sábado, 30 de outubro de 2010

A Diocese do Algarve e os Seminários


Nota de Pastoral do Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, a propósito do Semana de oração pelos Seminários, que decorre até dia 14 de Novembro.
A celebração da Semana dos Seminários, que este ano decorre de 7 a 14 de Novembro,
constitui, anualmente, para todas as nossas comunidades um tempo marcado pela oração, pelo fortalecimento da nossa relação com o Seminário e pela incrementação da comum corresponsabilidade no despertar, chamar e acompanhar as vocações sacerdotais.
1. Tendo presente o tema proposto pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios – Seminário,comunidade dos discípulos de Cristo e irmãos no presbitério – e a recente e oportuna Carta que o Papa Bento XVI dirigiu aos seminaristas, cuja leitura recomendo a todos, queremos celebrar “este tempo” como uma oportunidade para crescermos no apreço pelo ministério ordenado, essencial para que a Igreja, através de todas as vocações e carismas com que o Espírito a enriquece, manifeste a sua unidade e fecundidade e realize com fidelidade a missão que Cristo lhe confiou.
O ministério ordenado, garantia permanente da presença sacramental de Cristo, é imprescindível na vida de uma comunidade cristã. Enquanto responsável pelo funcionamento orgânico da comunidade, o presbítero é chamado a ser o homem da comunhão, empenhado em despertar e acompanhar vocações, promover carismas e ministérios, fomentar e apoiar a formação e a integração de leigos e suas associações ou movimentos na vida eclesial, criando as condições de uma real participação e efectiva corresponsabilização de todos na missão da Igreja. O presbítero está ao serviço de todas as vocações e estas, por sua vez, pela reciprocidade da comunhão, orientam-se para o ministério ordenado.
Deste modo o cuidado com o Seminário, enquanto viveiro de vocações sacerdotais, deve tornarse dever e empenho de toda a Igreja diocesana, para garantir a formação dos futuros presbíteros e a constituição de comunidades eucarísticas como plena expressão da experiência cristã.
2. Como vem sendo habitual, vamos assinalar este tempo através do Lausperene Diocesano, com início no dia 30 de Outubro, na igreja paroquial de Monchique, e o seu termo no dia 12 de Novembro, na igreja paroquial de S. Pedro, em Faro. Porque acreditamos que a vocação ao sacerdócio é dom gratuito de Deus à Igreja, vamos unir, também este ano, todas as nossas Paróquias, nesta corrente de oração eucarística, em resposta à recomendação de Jesus aos seus discípulos - pedi ao Senhor da messe, que mande trabalhadores para a sua messe.
Exorto todos - famílias, padres, diáconos, consagrados, catequistas, movimentos… - a deter-se algum tempo na sua igreja paroquial, em adoração eucarística.
Verifico, igualmente, com agrado, a prática habitual da adoração eucarística mensal, ou mesmo semanal, ao longo do ano, em muitas paróquias com este mesmo objectivo. Registo, o prosseguimento da iniciativa promovida para o Ano Sacerdotal, em algumas
Paróquias citadinas, unidas num dia completo de adoração eucarística mensal e na
disponibilidade permanente para a celebração do sacramento de reconciliação.
Quanto mais vivo for o amor pela Eucaristia no coração do povo cristão, tanto mais crescerá em todos o amor pelo sacerdócio e pelo Seminário, participando de modo mais corresponsável na pastoral das vocações e no apoio à formação dos nossos seminaristas.
3. O Seminário só poderá realizar plenamente a sua finalidade com o apoio de toda a Igreja diocesana manifestado pelo afecto, oração, comunhão e generosidade, traduzida, também pela
ajuda material. Não está ser fácil a manutenção do edifício, ainda que realizada de modo faseado, desde há vários anos. Por outro lado, nem todos os nossos seminaristas podem assumir o encargo integral das despesas com a sua formação académica, em Évora e na Universidade Católica. Felizmente este ano temos um bom grupo: sete no curso teológico e seis no secundário e propedêutico. Damos graças a Deus por cada um deles.
A missão imprescindível do nosso Seminário merece todo o nosso apoio. Estou certo de que continuarei a encontrar em todos vós o testemunho do carinho que nutris por ele, pela sua equipa responsável e pelos nossos seminaristas e pré-seminaristas.

Manuel Neto Quintas
Bispo do Algarve

Faro: Câmara reduz 40% iluminação de Natal


A iluminação de Natal no concelho será ligada a 22 de Novembro. Este ano, em face da crise financeira que assola a autarquia bem como do quadro recessivo que se impõe ao país, tomou-se a decisão de apertar em cerca de 40% os custos desta operação relativamente ao ano anterior. Não serão gastos mais de 70.000 €.

Este montante é o estritamente necessário para celebrar condignamente a quadra e engalanar as principais artérias comerciais da cidade. As sedes das freguesias rurais terão também um apontamento simbólico alusivo à ocasião.

Mais uma vez, a exemplo de anos anteriores, será celebrado um protocolo com a ACRAL, instituição que ficará responsável pela instalação, manutenção e funcionamento da iluminação de Natal.

1030 camas para Faro - Concurso aberto


Estão abertos os concursos dos Núcleos de Desenvolvimento Turístico do concelho. As propostas deverão ser formalizadas nos próximos 90 dias. São 1030 camas para Faro.
Estão a concurso 515 camas do NDT Litoral, que compreende o perímetro territorial da freguesia do Montenegro, e mais 515 do NDT Barrocal/ Campina, que abarca as freguesias de Estói, Sta. Bárbara de Nexe e Conceição-
Os concorrentes nas suas propostas deverão promover o reforço das valências do local, a compatibilização com os valores ambientais e patrimoniais, bem como as relações com o turismo cultural da cidade e do núcleo de Estói.
Deverão também, em função da freguesia respectiva, promover diferentes produtos turísticos: na freguesia da Conceição, a relação com a Campina de Faro; em Estói, a componente cultural de Milreu e o centro histórico da aldeia; em Sta. Bárbara de Nexe, a relação com a paisagem e o quadro panorâmico existente; e na freguesia de Montenegro, a Ria Formosa, o turismo de natureza e o turismo de investigação.
A consecução dos núcleos turísticos propostos constituirá um indispensável instrumento de afirmação turística do concelho, e emerge como um vector estratégico de relançamento económico, promoção de emprego, criação de riqueza e reconversão da base económica local a um vasto horizonte de oportunidades que se avizinham.O concelho tem que se afirmar e por cobro à escassez de unidades hoteleiras aqui sediadas.
Nesta direcção, como é sabido, a Câmara visa harmonizar as assimetrias de oportunidades entre a área urbana e o espaço rural, favorecendo a implantação de unidades hoteleiras e conexas que primem pela qualidade, qualifiquem a oferta turística e originem um efeito multiplicador que se reproduza por todo o concelho.
É um passo no presente, a pensar no ordenamento territorial e nos sustentáculos estratégicos de desenvolvimento futuro que o progresso do concelho deve e vai acompanhar.
Aguardam-se, agora, as propostas de grupos empresariais que desejem concorrer apresentando projectos de investimento para as referidas zonas e que poderão consultar as peças processuais em www.cm-faro.pt ou, presencialmente, solicitar esclarecimentos aos serviços da autarquia.

CENTRO CULTURAL ANTÓNIO ALEIXO RECEBE II MOSTRA DE DOÇARIA ALGARVIA


Entre os dias 5 e 7 de Novembro, o Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, vai receber a II Mostra de Doçaria Algarvia, que poderá ser visitada sexta-feira, entre as 10h00 e as 22h00 e domingo das 10h00 às 18h00.
A II Mostra de Doçaria Algarvia, tem como objectivo a demonstração ao público da doçaria tradicional, com novas e fascinantes técnicas de pastelaria, entre elas as esculturas de chocolate, a modelagem artística em pasta de açúcar e a construção de bolos a três dimensões.
A mostra contará com mais de vinte expositores oriundos de todo o Algarve e de outros pontos do país. Alguns destes expositores realizarão trabalhos ao vivo, estando previsto, ainda, a realização de workshops de bombons e a presença da Doçaria Conventual de Portugal.
Ao longo dos três dias de exposição os alunos dos infantários, pré-escolas e 1º ciclo, das escolas das três freguesias do Concelho de Vila Real de Santo António, terão a possibilidade de interagir no dia cinco (sexta-feira) com os escultores na confecção dos bolos, podendo brincar e provar os diferentes chocolates.
Um dos momentos altos da Mostra será a exibição do Bolo “Explosão”, uma novidade a ser apresentada pela Organização aquando da inauguração do certame.
A destacar ainda a exposição de uma escultura em chocolate do “Santo António e a Mãe Ternura” da responsabilidade da empresa Fadas de Chocolate e a escultura “O Mar”, confeccionadas pela empresa Quinta do Xocolatt.
O evento é uma organização da cakedesigner Paula Costa, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Pianista Jorge Moyano interpreta Chopin e Schumann em Olhão


Chopin e Schumann são os compositores escolhidos para Jorge Moyano interpretar no dia 5 de Novembro, às 21h30, no Auditório Municipal de Olhão. "Com este programa pretende celebrar-se um duplo bi-centenário. De facto, o ano de 1810 viu nascer dois dos maiores vultos do romantismo musical – Chopin e Schumann”, refere Jorge Moyano.
O piano – instrumento então relativamente recente – passava por uma fase de profundas transformações, sendo o compositor polaco, que a ele dedicou a quase exclusividade da sua obra, um dos que mais contribuiu para o desenvolvimento de uma nova técnica pianística.
Quanto a Schumann, cujo génio criativo se espalhou por outros domínios – lied, música de câmara, música sinfónica – foi talvez ao piano que consagrou as páginas que mais intimamente reflectem as diversas facetas da sua vida.
Detentor de diversos prémios nacionais, Jorge Moyano exerce actualmente funções docentes na Escola Superior de Música de Lisboa, e mantém simultaneamente actividade como concertista. Tem participado nas temporadas de concertos da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Cultural de Belém, nos ciclos de concertos comentados pelo Maestro José Atalaya “Música em Diálogo” e em diversos festivais – Sintra, Algarve, Macau, Galiza, La Roque Anthéron, entre outros. Participou regularmente na Folle Journée em Nantes e em Tóquio e na Festa da Música em Lisboa.
Tem actuado com variadas orquestras – Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa, Nacional do Porto, Metropolitana de Lisboa, Sinfónica de Tóquio, Orquestra de Câmara da Comunidade Europeia, Ensemble Musica Viva e Virtuosi di Kuhmo etc – tendo-se ainda apresentado no estrangeiro, em países como Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Jugoslávia, Canadá, Tunísia.
Editou um CD com obras de Schumann.

Auditório de Olhão recebe dança contemporânea da Coreia do Sul


No dia 12 de Novembro, às 21h30, o público algarvio pode assistir no Auditório Municipal de Olhão a um espectáculo inigualável de Dança Contemporânea da Coreia do Sul. O evento, que inclui três performances: "no comment", "Modern Feeling" e "Promise".
Este evento que o Auditório Municipal de Olhão acolhe realiza-se no âmbito do projecto Valados, Formação e Criação Artística em Rede, organizado pela DEVIR, co-produzido por diversos municípios algarvios e co-financiado pelo PO Algarve 21/QREN. O espectáculo está integrado em Kore.A.moves - Korean Dance Tour in Europe.
Às vezes “no comment” dá-nos uma resposta ainda mais verdadeira para o real. Tal como o pulsar calmo atravessa o sangue no interior do corpo, também e a verdade luta por uma realidade.
Já “Modern Feeling”, criação apresentada e premiada em Novembro de 2008 no International Choreographer Festival de Seul, consiste numa homenagem à relação entre dois bailarinos, que trata o encontro, os conflitos, o compromisso e a indiferença de certos sentimentos na vida quotidiana entre duas pessoas. O seu ponto forte assenta na permeabilidade a outras áreas da dança. As ideias, movimento e composição desta criação caracterizam-se pela versatilidade e fisicalidade intensas, acentuadas pela força e precisão.
“Promise” é uma criação que reflecte um sorriso irónico e sincero relativamente ao senso comum, a liberdade de entendimento sobre diferentes aspectos, desconfiança e preconceito, perdão...
Uma oportunidade única, em Olhão, para vermos o que de melhor se faz na dança contemporânea a nível internacional!