quinta-feira, 11 de agosto de 2011

VOLTA A PORTUGAL 6ª Etapa: Tavira-Prio continua na luta


A formação Tavira/Prio conseguiu hoje a melhor prestação e mantém a liderança de melhor equipa com três ciclistas nos dez primeiros lugares da tabela: “há que prosseguir com esta classificação e hoje lutámos por mantê-la. Embora o nosso esforço maior seja para a geral individual, lutamos também por outras classificações importantes, esta é uma delas”, defende o director desportivo Vidal Fitas.

Cálculos feitos, as classificações voltam a sofrer algumas modificações. A melhor posição da Tavira/Prio pertence agora a André Cardoso, que está na terceira posição, a 28 segundos do camisola amarela, Sérgio Ribeiro (Barbot/Efapel). Ricardo Mestre vem logo a seguir, na quarta posição, a 30 segundos, e finalmente Nelson Vitorino, em sexto, com 44 segundos a separá-lo do líder.

Sabugal e Guarda recebem contra-relógio de 35.3 quilómetros

O Contra-relógio da prova vai decorrer amanhã a partir das 14.30h entre Sabugal e Guarda ao longo de 35.3 quilómetros. O grau de dificuldade é alto e poder-se-ão esperar algumas mudanças de cenário, visto serem postas à prova as capacidades dos atletas ao nível individual.

Núcleo dos Hangares: FESTA EM HONRA DE Nª SRª DO ROSÁRIO


Procissão no núcleo dos Hangares, homens e mulheres da ilha, e bombeiros da Póvoa do Varzim, carregam os três andores

O histórico e piscatório núcleo dos Hangares (hidroaviões franceses amaravam lá na 1ª Guerra Mundial), na zona dunar mais larga da Ria Formosa - Faro, está no próximo fim-de-semana em festa, mais propriamente no dia 15 de Agosto, com a tradicional procissão marítima (das maiores do país no seu género) em honra de Nª Srª, do Rosário e das Dores, a que se junta o Sagrado Coração de Jesus.

parte da procissão na Ria

A população hangarense, com de 200 habitações, não se poupa a esforços para engalanar as suas embarcações, de pesca e recreio, para acompanhar os três andores, transportados por barcos de pescadores, no canal da Ria Formosa que liga os Hangares a Faro, especialmente no emocionante encontro entre andores a meio do percurso, no local das 4 águas, frente ao núcleo do Farol do cabo de Santa Maria, que dá o nome à Ilha, composta pelos três núcleos - Culatra, Hangares e Farol.

Cais dos Hangares, onde alguns dos muitos jovens hangarenses dão largas aos seus dotes de mergulho e natação

Vista aérea dos hangares, zona mais larga do cordão dunar da Ria Formosa

Mais uma manifestação de fervor e fé num futuro melhor para aquele núcleo histórico, onde gerações de hangarenses, alguns que até foram obrigados pelo então "Estado Novo" a viver e trabalhar para a então JAPSA naquela ilha e núcleo, com autorização da então Hidráulica do Guadiana para construção de casa de família, continuam a pugnar por condições de vida mínimas, como saneamento básico e energia eléctrica, idênticas aos comuns dos portuguêses no restante território nacional, continental ou insular, constituindo prova válida de quem diz estar de boa fé que não existem, como se fala "à boca pequena", outras "negociatas" imobiliárias ligadas ao turismo de luxo para os Hangares, a curto, médio ou longo prazo.
Manuel Luís

Viagens/Lazer continuam a ser prioritários para os portugueses

Mesmo em época de recessão, com os consumidores a afirmarem que não pretendem aumentar as suas despesas, o consumo de viagens/lazer continua a liderar nas intenções de compra dos portugueses para os próximos meses (22%, + 9 p.p. que em 2010). São as conclusões de um inquérito realizado recentemente pelo Observador Cetelem.

Em segundo lugar nas intenções de consumo para os próximos meses surgem os telemóveis (16%), os electrodomésticos (13%) e a electrónica de consumo (8%). Apesar de os portugueses serem líderes no consumo destes itens, nesta altura do ano surgem campanhas com promoções bastante agressivas que fazem aumentar ainda mais as intenções de compra. Entre as intenções de compra futuras menos prováveis encontramos o automóvel, os bens imobiliários e as motos/scooters, por serem produtos que requerem um grande investimento.

«O facto do consumo de viagens/lazer continuar a liderar as preferências dos consumidores portugueses, não significa que os efeitos da crise não se estejam a fazer sentir. As agências de viagens dão conta de uma mudança real de comportamento dos consumidores quanto às viagens: reservas tardias, “caça” aos preços baixos, destinos menos longínquos, logo mais baratos. O tradicional “vá para fora, cá dentro” começa cada vez mais a estar entre as opções e escolhas dos consumidores portugueses.» afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.
Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 27 a 29 Junho. O erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.


UAlg é parceira do primeiro mestrado europeu em Enfermagem Avançada

A Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve é parceira no Mestrado Erasmus Mundus “Emergency and Critical Care Nursing” (EMECC Nursing). Além da UAlg, integram este projecto a Universidade de Oviedo (Espanha), que coordena, o Instituto Politécnico de Santarém e a Universidade da Helsínquia (Finlândia). Este Mestrado é o primeiro na Europa a oferecer um Diploma conjunto em Enfermagem Avançada e terá 25 vagas.

Para esta candidatura, a União Europeia avaliou 177 propostas, tendo sido aprovadas 30. O EMECC Nursing integra os 10 novos programas designados para financiamento.
Os Mestrados Erasmus Mundus são cursos integrados de alta qualidade desenvolvidos por um consórcio de, no mínimo, três universidades de países europeus diferentes. Para serem seleccionados, os programas de Mestrado devem ser «integrados», aspecto que se traduz na existência de um período de estudos em, pelo menos, duas das três universidades que constituem o consórcio, que culminará com a obtenção de um diploma conjunto, duplo ou múltiplo.
O EMECC Nursing visa preparar enfermeiros para agir em situações de emergência e cuidar de indivíduos em estado crítico. Este programa combina preparação teórica, metodológica e actividades de investigação, comunicação e gestão de situações críticas e componentes práticas com as tecnologias mais avançadas.
Os estudantes que desejem frequentar o EMECC Nursing poderão solicitar uma bolsa à União Europeia. Para os alunos provenientes de países terceiros, as bolsas oscilam entre os 16 e os 48 mil euros; para os jovens europeus, o apoio será entre os 10 e os 23 mil euros.