segunda-feira, 18 de outubro de 2010

FRAGOSO MARQUES REÚNE COM ADVOGADOS EM ALBUFEIRA E PORTIMÃO


Candidato a Bastonário da Ordem dos Advogados apresenta projecto
Apresentar o seu projecto e discutir ideias com os colegas são os objectivos da deslocação de Fragoso Marques, candidato a Bastonário da Ordem dos Advogados, amanhã, 19 de Outubro, a Albufeira, pelas 12h45, e a Portimão, pelas 15h30. Na ocasião serão ainda apresentadas as listas ao Conselho Distrital e ao Conselho de Deontologia de Faro.
O candidato a Bastonário da Ordem dos Advogados, Fernando Fragoso Marques, reúne-se amanhã, 19 de Outubro, com causídicos das comarcas de Albufeira e Portimão. Apresentar o programa de candidatura, onde constam várias propostas para os “novos horizontes da Justiça, dos Advogados e da Ordem dos Advogados” e discutir as linhas gerais de actuação são os objectivos do almoço em Albufeira, às 12h45, no Restaurante Três Palmeiras, e do encontro em Portimão, pelas 15h30, no Tribunal da Comarca.
Durante estes encontros serão ainda apresentadas as listas ao Conselho Distrital de Faro, presidida por José Leiria, e ao Conselho de Deontologia de Faro, liderada por João Leandro. O actual Presidente do Conselho Distrital, António Cabrita, apoiante de Fragoso Marques, integra a lista desta candidatura ao Conselho Superior, que conta também com a presença do advogado algarvio Álvaro Correia Pina. Já no Conselho Geral surge outro natural da região, o advogado Telmo Semião.
Do programa fazem parte várias medidas, nomeadamente, no acesso à profissão, a revogação do polémico exame de acesso ao estágio, reservando a inscrição como advogado estagiário a quem tem o título de Mestre.
No apoio judiciário, Fragoso Marques defende a alteração do actual sistema, propondo, entre outras medidas, que os advogados nomeados que consigam a resolução extrajudicial de conflitos sejam remunerados; a exigência do pagamento pontual dos honorários dos defensores oficiosos; a implementação de maior transparência no sistema, publicitando as escalas; e a instalação, em articulação com as delegações, de uma rede nacional de gabinetes de consulta jurídica.
A utilização de uma vinheta de identificação pessoal em qualquer documento em que haja intervenção do advogado e/ou o alargamento da aplicação do certificado digital, como forma de identificar os actos praticados pelos advogados é uma das medidas propostas por Fragoso Marques para o combate à procuradoria ilícita.
O candidato a Bastonário defende ainda a aplicação “intransigente” da lei dos actos próprios, à qual irá propor diversas alterações, tais como a simplificação da execução das deliberações dos Conselhos Distritais de encerramento dos escritórios dos procuradores ilícitos, com recurso às autoridades policiais; a equiparação deste crime ao de usurpação de funções; e definição mais abrangente dos actos próprios dos Advogados
Fernando Fragoso Marques é advogado há 36 anos, tendo sido Presidente da Delegação do Barreiro e Presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados (1999-2001).

Mais de 300 pessoas fizeram hoje em Faro uma Espirometria



Faro foi a segunda cidade portuguesa a receber a unidade móvel de saúde e aconselhamento sobre doenças respiratórias, sendo a principal a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica). Com uma elevada afluência, mais de 300 pessoas, que não quiseram deixar de avaliar a sua capacidade respiratória, através da realização uma simples Espirometria.

Analisando os resultados deste dia de rastreios poder-se-á dizer que cerca que 39 dos rastreados apresentaram problemas respiratórios de origem obstrutiva e 24 de origem restritiva, tendo sido reencaminhados para os respectivos médicos de família.

A Espirometria, também conhecida como exame do sopro, é um teste que mede o fluxo de ar nos pulmões. É um exame muito importante no diagnóstico precoce e prevenção de doenças respiratórias, e essencialmente, no caso da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica), uma doença devastadora que progressivamente retira aos doentes a capacidade de respirar. A Espirometria permite ajudar a detectar a doença e permite actuar e tratar antes da sua progressão. Para efectuar o exame basta colocar o tubo do aparelho na boca, encher totalmente os pulmões de ar e soprar com força até os esvaziar.

«A acessibilidade à espirometria nos Cuidados de Saúde Primários possibilita o diagnóstico precoce de DPOC e viabiliza a aplicação oportuna de medidas tendentes a contrariar a evolução da doença para estádios de maior gravidade. Para além disso perspectiva, a longo prazo, menor consumo de medicamentos e menor procura de cuidados de saúde, primários e diferenciados.», afirma Carlos Robalo Cordeiro, Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) está a promover esta iniciativa por 14 capitais de distrito. A unidade móvel da campanha «Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir» segue agora para Évora (19), Santarém (20), Leiria (21) e Braga (22), e em Novembro para Setúbal (8), Coimbra (09), Guarda (10), Viseu (11), Aveiro (12), Vila Real (15), Viana do Castelo (16) e termina no Porto, no dia 17 de Novembro, Dia Mundial da DPOC e Dia Mundial do Não Fumador.

No mundo estima-se que existam cerca de 600 milhões de pessoas com DPOC. Todos os anos, aproximadamente 2,75 milhões de mortes em todo o mundo são atribuídas à DPOC. É a 5ª causa de morte a nível. Calcula-se que em 2020 seja a 3ª causa de morte a nível mundial – logo após as doenças de coração e os acidentes vasculares cerebrais. Em Portugal, um estudo recentemente efectuado na população da grande Lisboa mostrou uma prevalência de 14,2% (COPD Prevalence in Portugal. The Burden of Obstructive Lung Disease Study /BOLD).

A doença atinge mais os homens do que as mulheres devido ao maior número de homens que fumam. Com o aumento do número de fumadoras, espera-se no futuro que esta diferença se reduza. A DPOC é uma doença broncopulmonar muito comum que resulta de uma obstrução das vias aéreas. Provoca dificuldade em respirar, tosse e um aumento significativo da expectoração.
A campanha conta também com o apoio da Fundação Portuguesa do Pulmão, da RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas, da ANTDR – Associação Nacional da Tuberculose e Doenças Respiratórias e da APER - Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação.

Em Faro, Miguel Relvas questiona: “Querem que o PSD viabilize este orçamento com esta insensibilidade?”

O secretário-geral do PSD, Miguel Relvas, deslocou-se hoje a Faro para participar na tomada de posse dos novos órgãos distritais do PSD/Algarve, agora liderado por Luís Gomes, e, perante um salão de festas do centenário Clube Farense repleto de “laranjas” algarvios, apesar do discurso muito crítico para com o Governo de José Sócrates, aquele que é um dos “braços direitos” de Passos Coelho, não desfez o “tabu” político do momento sobre o sentido de voto, favorável ou contrário, do PSD ao Orçamento de Estado (OE) para 2011.
Mas o responsável social-democrta, em tom irónico, lançou uma questão: “Querem que o PSD viabilize este orçamento com esta insensibilidade?”. Em seguida apontou o dedo acusador: “Ainda querem fazer o TGV e o Aeroporto de Lisboa”. E, sem se deter, em jeito de advertência, Miguel Relvas garantiu: “O nosso projecto é um caminho alternativo”.


DESIDÉRIO SILVA, EDIL DE ALBUFEIRA, PRESIDENTE DA AG DISTRITAL PSD, DEU POSSE A LUÍS GOMES, PRESIDENTE DA CM DE VR DE ST. ANTÓNIO E AGORA TAMBÉM DO PSD/ALGARVE, QUE, ALÉM DE TRANSMITIR A "LEALDADE E SOLIDARIEDADE À DIRECÇÃO NACIONAL DO PSD", QUESTIONOU O PS SOBRE "COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DO HOSPITAL CENTRAL DO ALGARVE E A REQUALIFICAÇÃO DA EN 125?"





"Com ou sem orçamento, este Governo não tem condições para continuar a governar", afirmou, taxativamente, Miguel Relvas, ao mesmo tempo que acusava o Governo de ter mentido em Maio sobre a realidade da execução orçamental.
“Que credibilidade tem um primeiro-ministro que faltou à verdade? Que credibilidade temos nós de que esse primeiro-ministro não é mais uma vez a chave do problema e nunca a solução? Por isso vos digo que, com ou sem orçamento, este é um governo sem futuro”, sublinhou, recordando que o Governo deixa “4 submarinos para pagar, por ano, nos próximos 25 anos”.
E o secretério-geral do PSD foi ainda mais longe nas suas acusações ao Governo socialista: “Temos hoje um Governo com grande insensibilidade social, este OE demonstra que este Governo, com ou sem orçamento, é o passado, não tem condições para continuar governar e já não é parte do futuro para o qual temos que olhar”. “O PSD tem que ter a coragem de defender as suas convicções”, reforçou.
“Querem que o PSD viabilize este orçamento com esta insensibilidade”
Miguel Relvas não tem dúvidas que “o caminho do PSD é outro, é o de um projecto alternativo, que permita combater o desemprego”. Assim, “o PSD tem que ter a coragem de ser só refém das suas convicções e ter a liberdade e a capacidade de fazer aquilo em que acredita e de escolher o melhor caminho para o país”, rematou.
“É um caminho difícil, estreito, com obstáculo, mas o que os portugueses querem não é um governo de insensibilidade social cego, surdo e mudo como este. O que os portugueses querem é um projeto de esperança, de ambição, que traga emprego e competitividade para a economia portuguesa. É essa a nossa atitude, a nossa proposta para Portugal, e para isso contamos e precisamos dos portugueses”, reconheceu o político em jeito de apelo ao eleitorado.
Por outro lado, sem esquecer que Cavaco Silva, quando liderou o PSD, rompeu com o Bloco Central, o social-democrata admitiu: “O professor Cavaco, contra a opinião de tudo e de todos, e mesmo minoritário dentro do partido, teve coragem de romper com Bloco Central e dizer que nós queremos um novo projecto de esperança e que traga Portugal para o caminho do desenvolvimento. E a realidade transformou-se nos 10 anos de maior prosperidade e crescimento da economia portuguesa”.

BTT: Maratona 80 Km S.Brás


Entre a serra e o Mar, localiza-se S.Brás de Alportel, no sopé da Serra do Caldeirão, no Algarve, com uma vista sobre a imensidão do Mar que é característico do Algarve, será que tens coragem de enfrentar uma dose extra de oxigénio, com um espectacular pano de fundo que é o azul do mar. Serás capaz de descer sem limites as diferentes descidas que temos para ti?
Simplesmente vem e desfruta do melhor que temos para te oferecer…
Próximo dia 21 de Novembro será realizada a tradicional maratona de BTT de S.Brás outra hora intitulada de maratona extreme, será este ano reservada aos mais atrevidos para efectuarem um percurso de 80 km onde as subidas e descidas da serra do caldeirão não darão descanso a ninguém, a meia maratona será para os que se acham com preparação suficiente, mas não tanta como a desejada, ao passo que os 20 km ou passeio familiar será para os que querem fazer parte de um grande evento mas não se sente capazes de passar as grandes subidas que o nosso terreno tem, podendo assim apreciar as paisagem e beleza da serra algarvia, mais info em http://bcsbras.blogspot.com/

Alcoutim recebeu o dobro dos visitantes na IV Feira da Perdiz





NÃO FALTARAM OS CONCURSOS DE EQUITAÇÃO E CANINO

Decorreu, durante o passado fim-de-semana, a IV Feira da Perdiz em Martim Longo. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Alcoutim, superou todas as expectativas e recebeu cerca de 10 000 visitantes, o dobro do número registado no ano anterior.
À abertura do certame, durante a tarde de Sexta, compareceram Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Isilda Gomes, Governadora Civil do Distrito de Faro, Joaquim Castelão, da Direcção Regional de Agricultura do Algarve, Almeida Pires, Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, António Miranda, da Direcção Regional de Florestas e Vítor Palmilha, da Federação de Caçadores do Algarve, entre outros.
Ao longo dos últimos quatro anos, a Feira da Perdiz tem crescido e melhorado. Actualmente, o evento apresenta-se com uma caracterização única, carregada de semblantes da natureza serrana. Javalis, veados, perdizes, cães de caça, coelhos, pombos, galos e peixes, eram alguns dos animais que se podiam ver numa mostra que recebia os visitantes do evento.
No espaço da feira, vendiam-se diversas variedades de artigos ligados à caça e à pesca, além dos procurados pratos de caça. Muita animação de rua, o desfile equestre, balonismo, o concurso de cães e demonstrações de falcoaria completaram o quadro de festa. O evento foi este ano abrilhantado pela passagem de modelos, da responsabilidade da revista Algarve Mais, que provou que “a Natureza também pode ser fashion” e pela nova colecção de aguarelas do artista Carlos Luz, que se debruçou este ano sobre a caça grosseira.
As actividades desportivas também couberam neste evento. No Sábado de manhã decorreu o IV BTT “Na Rota da Perdiz”, com cerca de uma centena de participantes, e uma marcha/corrida no Domingo, com cerca de 600 participantes, que assinalou o Dia da Erradicação da Pobreza.
Com cerca de 40 reservas de caça, o concelho de Alcoutim é bastante procurado para esta actividade, que é preciso rentabilizar com dinâmicas como a Feira da Perdiz, que mexem com a economia local e dão a conhecer este “paraíso cinegético”. O curso de “Gestão Cinegética”, a decorrer em Alcoutim, está a trabalhar no sentido de preparar profissionais que consigam explorar, da melhor maneira, a caça no concelho.

Grupo André Jordan reúne em livro a sua história no golfe


“Ahead of the Game, André Jordan – Inovação e Criatividade no Golfe Europeu”, é o mais recente livro de André Jordan, que retrata como a criatividade e capacidade de inovação de um empresário transformou o rumo da história do golfe em Portugal e na Europa, que de desporto secundário evoluiu para uma indústria multimilionária.
Em estilo coffee-table e com 252 páginas, “Ahead of the Game” foi lançado no âmbito do Portugal Masters, reunindo, em Vilamoura, várias personalidades nacionais e internacionais do Desporto, do Turismo e da Comunicação Social.
“Ahead of the Game, André Jordan – Inovação e Criatividade no Golfe Europeu” conta, através de histórias únicas e fotografias exclusivas, como André Jordan e a sua equipa, composta por talentosos colaboradores, criou um novo conceito que alia o turismo ao imobiliário e ao golfe, reformulando a percepção da modalidade e promovendo o seu desenvolvimento em Portugal.
O projecto do Grupo André Jordan para o golfe em Portugal transformou a paisagem nacional ao construir vários campos de golfe que, inspirados nos country clubs americanos, multiplicaram as zonas verdes de Portugal, primeiro na Quinta do Lago, depois no Belas Clube de Campo e, mais tarde, em Vilamoura, dando origem a um dos mais imaginativos programas de renovação na indústria do Golfe e do Turismo.
O livro mostra como, graças a esta intervenção estruturante, o golfe e, nomeadamente os torneios dinamizados pelo Grupo André Jordan, trouxeram a Portugal milhares de visitantes, entre eles cinco milhões de golfistas que bateram todos os recordes de voltas nos campos do Grupo no Algarve.
“Ahead of the game”, escrito na versão portuguesa por Joana Trigoso, ex-campeã nacional de juniores em golfe e, na versão inglesa, pelo jornalista Roger Green, demonstra o empenho do Grupo André Jordan em trazer, pela primeira vez, a Portugal os grandes torneios da modalidade como o Open Portugal, a World Cup, o Portugal Masters, a Golf Stars Week, a Taça Duque de Edimburgo e a Taça Presidente da República que, posteriormente, ficou conhecida como Taça Jorge Sampaio em homenagem a um dos portugueses, praticante assíduo de golfe, que mais apoio prestou à modalidade.
Esta obra recorda ainda o trabalho desenvolvido pelo Grupo André Jordan para incentivar a prática da modalidade junto dos jovens portugueses. Este empenho do Grupo permitiu o aparecimento de um número cada vez maior de nomes portugueses nos primeiros lugares dos rankings de jogadores profissionais e amadores de golfe.
António Sobrinho, Ricardo Santos, Ricardo Melo Gouveia ou os irmãos Miguel e Rafael Gaspar são alguns de muitos jogadores portugueses conceituados que passaram pelas academias juniores de golfe do Grupo André Jordan na Quinta do Lago, no Belas Clube de Campo ou em Vilamoura.
“Ahead of the game”, candidato por excelência a peça de colecção entre os amantes do golfe de toda a Europa, não é apenas um livro sobre o desenvolvimento desta modalidade mas sim uma narrativa emocionante que nos dá a conhecer a história de uma vida excepcional, protagonizada por um dos grandes visionários do nosso tempo. O livro estará disponível brevemente nas melhores livrarias do país.

MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA MARCA PRESENÇA NO SIL


Maior evento nacional do sector imobiliário, na FIL, de 21 a 24 de Outubro
Albufeira continua a sua aposta na promoção, marcando presença num dos mais prestigiados eventos imobiliários do país.
O Município vai estar representado no SIL 2010 – Salão Imobiliário de Portugal, de 21 a 24 de Outubro, na FIL – Feira Internacional de Lisboa (Parque das Nações).
O Algarve é a região convidada desta edição, com um espaço superior a 600 metros quadrados no SILCidades – Salão de Desenvolvimento das Cidades e das Regiões, onde irá divulgar a qualidade dos investimentos no sector turístico e imobiliário realizados na região.
Ao integrar o Espaço Algarve SIL, Albufeira ambiciona dar a conhecer as suas potencialidades aos mais de 40 mil visitantes do Salão, enquanto concelho por excelência para receber investimentos.
Organizado em articulação com a Entidade Regional do Algarve, o Espaço Algarve SIL vai permitir mostrar ao público o trabalho realizado ao nível das cidades e da região, captando investimento quer no imobiliário residencial, quer na criação de novas empresas e postos de trabalho.

RED BULL MANO A MANO - UNIVERSIDADE DO ALGARVE - 19 DE OUTUBRO



Destinado aos estudantes das universidades portuguesas, o Red Bull Mano a Mano promete momentos únicos de acção de Norte a Sul do país. Ao todo são dez eventos de futebol com regras inovadoras onde a luta promete ser intensa no confronto directo entre os dois jogadores em competição.
Seja na rua ou no estádio, uma bola de futebol é o passaporte para muitas emoções. Neste sentido, proporcionar aos estudantes universitários uma experiência nova e inesquecível com o esférico nos pés é o objectivo da primeira edição do Red Bull Mano a Mano. A acção é composta por dez eventos autónomos, previstos para as cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Faro, Évora e Braga.
De norte a sul do país, a competição promete gerar momentos plenos de acção. O Red Bull Mano a Mano já arrancou, e o quarto torneio a decorrer será no próximo dia 19 de Outubro em Faro, no Campus da Penha da Universidade do Algarve.
Aberto a todos os estudantes universitários e sem limite de idades, o Red Bull Mano a Mano consiste numa disputa entre dois jogadores que partilha as regras básicas do futebol. Assim, área de jogo tem cerca de dez metros mas em vez de balizas há latas colocadas num círculo com dois metros de diâmetro – cada jogador tem por missão defender a sua lata e procurar derrubar a do seu adversário. Com uma duração total de três minutos, o objectivo final do jogo é obviamente marcar golos!
As inscrições são realizadas no local a partir do meio-dia, estando previsto um limite de 32 participantes por evento.
Regras básicas:
-3 minutos
-2 jogadores
-1 vencedor
-O objectivo é derrubar a lata do adversário
-A lata encontra-se no centro da pequena área (círculo com 2 metros de diâmetro)
-As latas estão a uma distância de 10 metros uma da outra
-Aplicam-se as regras desportivas do futebol
-Regras e comportamento dos jogadores controladas por um árbitro
-Aberto a ambos os sexos

XII ENCONTRO DE MÚSICA ANTIGA DE LOULÉ ENCERRA COM CONCERTO DO ENSEMBLE DE FLAUTAS


No próximo sábado, 23 de Outubro, pelas 21h30, na Igreja Matriz de Querença, tem lugar o concerto de encerramento do XII Encontro de Música Antiga de Loulé. O Ensemble de Flautas de Loulé sobe ao palco para apresentar um espectáculo dirigido por Francisco Rosado e dedicado à “Polifonia Renascentista e Barroca para grupos de flautas”.
«A temática do concerto que apresentaremos remete-nos para um conjunto de peças polifónicas compostas entre as primeiras décadas do século XVI e meados do século XVIII.
Apesar da sua estruturação neste concerto não passar por uma sequência cronológica, a caracterização deste programa fica facilitada se as peças forem descritas de acordo com os períodos da História da Música em que se inserem.
Assim, do período renascentista trouxemos versões instrumentais de “chansons” editadas por Pierre Attaingnant e os temas de Susato, Cornysh e Orlando di Lasso.
Do período barroco iremos interpretar danças instrumentais editadas por John Playford em meados do século XVII, uma trio sonata de Corelli, o famoso canon de Pachelbel, um conjunto de danças instrumentais do barroco tardio e duas fugas: uma de Pachelbel e outra de J. S. Bach».
O Ensemble de Flautas do Centro de Expressão Artística do Município de Loulé foi constituído em Dezembro de 1994 por alunos da então Escola de Música do Município de Loulé, sob orientação do professor Francisco Rosado.
Tem-se apresentado em audições escolares, em igrejas – como sucedeu em Alte, Boliqueime, Loulé, Querença, Salir, Quarteira, Tavira, Lagoa – e noutros espaços culturais: Casa da Cultura e Galeria de Artes do Convento Espírito Santo, em Loulé; Museu Arqueológico Infante D. Henrique, em Faro; Escola Superior de Educação de Setúbal, Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em Faro, Instituto Superior Afonso III, em Loulé. E mais recentemente no concerto de alunos do I Encontro de Consorts de Flautas de Loulé, em Março 2008, e em momentos musicais integrados no Festival MED, de 2008, 2009 e 2010, e no Festival Clássica, em Cacela 2009.
Gravou até ao momento três cds, com peças da Idade Média ao século XX, com apoio da Câmara Municipal de Loulé, e tem participado em todas as edições do Encontro de Música Antiga, que anualmente se realiza neste Concelho.
A revista americana “American Recorder “ e a revista inglesa “ Recorder Magazine ”, revistas especializadas em flauta de bisel, publicaram respectivamente em Janeiro e Março 2003, artigos sobre a participação do Ensemble no IV Encontro de Música Antiga de Loulé.

ALBUFEIRA PROMOVE-SE NA EXPOGALAECIA


Município marca presença na 13.ª Edição da Feira de Turismo de Vigo
O concelho volta a participar numa das mais importantes Feiras de Turismo, Gastronomia e Artesanato da Galiza. De 29 de Outubro a 1 de Novembro, Albufeira estará representada em Vigo com um stand promocional que dará a conhecer as potencialidades da capital portuguesa do turismo.
Albufeira prepara-se para viajar até Vigo, onde se fará representar na 13.ª Edição da Expogalaecia – Salão de Turismo, Gastronomia e Artesanato da Galiza, de 29 de Outubro a 1 de Novembro.
A Expogalaecia, centro de negócios do sector turístico, representa uma oportunidade única para Albufeira divulgar as suas potencialidades aos cerca de 20 mil visitantes, enquanto destino turístico de destaque.
Com um stand promocional apelativo, distinguido em vários certames turísticos pelo seu design inovador, o Município vai, uma vez mais, à conquista do público galego, mostrando o que de melhor tem para oferecer. Das praias à gastronomia, passando pelo vasto programa de animação, nas vertentes cultural, desportiva, educativa e lúdica, Albufeira reúne um conjunto de factores de interesse que a tornam cada vez mais procurada pelos vizinhos espanhóis.
Paralelamente ao certame, realiza-se a 7.ª edição da Portugalicia, uma bolsa de contratação turística que reúne agentes e operadores turísticos de toda a Europa.
Refira-se que a deslocação à cidade galega de Vigo vai também ser aproveitada para estabelecer vários contactos institucionais com as entidades autárquicas locais e regionais, com destaque para a visita ao Município de Vigo, no âmbito do Protocolo de Colaboração estabelecido em 2007.
O Município de Albufeira vai ainda participar em vários workshops com os principais operadores turísticos e agências de viagem da Galiza, com vista promover o concelho e, em especial, o programa de Fim de Ano.

Campanha de sensibilização e prevenção sobre doenças respiratórias decorre hoje em Faro


A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) arrancou no passado dia 14 de Outubro, Dia Mundial da Espirometria com a campanha «Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir». Trata-se de uma campanha europeia de sensibilização e prevenção sobre doenças respiratórias, integrada no Ano Internacional do Pulmão e que conta com o envolvimento do Cristiano Ronaldo, que dá a imagem à campanha. Em Portugal será suportada por um roadshow que estará hoje, dia 18 de Outubro, em Faro, junto à Marina de Faro.
Faro será a segunda cidade portuguesa a receber a unidade móvel de saúde e aconselhamento do roadshow da SPP, onde profissionais de saúde vão desenvolver um rastreio à população através da realização do exame espirométrico. A campanha conta também com o apoio da Fundação Portuguesa do Pulmão, da RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas – e da ANTDR – Associação Nacional da Tuberculose e Doenças Respiratórias.
A Espirometria, também conhecida como exame do sopro, é um teste que mede o fluxo de ar nos pulmões. É um exame muito importante no diagnóstico precoce e prevenção de doenças respiratórias, e essencialmente, no caso da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica), uma doença devastadora que progressivamente retira aos doentes a capacidade de respirar. A Espirometria permite ajudar a detectar a doença e permite actuar e tratar antes da sua progressão. Para efectuar o exame basta colocar o tubo do aparelho na boca, encher totalmente os pulmões de ar e soprar com força até os esvaziar.
«A acessibilidade à espirometria nos Cuidados de Saúde Primários possibilita o diagnóstico precoce de DPOC e viabiliza a aplicação oportuna de medidas tendentes a contrariar a evolução da doença para estádios de maior gravidade. Para além disso perspectiva, a longo prazo, menor consumo de medicamentos e menor procura de cuidados de saúde, primários e diferenciados.», afirma Carlos Robalo Cordeiro, Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
A unidade móvel da campanha «Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir» estará no próximo dia 18 de Outubro em Faro, seguirá para Évora (19), Santarém (20), Leiria (21) e Braga (22), e em Novembro para Setúbal (8), Coimbra (09), Guarda (10), Viseu (11), Aveiro (12), Vila Real (15), Viana do Castelo (16) e termina no Porto, no dia 17 de Novembro, Dia Mundial da DPOC e Dia Mundial do Não Fumador.
No mundo estima-se que existam cerca de 600 milhões de pessoas com DPOC. Todos os anos, aproximadamente 2,75 milhões de mortes em todo o mundo são atribuídas à DPOC. É a 6ª causa de morte a nível mundial, a 5ª na Europa e noutros países desenvolvidos e a 4ª nos Estados Unidos da América. Calcula-se que em 2020 seja a 3ª causa de morte a nível mundial – logo após as doenças de coração e os acidentes vasculares cerebrais. Em Portugal, um estudo recentemente efectuado na população da grande Lisboa mostrou uma prevalência de 14,2% (COPD Prevalence in Portugal. The Burden of Obstructive Lung Disease Study /BOLD).
A doença atinge mais os homens do que as mulheres devido ao maior número de homens que fumam. Com o aumento do número de fumadoras, espera-se no futuro que esta diferença se reduza. A DPOC é uma doença broncopulmonar muito comum que resulta de uma obstrução das vias aéreas. Provoca dificuldade em respirar, tosse e um aumento significativo da expectoração.

Sobre a SPP

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia é uma associação científica agrupando pessoas singulares e colectivas que se interessem pelos problemas relacionados om o aparelho respiratório e/ou contribuam para o seu estudo e resolução. A promoção e protecção da saúde respiratória dos portugueses, a educação e a formação dos diversos profissionais desta área, através do estímulo ao estudo e da divulgação de todos os assuntos relacionados com a patologia respiratória, são os principais objectivos da SPP. http://www.sppneumologia.pt


Sobre o Ano do Pulmão
O Fórum Internacional das sociedades científicas de medicina respiratória (ATS, ACCP, ERS, ALAT, IUATLD, PATS e APSR), que representam os cinco continentes, decidiu atribuir a 2010 o Ano do Pulmão. Os objectivos deste esforço conjunto é o de se sensibilizar o público e os media para as doenças respiratórias, e o de chamar a atenção para os seus custos globais. Um dos marcos do Ano do Pulmão será o Dia Mundial da Espirometria, dia 14 de Outubro. Prevê-se que nesse dia a Espirometria seja disponibilizada gratuitamente a nível global. Esta iniciativa será uma grande oportunidade de alerta para a saúde respiratória

ORÇAMENTO DE ESTADO E O ALGARVE: REACÇÃO MUITO CRÍTICA DE MENDES BOTA



A proposta de Orçamento de Estado acaba de ser entregue na Assembleia da República. Mendes Bota, deputado PSD algarvio eleito pelo Algarve, não tardou a exprimir uma primeira reacção, através de uma nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra:

"Sei que este será um orçamento de emergência, com consequências muito gravosas para o nível de vida dos portugueses e, perante a magnitude do problema, as reivindicações regionais tenderão a ser encaradas como contabilidade de mercearia.
Mas enquanto algarvio, e deputado eleito por esta Região, e por um princípio de coerência com todo um passado de denúncia da discriminação de que tem sido alvo o Algarve, há coisas que não podem deixar de ser ditas, mesmo neste momento em que se apela ao sentido de responsabilidade dos políticos, e à solidariedade entre todos os portugueses.
Enquanto os dois últimos Governos gastaram o que tinham e o que não tinham, o Algarve ficou sempre fora da rota do investimento público. Agora, que “não há nada para ninguém”, clamar contra a injustiça que se abateu sobre o Algarve desde 2005, só terá um efeito pró-memória futura deste período negro da nossa história.
Excluído artificialmente do Objectivo 1 dos fundos comunitários, com perdas substanciais que se elevam a mais de mil milhões de Euros, e sem parcerias público-privadas que se vejam (o Hospital Central do Algarve já foi arrumado na gaveta, e a requalificação da EN 125 ainda mal arrancou), a (des)evolução do PIDACC é o espelho de uma política de subalternização intolerável do Algarve.
Os 60 milhões de Euros contemplados virtualmente no PIDACC para 2011, representam apenas 25% do montante de há 10 anos atrás.

ANO PIDDAC/ALGARVE *
2001 240,2
2002 333,7
2003 263,4
2004 241,3 10 anos depois, o PIDACC representa apenas 25% do PICACC de 2001
2005 262,2 * Milhões €
2006 171,8
2007 105,1
2008 95,2
2009 99,9
2010 52,9
2011 60,2
Os números falam por si, e constituem um libelo acusatório sobre quem levou todos estes anos a assobiar para o lado e a aplaudir investimentos virtuais que nunca saíram do papel nem do Power Point, de nada lhe valendo chorar agora lágrimas tardias de arrependimento.
Estes governos presididos pelo eng. José Sócrates, foram o maior desastre que se abateu sobre o Algarve, desde o terramoto de 1755. Sugaram fiscalmente a Região até ao tutano, reduziram o investimento público à mínima expressão, e destruíram o tecido económico, arrasando a agricultura, a pesca, a floresta, e agora também o comércio, com uma política suicida de licenciamento comercial que faz do Algarve o recordista mundial de grandes superfícies por metro quadrado, por onde se escoa o resto dos recursos financeiros da Região.

O Algarve representa 4,1% da população portuguesa e 4,2 do PIB nacional, mas neste quadro do PIDACC apenas totaliza 2,6% do total. Apenas 6 rubricas têm uma provisão superior a 1 milhão de Euros, na atribuição directa por municípios:

Edifício para o Curso de Medicina na UALG……………..€ 1.800.000,00
Edifício para a Polícia Judiciária de Portimão…………….€ 1.650.000,00
Alimentação artificial da Praia de D. Ana em Lagos……...€ 1.200.000,00
Loja do Cidadão em Portimão………………….…………..€ 1.132.347,00
Alimentação artificial da Praia de Albufeira………………€ 1.070.004,00
Porto de Pesca de Tavira………………………………..…..€ 1.000.000,00

6 municípios levam TAXA ZERO (Aljezur, Alcoutim, Lagoa, Monchique, S. Brás de Alportel e Vila do Bispo) e Castro Marim, fica a pouco mais de ZERO (€ 39.248,00). Ou seja, os mais desfavorecidos, ficam uma vez mais esquecidos.
Dentro da miséria, há dois municípios (socialistas), que levam uma vez mais a dianteira do favoritismo governamental (Portimão e Lagos).

Voltarei ao assunto.

José Mendes Bota

DESPORTO: Mil participantes no Mundial de karate - Portimão - 21 a 24 Outubro


Cerca de 1.000 participantes, entre karatecas, sênseis, árbitros e técnicos, marcam presença no 5º Campeonato do Mundo de Karate Shotokan-JSKA, que tem lugar no Portimão-Arena, de 21 a 24 de Outubro.
Além de Portugal, candidato ao ouro, as grandes potências mundiais estão também presentes, nomeadamente Espanha, Suíça, Japão, África do Sul e Inglaterra, entre 30 países, garantindo assim combates de elevada qualidade. Na realidade, a “nata” mundial do karaté concentra-se no Algarve…
Recorde-se que na edição anterior, realizada em 2008 em Manchester (Inglaterra), a comitiva portuguesa arrecadou três primeiros lugares e dois segundos e terceiros, num total de sete medalhas. Curiosamente, três das medalhas nacionais foram conquistadas pela família Jerónimo, da Guarda a qual tem passeado a sua dedicação e classe por inúmeras provas do Karate nacional e internacional.
O programa, além da competição (Kata/Kumite para competidores masculinos e femininos, desde os 8 anos até +55 anos) oferece ainda a oportunidade de treino com os mais competentes instrutores de Shotokan no Mundo: Sensei Abe (9º Dan) JSKA Instrutor Chefe, Sensei Nagaki (8º Dan) Assistente do Instrutor Chefe e outros instrutores seniores da JSKA Shihankai.
A JSKA-Portugal organiza, durante dois dias (5ª feira 21 e 6ª feira 22) um curso de árbitros e juízes dirigido pelo Sensei Abe, destinado a todos os árbitros e juízes indigitados para o 5º Campeonato do Mundo JSKA.
O torneio reservou o sábado, 23, para as provas dos mais novos, cuja assistência irá vibrar ao rubro, entre pais e amigos. Nestas categorias, os “putos” portugueses dão cartas, como provam as medalhas de pódio conseguidas no Mundial de Manchester, Inglaterra.
O Karaté é um desporto praticado por mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo, 16 mil em Portugal. As provas do campeonato realizam-se sobre oito tatamis (áreas de competição), numa prova regida pelo Regulamento de Competição da JSKA
Numa organização da JSKA Portugal – Japan Shotokan Karate Association, e com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, o evento desportivo visa também dar a conhecer a modalidade e é a maior edição de sempre. Entrada Livre
Mais informações em http://www.worldkarateportimao2010.com/pt/B_00.html; ou http://www.jska-portugal.com/pt/index.html

Nuno Paisana

npaisana@gmail.com