domingo, 16 de outubro de 2011

ROTARY CLUBE DE TAVIRA - Distinguiu o fotojornalista Geraldo de Jesus

Aproveitando a presença do Governador do Distrito Rotário 1960, José Gomes, o Rotary Clube de Tavira, distinguiu o Fotojornalista, Geraldo de Jesus, pelos cerca de vinte e cinco anos de acompanhamento e divulgação das actividades do clube tavirense Foi o Companheiro António Milharó que apresentou o curriculum, do novo sócio, honorário, no ano Rotário 2011-12. O emblema foi colocado pelo Governador e Presidente da Direcção, respectivamente, José Gomes e Abílio Lopes.
Curriculum: Era desejo do RCTVR homenagear o nosso amigo Geraldo de Jesus há imenso tempo… Como fazê-lo? Na 1ª reunião do C D 2011/12 o Companheiro Presidente Abílio apresentou-o para sócio honorário… resultado aprovado por unanimidade. E qual era a melhor ocasião) – No dia da visita do Companheiro Governador José Coelho. Meu caro Geraldo, convido para ir às bandeiras… Eis o Manuel Geraldo Jorge de Jesus, natural de Santa Luzia. Aqui bem perto, que veio ao mundo em 5/12/1939. – Tem três filhos e duas netas: estão longe… Uns em Moçambique, outros em Coimbra.
O Geraldo sempre gostou muito de aprender e saber mais, e, em 2010 completou o 12º ano na Escola Secundária Dr. Jorge Correia. Tem ainda vários cursos de informática e estágios profissionais, sempre com bom aproveitamento. Aos 11 anos foi para Angola e por lá ficou vinte e cinco anos; foi 2º. Sargento do Quadro Permanente do Exército; Adjunto e Comandante de Sector da Organização Provincial de Voluntários e Defesa Civil de Angola. Na sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações. Falar de Angola com o Geraldo é ver o seu sorriso de orelha a orelha, mas também alguma lágrima no canto do olho. Regressado de Angola em 1975, foi colocado a 16 de Janeiro de 1976 no Posto Agrário de Tavira e posteriormente na Direcção Regional de Agricultura do Algarve, em Faro; aposentou-se em 1985 com a categoria de Chefe de Secção. Por intermédio de uns amigos inicia-se. Como hobby, na Imprensa local, colaborou 21 anos com a Rádio Gilão e foi director interino do Jornal do Sotavento e colaborador do Jornal Algarve Press.
Mas a sua grande paixão é a fotografia. Participa em concursos de fotografia a nível local tendo obtido vários primeiros prémios., Em Abril de 2009, apoiado pela Junta de Freguesia de Santiago, expõe no Mercado da Ribeira. Em Agosto do mesmo ano a convite da Junta de Freguesia de Santa Luzia faz uma exposição de fotografia, subordinada ao tema IMAGENS DA MINHA TERRA. Foi um sucesso. O Geraldo foi dirigente desportivo, árbitro de hóquei em patins e de andebol, distinguido por várias colectividades recreativas e desportivas. Foi Presidente da Assembleia-geral da Banda Musical de Tavira, de é sócio honorário. Em 1999 recebeu a medalha JORNALISTA da C. M. Tavira. Em 2004 prémio PRESTÍGIO da C. M. Tavira, em 2005 foi distinguido pela Junta de Freguesia da Conceição e em 2009, pela Junta de Freguesia de Cabanas. Mas em 24 de Junho de 2008, no dia da cidade de Tavira, foi condecorado pelo Município, com a medalha de MÉRITO MUNICIPAL – Grau Cobre. Como dador benévolo de sangue tem as medalhas de cobre e prata, são mais de quarenta dádivas. Em 2010 passou a colaborar com a Rádio Horizonte, Jornal Algarve Notícias e Postal do Algarve. O Geraldo de Jesus tem colaborado activamente com os RCTVR já vão vinte e cinco anos. Na divulgação dos nossos eventos. Contínua, como no início, jovem, simpático, prestável, amigo do seu amigo, fiel à comunicação escrita e falada e feliz por fazer fotografia, o seu passatempo preferido. Obrigado Geraldo. .

MAIS UM LAR PARA O INTERIOR DO CONCELHO DE LOULÉ

Vai ser lançada no próximo dia 22 de outubro, pelas 14h00, a primeira pedra do Lar para idosos da Associação Social para o Progresso e Bem-Estar da Freguesia de Benafim, equipamento que ficará localizado junto ao Centro Comunitário local. Trata-se de mais um dos projetos que faz parte do Programa PARES - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, e que terá capacidade para acolher 18 utentes.
O investimento total é de 727.759,70 euros, com uma comparticipação de 222.931,02 euros da parte da Autarquia e um montante igual da Segurança Social, enquanto que a Associação comparticipa com uma verba de 281.897,66 euros. O prazo de execução previsto é de dois anos. Numa freguesia do interior, caracterizada pelo envelhecimento da população, este Lar vem dar resposta a uma das necessidades mais prementes da comunidade local. Recorde-se que no Concelho de Loulé, no âmbito do PARES, foi inaugurado este ano o Lar da ASCA, em Almancil, estando neste momento em construção o Lar de Salir. Em breve serão lançados dois equipamentos sociais idênticos, um no Ameixial e outro na Tôr.

ALBUFEIRA ACOLHE PROGRAMA ‘TERÇAS TÉCNICAS’

Na próxima terça feira, a Biblioteca Lídia Jorge vai abrir as portas à primeira conferência inserida no programa nacional ‘Terças Técnicas’ realizada no Algarve. Para além de Lisboa e Porto, Albufeira foi o Município escolhido pela Ordem dos Arquitetos para acolher esta iniciativa destinada a arquitetos e profissionais afins. A frequência é gratuita.
No âmbito da iniciativa “Terças Técnicas” promovida pela Ordem dos Arquitetos, o Município de Albufeira vai acolher uma conferência centrada nos temas da “Construção Sustentável e Reabilitação de Fachadas”, e “Impermeabilização e Isolamento Térmico”. A sessão terá lugar no próximo dia 18 de outubro, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge. O ciclo mensal de conferências, desenvolvido em parceria com empresas da área, destina-se a arquitetos e profissionais afins, que pretendam adquirir informação técnica sobre produtos e materiais de construção, suas caraterísticas e aplicações. As ‘Terças Técnicas’ realizam-se em Lisboa, no Porto e, agora, em Albufeira, onde contam com o envolvimento da autarquia, através do seu Gabinete de Reabilitação Urbana (GRUA). A iniciativa visa, sobretudo, colmatar algumas lacunas ao nível da informação disponível no mercado para cada produto, sensibilizando os arquitetos para a sua melhor utilização e otimização no âmbito do projeto e da obra. A participação na conferência é gratuita e está sujeita a inscrição prévia.

ALBUFEIRA E LITUÂNIA MAIS PRÓXIMAS

O salão nobre dos Paços do Concelho acolheu, na tarde de 13 de outubro, a receção oficial do embaixador da República da Lituânia em Portugal, Algimantas Rinkunas, que se deslocou ao concelho para inaugurar o Consulado daquele país báltico no Algarve, localizado em Albufeira.
A cerimónia contou com a presença do presidente da autarquia albufeirense Desidério Silva, do recém nomeado cônsul honorário da República da Lituânia no Algarve Carlos Silva e Sousa e seus cômpares da Áustria, Canadá, Polónia, Roménia e Angola, entre outras individualidades e empresários da região.
A Carta Patente, assinada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros lituano, foi lida em público por Algimantas Rinkunas, oficializando a nomeação de Carlos Silva e Sousa como cônsul honorário da Lituânia no Algarve. “Esta é uma nomeação que aceito com grande honra e satisfação, que servirá para reforçar o elo de ligação entre os dois países e contribuirá, certamente, para um enriquecimento mútuo”, referiu Carlos Silva e Sousa, revelando que “há um enorme trabalho a ser feito para aumentar a proximidade e conhecimento entre o Algarve e a Lituânia, mas que estou certo de que daí advirão benefícios para ambos, com destaque para a promoção da região e do concelho na Lituânia”.
No seu discurso, Desidério Silva destacou o fato de Albufeira ser um município que “sabe e gosta de receber, acolhendo atualmente cidadãos de mais de 70 nacionalidades”. Para o autarca local, “é importante cultivar as relações de proximidade entre cidades, intercambiando experiências e saberes”. Refira-se que Albufeira mantém protocolos de geminação com variados países, entre eles a Áustria, Holanda, Suécia, Espanha e Cabo Verde. Algimantas Rinkunas, primeiramente recebido por Desidério Silva no Gabinete da Presidência, mostrou-se satisfeito com a abertura do Consulado da Lituânia no Algarve, o que “irá contribuir para o desenvolvimento de relações culturais e económicas com Albufeira e influenciar os cidadãos do Algarve a visitar a Lituânia”, assegurou.
Após a cerimónia, os convidados visitaram a exposição “Paisagens da Lituânia”, composta por fotografias temáticas daquele país e que está patente ao público no primeiro andar do edifício dos Paços do Concelho.
O embaixador lituano terminou a sua visita oficial presidindo à inauguração do Consulado, cujas instalações estão localizadas junto à Câmara Municipal, na Rua Pedro Álvares Cabral, n.º 14, 1.º andar.

AUTARQUIA DE LOULÉ APOIA FUNCIONAMENTO DE IPSSs

A Câmara Municipal de Loulé vai atribuir um subsídio de 68.130,00€ às instituições particulares de solidariedade social do Concelho, com as respostas sociais de creche, jardim-de-infância e ATL.
Estas instituições têm por objetivo a promoção social, cultural e educacional dos diferentes grupos etários da população do Concelho de Loulé e, desta forma, contribuem para a diminuição de carências, desigualdades sociais, fomentando o desenvolvimento integral das crianças e melhorando as suas condições de vida.
Numa altura de grandes dificuldades económicas para dar resposta aos problemas dos estratos socais mais vulneráveis por parte das IPPSSs, a Autarquia louletana reforça, assim, o seu apoio, como reconhecimento do papel das instituições na comunidade. Recebem este subsídio a Associação Existir, Associação Social e Cultural da Tôr, Associação Social para o Progresso e Bem-Estar da Freguesia de Benafim, Casa da Primeira Infância, Centro de Animação e Apoio Comunitário da Freguesia de Alte, Centro de Apoio à Criança de Quarteira, Centro Paroquial de Quarteira, Centro Social e Comunitário de Vale Silves, Fundação António Aleixo, NT Social e Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime. O total de crianças que integram estas instituições ascende a 1500.

CANDIDATURAS PARA BOLSAS DE ESTUDO

As candidaturas para os interessados em concorrer a Bolsas de Estudo do Município de Faro, referente ao ano lectivo 2011/2012, decorrem durante o mês de Novembro das 9:00h às 16:00h. As candidaturas deverão ser entregues na Divisão de Educação da Câmara Municipal de Faro na Praça Jose Afonso nº1.
Serão atribuídas 16 bolsas a alunos do Ensino Secundário e do Ensino Superior a jovens residentes no concelho e ainda 2 bolsas para estudantes provenientes de países de Língua Oficial Portuguesa com geminações em Faro. Estas bolsas visam a minimização das diferenças sócio-económicas e a valorização do mérito dos jovens. O Regulamento das Bolsas de Estudo do Município de Faro se encontra disponível na página da internet da Câmara Municipal - www.cm-faro.pt.

I Festival de Fado de Portimão

Carlos do Carmo, Ana Moura, Carminho e Cuca Roseta no primeiro Festival de Fado de Portimão
Carlos do Carmo Pela mão de quatro grandes artistas – Ana Moura, Carlos do Carmo, Carminho e Cuca Roseta – o fado vai sair de Lisboa e visitar Portimão, no primeiro Festival de Fado de Portimão, nos dias 9 e 10 de Dezembro no Portimão Arena.
Cuca Roseta Uma viagem através de diferentes gerações e estilos é a proposta deste festival onde vai ser recriado o ambiente único das tascas e típicas casas de Fado lisboetas, oferecendo aos apreciadores deste tipo de música o sentimento único e inexplicável que se vive sempre que se ouve Fado.
Ana Moura Quatro grandes artistas, quatro géneros diferentes de cantar e de sentir o Fado, em duas noites que vão ficar marcadas na memória de todos os que assistirem. CARLOS DO CARMO, o nome maior do fado em Portugal, ANA MOURA, uma artista com provas dadas tanto dentro como fora do País, CARMINHO, que desde pequena respira fado e cujo primeiro álbum editado em 2009 a colocou entre os melhores, e finalmente a revelação de 2011 CUCA ROSETA. De forma a recriar o ambiente típico do fado, tascas e casas de Fado dos carismáticos bairros de Lisboa – Alfama, Mouraria, Bairro Alto, entre outros, vão estar representados com uma oferta gastronómica especial, bem como apresentações de fado vadio.

V FEIRA DA PERDIZ EM MARTINLONGO

Decorreu nos dias 15 e 16 de Outubro, no Pavilhão José Rosa Pereira, em Martinlongo, a já tradicional feira da perdiz. Este certame levou aquela localidade do nordeste algarvio muitos visitantes que se deliciaram com a qualidade dos expositores sobre diversas temáticas relacionadas com a caça, cinegética, equipamento especializado para actividades de ar livre, doçaria regional, entre outros.
Perdiz foi rainha da festa A gastronomia marcou igualmente forte presença no evento, oferecendo aos visitantes uma rica variedade de iguarias desde a perdiz ao veado, passando pelos doces e claro as bebidas da região.
demonstração de falcoaria Uma palavra para o agrupamento musical "Grupo da Alegria" que se deslocou propositadamente de Turquel/Alcobaça para animar os presentes no pavilhão. Durante os dois dias do certame realizaram-se actividades de ar livre relacionadas com a pesca, corrida de cães galgos, finalizando o evento com uma demonstração de falcoaria, onde especialistas nesta arte, oriundos de Alter do Chão, realizaram com os seus falcões manobras arrojadas simulando actividade de caça, encantando a multidão que se deslocou ao local. Luís Nadkarni - t e f

Miguel Freitas debate com AMAL impacto do Orçamento de Estado no Algarve

O Deputado do PS, Miguel Freitas, reúne amanhã, segunda-feira, 17 de Outubro, às 12h00, com a direcção da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), na sede daquele organismo, para discutir o impacto do Orçamento de Estado (OE) na região do Algarve.
A redução do investimento público nas obras de requalificação da EN 125, bem como as consequências, para a economia regional, da introdução de portagens na Via do Infante, constituem "questões preocupantes" que o Parlamentar pretende discutir com a direcção da AMAL, com quem irá abordar também os problemas inerentes aos cortes orçamentais nas áreas da educação e da saúde, ao aumento do IVA na restauração e implicações na economia do turismo da região.
Manifestando a sua apreensão face ao eventual impacto das medidas previstas no OE no desenvolvimento social e económico do Algarve, o líder socialista considera estas questões prioritárias para o futuro da região, as quais devem ser analisadas de forma frontal e rigorosa por todos os responsáveis regionais, de forma a reunir esforços para assegurar uma continuidade de investimento no Algarve.

GNR COM MAIS EFECTIVOS NO ALGARVE

O efectivo do Comando Territorial de Faro da GNR foi este verão reforçado com militares da Unidade de Intervenção (Forças de Ordem Pública e Cinotécnia) e Unidade de Segurança e Honras de Estado (Pelotão Ciclo) e "mostrou-se adequado face às missões que foram atribuídas ao Comando, no âmbito da Operação Verão Seguro, comprovado pela redução da criminalidade", afirmou o coronel Matos Sousa, comandante da GNR-Algarve, anunciando em conferência de imprensa, realizada esta sexta-feira, que durante o mês de Outubro "serão colocados os novos efectivos, merecendo realce a colocação de Guardas do Curso de Formação de 2010/11, ficando o Comando Territorial de Faro com um acréscimo de 113 Guardas, face ao presente número".
Decorrido que está o período de Verão, através da análise dos dados comparativos da criminalidade e sinistralidade registada no Algarve, na área de responsabilidade da Guarda Nacional Republicana, entre Janeiro e Setembro de 2009 / 2010 e 2011, referentes ao período de época alta, ou seja, Junho a Setembro, uma vez que a concentração de pessoas no Algarve no período de Verão triplica, o que obriga ao reforço que o dispositivo da GNR nesta altura, são definidos os crimes que estão reservados à competência de investigação da Polícia Judiciária, pelo que as dados apresentados são referentes à ocorrências criminais registadas pela GNR. CRIMINALIDADE GERAL TENDE A DESCER 0,8%
Assim, considerando que a região do Algarve apresenta uma dispersão económica e geográfica vincada (Litoral/Barrocal e Serra) além dos dados globais da criminalidade registada, são também analisados os registos de ocorrências ao nível de Destacamento Territorial e ao nível de Concelho, o militar da GNR divulgou que "a criminalidade geral no período de Janeiro a Setembro 10/11 apresenta uma tendência de descida (cerca de -0,8%), tal como já vinha apresentando no período homólogo 09/10, embora neste período fosse mais acentuada (-3,2%). Os resultados no período de Junho a Setembro 10/11, são mais reveladores da tendência de descida referida (cerca de -3%), consolidando a descida em valores próximos dos anos 09/10 (-3,5)". Da análise dos grupos de crimes, "constata-se a relevante a descida nos crimes contra as pessoas no comparativo entre Janeiro e Setembro 10/11 e Junho e Setenbro 10/11, verificando-se um ligeiro aumento nos crimes contra o património em 1,2%, estando contudo em valores muito abaixo do ano de 2009", adiantou. Para Matos Sousa "os crimes que integram os grupos pessoas e património, são potenciadores do sentimento de insegurança, enquanto que os restantes (Vida em Sociedade, Estado e Legislação Avulsa) surgem tendencialmente pela acção fiscalizadora das Forças de Segurança, menos susceptíveis de influenciar a percepção dos cidadãos, relativamente à segurança". ZONA CENTRAL DO ALGARVE COM MAIS OCORRÊNCIAS
Desta forma, na dispersão da criminalidade registada por concelho, "tomamos por referência o período de Junho a Setembro, sendo importante relevar que os concelhos de Albufeira, Loulé, Silves e Lagoa, que constituem a zona central do Algarve, são os que apresentam mais ocorrências, embora Albufeira e Loulé em conjunto, registem cerca de 48% da criminalidade da assinalada pela GNR na região do Algarve", sublinhou o comandante. Em termos de evolução, adianta Matos Sousa, "os dois concelhos com mais crimes registados (Albufeira e Loulé), são também os que apresentam uma significativa descida da criminalidade geral". Com tendência inversa, "considera-se que o concelho de Olhão é aquele que apresenta maior subida no número de registos criminais. Os restantes concelhos, por apresentarem tendências inversas no comparativo 09/10 e 10/10, ou então pelo reduzido número de crimes registados, não permitem conclusões consistentes", admite o comandante da GNR/Algarve. Já no âmbito da criminalidade violenta, os números indicam que, "após um aumento de 5,6 % de 2009 para 2010, verifica-se no presente novamente uma diminuição de 2,8 % de 2010 para 2011".
"Nos vários tipo de crime, verifica-se que os crimes de roubo por esticão e roubo na via pública, são os que apresentam uma maior frequência. De salientar também a significativa tendência de subida dos crimes de Resistência e Coação sobre Funcionário", destaca Matos Sousa, que pormenoriza: "Por destacamento territorial, verificamos que Albufeira e Loulé são aqueles que apresentam naturalmente maior número de registos deste tipo de crimes, mas também são os que apresentam uma tendência de redução mais consistente. Já os de Faro e Tavira, são os que apresentam maior subida percentual do número de crimes no comparativo 10/11". NDR: - Na próxima edição quinzenal de Algarve Press (26 Out.) destacaremos outras declarações do comandante da GNR/Algarve.

Comédia musical Encalhadas no auditório olhanense

Rita Salema, Helena Isabel e Maria João Abreu são as protagonistas da comédia musical Encalhadas!, que o Auditório Municipal de Olhão recebe no próximo dia 22 de Outubro, às 21h30. Um espectáculo imperdível com três grandes actrizes!
Encalhadas é uma comédia musical, da autoria de Miriam Palma e Isabel Scisci e adaptação de Ana Bola, que satiriza as angústias e prazeres de mulheres de diferentes classes sociais que em determinada altura das suas vidas se encontram sós, privadas de amor, carinho e sexo. Aparentemente convivem bem com o problema, mas ao longo do espectáculo vamo-nos apercebendo, através dos seus monólogos nocturnos, que não é bem assim. Estas mulheres, apesar de possuírem características bem diferentes, encontram dificuldades muito semelhantes ao tentar lidar com o problema da solidão.
A primeira encalhada, Cecília, é solteirona convicta. Cristina, encontra-se casada no início do espectáculo, mas não menos só. A última encalhada, Graça, é maquilhadora do mesmo programa de televisão onde Cecília é apresentadora. Todas as situações são apresentadas em forma de quadros bem-humorados: na academia de ginástica; no cabeleireiro; na sex-shop; etc; até que descobrem que possuem também em comum o mesmo homem, Ernesto, marido de Cristina, amante de Graça e reprodutor do filho de Cecília. Todas as situações são apresentadas em forma de quadros bem-humorados: na academia de ginástica; no cabeleireiro; na sex-shop; etc; até que descobrem que possuem também em comum o mesmo homem, Ernesto, marido de Cristina, amante de Graça e reprodutor do filho de Cecília. Vamos conhecê-las já na noite de 22 de Outubro, a partir das 21h30.

“PATRIMÓNIO CULTURAL - UMA NOVA CONVENÇÃO DO CONSELHO DA EUROPA PARA O SÉCULO XXI”

É já no próximo dia 28 de outubro que o Cine-Teatro Louletano recebe diversas personalidades que aqui virão para debater as questões do património cultural e a nova Convenção do Conselho da Europa.
Em foco vai estar a Convenção de Faro, documento do Conselho da Europa, assinado na capital algarvia em 2005, relativo ao Valor do Património Cultural para a Sociedade. Lembrando as responsabilidades individuais e coletivas face ao património cultural, a Convenção aponta o contributo que este pode trazer ao desenvolvimento humano e à promoção da diversidade cultural, desde que, enquanto recurso, seja usado de modo sustentável. O evento arranca pelas 11h00, com a sessão de boas-vindas apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Loulé, Seruca Emídio, e início dos trabalhos. Segue-se a projeção do documentário “O Ciclo do Pão”.
O presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d’Oliveira Martins, irá falar sobre “Um novo Conceito de Património Cultural – Património, Herança e Memória”, às 11h15. João Guerreiro, reitor da Universidade do Algarve, e Cláudio Torres, arqueólogo e presidente do Presidente do Campo Arqueológico de Mértola são os oradores seguintes. Já na parte da tarde, pelas 14h30, o responsável pela Divisão do Património Cultural e Paisagem do Conselho da Europa e vice-director da Cultura e Património Cultural e Natural (Estrasburgo), Daniel Thérond, vai trazer a lume “As contribuições inéditas da Convenção de Faro”. Às 15h00, é a vez de Dag Myklebust, Senior Adviser, Directorate for Cultural Heritage, Noruega (Oslo), trazer algumas ideias à conferência. Após uma pausa para café, pelas 15h50, José María Ballester, Presidente do júri dos Prémios do Património da União Europeia / Concurso Europa Nostra aborda o tema “Que Património, para que sociedade?”.
A conceituada escritora louletana, Lídia Jorge, irá falar nesta conferência pelas 16h20, seguindo-se o debate final. O encerramento desta iniciativa acontece às 17h15, com o balanço dos trabalhos apresentado por Guilherme d’Oliveira Martins. O que se vai debater é, nas palavras de Guilherme d’Oliveira Martins, “o Património Cultural, como realidade complexa – desde o código genético e do genoma humano, até às tradições, às comunidades, às instituições, aos hábitos e costumes, num conjunto vasto de que designamos por Património Imaterial (o modo como os artesãos trabalham, como a culinária se desenvolve, como as pessoas e as comunidades se relacionam), passando pelos vestígios arqueológicos, pelos monumentos, pelo modo de organização das populações e das cidades, mas também pela valorização da criação contemporânea e pela busca de uma relação equilibrada nesse diálogo entre o que hoje temos e queremos e aquilo que recebemos de antanho. No fundo, o que vamos debater é a nova Convenção-Quadro do Conselho da Europa sobre Património Cultural, que entrou em vigor no nosso País no corrente ano, um instrumento inovador, onde se reconhece pela primeira vez que o Património Cultural é uma realidade dinâmica, envolvendo monumentos, tradições e criação contemporânea”.

VRSA: Tertúlia dedicada à Obesidade Infantil

Tertúlia dedicada à Obesidade Infantil dia 21 de Outubro pelas 17h30 em VRSA No próximo dia 21 de Outubro, pelas 17h30, o Jornal do Baixo Guadiana retoma, após o interregno de Verão, as tertúlias mensais. De regresso à Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António (VRSA), as tardes de encontro e conversa trazem desta vez o tema «Obesidade Infantil».
A tertúlia vai contar com a presença de especialistas de saúde da Unidade de Cuidados na Comunidade Santo António de Arenilha, em VRSA, responsáveis do projecto «Escola Activa» de VRSA, professores de acompanhamento do projecto «Anda Mais» para crianças e jovens com problemas de pré-obesidade e obesidade, pais e público em geral.
No Baixo Guadiana cerca de 30% das crianças estão a ser acompanhadas por problemas de Obesidade. Por isso, o JBG quer envolver toda a comunidade nesta tertúlia que promete mobilizar muitos encarregados de educação, docentes, técnicos de saúde e comunidade em geral. A entrada é livre. A iniciativa conta com o apoio da câmara municipal de VRSA e da Biblioteca Municipal Vicente Campinas. Sabia que: No Baixo Guadiana cerca de 30% das crianças estão a ser acompanhadas por problemas de Obesidade. Os valores de obesidade infantil registados no país em 2004 rondavam os 11,3% (31,6% excesso de peso. O sedentarismo apresenta-se como uma patologia do século XXI

DISPOSITIVO DE COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS ATÉ 31 DE OUTUBRO

Portugal tem vindo a enfrentar desde o início do mês de Outubro, uma situação particularmente exigente em matéria de incêndios florestais. O padrão anormal de temperatura e humidade relativa verificado em Outubro tem propiciado um crescente número de ignições, muito acima do expectável para esta altura do ano. Entre os dias 1 e 13 de Outubro foram contabilizados 4.213 incêndios, e entre os dias 6 e 13 registaram-se mais de 300 ignições diárias, tendo sido ontem atingidas as 417 ocorrências, o valor mais elevado de 2011, e o mais elevado nos últimos 12 anos para o mês de Outubro
A situação actual releva a e ficiente capacidade de resposta do Dispositivo instalado, que, recorde-se, já havia sido reforçado no início do mês com a constituição de 14 Grupos de Combate a Incêndios Florestais (num total de 364 Bombeiros). Este cenário tem obrigado a um elevado esforço por parte de todas as forças integrantes do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), com particular ênfase para os Bombeiros, que, uma vez mais, correspondem ao exigente e inesperado desafio que lhes é colocado.
Face às previsões meteorológicas para os próximos dias o Governo autorizou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), a reforçar o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais – DECIF, prolongando o efectivo existente até ao dia 31 de Outubro. Este reforço inclui o empenhamento de 14 Grupos de Combate a Incêndios Florestais (GCIF) dotados de comando próprio e com elevado grau de prontidão, constituído por 5.799 operacionais e 1.323 veículos dos Corpos de Bombeiros, da Força Especial de Bombeiros Canarinhos, da Guarda Nacional Republicana, das Forças Armadas, da Policia de Segurança Pública, da Autoridade Florestal Nacional, do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade e da AFOCELCA. Manter-se-á, ainda, um dispositivo aéreo de 16 aeronaves, que inclui 5 helicópteros bombardeiros pesados. MEDIDAS DE PREVENÇÃO:
A ANPC recorda ainda que foi igualmente prolongado o período crítico até ao próximo dia 31 de Outubro, pelo que de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitida a realização de queimadas nem fogueiras, a utilização dos equipamentos de queima ou de combustão, a queima de matos cortados e amontoados ou outro tipo de sobrantes, o lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, assim como fumar ou fazer lume de qualquer tipo, junto aos espaços florestais e vias que os circundam.