sábado, 16 de julho de 2011

Portimão: Rua Direita abre ao trânsito automóvel

A Rua Direita, em pleno centro da cidade, está aberta ao trânsito automóvel de 15 de Julho a 15 de Setembro, numa medida com carácter experimental acordada entre a Câmara Municipal e a UAC – Associação de Desenvolvimento de Portimão Pró-Comércio.

Circulação rodoviária nos dois sentidos entre a ponte velha e o Largo 1º de Dezembro

Os efeitos desta iniciativa serão posteriormente avaliados, no sentido de se apurar as melhorias que a mesma poderá trazer em termos de descongestionamento do tráfego automóvel numa das zonas mais concorridas de Portimão e onde existe uma significativa aglomeração de estabelecimentos comerciais.

Em complemento, na Rua Júdice Biker passa a ser permitida a circulação nos dois sentidos ao longo do percurso entre a ponte rodoviária à entrada da cidade e o Largo 1º de Dezembro, fronteiro ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, como forma de os automobilistas melhor acederem à Rua Direita.

DEPUTADOS DO PSD/ALGARVE REPARTIRAM ÁREAS SECTORIAIS DE INTERVENÇÃO

Agora que já estão criadas e instaladas as comissões parlamentares permanentes da Assembleia da República, é altura de divulgar em quais delas são membros os quatro deputados eleitos pelo PSD no círculo eleitoral do Algarve.


MENDES BOTA - Preside à Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, e é membro da Comissão de Economia e Obras Públicas e da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
PEDRO ROQUE - É membro da Comissão da Segurança Social e Trabalho, da Comissão do Orçamento, Finanças e Administração Pública e da Comissão de Assuntos Europeus.
ELSA CORDEIRO - É membro da Comissão da Saúde, e da Comissão do Orçamento, Finanças e Administração Pública.
CRISTÓVÃO NORTE - É membro da Comissão da Agricultura e Mar, da Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local, e da Comissão de Assuntos Europeus.
Em termos de cobertura sectorial, os deputados do PSD/Algarve distribuíram entre si as seguintes áreas:
MENDES BOTA – Ética – Cidadania – Comunicação - Assuntos Constitucionais – Segurança – Justiça – Defesa – Negócios Estrangeiros - Imigração – Igualdade – Indústria – Comércio – Serviços – QREN – Desenvolvimento Regional – Energia – Turismo – Construção – Obras Públicas
PEDRO ROQUE – Trabalho – Emprego – Formação Profissional – Segurança Social – Solidariedade – Pessoas com deficiência – Família – Idosos - Crianças – Assuntos Europeus – Administração Pública – Educação – Ciência - Desporto
ELSA CORDEIRO – Orçamento – Finanças – Saúde – Toxicodependência - Cultura
CRISTÓVÃO NORTE – Agricultura – Pecuária – Pescas – Agro-Indústria – Desenvolvimento Rural – Silvicultura – Florestas – Ambiente – Ordenamento – Poder Local – Assuntos Europeus – Juventude
Por vontade dos seus pares, a coordenação do grupo de deputados eleitos pelo PSD no Algarve fica a cargo do deputado Mendes Bota.

“Mar, História e Recursos” – Concurso de Fotografia

”Mar, História e Recursos” é o tema do concurso de fotografia que está a ser promovido pela Câmara Municipal de Vila do Bispo no âmbito do programa da Bandeira Azul 2011.

A iniciativa decorrerá até ao próximo dia 31 de agosto, e tem como objetivo sensibilizar a comunidade local e os visitantes para a enorme diversidade de recursos que o Município detém, quer a nível histórico-cultural, quer em termos paisagísticos, já que as fotografias terão que respeitar os temas existentes no concelho.
O concurso destina-se a todos os fotógrafos amadores e profissionais e os trabalhos serão classificados segundo o grande tema ”Mar, História e Recursos”.
Cada participante pode apresentar a concurso até cinco trabalhos que poderão ser a cores e/ou a preto e branco.
Aos três primeiros classificados serão atribuídos prémios monetários, entregues numa cerimónia a realizar no final do programa de Bandeira Azul, em outubro, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo.

PS: Seguro promove debate em Faro

António José Seguro leva “O Novo Ciclo” a Faro. Domingo, dia 17 de Julho, pelas 21 horas, o candidato a Secretário-Geral do Partido Socialista reúne-se com militantes e simpatizantes do PS para os ouvir e recolher os seus contributos.

O encontro decorre na Biblioteca Municipal de Faro e insere-se num périplo de debates que António José Seguro fará pelo país.
O discurso inicial do candidato é aberto à comunicação social, seguindo-se um debate apenas com militantes.

Qualidade de Ouro nas praias de Olhão

Das quatro praias existentes no concelho de Olhão, três têm Qualidade de Ouro, cujas bandeiras foram hoje hasteadas. As contempladas são Fuseta Mar (local da cerimónia hoje realizada), Armona Mar e Armona Ria. Este galardão distingue a qualidade da água destas praias nos últimos cinco anos sendo, por isso, garantia de segurança.

“É um orgulho para Olhão ser um dos concelhos distinguidos com esta Bandeira Qualidade de Ouro 2011. É sinal de que a aposta que temos feito na requalificação e cuidado com os nossos areais deu resultados positivos”, referiu o vereador com o pelouro do Ambiente, António Camacho, durante a cerimónia do hastear da bandeira de cor amarela que simboliza a qualidade de ouro na praia Fuseta Mar. O autarca esteve acompanhado pelo Adjunto do Capitão do Porto de Olhão Sargento Chefe Salgado e pelo técnico da Divisão de Ambiente e Recursos Naturais, Nísio Calvinho.

“Esta é a prova do esforço que a Autarquia tem feito na aposta da qualidade ambiental, a vários níveis. A preocupação com os detritos na Ria, cujos pontos foram atenuados ou mesmo eliminados contribui para que isto aconteça, assim como a oferta de infra-estruturas balneares de qualidade, postos de socorro, praias com acesso para deficientes, instalações sanitárias e apoios de praia representam um investimento na qualidade das nossas praias”, referiu o autarca, destacando que o facto de esta atribuição ter sido feita pela Quercus “veio comprovar que o empenho do Município compensou e que as pessoas podem usufruir de praias de qualidade no concelho de Olhão”.

O nível de excelência foi conquistado em 75% das nossas praias, referiu António Camanho, já que “num concelho com quatro praias, três delas têm qualidade de ouro. Este galardão que atesta a qualidade da água, é motivo de orgulho e deve ser destacado”, disse ainda o autarca. As praias olhanenses exibem igualmente três bandeiras azuis: Armona Mar, Fuseta Mar e Fuseta Ria.
As praias com qualidade de ouro resultam do controlo efectuado nos últimos anos: entre 2006 e 2009 as águas tiveram qualidade boa e em 2010 as análises efectuadas resultaram sempre em qualidade excelente.
Esta distinção feita pela Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus), prende-se com a existência de novas regras relativas à qualidade da água das praias, estabelecidas pela Directiva 2006/7/CE de 15 de Fevereiro de 2006. Esta avaliação efectuada pela Quercus é muito mais limitada em comparação com a atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das praias, apesar de ser mais exigente neste aspecto específico, já que são avaliados mais parâmetros.
O objectivo da Quercus é realçar as garantias de praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentaram sistematicamente boa qualidade e que, portanto, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à boa qualidade da água, confirmando ainda a sua excelência na última época balnear. Ficam de fora desta lista as zonas balneares com menos de cinco anos e aquelas que só mais recentemente viram resolvidos os seus problemas de poluição ou onde se tenha verificado na última época balnear uma qualquer análise de qualidade inferior a excelente.

1º FARCUME: Festival de Curtas-Metragens de Faro

A FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental
e Cultural de Faro, decidiu organizar em Faro o seu 1º Festival de
curtas-metragens, que se denominará FARCUME – Festival de
Curtas-Metragens de Faro e que decorrerá no mês de Agosto.

Neste momento, estão abertas as inscrições e podem participar todos os
cidadãos nacionais ou estrangeiros de forma individual ou em grupo,
bastando para tal preencherem uma ficha de inscrição e enviarem as
suas obras para a organização até ao dia 5 de Agosto. As inscrições
são gratuitas. Os trabalhos serão exibidos e avaliados por um Júri
idóneo composto por 3 elementos que terá um peso de 60% sobre a
decisão final. Os restantes 40% estarão a cargo do público que terá a
oportunidade de votar nas suas curtas favoritas.
Pretende-se que esta iniciativa não seja um acto isolado, mas o
projecto embrião (ano zero) de um festival de curtas-metragens de
referência a sul do país dando a conhecer e projectar novos talentos e
divulgar trabalhos que de outra forma teriam dificuldade em serem
exibidos e conhecidos diante do público em geral.
Os trabalhos a concurso devem ter até um máximo de 30 minutos de
duração e podem concorrer numa das quatro categorias: Animação,
Documentário, Experimental e Ficção.