segunda-feira, 18 de julho de 2011

Faro: Jardim da Alameda João de Deus recebeu Distritais de Xadrez

A AXAL - Academia de Xadrez do Algarve, por delegação da AXDF (Associação de Xadrez do Distrito de Faro), organizou no passado fim-de-semana, no Jardim da Alameda em Faro, os Campeonatos Distritais de Xadrez de Rápidas e Semi-rápidas (individual e equipas) da época desportiva 2010/2011.

No sábado, o mestre FIDE Vasco Diogo (NX Faro), sagrou-se Campeão Distrital de Semi-rápidas (individual) com 5,5 pontos. A equipa primo divisionária, Núcleo de Xadrez de Faro (NX Faro), ganhou o troféu de Campeã Distrital de Semi-rápidas, com 26 pontos.

No domingo, a equipa “A” do Núcleo de Xadrez de Faro levou para casa o título de Campeã Distrital de Rápidas, com 27,5 pontos. Na competição individual, Nuno Guerreiro (NX Faro), ultrapassou toda a concorrência, e com 7,5 pontos, ganhou o título de Campeão Distrital de Rápidas da época 2010/2011.



Campeões Distritais de Xadrez - Faro 2010/2011:


Semi-rápidas-> FM Vasco Diogo (individual), Núcleo de Xadrez de Faro (equipas);
Rápidas -> Nuno Guerreiro (individual), Núcleo de Xadrez de Faro “A” (equipas).

O êxito estrondoso na XXXª Concentração do M.C.F.

Realizou-se este fim-de-semana a trigésima Concentração do Moto Clube de Faro que mostrou o que já se sabia: O espírito “Motard” está vivo e bem vivo e, com uma enorme ajuda dos nossos vizinhos espanhóis, a crise passou ao lado.

Na realidade, esta foi a “cereja no topo do bolo” pois foram realizadas 31000 inscrições, número nunca antes alcançado.

Se a este número juntarmos os colaboradores e expositores presentes, podemos ter uma pequena ideia da logística necessária para que tudo corra sobre rodas.

O cartaz anunciado para esta comemoração dos 30 anos prometia imenso e cumpriu os seus desígnios: Programação equilibrada durante os três dias com o atractivo da abertura ser feita na quinta-feira pelos míticos “Iron Maiden” e encerramento com os igualmente imprescindíveis “Xutos” a marcar o regresso (muito saudado) do Zé Pedro aos palcos.

Pelo meio passaram os sempre muito aplaudidos “Iris” , os “Hells Bells”, os “Inhumanos, os “Magos del Oz” e a Orquestra do Algarve, os sempre concorridos “Show surpresa” (mas que beleza) a Miss T-Shirt molhada e o “Bike-show” de que temos para todos vós uma foto do vencedor.

Grande novidade também este ano, e com sucesso, foi o bar suspenso a cerca de 30 metros de altura que permitia uma visão soberba de todo o recinto.
Está de parabéns o Zé Amaro e toda a sua estrutura por este êxito retumbante e que promete continuação para o próximo ano.
Viva 2011, venha o 2012


Zé Gonzo - t e f

Monchique adere ao Programa de Conforto Habitacional para Pessoas Idosas

O Município de Monchique representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Dr. Rui André e o Instituto de Segurança Social, IP, representado pelo Director do Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Dr. Arnaldo Tainha Oliveira, assinaram, no passado dia 14 de Julho o Protocolo “Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas”.

Este Programa visa o combate à pobreza e à exclusão, dos cidadãos mais idosos dos espaços rurais. Reconhecendo que existem habitações sem o mínimo de condições, constituindo este um dos factores de institucionalização dos idosos, é peremptório o investimento numa melhoria habitacional da população idosa, que permitirá prolongar o tempo de permanência na sua habitação, fomentando a qualidade de vida, assim como, a prevenção de acidentes domésticos e de possíveis custos de despesas de saúde e de situações de dependência.
A qualificação habitacional traduz-se numa intervenção a realizar ao nível do edificado, nomeadamente: melhoramentos na cobertura, paredes e caixilharia, criação de espaços funcionais, adaptações que facilitem a acessibilidade à habitação e melhoramentos e ou adaptações inerentes ao espaço habitacional, e ao nível do equipamento, nomeadamente mobiliário e electrodomésticos. Esta requalificação é adaptada à situação da pessoa idosa, em que a requalificação se torne indispensável à sua mobilidade e conforto.
Está previsto no referido protocolo, um investimento máximo global de 31.500,00€. Cada projecto contará com o montante máximo de 3.500,00€ o que integrará 9 projectos na totalidade.
Tendo presente que a população dos espaços rurais do Município é uma população maioritariamente envelhecida, a Câmara Municipal de Monchique reconhece que a sua população é público-alvo para a aplicação do referido Programa, pelo que considera o considera uma mais valia, uma vez que vem complementar e ampliar a resposta social, já preconizada pelo Regulamento Municipal para a concessão de apoio a estruturas sociais desfavorecidas ou dependentes.

Aluna do Conservatório de Música de Olhão galardoada no Fundão

Mariana Lopes, aluna da Classe de Violino do prof. Rui Gonçalves, no Conservatório de Música de Olhão , participou no 12º Concurso Internacional da Cidade Fundão tendo obtido um honroso 3º lugar na classificação final.

O Concurso Internacional realizou-se pelo 12º ano, entre 4 a 9 de Julho, nas variantes de guitarra, piano e violino. Contou com 155 concorrentes com idades compreendidas entre os 6 e os 23 anos, vindos de todo o país e de diferentes pontos do mundo.