carmo Provisório da Silva Campos veio para a Quinta do Freixo – considerada a maior exploração agrícola do Algarve – que tinha sido adquirida pelo seu pai, na década de 20, com vinte e poucos anos, e iria dirigir esta exploração durante muitos anos. Aliás, ainda hoje a Quinta do Freixo está a cargo da sua família.
Dona Antónia foi uma pessoa dedicada à sua terra e esteve sempre à disposição de toda a população. A sua percepção do Mundo Rural e do País Agrícola esteve sempre presente na sua acção em defesa do campo e na criação de dinâmicas de desenvolvimento harmonioso do interior. Abriu vias de esperança e contribui para a concretização de muitos sonhos das populações locais.
Durante a sua vida procurou fazer todo o bem que estava ao seu alcance. Desde o período do Estado novo até aos dias de hoje deu emprego e meios de subsistência a muitas pessoas da freguesia de Benafim e freguesias vizinhas, sendo sempre uma pessoa ligada à beneficência e que gostava de ajudar toda a gente. Protegia crianças abandonadas e ajudava também os missionários.
Contribuiu bastante para o desenvolvimento das freguesias de Benafim e de Alte, mas também se preocupou com a expansão urbana da sede do Concelho.Em 2007, um ano após o seu falecimento, aos 99 anos de idade, foi homenageada com a Medalha de Mérito Municipal.

III CORTA-MATO CIDADE DE QUARTEIRA


No próximo domingo, 31 de Outubro, a partir das 10h00, tem lugar o III Corta-Mato Cidade de Quarteira, uma iniciativa do Centro Desportivo de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia local.
Nesta competição, que irá realizar-se nos terrenos à volta das bombas da BP (Avenida de Ceuta – Rua da Pernada), poderão participar atletas federados e não federados. Haverá provas para todos os escalões etários: Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 29 de Outubro, na sede do clube ou através do e-mail cdquarteira@gmail.com. Mais informações em www.cdq.co.pt ou através dos telefones 96 40 33 261 ou 289 108 443.

Associação Recreativa e Cultural de Músicos de Faro com Várias Iniciatívas



"DR. ESTRANHO AMOR" - 2 de Novembro - 21h30,na Associação Recreativa e Cultural de Músicos, junto à CP - Faro. Após a projecção decorrerá o encontro de preparação da Manifestação de 20 de Novembro, para o qual estão convocadas as organizações integrantes da Campanha "Paz sim! Nato não!" e que é naturalmente aberto à participação de todos os interessados, nomeadamente a outras associações que se queiram juntar a esta iniciativa.
Esta iniciativa está inserida na CAMPANHA EM DEFESA DA PAZ E CONTRA A CIMEIRA DA NATO EM PORTUGAL "Paz sim! NATO não!"
www.pazsimnatonao.org - info@arcmusicos.org

Olhão: Homenagem a Eduardo Conceição Pires


O Município de Olhão e a Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO) vão homenagear, no dia 13 de Novembro, Eduardo Conceição Pires. O ilustre olhanense foi o primeiro presidente da Assembleia Municipal de Olhão e da Assembleia-Geral da ACASO.
Do programa da homenagem constam, às 15h30, o descerramento de uma placa toponímica numa rua da cidade de Olhão (ver mapa abaixo) e às 16h00 uma sessão solene no Auditório da Biblioteca Municipal.
Natural da Freguesia de Olhão, onde nasceu em 8 de Dezembro de 1934, Eduardo Conceição Pires sempre viveu na sua terra natal. Casou com Júlia Tavares Sobral Arcanjo, professora do ensino primário, já falecida. Do matrimónio nasceram uma filha e um filho. Tem cinco netos. Frequentou, em Faro, a antiga Escola Tomás Cabreira, onde concluiu o curso comercial.
Desde muito novo, mal atingiu a maioridade, iniciou a actividade comercial no estabelecimento do pai, situado na Baixa do Comércio de Olhão (Rua Teófilo Braga). Primeiro, a colaborar com o pai no comércio a retalho e, depois, assumindo a gerência, foi pioneiro em Olhão no pronto-a-vestir.
Durante 45 anos manteve a sua actividade comercial até 1999, data em que se reformou.
O seu trato afável e generoso, a sua honestidade, humildade e carácter granjearam-lhe estima, prestígio e consideração dos que com ele conviviam, mostrando sempre solidariedade e espírito de ajuda, quer no exercício profissional, quer no sentido de ser útil à sua terra e aos seus conterrâneos, que o levaram a ter uma participação cívica muito activa, tanto em colectividades ou instituições de que foi dirigente ou atleta. Foi com esse espírito de servir a causa pública que, certamente, aceitou o convite para se candidatar a Presidente da Assembleia Municipal de Olhão nas primeiras eleições autárquicas pós-25 de Abril, em 1976, tendo sido eleito e exercido o mandato de Janeiro de 1977 a Dezembro de 1979, com isenção e competência, por todos reconhecida.
Foi, portanto, o primeiro Presidente da Assembleia Municipal de Olhão. Nunca se filiou em qualquer partido político. Foi também o primeiro Presidente da Assembleia-Geral da ACASO, cargo para o qual foi eleito várias vezes.
Desde muito jovem teve uma acção muito diversificada na vida social e desportiva da sua terra, como a seguir se pode exemplificar, discriminando-se as inúmeras entidades, clubes e colectividades de que foi dirigente ou atleta, para além dos cargos já referidos na Assembleia Municipal e na ACASO:
Direcção do Grupo Naval de Olhão, dos extintos Clube de Amadores de Pesca de Olhão e Clube Recreativo Olhanense (Grémio); Presidente do Conselho Fiscal da Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) e da Sociedade Recreativa Progresso Olhanense; Secretário da Mesa da Assembleia-Geral do Clube de Caçadores Portugueses, Delegação de Olhão; jogador de futebol júnior do Sporting Clube Olhanense; jogador de basquetebol do Ginásio Clube Olhanense e do Clube Desportivo “Os Olhanenses”; pertenceu aos Escuteiros de Portugal – grupo n.º 6.

EXECUTIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE LOULÉ APOIA (RE)CANDIDATURA DE CAVACO SILVA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


No seguimento do anúncio da recandidatura de Cavaco Silva à Presidência da República, que teve lugar na passada terça-feira, 26 de Outubro, numa cerimónia que decorreu no Centro Cultural de Belém, os responsáveis da Autarquia de Loulé anunciaram o seu apoio incondicional a um novo mandato deste louletano no mais alto cargo da Nação.
De acordo com o executivo liderado por Seruca Emídio, este apoio prende-se, em primeiro lugar, com a forma séria, equilibrada, imparcial, justa e ponderada com que Cavaco Silva exerceu o cargo ao longo destes quatro anos, numa altura em que o País atravessa uma das maiores crises socioeconómicas de sempre.
O edil louletano realça o papel moderador e cooperante que o Chefe de Estado tem tido e que tem sido crucial perante a instabilidade política, evitando que as consequências sejam ainda mais nefastas para a vida dos portugueses.
A preocupação permanente com os mais necessitados e o alerta constante para com a área social que fez nos seus ‘Roteiros’, também não passam despercebidos aos olhos de Seruca Emídio e dos seus pares que elogiam a forma como tem conseguido sensibilizar os vários quadrantes políticos para os problemas dos mais desfavorecidos, apoiando ele próprio, de forma directa, várias causas sociais.
Por outro lado, o autarca sublinha o facto de Cavaco Silva ser um filho de Loulé que nunca esqueceu a sua Terra e que, por diversas vezes, tem estado presente em momentos importantes da vida do Município como foi o caso da inauguração do Arquivo Municipal de Loulé e da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença, ou a sua presença na inauguração da Exposição “Anibal Cavaco Silva – exposição biográfica de um Presidente nascido em Loulé”, no âmbito das comemorações do Centenário da República.
Por último, os responsáveis do Município algarvio enaltecem o currículo, a experiência e o percurso político do actual Presidente da República e o seu papel no desenvolvimento do país, nomeadamente quando ocupou os cargos de Ministro das Finanças e de Primeiro-Ministro, num dos períodos de maior crescimento económico de Portugal.

Benefícios sociais: Cortes nos abonos de família já foram publicados em DR


Já foram publicados em Diário da República (DR), os novos montantes do abono de família. Nesta publicação já não consta a majoração de 25 por cento que estava a ser dada ao primeiro e segundo escalões.
Já saíram em Diário da República, os novos montantes do abono de família, sem a majoração de 25 por cento, que estava a ser dada ao primeiro e segundo escalões. A partir de agora, as crianças, com mais de um ano, nas famílias mais carenciadas, o abono passa a ser de 35,19 euros, face aos anteriores 43,68 euros.
De acordo com este diploma, a partir de Novembro, quem ganha menos de 4.900 euros por ano pode contar com 140 euros, se a criança tiver menos de um ano, e 35 euros a partir desta idade.
No segundo escalão de rendimentos, até 7.400 euros anuais, as crianças até um ano têm direito a cerca de 116 euros por mês, a partir desta idade passa a 29 euros. No terceiro escalão, para rendimentos entre 7.400 euros e cerca de 18.400, mantêm-se os valores do abono de família. Também sem alterações ficam o subsídio de funeral, subsídio por deficiência, subsídio mensal vitalício e subsídio por assistência a terceira pessoa.
As alterações ao abono de família afectam cerca de 1,4 milhões de beneficiários e surgem no âmbito das novas medidas de austeridade do Governo.

Portimão festeja o São Martinho


Na próxima sexta-feira, 5 de Novembro, o Parque de Feiras e Exposições de Portimão abre, mais uma vez, as portas à Feira de São Martinho, o mais antigo evento popular que se realiza em Portimão.
Até 14 de Novembro, Portimão cumpre a tradição e festeja o São Martinho com a tradicional feira que remonta a 1662 e que vai animar a cidade durante dez dias. Como novidades, referência para a área expositiva no interior do Portimão Arena e também para o facto de, no dia 9, o bilhete para os carrosséis custar apenas 1 €.
Neste que é um dos pólos incontornáveis de animação outonal, o visitante poderá também encontrar os tradicionais expositores de produtos agro-alimentares, louça, plásticos, brinquedos, bijuteria, calçado, entre outras. Ao ar livre esta ainda disponível um espaço de animação, com tômbolas, jogos, pistas de carrinhos de choque e outros equipamentos que prometem fazer as delícias de crianças e adultos.
Não irão ainda faltar as tradicionais castanhas assadas, as farturas, as pipocas, os cachorros quentes, o pão com chouriço e outros petiscos tentadores nos bares e tasquinhas existentes no recinto.
De referir que se encontra em funcionamento a entrada sul do parque, cujo acesso é feito pela zona ribeirinha de Portimão, junto à ponte ferroviária, numa área onde existem vários parques de estacionamento. Outra das formas de chegar à Feira de São Martinho é através da Linha 5 do Vai e Vem, através da ligação entre o Largo do Dique e o Parque de Feiras (em funcionamento entre as 7h00 e as 20h00).
A Feira de São Martinho, poderá ser visitada todos os dias das 10h00 às 24h00, com excepção do primeiro dia em que abre às 16h00, do último em que encerra às 23h00, e às sextas e sábados que encerra à 01h00.

São Martinho no Mercado Municipal de Portimão

O São Martinho também vai ser assinalado no Mercado Municipal de Portimão com um conjunto de actividades entre 8 e 13 de Novembro.
Entre os dias 11 e 13 será promovida uma Mostra de Vinhos, uma acção que vai contar com a participação dos produtores locais – Adega da Quinta do Morgado, Herdade dos Pimentéis e Sociedade Agrícola Quinta da Penina.
No dia de São Martinho (11 de Novembro) haverá uma degustação de castanhas que, entre os dias 9 e 12, serão vendidas a um preço especial.

MENDES BOTA CRIA GABINETE DE ATENDIMENTO AOS ELEITORES


O deputado Mendes Bota, irá disponibilizar já a partir do próximo dia 6 de Novembro de 2010 um período de atendimento de eleitores, dando oportunidade a quem deseje contactar com este parlamentar de forma directa para expor assuntos que se enquadram na esfera de actividades e de competências fiscalizadoras e legislativas da Assembleia da República.
Este tipo de diálogo, permite alertar para situações de deficiente funcionamento de organismos da administração pública, não aplicação das leis da República, burocracias desnecessárias, injustiças ou discriminações cometidas pelos poderes políticos e administrativos sobre os cidadãos, empresas ou instituições, bem como denúncia de práticas corruptivas.
Mendes Bota não pretende, de forma alguma, substituir-se aos órgãos executivos, mas sim exercer as competências fiscalizadoras que a Constituição comete à Assembleia da República. E, simultaneamente, dar corpo ao princípio da proximidade entre eleitos e eleitores, sempre que haja tempo e oportunidade para tal.
Estes períodos de atendimento de eleitores funcionarão aos primeiros sábados de cada mês, a partir das 11 horas da manhã, na sede do PSD em Loulé (Rua Francisco Sá Carneiro nº 1), e são abertos a todas e todos os cidadãos, independentemente da sua filiação partidária.
Esclarecimentos adicionais relacionados poderão ser obtidos através do telefone 289 462 913.