segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Partido Socialista de Faro considera um "erro Projecto de "Horta Urbana" no Centro Histórico de Faro"


O Partido Socialista tomou hoje conhecimento, pela Lusa, da participação da Câmara Municipal de Faro num evento, à escala mundial, que luta contra as alterações climáticas com um projecto denominado "Horta Urbana", divulga o PS-Faro em nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra:
"A localização apresentada pelo executivo PSD, é num terreno que tem escavações arqueológicas, iniciadas em 1995 pela Arqueóloga Prf. Teresa Júdice Gamito, onde foi descoberto um “bairro” que tem volumetrias de casas e ruas, construções que vão desde o período Islâmico até ao Século XVIII. Estes achados estão à vista.
Para realizar-se o projecto da “Horta Urbana” é necessário tapar os achados com telas e isolamentos especiais e repor terras, trazendo custos elevados. Tapar novamente o que tem sido explorado durante anos não tem qualquer sentido, ou bom senso. Em 2009 a Câmara Municipal de Faro fez o registo geográfico das existências com a autorização e aprovação do IGESPAR.
O Partido Socialista considera absurda a ideia de criar neste espaço uma horta, pelo seu valor cultural e localização. A melhor medida seria tornar este espaço visitável e encontrar uma solução para o projecto da Horta em solos agrícolas, nomeadamente no Patacão, onde a Câmara detém terrenos, mesmo pela sua dimensão.
O Partido Socialista de Faro está contra e pede bom senso na preservação do Património Cultural Farense", conclui o documwento dos socialistas farenses.