sábado, 7 de agosto de 2010

CÂNDIDO BARBOSA DIMINUI DESVANTAGEM NA VOLTA A PORTUGAL


Cândido Barbosa, da Palmeiras Resort/Prio, mantém segundo lugar e diminui desvantagem para a liderança na segunda etapa da 72ª Volta a Portugal.

A segunda etapa em linha arrancou de Aveiro para terminar 152,3 quilómetros depois em Santo Tirso, na Nª Sra. da Assunção. A meta coincidiu com um prémio de montanha de segunda categoria, e David Blanco foi o segundo atleta a cortar a linha da meta, a 1 segundo do vencedor, subindo para terceiro lugar na geral, a 5 segundos do líder. Cândido Barbosa também diminuiu a desvantagem para 3 segundos de diferença da camisola amarela, mantendo o segundo posto da geral, depois de chegar com 1 segundo de diferença a Santo Tirso.

Para o director desportivo Vidal Fitas os resultados vão-se construindo aos poucos: “é ao longo da corrida que se vão fazendo os resultados, etapa a etapa o objectivo será diminuir cada vez mais a desvantagem para o líder, é claro que neste momento o passo decisivo é a Sra. da Graça, porque sendo uma montanha de primeira categoria, haverá um cenário mais definido”.

Para Cândido Barbosa a aproximação ao líder reflectiu o bom trabalho da equipa: “tanto eu como o David nos aproximámos da liderança, e isso foi fruto do trabalho do grupo que reagiu muito bem nesta subida final”.

Amanhã a partida tem como pano de fundo Santo Tirso onde o pelotão parte rumo a Viana do Castelo. Antes de terminarem os 173,7 quilómetros do trajecto, os ciclistas irão encontrar três metas volantes, um prémio de montanha de terceira categoria ao km 62,4 e outro de segunda ao km 101.

Culatra: Associação de Moradores "Indignada e Revoltada" com a Sociedade Polis






"A Associação de Moradores da Ilha da Culatra após a recepção de várias notificações endereçadas a residentes no núcleo habitacional da Culatra, por parte da Sociedade Polis, com base no processo de “ Levantamento das construções existentes nos espaços edificados a reestruturar nas ilhas barreira e ilhotes da Ria Formosa” quer expressar publicamente a sua indignação e revolta por:
1. Verificar que nas notificações enviadas aos moradores existe um rol interminável de ridículas “situações registadas”, que apenas comprovam a má-fé de quem inquiriu e de quem procedeu à análise da documentação;
2. Reconhecer uma manifesta má-fé da Sociedade Polis, consubstanciada numa actuação contraditória e incoerente em relação aos objectivos desde sempre apontados, nomeadamente o Projecto de Intervenção e Requalificação do Núcleo da Culatra;
3. Comprovar o exacerbar de funções da Sociedade Polis, que preferiu uma actuação manifestamente policial, assente em inquéritos e exigências em nada concordantes com aquilo que foi manifestado pelos seus representantes em Assembleia Geral de moradores da Ilha da Culatra, realizada no dia 26/12/2009;
4. Constatar que, face à politica ou filosofia seguida pelos anteriores representantes do Ministério do Ambiente, alicerçada na defesa e preservação do património e do núcleo histórico que constitui a Culatra, apoiada e partilhada por esta Associação e respectivos moradores, a Sociedade Polis por seu lado adoptou uma politica totalmente oposta, revelando uma enorme falta de sensibilidade e de vontade para a resolução de problemas.
Por tudo o que acima fica referido, a Associação de Moradores da Ilha da Culatra entende:
• Discordar da actuação da Polis, pois colide em absoluto com a “valorização dos núcleos piscatórios” tal como ficou definido em documento elaborado pela própria Sociedade Polis que persiste em entrar em rota de colisão com o POOC.
• Ser urgente uma tomada de posição clara e inequívoca de cada um dos membros da Sociedade Polis, Ministério do Ambiente, Câmaras Municipais de Faro, Olhão, Tavira e Loulé, relativamente à actuação da Sociedade Polis no seu todo.
• Enveredar por um caminho distinto daquele que a Polis vem a definir, em prol da defesa e bem-estar da população da Culatra", conclui a nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, assinada pela direcção da Associação de Moradores da Ilha da Culatra.

"Sociedade Polis e Câmara Municipal de Faro adulteram Polis Ria Formosa" - PS/Faro



"Concebido no sentido de preservar o núcleo habitacional da Culatra, garantindo a continuidade daquela comunidade piscatória, o direito à residência na ilha dos filhos dos culatrenses e o reordenamento e requalificação daquele núcleo urbano o Programa Polis Ria Formosa está a ser adulterado pela Administração da Sociedade Polis e pela maioria de direita da Câmara Municipal de Faro", acusa através de nota de imprensa, que transcrevemos, o PS/Faro, liderado pelo vereador João Marques.
"Os culatrenses foram, ontem (5ª) e hoje (6ª), confrontados com o recebimento de mais de 130 ofícios que na prática vêem adulterar e desvirtuar totalmente o espírito e os objectivos iniciais do Programa Polis – que levaram à adesão do Município de Faro – e até do próprio Plano de Ordenamento da Orla Costeira, POOC (Vilamoura – Vila Real de Santo António), em vigor.
Exemplo disso mesmo, é o facto de agregados familiares com filhos a estudar em Olhão e Faro terem recebido notificações em que esta situação é dada como prova de que não possuem na Culatra a sua primeira habitação.
Outro exemplo ainda, foram visitas nocturnas realizadas por funcionários da Sociedade Polis a habitações na Ilha da Culatra em que, por os seus moradores não se encontrarem momentaneamente em casa, a mesma foi classificada de segunda habitação.
O Partido Socialista não pode pactuar com a adulteração em curso dos objectivos e princípios inicialmente definidos para o Polis Litoral Ria Formosa, pelo que vem, publicamente, instar o Presidente da Câmara Municipal de Faro a colocar-se, de uma vez por todas, ao lado das populações e dos munícipes farenses, quebrando o seu silêncio cúmplice face às notificações que os moradores da Culatra e de outros núcleos das ilhas barreira estão a receber.
O PS Faro desafia ainda a Administração da Sociedade Polis a reanalisar as notificações que já enviou para os moradores da Ilha da Culatra e a reescreve-las à luz dos princípios e dos objectivos que estiveram na base da criação do Polis Ria Formosa.
À adesão do Município de Faro ao Programa Polis tinha por base a requalificação de todos os núcleos das Ilhas Barreira com respeito pelas pessoas e pelos seus direitos, nomeadamente o da habitação, pelo que o Partido Socialista não abdicará de lutar ao lado dos habitantes da Culatra, Hangares, Farol e Praia de Faro que participaram e apoiaram a adesão de Faro a este projecto", conclui a nota de impresna, assinada por João Marques.

EM SANTA LUZIA: TRADICIONAIS FESTAS DOS PESCADORES ATRAEM MILHARES DE VISITANTES



Terminada a Expolusia10, que funcionou de 31 de Julho a 5 de Agosto, visitada por largas centenas de pessoas que se deslocaram à “capital do polvo”, no final da tarde do dia 6 (ontem) com a presença de representantes da Autarquia, foram abertas ao público as tradicionais Festas dos Pescadores, cuja noite terminou, com a presença de muito público, com a exibição da Banda Zeus e “La Plante Mutante”.
Carlos Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia de Santa Luzia, entidade organizadora dos certames, com o apoio de diversas entidades, entre elas, a Câmara Municipal de Tavira, disse-nos que durante a Expoluzia10 estiveram ao longo da Avenida (marginal) 60 stands, com os mais diversos artigos, mas que neste evento estavam 110 stands, cinquenta dos quais, para artesãos da ASTA e da Associação Almadrava, portanto, artesãos do concelho de Tavira.
A festa prossegue hoje, com diversas actividades e encerra com a actuação da Banda Arco-íris. No domingo, às 11h30 Missa solene, seguindo-se a oferta de lembranças aos pescadores. De tarde, a procissão, em honra da Padroeira, e a bênção das embarcações.
A noite termina com o fado, tão do agrado dos pescadores. César Matoso, Emanuel Furtado, Sara Paixão, Luís Manhita, Sara Gonçalves e Teresa Viola, são a certeza de uma grande noite.
No último das festas, a partir das 16H00, para além de outras actividades, como não poderia de ser, a náutica será o prato forte, com o “pau de sebo” cuja prática se perde no tempo e a regata de barcos.
As festas encerram com a exibição de “Os Anjos”.
Estes, são motivos mais do que suficientes para visitar a “Capital do Polvo” nestes dias quentes de verão.

Geraldo de Jesus