segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Vereadores PS apresentam duas propostas ao Executivo Municipal de Faro



Leia mais abaixo e conheça as duas propostas apresentadas pelos vereadores do Partido Socialista da Câmara Municipal de Faro ao Executivo Municipal, que hoje reune.

1ª PROPOSTA

Assunto : Desenvolvimento dos projectos do Programa PARES
FARO, MUNICÍPIO SOLIDÀRIO

Considerando:

- a importância social dos projectos desenvolvidos e a desenvolver, por diversas IPSS’s do Concelho, com o apoio e em parceria com o Estado e o Município, no âmbito dos Programas PARES e POPH ;

- que a concretização destes projectos reforçará as respostas no Município nas creches e primeira infância , nos centros de dia e lares para a terceira idade, mas também para cidadãos com necessidades especiais, caso dos cidadãos portadores de deficiência;

- que estes equipamentos representam também uma mais valia na criação de emprego, quer na construção, quer no funcionamento, além de representarem um incontornável contributo para a efectivação da igualdade de oportunidades, desde logo pelas mais 466 vagas em creches e 225 vagas em jardins de infância;

- que os projectos aprovados para o Município de Faro com uma comparticipação de 35 por cento da despesa elegível pela Segurança Social e 30 por cento pelas instituições, deixam ao Município a responsabilidade de suportar os restantes 35 por cento, o que representa um montante importante face ao investimento total em apreço, mas indispensável para a conclusão das obras;

- que o Município é proprietário de diversos prédios urbanos, para habitação e comércio, ainda que sujeitos a reabilitação, no núcleo urbano da cidade, nomeadamente no Largo do Sol Posto, Largo das Mouras Velhas , Largo Pé da Cruz e Rua António Labóia e que a sua venda por hasta pública pode representar uma entrada em capital indispensável para assegurar os montantes necessários aos projectos destas IPSS’s;

PROPÕE – SE :
1- Que seja de imediato elaborada informação relativa aos prédios em condições de venda por hasta pública;
2- Que se promova a máxima divulgação das referidas hastas públicas;
3- Que se assuma a comparticipação dos referidos 35 por cento, liquidando os autos já apresentados, assegurando assim não só os projectos em curso, como também parte dos encargos assumidos pelas IPSS ‘ s junto das empresas construtoras.

2ª. PROPOSTA

Assunto : Protocolos entre o Município e as Instituições Particulares de Solidariedade Social – carta de suspensão dos protocolos

Considerando:

- que sem ser dado conhecimento ao Executivo Municipal a actual maioria PSD/PP enviou às instituições particulares de solidariedade social cartas a suspender os protocolos aprovados em Executivo Municipal, invocando uma auditoria do Tribunal de Contas ;

- que em rigor a referida auditoria horizontal do Tribunal de Contas a 30 municípios do País, embora ainda em fase de confidencialidade, não abordou em concreto os protocolos que agora unilateralmente se pretendem suspender ;

- que a suspensão das transferências financeiras para as instituições particulares de solidariedade social representa um rude golpe na qualidade do serviço público prestado por estas instituições e é uma iniciativa precipitada e que conduz sim à asfixia de funcionamento das instituições sociais ;

- que o corte unilateral destes apoios revela falta de sensibilidade social, em contraponto aliás ao pagamento pontual dos mesmos que sempre foi apanágio dos sucessivos executivos municipais em Faro ;

Propõe-se :

Que de imediato seja apresentado o texto do protocolo que a actual maioria considera legal, assim se contrariando a asfixia das instituições sociais beneficiárias;

CICLISTAS DO ALGARVE RECEBEM BÊNÇÃO


Albufeira acolhe 4.ª Edição do evento de cicloturismo

O tradicional Passeio de Cicloturismo está de regresso para apoiar mais uma causa social. Centenas de ciclistas irão receber a bênção para 2010 e desfrutar de um agradável passeio pelo concelho.
A Juventude Desportiva das Fontainhas e a Associação de Ciclismo do Algarve irão realizar, no dia 17 de Janeiro, mais uma edição da Bênção dos Ciclistas de todo o Algarve.

A partir das 08h00, os cicloturistas irão concentrar-se junto à Igreja de São José, em Ferreiras, para assistirem à Celebração Eucarística e, depois de abençoados, iniciarem o passeio pelas freguesias do concelho.

O evento, apoiado pela Câmara Municipal de Albufeira, pretende promover hábitos de vida saudáveis, através do exercício físico, bem como proporcionar o convívio entre os participantes, de diferentes faixas etárias, que percorrerão em conjunto cerca de 60 quilómetros.

O passeio de cicloturismo termina com um almoço de confraternização, seguido de entrega de lembranças a todos os ciclistas.

Refira-se que as inscrições estão abertas até ao dia 15 de Janeiro e que o montante angariado reverterá a favor da Paróquia de São José de Ferreiras.

Câmara de Vila do Bispo instala quadros interactivos nas Escolas do 1º Ciclo do concelho




Todas as Escolas do 1º Ciclo do concelho de Vila do Bispo foram equipadas com quadros interactivos, num investimento de cerca de 25 mil euros. Este equipamento foi instalado em todas as salas dos seis estabelecimentos de ensino, perfazendo o total de doze.
Assim cerca de 200 alunos estão a beneficiar da utilização destes quadros que permitem o acesso a texto, som, vídeo, hiperligações da Internet, anotar e realçar tópicos de material apresentado, incluindo imagens, diagramas, documentos e páginas Web. Os alunos poderão ainda interagir com o quadro através da manipulação de palavras, números e imagens, ver vídeos, DVD, CD-Rom e televisão.
Este sistema permite a interacção nas salas de aulas, onde é possível simular qualquer ambiente, em qualquer disciplina/matéria, o que estimulará, nos alunos, a destreza mental e a curiosidade necessária ao sucesso escolar.
Com a introdução destes quadros interactivos, espera-se que as aulas passem a ser mais criativas e mais participadas pela comunidade estudantil e ainda contribuir para a criação de espaços de aprendizagem inovadores e entusiasmantes capazes de captar a atenção dos alunos.

Alcoutim aposta em Gestão Cinegética


A Câmara Municipal de Alcoutim, numa parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Escola Básica Integrada de Alcoutim, abriu um curso técnico-profissional de Gestão Cinegética.

A cinegética é uma área em crescimento na serra algarvia e o concelho de Alcoutim conta actualmente com cerca de 40 zonas de caça. “O curso, resultado de um acordo entre a autarquia e o IEFP, encaixa-se inteiramente no caminho traçado para o desenvolvimento do concelho”, declara Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim.

Para além de traçar um novo caminho profissional aos alunos desempregados, uma vez que constituirá uma potencial garantia de emprego no concelho, o curso de 11 meses, leccionado na E.B.I. de Alcoutim, dá equivalência ao 12º ano.

“Às vezes criam-se cursos para cuja oferta profissional não existe, mas este constitui quase uma garantia de entrada no mercado de trabalho, já que se trata de um forte investimento naquilo que é a maior riqueza do concelho, a caça”, garante Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, acrescentando ainda que a formação profissional é um factor determinante para um melhor aproveitamento e gestão dos recursos cinegéticos do concelho, “o nosso golfe”.

Para além do subsídio de desemprego atribuído pelo IEFP, os alunos deste curso de Gestão Cinegética recebem o subsídio de alimentação. De referir ainda que a Câmara Municipal de Alcoutim atribui aos formandos a diferença entre o subsídio de desemprego e o ordenado mínimo nacional.

Vale do Lobo: ACTUAÇÃO DA INFRALOBO ALARGADA ÀS DUNAS DOURADAS


A empresa municipal de gestão de infra-estruturas de Vale do Lobo – InfraLobo – vai ter a sua área de intervenção e actuação alargada a mais zonas.

Assim, o empreendimento denominado Dunas Douradas, limítrofe das zonas actualmente servidas pela InfraLobo, passará também a ter os serviços de gestão e manutenção das infra-estruturas públicas assegurados por esta empresa.

Este alargamento tem em vista a optimização das sinergias disponíveis, permitindo uma uniformização e harmonização de critérios e procedimentos em toda a área turística detentora de características muito próprias e particulares, onde os padrões de qualidade dos serviços básicos e das infra-estruturas estão valorizados acima da média, proporcionando aos utentes o nível de serviços prestados no que respeita à recolha de lixo doméstico, limpeza e manutenção das redes de águas e esgotos.

A prestação dos serviços na zona das Dunas Douradas passará, assim, também a ser cobrada pela InfraLobo.

Recorde-se que, para além das Dunas Douradas, já integravam os serviços prestados pela InfraLobo as áreas de Vale do Lobo, Trafal, Quadradinhos, Quadradinhos Norte, Oceano Clube, Encosta do Lobo, Filipe Vieira e algumas moradias localizadas dentro desta zona.

Pedro Moutinho traz fado a Olhão



A canção nacional estará em grande destaque no próximo dia 16 de Janeiro,
no Auditório Municipal de Olhão, a partir das 21h30. No palco apresenta-se uma das grandes promessas do fado: Pedro Moutinho!

O irmão de Camané e Hélder Moutinho, duas vozes do novo fado português, estreou-se em 2003 com o álbum “Primeiro Fado”, mas a sua ligação à canção nacional começou muito antes. Pedro Moutinho descobriu o seu apego ao fado aos 11 anos e aos 19 já pertencia ao Clube de Fado Amália, porta para uma residência no histórico Café Luso. Entretanto lançou “Encontro” e agora apresenta-nos o seu último trabalho, “Um Copo de Sol”, de 2008, e com o qual recebeu o Prémio Amália nesse ano, na categoria de Melhor Álbum.

Neste novo trabalho, que será possível conhecer em Olhão, Pedro Moutinho rodeia-se de grandes poetas – Pedro Tamen, Aldina Duarte ou Manuela de Freitas – e canta melodias imaginadas por Rodrigo Leão, Tiago Bettencourt, Amélia Muge e Pedro Campos, com a segurança de quem conhece o fado de forma íntima e profunda.