segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cavaco Silva considera ser:“uma obrigação ética do Estado e da sociedade civil” fazer tudo para defender as crianças mal-tratadas

«Em Portugal, existem muitas crianças nesta situação de risco, de pobreza e de exclusão infantil e é uma obrigação ética e política, quer do Estado, quer da sociedade civil, fazer tudo o que está ao seu alcance para que as crianças possam crescer em felicidade e ter uma infância de qualidade», defendeu hoje Cavaco Silva na visita que realizou, acompanhado da sua esposa, a primeira-dama Maria Cavaco Silva, ao Refúgio Aboim Ascensão, em Faro, onde conviveram com as crianças.

“As crianças justificam que se faça um esforço, mesmo no domínio orçamental. Este (do Refúgio Aboim Ascensão) é um modelo (emergência infantil) exigente, que requer meios e recursos, num contexto de baixa natalidade e de crescente risco”, sublinhou o Presidente da República.
"Esta situação de baixíssima natalidade e de muitas crianças em situação de risco, pobreza e exclusão infantil não é boa para o futuro do nosso país", salientou a propósito.



Cavaco Silva está ciente que o sistema de emergência infantil “devia ser replicado noutras partes do país”, até porque, acrescentou o PR, “existem demasiadas crianças a viverem durante demasiado tempo em instituições”, por tal é “preciso trabalhar para que encontrem o mais rápido possível um colo, ou seja, uma família”.
Cavaco Silva admitiu ainda que pretende aguardar pelos efeitos da lei do apadrinhamento civil na adopção de adolescentes, sublinhando que “essa lei não é assim tão recente. O que está neste momento em causa é a regulamentação dessa lei. É uma tentativa de resposta a crianças já de uma idade que não é infantil, numa tentativa de lhes encontrar uma casa».





A “emergência infantil” foi criada em 1985, altura em que Cavaco era primeiro-ministro, , mas esta foi a primeira visita de Cavaco Silva ao Refúgio Aboim Ascensão enquanto Presidente da República, apesar de já antes ter visitado a instituição, em 1995 e 2001.
Com a visita, Cavaco Silva quis deixar publicamente o reconhecimento pela acção do Refúgio Aboim Ascensão, impulsionadora no nosso Páis da “emergência infantil”, já lá vão 25 anos.
Já o director do Refúgio, Luís Villas-Boas, recordou a história da instituição, fundada em Faro, em 1933, POR MANUEL ABOIM ASCENSÃO DE SANDE DE LEMOS, SEU GENRO E SOBRINHO, desde sempre ligada à família destacando que “o modelo de trabalho implementado no Refúgio Aboim Ascensão devia ser replicado no país, sob forma de um sistema nacional de emergência infantil, pois muito falta ainda mudar no tratamento das crianças em Portugal”, assumiu.

CICLO DE CINEMA "SOB AS ESTRELAS EM CACELA VELHA" 2010


Este Verão, no antigo cemitério de Cacela Velha, o velho portão de ferro abre-se novamente para dar entrada a quem à noite, sob as estrelas, quiser ver cinema.
O ciclo de cinema “Sob as estrelas em Cacela Velha” propõe nesta terceira edição, mais 4 sessões de cinema, durante os meses de Agosto e Setembro, com a seguinte programação:

31 DE AGOSTO
TARDE DEMAIS, José Nascimento, Portugal, 2000, 95’
Presença do realizador
2 DE SETEMBRO

AGOSTO, Jorge Silva Melo, Portugal/França, 1991, 90’

7 DE SETEMBRO

[SESSÃO DUPLA]

SIGNIFICADO, Tiago Pereira, Portugal, 2010, 42’

Presença do realizador

POLIFONIAS- PACI É SALUTA, MICHEL GIACOMETTI,

Pierre-Marie Goulet, Portugal, 1997, 78’


9 DE SETEMBRO

RUÍNAS, Manuel Mozos, Portugal, 2009, 60’
As sessões decorrem sempre às 22h00. Entrada – 2 € / livre para residentes
Uma organização da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António/ Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela com a colaboração do Cineclube de Faro.

Relações entre Portugal e a Indonésia dominaram encontro de trabalho entre Governadora Civil de Faro e Embaixador daquele país


Questões relacionadas com as relações entre Portugal e a Indonésia dominaram esta tarde o encontro de trabalho entre a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes e o Embaixador da Indonésia no nosso País, Albert Matondang, que abordaram também aspectos da situação económica nacional e internacional

Durante o encontro, realizado no Governo Civil de Faro, Isilda Gomes realçou a importância das novas potências económicas para a estabilidade internacional, tendo frisado que, a nível nacional, os indicadores de recuperação da economia são bastante sólidos, havendo por isso boas perspectivas de crescimento para vários sectores como é o caso do turismo.

A Governadora Civil sublinhou a propósito o importante contributo do turismo algarvio para a economia portuguesa, realçando que esta região constitui uma das principais referências a nível mundial enquanto um dos destinos de férias com maior segurança e de excelente qualidade.

As características paradisíacas do Algarve foram aliás elogiadas por Albert Matondang que, durante o encontro, salientou também a importante colaboração prestada por Portugal à implementação da democracia em Timor-Leste e na própria Indonésia, nomeadamente no que concerne ao trabalho desenvolvido nos últimos anos para a defesa dos direitos humanos e no combate à corrupção e à violência.

O diplomata referiu-se ainda à influência portuguesa em vários domínios da vida no seu país, sobretudo no que diz respeito à área cultural, tendo salientado que vários vocábulos portugueses fazem actualmente parte da língua indonésia.

A política nacional e a generalidade das medidas vocacionadas para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos desenvolvidas pelo Governo, foram ainda abordadas nesta reunião de trabalho, durante a qual a Governadora Civil de Faro manifestou a sua inteira disponibilidade para apoiar a diplomacia indonésia, designadamente em eventuais questões relacionadas com cidadãos daquele país que estejam radicados ou que se desloquem à região algarvia.

“Sendo o Algarve uma região que acolhe diariamente milhares de cidadãos provenientes de todas as partes do Mundo, é sempre importante e útil estabelecer redes de comunicação e de trabalho com a diplomacia estrangeira, no sentido de agilizar todos os processos necessários em eventuais situações que exijam a nossa intervenção junto desses cidadãos”, referiu Isilda Gomes, salientando que a região algarvia destaca-se precisamente pela forma extraordinária como recebe os visitantes nacionais e estrangeiros.

Melhores do mundo ao largo da Praia da Rocha na SurfSki Race of Champions



A Portimão SurfSki Race of Champions vai ter lugar no fim-de-semana de 4 e 5 de Setembro, trazendo até águas algarvias algumas das mais importantes figuras mundiais desta espectacular modalidade, que deriva da canoagem.
Neste evento de nível internacional, repleto de emoções e desafios físicos, vão estar presentes algumas das grandes figuras do Surfski mundial, sendo esperados cerca de 250 atletas, que irão disputar 20 mil euros em prémios monetários, distribuídos entre os cinco primeiros classificados masculinos e as três melhores femininas, assim como entre os vencedores dos dois hotspots durante o percurso.
A competição está aberta às seguintes categorias: SS1 e SS2 - Masculino e Feminino: Sénior (para participantes nascidos entre 1975 e 1990); SS1 e SS2 – Masculino e Feminino: e Veterano A (para participantes nascidos antes de 1975).
No dia 4 de Setembro vai ter lugar a prova mais disputada, a 25km Downwind Ocean Race, num percurso já definido, mas que poderá sofrer alterações no próprio dia, de forma a aproveitar da melhor maneira as condições climatéricas existentes.
A prova a realizar no dia 5 de Setembro, o 800 mts Surf Life Saving Tournament, está directamente relacionada com o aparecimento da modalidade, inicialmente desenvolvida para os nadadores salvadores nas praias da África do Sul e da Austrália.
A evolução dos modelos e o espírito competitivo envolvido, rapidamente fizeram com que se desenvolvessem competições de Surf LifeSaving, cujo objectivo é apurar o atleta mais rápido através das várias eliminatórias. Esta prova poderá ser observada de perto por todos os espectadores que se dirigirem à Praia da Rocha nesse dia, pois todo o percurso é visível desde a costa.
O público presente também poderá desfrutar de estruturas de entretenimento, de alimentação, de exposição e de venda de material de canoagem e outras actividades, sendo gratuita a entrada na zona de competição.
Mais informações em www.marinaportimaosurfski.com

Festa de Alcoutim, do nascer ao nascer do sol





A Festa de Alcoutim está de volta, a encerrar as grandes animações de Verão. De 8 a 12 de Setembro, a vila de Alcoutim transforma-se para esta festa, que comemora este ano o seu 59º aniversário.

Com cinco dias temáticos – Dia da Criança, Dia do Idoso, Dia do Município, Dia de Espanha e Dia da Juventude (respectivamente, de Quarta a Domingo) – a festa de Alcoutim procura encontrar-se com todas as idades e apresenta actividades e animação para todos os gostos. Este ano, serão cabeças de cartaz, de 8 a 12 de Setembro respectivamente, o grupo “Plim Bandalim Plim Plim”, o espectáculo musical “Cantigas da Rua”, com apresentação de Carlos Malato, “Arte&Música e Big Band”, “Martirio” e “Makongo”.

À semelhança do ano anterior, o baile à antiga, pelas 22.00h, abre a animação nocturna nas três últimas noites de festa.

Além dos concertos, a festa de Alcoutim oferece ainda muita gastronomia, com a III Feira de Sabores (10, 11 e 12 de Setembro), animação de rua e animação infantil, jogos tradicionais, actividades desportivas e discoteca. A promessa é festa do nascer ao nascer do sol.

O feriado municipal, 10 de Setembro, será marcado pelas Comemorações do Centenário da República. O Município de Alcoutim irá homenagear todos os militares alcoutenejos que combateram na Guerra Colonial (1961 – 1974) e na I Guerra Mundial (1914 – 1918), honrando os que perderam a vida em defesa da Pátria.


A praia fluvial do Pego Fundo, o Castelo de Alcoutim, o Cais e o Rio Guadiana serão novamente os palcos da festa, que completa nesta edição 59 anos de história.

Os lucros da festa revertem a favor da construção do Lar dos Balurcos, entregue à Associação de Solidariedade Social, Cultura, Desporto e Arte dos Balurcos.

Autarquia assina Protocolo de Colaboração com Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo


A Câmara Municipal de Vila do Bispo e a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo assinaram, no passado dia 19 de Agosto, o Protocolo de Colaboração.
Deste modo, as instituições formalizaram mecanismos de cooperação que visam o apoio alimentar à população mais desfavorecida através do complemento dos cabazes do Banco Alimentar Contra a Fome com outros bens.
Pretende-se assim, reforçar e dar continuidade à estratégia de combate às desigualdades sociais, levada a cabo pelo Serviço de Acção Social e Saúde da autarquia, com vista à crescente melhoria das condições de vida da população economicamente mais carenciada do concelho de Vila do Bispo.

Aljezur atribui Prémio de Mérito Escolar


O Município de Aljezur atribui o Prémio de Mérito Escolar aos 10 melhores alunos dos 2.º e 3.º ciclos, do ano lectivo 2009/2010. A entrega dos prémios deste ano teve lugar no dia 29 de Agosto, integrada no programa das Comemorações do Feriado Municipal, antes do espectáculo programado com o artista Toy.
O Prémio de Mérito Escolar é uma iniciativa do Município de Aljezur, que pretende ser o reconhecimento da autarquia pelos resultados escolares dos alunos, que em cada ano escolar mais se distinguem.
Em anos anteriores procurou-se também com esta iniciativa, que estes bons alunos pudessem realizar de uma forma lúdica, experiências a que habitualmente não podem aceder, pelo que anualmente era organizado um fim-de-semana num parque temático fora do país, com viagem de avião.
Após alguns anos e verificando-se que alguns dos alunos premiados acabam por “repetir” a experiência que a autarquia lhes quis proporcionar, consideramos que era tempo de introduzir alguma mudança nesta iniciativa, sendo certo que a iniciativa se vai manter, dado o êxito que tem tido e porque acreditamos que tem contribuído para elevar o nível de resultados escolares dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos.
Assim, este ano e pela primeira vez, o Prémio de Mérito Escolar será a atribuição, a cada um dos alunos premiados, de um cheque no valor de 500,00 €.

Alcoutim: "Três Municípios por uma Região"


Conhecer a história do Baixo Guadiana, nas suas diferentes perspectivas, é o desafio lançado pelo projecto "Três Municípios por uma Região", uma iniciativa das autarquias de Alcoutim, Castro Marim, Vila Real de Santo António e Associação Odiana.

O projecto nasceu da vontade de dinamizar as exposições abertas nos três concelhos, integradas no evento "Algarve - do Reino à Região", da rede de Museus do Algarve, a saber: "Alcoutim, Terra de Fronteira", "Castro Marim, Baluarte Defensivo do Algarve", "Vila Real de Santo António e o Urbanismo Iluminista". Nesse sentido, decorrem, nos três municípios, várias actividades que informam, e divertem, o visitante sobre a história do Baixo Guadiana. Já em execução, estão as visitas culturais (http://cm-alcoutim.pt/portal_autarquico/alcoutim/v_pt-PT/pagina_inicial/eventos/em_destaque/visita+guiada+acompanhada.htm), a animação musical e teatral (http://cm-alcoutim.pt/portal_autarquico/alcoutim/v_pt-PT/pagina_inicial/eventos/em_destaque/fado+quarta.htm) e o concurso fotográfico (http://cm-alcoutim.pt/portal_autarquico/alcoutim/v_pt-PT/pagina_inicial/eventos/em_destaque/concurso+de+fotografia.htm). Do programa constam ainda outras actividades: um roteiro gastronómico pelos três concelhos, de 15 de Setembro a 15 de Outubro; o seminário "Das Origens às Luzes", que abordará temas alusivos às três exposições, a decorrer no dia 25 de Setembro, na Biblioteca Municipal de Castro Marim; a tertúlia, "O Contrabando", contextualizada num passeio de barco pelo Rio Guadiana, no dia 19 de Setembro.