quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Viagens/Lazer continuam a ser prioritários para os portugueses

Mesmo em época de recessão, com os consumidores a afirmarem que não pretendem aumentar as suas despesas, o consumo de viagens/lazer continua a liderar nas intenções de compra dos portugueses para os próximos meses (22%, + 9 p.p. que em 2010). São as conclusões de um inquérito realizado recentemente pelo Observador Cetelem.

Em segundo lugar nas intenções de consumo para os próximos meses surgem os telemóveis (16%), os electrodomésticos (13%) e a electrónica de consumo (8%). Apesar de os portugueses serem líderes no consumo destes itens, nesta altura do ano surgem campanhas com promoções bastante agressivas que fazem aumentar ainda mais as intenções de compra. Entre as intenções de compra futuras menos prováveis encontramos o automóvel, os bens imobiliários e as motos/scooters, por serem produtos que requerem um grande investimento.

«O facto do consumo de viagens/lazer continuar a liderar as preferências dos consumidores portugueses, não significa que os efeitos da crise não se estejam a fazer sentir. As agências de viagens dão conta de uma mudança real de comportamento dos consumidores quanto às viagens: reservas tardias, “caça” aos preços baixos, destinos menos longínquos, logo mais baratos. O tradicional “vá para fora, cá dentro” começa cada vez mais a estar entre as opções e escolhas dos consumidores portugueses.» afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.
Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 27 a 29 Junho. O erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.