domingo, 29 de maio de 2011

em Albufeira: António Nóbrega lança obras jurídicas

Cerimónia no dia 30 de maio, pelas 21h00, no Auditório Municipal, conta ainda com momento musical protagonizado pela Orquestra do Conservatório de Albufeira.
O autor de diversas obras sobre urbanismo vai apresentar as suas mais recentes publicações numa cerimónia apoiada pelo Município de Albufeira. Os livros contam com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa e de Adriano Pimpão.

A Câmara Municipal de Albufeira vai realizar uma cerimónia de apresentação das obras “Reabilitação Urbana- O Atual Regime Jurídico” e “Licenciamento Zero”, da autoria de António Manuel Góis Nóbrega. O evento terá lugar no Auditório Municipal, já na próxima segunda feira, pelas 21h00.
As publicações versam sobre duas áreas consideradas pelo autor como “fundamentais na recuperação da economia: a Reabilitação Urbana e a iniciativa Licenciamento Zero”. Nestes trabalhos, os regimes jurídicos publicados são conjugados com um extenso leque de legislação complementar e anotações inerentes à sua aplicação prática. “Espero que estes livros sirvam como instrumento de apoio a empresários, técnicos, funcionários, juristas, imobiliários, enfim… que tenham utilidade para todos os que lidam com estes domínios”, expressa António Nóbrega.

O prefácio de ambas as publicações tem a assinatura de reconhecidas personalidades da esfera política nacional. O professor e comentador televisivo Marcelo Rebelo de Sousa é o responsável pelo texto preliminar da obra “Reabilitação Urbana- O Atual Regime Jurídico”. Já o livro “Licenciamento Zero” é prefaciado por Adriano Pimpão, ex- reitor da Universidade do Algarve.
A iniciativa contará ainda com um momento musical protagonizado pela Orquestra do Conservatório de Albufeira, que fará a sua primeira apresentação pública. António Nóbrega, que acumula as funções de presidente e fundador do Conservatório de Albufeira, irá ainda conceder uma sessão de autógrafos a todos os presentes.
Refira-se que António Manuel Góis Nóbrega ocupa o cargo de Chefe de Divisão da Câmara Municipal de Albufeira, onde instalou e dirige os serviços administrativos de obras particulares desde 1978. É formador certificado com larga experiência nas áreas do urbanismo, do ordenamento do território e da instalação e funcionamento de empreendimentos turísticos, de restauração e de bebidas, espetáculos e divertimentos. Autor de trabalhos divulgados na imprensa e em revistas de especialidade, António Nóbrega conta no currículo com nove obras publicadas.

em Olhão: Dia do Pescador e iniciativa Limpar o Mar

Dia do Pescador celebrado em Olhão

Olhão festeja no próximo dia 31 de Maio, terça-feira, o Dia do Pescador. A Autarquia, como acontece todos os anos, promove uma cerimónia de entrega de distinções aos pescadores de Olhão, no Salão Nobre do Município, sendo também inaugurada a exposição “Pesca: Pelos Mares do Tempo”, no Museu da Cidade de Olhão.

A indústria da pesca, nas suas mais diversas formas, foi desde muito cedo essencial na alimentação humana. Esta foi evoluindo paulatinamente, ao longo dos séculos, acompanhando os avanços da tecnologia.

Inserido nas comemorações do Dia do Pescador, e depois da cerimónia de entrega das distinções aos pescadores locais, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Museu da Cidade de Olhão propõe uma visita à exposição “ Pesca – Pelos Mares do tempo”: uma viagem que tem como objectivo retratar a evolução da arte da pesca, desde os seus primórdios, onde o homem utilizava ainda instrumentos muito rudimentares até à actualidade.
As principais técnicas utilizadas, os apetrechos que chegaram até hoje, serão os principais temas abordados nesta mostra. Partindo deles, iniciar-se-á uma viagem pelos mares do tempo… Esta exposição aborda a pesca enquanto forma de subsistência, a sua evolução ao longo dos séculos, numa tentativa de responder à questão: Como era?

PROGRAMA:

17h00 – Cerimónia de entrega de distinções aos Pescadores de Olhão
Salão Nobre dos Paços do Concelho
18h00 – Inauguração da Exposição Pesca: Pelos Mares do Tempo
Museu da Cidade de Olhão, Edifício do Compromisso Marítimo

Pescadores olhanenses participam
na iniciativa Limpar o Mar


A iniciativa Limpar o Mar volta, esta semana, a convidar os pescadores olhanenses a participarem na defesa do Ambiente, bastando para tal trazerem para terra os detritos que encontrem durante as suas deslocações de trabalho, seja em alto mar ou na Ria Formosa.

Esta iniciativa pretende consciencializar a comunidade escolar e o sector das pescas para a preservação do mundo subaquático promovendo, assim, alterações de comportamentos.
Entre os dias 23 e 27 de Maio, os pescadores são convidados a participarem nesta iniciativa trazendo para terra todos os resíduos recolhidos no mar.
As inscrições para participar nesta iniciativa devem ser feitas no Município de Olhão ou na associação OlhãoPesca.

O programa Limpar o Mar, que conta com a organização do Município de Olhão, Ecoteca de Olhão e OlhãoPesca, pretende promover e ajudar o ambiente marinho, já que todos os detritos lançados ao mar demoram centenas de anos a biodegradarem-se. São exemplos o vidro (período indeterminado), as garrafas de plástico (450 anos), os pacotes de leite (100 anos), a madeira pintada (13 anos), os resíduos radioactivos (250 mil anos), as fraldas descartáveis (450 anos), pastilhas elásticas (5 anos), linhas de pesca (650 anos), latas de alumínio (200 anos) ou copos de plástico (50 anos).
As embarcações vencedoras serão aquelas que, durante este período, mais resíduos entregarem à organização, no porto de pesca de Olhão.

Avô Cantigas em Castro Marim no Dia Mundial da Criança

A Câmara Municipal de Castro Marim vai assinalar o Dia Mundial da Criança, dia 01 de Junho, com um espectáculo do Avô Cantigas, no Pavilhão Municipal, durante toda a manhã de quarta-feira, a partir das 10.00 horas.

Neste programa repleto de animação e alegria para mais de 500 crianças do pré-escolar e 1º ciclo do concelho, o artista Carlos Alberto Vidal o (Avô Cantigas) irá, decerto, encantar os mais pequenos com as músicas que acompanharam gerações de jovens.
A Festa do Dia Mundial da Criança inclui também a distribuição de um lanche aos meninos, com o objectivo de criar um momento de partilha e de amizade entre todos os participantes, alunos e professores.

Para a Divisão de Educação e Acção Social da Autarquia constitui um orgulho poder associar-se às comemorações do Dia Mundial da Criança. Mas do que celebrar a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança, é fundamental que haja uma responsabilização, cada vez maior, dos diferentes estados e da comunidade em geral, na defesa intransigente dos Direitos da Criança.
O mundo será tanto melhor se conseguirmos fazer com que as crianças cresçam, livremente, sem violência física ou psicológica, sem paternalismos de qualquer espécie, que ponham em causa o seu normal desenvolvimento, só assim estaremos a defender o interesse superior de cada uma das crianças.

Estoi recebe "FESTIVAL DA ÁGUA"

Para celebrar a Água, o “Festival da Água”, que decorrerá de 03 a 05 de Junho na vila de Estoi, estará relacionando ao passado, presente e o futuro dos povos com importância da água como bem essencial e como factor de unificação e de aproximação de povos.
Na conferencia de Imprensa, realizada na passada semana, foi efectuada a apresentação daquele que será o 1º Festival da Água em Portugal

da esqª p/drtª: Cristina Faria,Paula Brito e Teresa Fernandes

O festival vai “vestir” a aldeia e trazer um conjunto de acontecimentos temáticos que juntam animação com visitas e percursos, exposições, apresentações temáticas, gastronomia, artesanato, música e acções interactivas com água, entre várias outras iniciativas.
A organização pretende mobilizar residentes e turistas nesta grande Festa, cujo tema versa em torno da Água e do ambiente, numa altura em que a ecologia e o aproveitamento dos recursos naturais estão na ordem do dia.
Tendo presente estes principais pressupostos, juntaram-se as 5 entidades, Águas do Algarve SA, Direcção Regional da Cultura do Algarve, Câmara Municipal de Faro, Junta de Freguesia de Estoi e Entidade Regional de Turismo, de forma a dar corpo a esta celebração através de um Festival, o Festival da Água.
A importância da água no planeta terra está cada vez mais a ser assumida por governantes e por organizações de cidadãos, e as populações devem ser consciencializadas de que a água não é um direito adquirido, nem deve ser utilizada de forma desregrada;
A água foi, é e será o factor essencial da humanidade. As comunidades formaram-se junto aos cursos de água, e ali desenvolveram-se e cimentaram-se. Têm esgotado aquíferos, desviando rios, impregnado lençóis de água com produtos químicos…;
A forte influência do Rio Seco, ribeira existente na freguesia de Estoi permitiu, ao longo de séculos, assegurar a permanência e o desenvolvimento dos povos ali fixados;
Torna-se necessário continuar a sensibilizar as populações para a importância da água como bem essencial e como factor de unificação e de aproximação de povos.

"Água é vida, é o caldo salgado das nossas origens, o sistema circulatório do planeta. Ancoramos as nossas civilizações nas margens dos oceanos e dos rios. O nosso maior medo é a possibilidade de escassez ou excesso de água?”
Kingsolver, Barbara, In National Geographic, n.º 109, Abril 2010

60 crianças vão participarem actividades Ambientais em Vilamoura

No âmbito do seu plano de actividades de educação ambiental, a Marina de Vilamoura, em colaboração com a Câmara Municipal de Loulé, realizará nos próximos dias 7 e 8 de Junho, acções de Educação Ambiental para 60 crianças das escolas EBI de Salir, EB1 de Benafim e EB2,3 Padre João Coelho Cabanita (Loulé).

Estas acções assinalam dois dias temáticos de destaque - o Dia do Ambiente (5 Junho) e o Dia dos Oceanos (8 Junho). As actividades didácticas serão desenvolvidas tendo em conta o tema da Campanha da Bandeira Azul deste ano, “Mar, História e Recursos” e enquadram-se na Política de Qualidade e Ambiente implementada na Marina e Praias de Vilamoura (Praia da Rocha Baixinha e Praia de Vilamoura).

A actividade do Dia Mundial do Ambiente decorrerá na Praia de Vilamoura e irá essencialmente centrar-se em dois jogos, um em torno da reciclagem dos resíduos e outro focado na temática da Campanha Bandeira Azul para 2011. Nestes jogos pretende-se tirar proveito das potencialidades desta praia, aliando a sensibilização ambiental à actividade física.
No dia dos Oceanos, será feito um passeio no barco “Vital”, onde técnicos do Museu Cerros da Vila explicarão a importância histórica desta faixa de litoral. No final de cada actividade, será servido um lanche saudável às crianças e serão entregues diplomas de participação e um Guia Ambiental do Município de Loulé.
À semelhança de outras actividades realizadas em torno de dias temáticos, esta acção faz parte do compromisso assumido pela Marina de Vilamoura para consciencializar os cidadãos, especialmente as crianças, da importância do respeito pela natureza e pelo meio ambiente, valores partilhados pelo Município de Loulé, que disponibiliza o apoio logístico para estes eventos.

Fundação Pedro Ruivo: "Afectos no Cancioneiro Regional" 1º Encontro

A Fundação Pedro Ruivo vai apresentar no próximo dia 4 de Junho, pelas 21h30, no Auditório Pedro Ruivo, um evento de cantares tradicionais algarvios que pretende ser um “meio de expressão” dos afectos inerentes ao Cancioneiro Regional.

Este evento que se intitula "Afectos no Cancioneiro Regional" – 1º Encontro, pretende dar a conhecer e preservar aquilo que é tipicamente algarvio e tem como base um estudo etnológico e musicológico no Algarve, através da recolha de peças musicais populares nas zonas de baixa densidade do Algarve - Serra, Barrocal e zona Piscatória.
Visa a apresentação pública dos grupos e informantes abordados na pesquisa empírica e contará com a participação: do Grupo Coral Casa do Povo de São Bartolomeu Messines; Grupo de Cantares da Mana Anica (Fuzeta); Grupo Etnográfico de Castro Marim; Grupo Coral de Altura; Grupo Coral Ossónoba; Grupo de Teatro "A GORDA"; Moças "Nagragadas" e outros cancioneiros regionais da Serra, Barrocal e zona piscatória.

Antigo Lagar de Azeite de S.B. de Alportel transforma-se em Residência Criativa

De 17 a 19 de Junho, o velho edifício do antigo Largar de Azeite de São Brás de Alportel vai transformar-se numa Residência Criativa, um espaço de encontro entre designers e artesãos, naquele que será o culminar da primeira etapa do Projecto Design&Ofício que visa a criação de novos produtos, a partir da transmissão dos saberes dos ofícios tradicionais. Cruza a ponte entre a tradição e a inovação é o desafio.

Este projecto resulta de uma parceria entre o Município de São Brás de Alportel e a Associação Designers do Sul com o objectivo de valorizar e reinventar os ofícios tradicionais.


Trata-se de desenvolver uma relação de proximidade entre artesãos tradicionais e criativos da área do design, de forma a promover a troca de experiências e saberes do passado e do presente, na criação de objectos modernos e de qualidade.