quinta-feira, 11 de agosto de 2011

UAlg é parceira do primeiro mestrado europeu em Enfermagem Avançada

A Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve é parceira no Mestrado Erasmus Mundus “Emergency and Critical Care Nursing” (EMECC Nursing). Além da UAlg, integram este projecto a Universidade de Oviedo (Espanha), que coordena, o Instituto Politécnico de Santarém e a Universidade da Helsínquia (Finlândia). Este Mestrado é o primeiro na Europa a oferecer um Diploma conjunto em Enfermagem Avançada e terá 25 vagas.

Para esta candidatura, a União Europeia avaliou 177 propostas, tendo sido aprovadas 30. O EMECC Nursing integra os 10 novos programas designados para financiamento.
Os Mestrados Erasmus Mundus são cursos integrados de alta qualidade desenvolvidos por um consórcio de, no mínimo, três universidades de países europeus diferentes. Para serem seleccionados, os programas de Mestrado devem ser «integrados», aspecto que se traduz na existência de um período de estudos em, pelo menos, duas das três universidades que constituem o consórcio, que culminará com a obtenção de um diploma conjunto, duplo ou múltiplo.
O EMECC Nursing visa preparar enfermeiros para agir em situações de emergência e cuidar de indivíduos em estado crítico. Este programa combina preparação teórica, metodológica e actividades de investigação, comunicação e gestão de situações críticas e componentes práticas com as tecnologias mais avançadas.
Os estudantes que desejem frequentar o EMECC Nursing poderão solicitar uma bolsa à União Europeia. Para os alunos provenientes de países terceiros, as bolsas oscilam entre os 16 e os 48 mil euros; para os jovens europeus, o apoio será entre os 10 e os 23 mil euros.