terça-feira, 15 de junho de 2010

Portimão: Apresentação do Livro “Alemão para Cantores” de Barbara Schilling Tengarrinha


150º aniversário de Manuel Teixeira Gomes

No próximo dia 18 de Junho, pelas 19h00, na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, vai ser apresentado o livro “Alemão para Cantores”, com a presença da autora Barbara Schilling Tengarrinha, acompanhado de recital de canto e piano por intérpretes de excepção como é o caso dos cantores Jorge Vaz de Carvalho ( barítono) e Birgit Wegemann (soprano) e da pianista Irene Ainstein, que interpretarão peças musicais ilustrativas do conteúdo do livro.
Esta apresentação insere-se no programa das Comemorações dos 150 anos de Manuel Teixeira Gomes, um apaixonado pela música alemã que considerava que aos alemães, “se deve o prodigioso desenvolvimento da música nos últimos dois séculos; em inspiração e técnica ninguém se lhes compara”.
“Alemão para Cantores” é um livro de ensino e de aprendizagem no contexto do canto clássico, editado a pensar nos estudantes, sem conhecimentos prévios da língua alemã, cantores ou simples interessados na aprendizagem da língua, procurando ajudar a consciencializar as semelhanças e as diferenças entre as duas línguas e tornar proveitosa esta perspectiva contrastiva. Contém um grande número de textos e excertos do repertório vocal alemão.
Para além do apoio da Câmara Municipal de Portimão, esta obra contou ainda com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Embaixada da Alemanha em Lisboa.