terça-feira, 15 de junho de 2010

“ALBION BAND” CELEBRAM 90 ANOS



Quarta-feira, dia 16 de Junho, Largo Eng.º Duarte Pacheco, pelas 22H00
Primeiro espectáculo da Tournée da Banda Inglesa no Algarve, abre programa de animação da época balnear em Albufeira.
A banda inglesa “Albion Band” da cidade de Southampton, Inglaterra, anima a noite de Quarta-feira, no palco do Largo Eng.º Duarte Pacheco, pelas 22 horas, naquele que será o primeiro espectáculo de animação da época balnear.

A banda foi fundada em 1920 e comemora este ano os seus 90 anos de existência. Desde a sua fundação que tem sido parte da herança cultural e comunitária da cidade de Southampton, participando em inúmeros eventos locais. Na tradição do Titanic continua a tocar nas viagens inaugurais dos grandes barcos de cruzeiro, que partem do cais desta cidade inglesa.

Em 2005, deram cinco concertos no Algarve, regressando este ano à região, com o 1.º concerto desta tournée, em Albufeira. Nick Dawson é o maestro da banda desde 1993 e tem uma vasta experiência, tendo começado a tocar trombone com 12 anos.

O Programa de Animação da época balnear que faz parte do cartaz “Albufeira Anima”, vai decorrer de Junho a Setembro, todas as Quartas-feiras no Largo Eng.º Duarte Pacheco, e integra um repertório que privilegia a música tradicional e etnográfica, assim como a actuação de grupos locais. A não perder!

IV MOSTRA DE ARTES DO BARROCAL DE VOLTA A PADERNE


Artesanato, gastronomia e música em destaque
Artesanato, Gastronomia e Música mostram o que de melhor há na região, de 18 a 20 de Junho, em Paderne.

Durante três dias, as ruas da aldeia típica de Paderne recebem mais uma edição da Mostra de Artes do Barrocal.
Esta mostra de artesanato, gastronomia e música que já vai na quarta edição, é organizada pela Junta de Freguesia de Paderne e conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira.
A partir do próximo dia 18 e até 20 de Junho, os visitantes podem apreciar trabalhos de artesanato, cestas tradicionais em empreita, esparto, pinturas, confecções e a tradicional doçaria da região. A gastronomia também não foi esquecida e os apreciadores podem degustar verdadeiras iguarias desta zona do Barrocal Algarvio.
A característica singular desta Mostra de Artes merece, certamente, uma visita.

Programa:
18 de Junho
16:00 - Desfile “A Arte e os Oceanos” (Escola de Paderne – 1.º Ciclo)
17:30 - Actuação do Quarteto Carlos Coelho
19:00 – Grupo de Cantares “Entretenga”
20:00 – Rancho Folclórico de Quelfes
21:30 – Carlos Coelho Duo

19 de Junho
16:30 – Marchas Populares “Há Festa no Oceano” - (Escola de Paderne – 1.º Ciclo)
17:30 – Grupo de Cantares “Fonte Nova”
18:30 – “Zé Toino & Tozé”
20:00 – “Francisco Ricardo”
21:00 – Filipe Conde

20 de Junho
16:30 – Versus Tuna
18:00 – Banda da Sociedade Musical e recreio Popular de Paderne
19:30 – Banda “City ok Southampton Albion Band”
20:30 – Grupo de cantares do Parchal
21:30 – Rita & Paulo

Exposição “Alcoutim, Terra de Fronteira”


“Alcoutim, Terra de Fronteira” é a exposição do Município de Alcoutim, integrada no projecto regional “Algarve – Do Reino à Região”, organizado pela Rede de Museus do Algarve.

“Algarve – Do Reino à Região”, é um projecto que reúne treze exposições e publicações, com diferentes abordagens ao tema Algarve. Os últimos mil anos da história e cultura algarvia, presentes na herança material e espiritual que, desde o Gharb al-Andalus até à actualidade, têm vindo a moldar e a caracterizar a identidade desde território, são o ponto de partida de uma cooperação pioneira entre autarquias, museus, instituições públicas e privadas, universidades, centros de investigação, especialistas de diferentes áreas científicas e culturais e as populações dos vários municípios algarvios – Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António.

A exposição de Alcoutim, “Alcoutim, Terra de Fronteira”, debruça-se sobre a história desta vila fronteira. O Rio Guadiana será protagonista na exposição, tendo sido também na história de Alcoutim, como marco na defesa da fronteira e elo de ligação entre as principais povoações ribeirinhas – Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António. Para desvendar toda a história e “estórias” que ligam o rio aos principais acontecimentos da raia, como a reconquista cristã, a guerra civil espanhola e o tratado de Alcoutim, a autarquia assinou um Acordo Especifico de Colaboração com a Universidade do Algarve / Centro de Estudos de Património e História do Algarve, ao abrigo do Protocolo Geral de Cooperação celebrado em 1999 entre as duas instituições.

O centro histórico da vila alcouteneja será a “sala de exposições”, sendo a paisagem uma linha condutora nesta exposição. Esta concepção da exposição valoriza o centro da vila e motiva os visitantes a percorrê-la, descobrindo os seus recantos e ruelas cheios de história e de cultura. Os conteúdos da exposição e toda a informação turístico-cultural sobre a vila e o seu território estarão disponíveis em 5 línguas (português, inglês, francês, espanhol e alemão).

Durante os meses de Maio e Junho todas as exposições do projecto “Algarve – Do Reino à Região” serão inauguradas. A inauguração da exposição “Alcoutim, Terra de Fronteira” deverá acontecer no dia 26 de Junho.

V Grande Gala de Beneficência do Rotary Club Tavira


No passado dia 14 de Junho, decorreu na Pousada do Convento da Graça, a apresentação da V Grande Gala de Beneficência do Rotary Club Tavira, a ter lugar no dia 26 de Junho, no mesmo local, a partir das 20 horas.
Estiveram presentes nesta conferência de imprensa o Presidente do Rotary Club Tavira, António Viegas da Silva, a Vereadora da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, o Vice-Presidente da Direcção do Centro Social e Paroquial de Santa Maria, Eurico Palma, a directora da Pousada do Convento da Graça, Isabel Guerreiro, e a cantora Viviane.
Em noe do Rotary Club Tavira, António Viegas da Silva explicou aos presentes que reverter os lucros desta gala a favor do Centro Social e Paroquial de Santa Maria, para a construção dum centro inter-geracional, é um sinal de reconhecimento pelo trabalho em prol dos mais desfavorecidos que esta instituição tem desenvolvido no concelho.
Espera-se que o objectivo maior desta gala seja alcançado e que as receitas angariadas pela venda de bilhetes correspondam às necessidades desta instituição de solidariedade social, numa noite abrilhantada com um concerto da cantora Viviane, que irá apresentar o seu mais recente projecto “Viviane canta Edith Piaf”.
A compra dos bilhetes poderá ser feita no Centro Social e Paroquial de Santa Maria ou através dos números de telefone: 968057244, 965535931, 912521139, 965586508 e e-mail rotary.tavira@sapo.pt.
O Lar de Santa Marta e a creche O Bambino situam-se na Urbanização da Pegada e inserem-se no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), que tem como objectivo consolidar e desenvolver a rede de equipamentos sociais, reforçando a protecção social das crianças, dos idosos e das pessoas com deficiência.
Este centro inter-geracional, a instalar numa parcela de terreno cedido pela Câmara Municipal de Tavira, terá uma área de construção de cerca 2.700 m2 e representa um investimento no valor de 2.199.500,00€, e irá acolher 40 idosos, e 66 crianças em 5 salas (2 berçários, 1 sala dos 12 aos 24 meses e 2 salas dos 24 aos 36 meses). A obra teve inicio no mês de Janeiro e tem um prazo de execução de 18 meses.

Câmara Municipal de Tavira homenageia Equipa de Futsal da Casa do Povo de Santo Estêvão


No passado dia 11 de Junho, a Câmara Municipal de Tavira homenageou a equipa seniores masculinos de futsal da Casa do Povo de Santo Estêvão, actual Campeã do Algarve, uma cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Os atletas, equipa técnica, médica e direcção deste clube foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, pelo Vereador José Manuel Guerreiro e a pela Vereadora Ana Paula Martins. Esteve também presente Nelson Guerreiro da Direcção da Associação de Futebol do Algarve bem como o executivo da Junta de Freguesia de Santo Estêvão.
Nesta cerimónia foram entregues, pela Associação de Futebol do Algarve, as medalhas aos atletas e equipa técnica, bem como a Taça de Campeões do Algarve ao capitão de equipa, Ricardo Ramos.
A autarquia entregou aos campeões uma placa de reconhecimento pelo feito histórico desta equipa do barrocal e lançou o desafio de levar este projecto para patamares mais elevados, nomeadamente, a presença no Campeonato Nacional da Terceira Divisão.
Ainda nesta semana, Tomás Viegas foi distinguido como melhor treinador do ano, na Festa do Futebol e Futsal Algarvios, promovida pela Associação de Futebol do Algarve.
Constituem a equipa vencedora: Pedro Neves, Diogo Gaspar, Ivo Catarino, Honorato Ricardo, Raul Faria, Ricardo Ramos, Ricardo Afonso, Tomás Henrique, Ruben Vaz, Bruno Canelas, Alirio Fonseca, Luís Silvério, Carlos Serrador, Rui Rita, Rui Palmilha.
Equipa Técnica: treinador principal, Tomás Viegas e treinador adjunto, Eduardo Cunha.
Equipa Médica: Médico, Dr. António Ribeiro; Farmacêutico, Dr. Eduardo Tavares; Fisioterapeuta, Luís Venâncio; Massagistas, Sérgio Jesus, Sandra e Patrícia.
Direcção: José Barradas, Luís Madeira, Miguel Sousa, Sérgio Jesus e Luís Guerreiro.

25 Anos de tradição na Feira de Artesanato de Alcoutim






A Feira de Artesanato e Etnografia de Alcoutim completou, no passado fim-de-semana, o seu vigésimo quinto aniversário. Para comemorar as bodas de prata foi realizada uma sentida homenagem a todos os que contribuíram e contribuem para que exista uma feira de artesanato em Alcoutim, este ano com a presença do presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, Dr. Nuno Aires, e do delegado regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Dr. Alberto Melo, que têm apoiado a continuidade do evento.
Foram agraciados os responsáveis pela organização da primeira feira de artesanato – Dr. Francisco Amaral, como presidente da comissão organizadora, Sr. Manuel Carvalho, Sr. Abílio da Encarnação, Sr. José Tiago Faustino, Profª Mª Célia Anselmo e o Sr. João Baptista –, os artesãos que participaram nesta primeira edição do evento e aqueles que continuam a marcar presença desde há 25 anos a esta parte – Senhorinha Gonçalves (tecelã), Manuel Domingos Mestre (gramador de linho) e Emídio Rita (pescador).
A etnografia brilhou uma vez mais na praia fluvial do Pego Fundo, que voltou a ser palco deste certame. Cerca de 80 artesãos fizeram representar o artesanato na feira, trazendo à memória dos visitantes pedaços de história da serra algarvia e memória dos antigos mestres ferreiros ou sapateiros, hoje profissões quase extintas.
A gastronomia regional é outra das mais valias deste evento e deixou nele a sua marca. Tasquinhas de pratos típicos e tapas de conhecidos sabores locais, como os enchidos e os queijos, foram fazendo as delícias dos muitos visitantes que encheram a praia do Pego Fundo.
A feira de artesanato completou-se com a animação musical, marcada pela actuação dos grupos “Brigada 14 de Janeiro” e “Os Maltezes” sem esquecer a animação de rua e o tradicional baile que fechou ambas as noites.
A Feira de Artesanato e Etnografia de Alcoutim é um evento organizado pela Associação “A Moira” em colaboração com a autarquia local.

CLUBE HÍPICO DE LOULÉ NA FEIRA DE SANTIAGO DO CACEM



O Clube Hípico de Loulé marcou presença no passado dia 30 de Maio, no concurso de saltos na Feira de Santiago do Cacém, contando com a participação de 9 cavalos (8 do Clube e 1 privado) e com os atletas Débora Gonçalves, André a Hernandez, Tânia Tomas, Ana Beatriz, Sara Bastos, Duarte Correia, Débora Martins, Lino Mamede, Ana Margarida e João Lopes com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, acompanhados pelo instrutor Bruno Cavalinhos.
A cavaleira Ana Margarida, com 13 anos, conseguiu um honroso 3.º lugar na prova de obstáculos – prova média, prémio esse entregue pelo Exm.º Sr. Coronel da G.N.R. Bernardo Mendes.
O cavaleiro João Lopes, com 14 anos, foi considerado, pelo Exm.º Sr. Coronel da G.N.R. Bernardo Mendes, como o melhor cavaleiro com o melhor domínio do cavalo na prova.
O cavaleiro Lino Mamede, com 18 anos, mostrou um desempenho exemplar na prova de obstáculos – prova grande, contra cavaleiros de nível internacional que habitualmente representam Portugal no estrangeiro, considerado por todos com uma prestação muito positiva.
O cavalo de nome “Apollo”, de 4 anos, propriedade do cavaleiro Lino Mamede, fez a sua 1.ª participação num concurso público montado pelo cavaleiro Bruno Cavalinhos tendo efectuado uma brilhante participação.
É de referir que a maioria dos jovens e crianças efectuaram a sua 1.ª participação num concurso hípico, participação pautada com mestria e brilho, conseguido mais uma vez o Clube Hípico de Loulé uma intervenção de enorme sucesso e brilho numa prova de prestigio nacional levando mais uma vez o nome de Loulé além portas.
É de referir ainda que toda esta brilhante participação só foi possível, mais uma vez, com o precioso apoio da Câmara Municipal de Loulé, pois sem este não seria possível uma a presença deste Clube.
O Clube Hípico de Loulé vai estar presente e participar:
Dia 19 de Junho em Vilamoura – Concurso de salto de obstáculos

Teatro para público jovem e muita música



no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão

Entre 18 e 20 de Junho, o Teatro Municipal de Portimão oferece teatro para os mais jovens com “Fazer o que as Flores Fazem” e o espectáculo de marionetas “Cinderela”, mas também o melhor do panorama actual da música portuguesa com Norberto Lobo e Tiago Bettencourt & Mantha.

Na quinta-feira, dia 18, o Pequeno Auditório recebe, às 19h00 e às 21h00, mais um espectáculo integrado no Ciclo Novos Actores. Trata-se de Fazer o que as Flores Fazem pela Oficina de Expressão Dramática da Escola E.B 2/3 Nuno Mergulhão, uma proposta e ao mesmo tempo uma reflexão sobre a adolescência: os medos, contradições, dúvidas, desejos e sonhos de um grupo de adolescentes. O espectáculo dirige-se a maiores de 12 anos e o bilhete custa 2,50 euros.

A Oficina do Espectador encerra mais uma vez o ano escolar com o Teatro de Marionetas do Porto. Depois de Polegarzinho, apresentado no ano passado, João Paulo Seara Cardoso apresenta-nos, este ano, Cinderela. Há uma reescrita, um tanto ou quanto anacrónica, da história tradicional, a partir das versões de Perrault e Grimm. Personagens saídos de outros contos de fadas caem do céu para dificultar a vida a Cinderela, mas no final, casa mesmo com o príncipe. Depois das sessões para as escolas na sexta-feira, as famílias poderão assistir ao espectáculo no sábado às 16h00 no Grande Auditório Mergulhão. Os bilhetes custam 2,50 euros para crianças entre os 4 e os 12 anos e 5 euros para o restante público.


A noite traz Novos Sons, uma oportunidade para ouvir o que melhor se faz no panorama actual da música portuguesa.

Na sexta-feira, 18 de Junho, Norberto Lobo apresenta-se, às 22h00, no Café Concerto para um concerto com entrada gratuita. Dois anos decorridos sobre o lançamento de Mudar de Bina (2007), o músico lisboeta regressou aos discos com Pata Lenta (2009). Guiado pela melodia, é ao serviço dessa forma universal e instantaneamente empática que coloca à disposição, uma prodigiosa técnica na guitarra. Pata Lenta é um brilhante e profundo diálogo entre os dedos de Norberto Lobo e as cordas da guitarra, uma celebração do amor, da paz e da luz que encontra na liberdade.

No Sábado,19 de Junho, é a vez de Tiago Bettencourt subir ao palco do Pequeno Auditório. Depois do seu percurso com os Toranja, Tiago Bettencourt apresenta o seu mais recente projecto, Tiago Bettencourt & Mantha. Desta aventura resultam já dois álbuns: O Jardim de 2007 e Em Fuga de 2010, um disco luminoso, amplo, que nos faz querer correr atrás do que é bom para nós. O concerto tem início às 21h30 e os bilhetes custam 10 euros, com desconto de 50% para portadores de Passaporte Sénior, Cartão Jovem Municipal, Cartão Municipal de Pessoa Portadora de Deficiência e Jovens até 30 anos.

Os bilhetes para os vários espectáculos poderão ser adquiridos na bilheteira do TEMPO de terça a sábado entre as 14h00 e as 19h00 e nos dias de espectáculo até às 21h30. Reservas poderão ser efectuadas através dos números 282 402 475 ou 961 579 917.

FESTIVAL DE BALÕES COM EMOÇÕES FORTES









Primeira edição do evento proporcionou imagens inesquecíveis

Está terminada a primeira edição do Festival de Balões de Albufeira. O evento, inédito na região, provocou emoções fortes a participantes e publico em geral. Exibições nocturnas, voos emocionantes e até uma amaragem junto à Praia dos Pescadores fizeram parte do menu.

O primeiro Festival de Balões de Albufeira terminou, deixando emoções fortes e um conjunto de imagens de grande beleza. Apesar das condicionantes climatéricas, o Festival cumpriu grande parte do seu Programa. Os balões proporcionaram momentos de grande beleza. Para a história fica a amaragem realizada no Domingo – ultimo dia de Festival – facto que implicou a mobilização de meios de socorro já previstos no protocolo de salvamento.

Ao longo de 5 dias, houve a oportunidade de se realizarem voos livres e cativos, além de um espantoso espectáculo nocturno em que 5 balões iluminaram a Praça dos Pescadores. O primeiro Festival de Balões de albufeira deixa algumas imagens de grande beleza que aqui partilhamos.


Incidente do passado Domingo
A amaragem de um dos balões que participavam no Festival foi notícia nos principais órgãos de comunicação social. Da parte da organização, cabe reafirmar que esta era uma das situações previstas no briefing inicial relativo ao evento e que todos os protocolos de segurança foram accionados, de forma a minimizar o impacto do sucedido. O piloto cumpriu à risca todas as questões de segurança e os ocupantes não sofreram quaisquer danos.

CABO VERDE E LOULÉ REFORÇAM LAÇOS DE AMIZADE





Primeiro-Ministro cabo-verdiano visitou Concelho

Foi em ambiente de festa que José Maria Pereira Neves, Primeiro-Ministro de Cabo Verde, foi recebido no Concelho de Loulé, na passada quinta-feira, dia 10 de Junho, pela numerosa comunidade deste país residente no Algarve.

Depois da cerimónia de boas-vindas, pelo executivo municipal, nos Paços do Concelho, e a habitual troca de lembranças, decorreu o momento alto da visita, naquele que foi o encontro com a comunidade cabo-verdiana no Centro Autárquico de Quarteira.

O representante deste país africano falou aos seus conterrâneos que escolheram Quarteira e o Algarve para residir. Através de uma retrospectiva histórica, este responsável falou da evolução do seu país ao longo das últimas décadas.

Também os laços de amizade que ligam Cabo Verde ao município louletano foram tema desta conversa com centenas de cabo-verdianos.

Após o contacto com a comunidade, José Maria Pereira Neves, acompanhado pela sua comitiva oficial e pelo executivo da Câmara de Loulé visitaram a Marina de Vilamoura, um dos ex-líbris do turismo algarvio. Aliás, o turismo enquanto actividade económica foi outro das matérias em destaque no contacto entre os responsáveis da Autarquia e o Primeiro-Ministro de Cabo Verde. Um país que começa a dar os primeiros passos nesta área e que, nesse sentido, quer também aprender com o modelo de turismo de qualidade que é Loulé.

TEATRO E DANÇA CONTEMPORÂNEA EM FARO




“IREMOS A MONTECARLO” E “MAIORCA” NAS DUAS SALAS DA CIDADE

A Arquente Associação Cultural apresenta no Teatro Lethes, nos dias 16 e 17 (quarta e quinta-feira) duas sessões da sua mais recente produção, a peça “Iremos a Montecarlo”.
Esta peça resulta de uma vontade antiga, dos membros da Associação, de trabalhar o universo literário das fotonovelas e de todo o imaginário que envolve este tipo de publicação: o romance, o ciúme, a traição, o suspense, a loucura, os galãs másculos e as mocinhas indefesas.
''Iremos a Montecarlo'' é um espectáculo que tem por base a tradução para português do Brasil, da fotonovela “Super Desconfiada” de Leonia Celli. Conta a história de quatro personagens, enredadas nos amores e desamores, nos preconceitos e estereótipos tão comuns nesta época. A encenação é minimal, coreografada em contraponto com o estilo kitsch próprio deste tipo de publicações e dando uma dignidade formal ao trabalho.
Os bilhetes para a peça “Iremos a Montecarlo” têm o preço único de € 10,00, com descontos de 25% para maiores de 65 anos e preço único de € 7,00 para os menores de 30 anos.
No dia 18, sexta-feira, a Companhia Paulo Ribeiro, apresenta o espectáculo de dança contemporânea “Maiorca” com interpretação ao vivo, dos prelúdios de Chopin, pelo pianista clássico Pedro Burmester.
O desafio partiu de Jorge Salavisa quando idealizou que o movimento vigoroso do coreógrafo e o romantismo associado à música de Chopin poderiam resultar numa criação de forte temperamento e incitou Paulo Ribeiro a coreografar os Prelúdios, do compositor, interpretados por Pedro Burmester.
Em “Maiorca”, o coreógrafo volta à essência e cria dança à dimensão da música, provocando o público a deixar-se transportar sem reivindicar a racionalidade, tantas vezes redutora, da razão.
A apresentação do espectáculo “Maiorca” insere-se na ARTE SUL – Rede de Programação Cultural, da qual fazem parte o Teatro das Figuras, o Pax Julia Teatro Municipal de Beja, o Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre e o Forum Luísa Todi em Setúbal, sendo a programação co-financiada pelo INALENTEJO, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013.
Os bilhetes para assistir ao espectáculo “Maiorca” têm o preço de € 12,00, para a 1ª plateia e € 10,00 para a 2ª plateia, com descontos de 25% para maiores de 65 anos e preço único de € 7,00 para os menores de 30 anos.


SINOPSE IREMOS A MONTECARLO

Romance, Traição, Ciúme, Tragédia, Loucura.
Partindo do universo das fotonovelas, dos anos 60 e 70 do século passado, a Arquente propõe-se criar um objecto artístico que retrate, de algum modo, a realidade do mundo fantasioso, de puro entretenimento, característico deste tipo de leitura, conduzindo-nos a um alheamento de nós próprios.


SINOPSE MAIORCA

Para o coreógrafo não é o movimento que conta, é a sua génese, não é o coração, é a alma. Já Chopin fazia a apologia da primazia da forma, em detrimento da alma. Em “Maiorca”, o coreógrafo cria dança à dimensão da música, provocando o público a deixar-se transportar sem reivindicar a racionalidade, tantas vezes redutora, da razão. Porque, o desafio maior para Paulo Ribeiro continua a ser o de tornar a dança uma arte que convoca todos, independentemente das particularidades de cada um.

CENTENAS DE CAMIONISTAS MARCARAM PRESENÇA EM CONVÍVIO PROMOVIDO PELA CÂMARA DE LOULÉ





Camionistas vindos de várias zonas do país e até mesmo alguns do estrangeiro marcaram presença na segunda edição do Encontro de Camionistas, que decorreu no passado fim-de-semana, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Loulé com o objectivo de proporcionar um momento de convívio a quem faz da estrada e dos camiões a sua vida.

No sábado, o dia foi ter preenchido por diversas actividades como demonstrações e manobras com camiões ou exposições, que tiveram como palco o Parque das Cidades. À noite a música animou os participantes.

Mas o domingo foi mesmo o momento alto desta iniciativa, com os camionistas a percorrerem as dezenas de quilómetros da EN2, entre Loulé e o Ameixial, onde se viria a realizar o almoço-convívio. Pelo meio houve tempo para uma paragem junto ao monumento de homenagem inaugurado em 2009 que pretende enaltecer esta nobre profissão que, durante décadas, teve um lugar de destaque na vida económica algarvia.

Portimão: Apresentação do Livro “Alemão para Cantores” de Barbara Schilling Tengarrinha


150º aniversário de Manuel Teixeira Gomes

No próximo dia 18 de Junho, pelas 19h00, na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, vai ser apresentado o livro “Alemão para Cantores”, com a presença da autora Barbara Schilling Tengarrinha, acompanhado de recital de canto e piano por intérpretes de excepção como é o caso dos cantores Jorge Vaz de Carvalho ( barítono) e Birgit Wegemann (soprano) e da pianista Irene Ainstein, que interpretarão peças musicais ilustrativas do conteúdo do livro.
Esta apresentação insere-se no programa das Comemorações dos 150 anos de Manuel Teixeira Gomes, um apaixonado pela música alemã que considerava que aos alemães, “se deve o prodigioso desenvolvimento da música nos últimos dois séculos; em inspiração e técnica ninguém se lhes compara”.
“Alemão para Cantores” é um livro de ensino e de aprendizagem no contexto do canto clássico, editado a pensar nos estudantes, sem conhecimentos prévios da língua alemã, cantores ou simples interessados na aprendizagem da língua, procurando ajudar a consciencializar as semelhanças e as diferenças entre as duas línguas e tornar proveitosa esta perspectiva contrastiva. Contém um grande número de textos e excertos do repertório vocal alemão.
Para além do apoio da Câmara Municipal de Portimão, esta obra contou ainda com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Embaixada da Alemanha em Lisboa.