terça-feira, 8 de novembro de 2011

Espírito Académico contagiou São Brás de Alportel

A alegria da música estudantil voltou a invadir o Cine-Teatro São Brás, no passado dia 5, em mais uma grandiosa noite dedicada à tradição estudantil de tunas académicas. A 13ª edição do Encontro de Tunas Académicas de São Brás de Alportel, organizada pela Associação Cultural Sambrasense, com o apoio da Câmara Municipal e de um conjunto de entidades locais, trouxe ao palco do Cine-Teatro São Brás 3 tunas do país: a Versus Tuna, a Essa Tuna, a Tuna Sadina e contou ainda com uma participação da vizinha Espanha, com a Tuna de Inginieros Técnicos Agrícolas de Sevilla.
Na edição deste ano, o Algarve fez-se representar pela Versus Tuna, tuna masculina da Universidade do Algarve. Formada em 1991 a Versus Tuna conta já com cerca de 20 anos dedicados à tradição musical universitária, transmitindo nas suas cantorias histórias de estudo, de encontros e desencontros que marcam as memórias dos estudantes. Seguiu-se no palco a Tuna Sadina. Formada em 2000 como tuna mista, surgiu renovada alguns anos depois apenas como tuna feminina da Escola Superior de Educação de Setúbal.
O centro do país foi representado pela Essa Tuna, tuna académica da Escola Superior de Saúde de Alcoitão, um grupo criado em 2002 com o intuito de enriquecer a experiência universitária com conhecimentos do mundo da música. Durante a atuação a Essa Tuna partilhou ainda com o público algumas das tradições académicas de evolução dos membros da tuna, entre as quais se destacou a evolução de um dos membros da tuna à categoria de tuno. O encerramento do espetáculo coube à vizinha Espanha pela Tuna de Inginieros Técnicos Agrícolas de Sevilla. Constituída há mais de 2 décadas, esta tuna já conquistou prémios no Japão e um pouco por toda a Europa comprovando no Encontro de Tunas Académicas de São Brás de Alportel a sua qualidade musical. Segundo a organização, o 13º Encontro de Tunas Académicas de São Brás de Alportel teve por objetivo “dar a conhecer aos jovens são-brasenses o espírito académico de diferentes Universidades, de forma a promover a música tradicional e as tradições académicas”.

70% dos consumidores portugueses revela que o corte no subsídio de Natal terá impacto nas compras de Natal

Um estudo do Observador Cetelem mostra que o imposto extraordinário sobre o subsídio de Natal irá influenciar significativamente o consumo das famílias nesta altura do ano. 70% dos inquiridos afirma que os cortes no subsídio irão influenciar as suas compras de Natal. Na região Centro do país a percentagem de indivíduos que afirma que o imposto extraordinário terá influência nas compras de Natal atinge os 80%. No Sul chega aos 75% e no Norte aos 72%. A região de Lisboa surge no estudo como a menos afectada – apenas 53% considera que este imposto extraordinário irá ter impacto nas suas compras de Natal.
Este estudo do Observador Cetelem revela ainda que 31% dos consumidores portugueses entre os 18 e os 24 anos não recebe subsídio de Natal e, como tal, são os que menos sentirão o impacto dos cortes – apenas 53% dos inquiridos nesta faixa etária refere que poderá diminuir o seu consumo nesta época festiva. Já as faixas etárias entre os 25 e 34 e os 35 e os 44 anos são as que mais mencionam o impacto destas medidas nas compras de Natal (79% e 76%, respectivamente). «Como é do conhecimento geral, o Natal é uma época de consumo por excelência: as tradições de Natal apelam ao consumo e as campanhas de marketing são bastante agressivas. Tudo nos incentiva ao consumo. Actualmente, estamos a viver um período de recessão que, só por si, já leva os portugueses a diminuir o consumo. O corte no subsídio de Natal fará com que a redução no consumo seja ainda maior, como podemos constatar pelas conclusões deste estudo», afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.
Para além do impacto no consumo, o estudo do Observador Cetelem revela ainda que o corte no subsídio de Natal terá impacto nas poupanças dos consumidores (37%) e nos gastos a médio-longo prazo (29%). Apenas para 11% dos inquiridos os cortes não irão ter qualquer tipo de influência. Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 4 de Outubro de 2011. O erro máximo é de +4,4 para um intervalo de confiança de 95%.

Videovigilância em Faro

A Câmara Municipal assina amanhã, dia 9 de Novembro, um protocolo com a Polícia de Segurança Pública (PSP) sobre a videovigilância rodoviária em Faro. A assinatura terá lugar na cerimónia que assinala o 83.º aniversário do Comando Distrital da PSP, a realizar amanhã, no Salão Nobre da PSP, com início pelas 10h45.
A efectivação do protocolo vem permitir o avanço na implementação faseada de um sistema de videovigilância na cidade de Faro há muito reclamado pela autarquia e forças de segurança. Faro é uma cidade que, pela sua dimensão e concentração de serviços, de âmbito regional, justifica a adoção de medidas e de mecanismos que garantam a segurança, considerando o fluxo significativo de veículos que, diariamente, entram e saem da cidade. Esta conjugação de esforços constitui uma mais-valia para a manutenção da segurança pública, protecção de pessoas e bens, prevenção de condutas criminosas e desviantes, sendo o garante da mobilidade urbana e da segurança rodoviária.
No protocolo ficam consagrados os deveres e obrigações de cada uma das partes como garantia de uma gestão eficaz do sistema de videovigilância. Em traços gerais, ao Município cabe a responsabilidade de disponibilizar o sistema à PSP e assegurar a sua manutenção. À PSP competirá o correto tratamento dos dados recolhidos, bem como os contactos com a Comissão Nacional de Protecção de dados. É de referir ainda que fica também assumida a vontade de dar continuidade ao processo com vista à implementação de videovigilância de pessoas e bens nas instalações municipais, baixa comercial e zona de animação nocturna. Para a autarquia, este acto reveste-se do maior significado, dado permitir o alcance de um dos objectivos cimeiros em termos de segurança na cidade de Faro.

Campanha de adoção de animais no próximo fim de semana

O Município de Olhão, em colaboração com a Associação de Defesa de Animais e Plantas de Olhão (ADAPO) promove, nos dias 12 e 13 de novembro, uma campanha de adoção de cães e gatos do canil municipal. Uma forma de alertar a população para o ‘crime’ que é o abandono de animais.
Existem cada vez mais cães e gatos abandonados, o que implica que os centros de recolha lutem diariamente com os problemas de sobrepopulação. Assim, o Município de Olhão decidiu realizar a campanha de adoção de cães e gatos alojados no canil municipal, que tem por objetivo principal incentivar a adoção e consciencializar a população para esta problemática. O Município aproveita igualmente, desta forma, para dar a conhecer à população em geral o trabalho desenvolvido nesta área, traduzido por uma taxa de adoções (cerca de 50 nos primeiros nove meses do ano) bastante aceitável.
A campanha terá lugar no dia 12, das 15h00 às 17h30, e no dia 13 das 10h00 às 17h30, no Jardim Pescador Olhanense. No local, serão prestados esclarecimentos sobre as normas legais de detenção de canídeos e felinos, ainda desconhecidas de uma grande parte da população. Aos animais que vierem a ser adotados será efetuado, gratuitamente, o preenchimento do boletim sanitário, esterilização, a aplicação de microchip de identificação e, no caso dos canídeos, a vacinação antirrábica. Na sequência desta ação, será realizada a terceira campanha de esterilização, sob os mesmos moldes das anteriores, nos dias 14, 17, 21, 24 e 28 de novembro. Depois do sucesso das duas anteriores campanhas de esterilização de animais errantes promovidas pelo Município de Olhão foram dados os passos essenciais para a promoção do controlo efetivo das populações errantes, associadas à reprodução descontrolada. A campanha de esterilização continua a contar com a colaboração da ADAPO, dos médicos veterinários privados que desenvolvem a sua atividade no concelho e de alguns laboratórios veterinários.

Competição universitária de Futebol de 11 decorre em Faro

Durante 2 dias, os relvados de Faro irão receber I Torneio de Apuramento para o Campeonato Nacional Universitário de Futebol 11 masculino. O pontapé de saída será dado na manhã de 10 de Novembro no jogo entre a equipa da casa, a Associação Académica da Universidade do Algarve e a Associação Académica de Coimbra.
Mais jogos se seguirão numa competição que conta com a participação de mais 4 instituições, IPLeiria, AAUBI, AAUAv e IPV, perfazendo um total de aproximadamente 100 atletas-estudantes que disputarão esta competição. Este será o primeiro momento de competição, tendo em vista a qualificação para os Campeonatos Nacionais Universitários, que decorrerão em Abril do próximo ano. Antes deste, em Fevereiro decorre o II Torneio, novamente organizado em Faro e pela Associação Académica da Universidade do Algarve. A organização é da Associação Académica da Universidade do Algarve em parceria com a Federação Académica de Desporto Universitário e conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro.

"Laço de Sangue" é nova produção da ACTA

A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, encontra-se em fase de ensaios da sua próxima produção, denominada Laço de Sangue, que estreará no próximo dia 07 de Dezembro, pelas 21h30 no Teatro Lethes, em Faro. Com texto de Athol Fugard e encenação de Luís Vicente, o espectáculo conta a história de dois irmãos, filhos da mesma mãe, um de pele clara e o outro de pele escura, que tentam aliviar o tédio da sua existência ao comprar um jornal para que Zach, de pele escura e analfabeto, possa obter uma correspondente. Ao conseguir uma correspondente de raça branca, numa África do Sul sob o apartheid, cria-se um jogo perigoso, onde os dois irmãos começam a decretar o grande drama da barreira de cor, com todos os medos e ódios, trancado num fato e numa pele diferente.
No jogo, Fugard não fala apenas do laço de sangue entre os dois irmãos, mas do nó de sangue entre todos os homens. O nó de sangue que foi torcido ou quebrado pela terrível consciência de raça e de casta que tem sido um grande problema que atravessa séculos. Athol Fugard é filho de um casal anglo-africânder. Abandona a universidade e decide correr Mundo. Regressa à África do Sul nos últimos anos da década de 50, tornando-se funcionário judicial. É nesta função que se apercebe das humilhações sofridas pelos negros. Lança-se então numa produção teatral civicamente empenhada, onde ética, liberdade e igualdade são temas maiores. Participa na acção do renomado grupo teatral Serpent Players, que se apresenta, exclusivamente, diante de plateias negras nos guetos das cidades industriais brancas. O espectáculo conta com a interpretação de Luís Vicente e Mário Spencer.

EM SANTA LUZIA – ASSOCIAÇÃO ÂNCORA - ENCERROU MÊS DO IDOSO, COM NOITE DE FADOS

Para encerrar as actividades do mês do idoso, a Associação Âncora, promoveu uma noite de fados, com os fadistas Márcio Gonçalves, Emanuela Furtado, César Matoso, Elsa Jerónimo e Sara Gonçalves. Na guitarra, Miguel Drago e na viola, Virgílio Lança.
Luísa Gomes, Directora Técnica, disse-nos que durante o mês de Outubro foi comemorado o mês idoso que finalizou, “para todos os que gostam, com uma grande noite de fados, aberta a toda a comunidade. Tivemos um público muito heterogéneo, da comunidade de Tavira e não só. Pela primeira vez tivemos na plateia vários estrangeiros.
Portanto, aqui, uma porta a abrir-se com novas possibilidades e um público novo a acompanhar-nos”. - Dentro das actividades, decorreu em Monchique uma acção, destinada aos idosos com a intervenção da Âncora. - Sim. A Âncora também está com um projecto em Monchique. Temos uma parceria com a Câmara Municipal e, portanto, também por lá, pelas mãos da Âncora, se comemorou o mês sénior. - A Âncora trabalha em duas áreas diferentes: Idosos e jovens. - E não só. Na sede trabalhamos com as crianças e os idosos. Também trabalhamos com a comunidade em geral, com os técnicos que trabalham junto das populações. Tentamos chegar a todos.
- Tenho assistido, nos últimos tempos, a sessões sobre idosos e verifico que a preocupação agora, é juntar os idosos às crianças. Num passado recente, fez-se exactamente o contrário. É certo que a sociedade perdeu valores morais. Será fácil aceitar a mudança? - 2012 vai ser o ano Europeu da Integralidade. Portanto, revela a preocupação que existe actualmente, com esta questão de se trabalhar as várias gerações e não apenas isolar cada geração, por si só, e trabalhar isoladamente. Agora, existe uma serie de mitos na sociedade que é preciso desmistificar para que isto possa acontecer de forma natural e não quotidiana, senão acaba por ser um pouco a flutuar. Penso que não haja crise. O mais importante é mudar mentalidades.
- O Bilhete de Identidade marca a idade. Algumas pessoas que passam à reforma, dizem que se sentem como uns inválidos e que gostavam de fazer qualquer coisa. Os pescadores, por exemplo, gostavam de ir ao mar, mas não os deixam. - De facto, hoje nem se fala muito de idade cronológica, embora a Organização Mundial de Saúde defenda os 75 anos, como marco de passagem à chamada terceira idade. Hoje, falamos muito mais de idade funcional. Nós somos velhos quando nos sentimos velhos. Podemo-nos sentir velhos aos 40, 50 ou 80. Depende muito de pessoa para pessoa. A Âncora preocupada com a questão da inactividade após a reforma tem vindo a desenvolver algumas acções, nomeadamente o voluntariado sénior, cujo grande objectivo é ajudar as pessoas a construir projectos de vida adaptados às novas realidades. Fazê-los sentir que estão a dar mais aos outros e, simultaneamente, a dar a si também, porque têm motivo para acordar de manhã, o que é fundamental. - Por ter atingido a idade de reforma ou aposentação, não se deve atirar os idosos para um “caixote”?
- Claro que não. No primeiro, segundo ano, após a reforma, parece que é muito bom, muito agradável não ter nada que fazer, não ter de se levantar cedo. Passado esse tempo, vem a necessidade de ter algum compromisso com a vida, alguma coisa para fazer. Muitas vezes são pessoas com capacidade, para durante muitos anos, dar aos outros e produzir. Nós vivemos em tempo de crise e era importante ver valorizado aquilo que as pessoas têm para nos dar. - Hoje, na Âncora houve fados, palmas e alegria. Amanhã? - Tentamos dinamizar esta terra, esta Associação e estas pessoas que estão connosco diariamente e isso também nos enche um bocadinho o coração. É isso que nos faz fazer sempre mais e mais e nunca parar. Geraldo de Jesus

Moncarapacho assinala S. Martinho

Na próxima sexta-feira, 11 de novembro, comemora-se o S. Martinho e a Casa do Povo do Concelho de Olhão em Moncarapacho assinala a data com várias agendas, entre elas o imprescindível magusto, um desfile e teatro.
As comemorações, na sede da Casa do Povo de Moncarapacho, começam com a Festa de Magusto, às 15h00, seguindo-se às 18h00 um desfile alusivo ao S. Martinho, com lanternas coloridas, cavalos, tambores e cânticos, pelas ruas da freguesia. A partir das 19h00 haverá a encenação de uma pequena peça de teatro, com a participação da banda Domingos & Amigos. Segue-se depois um jantar com música ao vivo.
A organização pretendeu também envolver a comunidade, especialmente os alunos dos estabelecimentos de ensino, na realização prévia das lanternas coloridas que irão participar no desfile recriando, assim, uma tradição que acontece em alguns países europeus. A colaboração de várias entidades privadas e públicas, entre elas o Município de Olhão, permitem a realização desta iniciativa, que promete atrair muitos visitantes à típica vila de Moncarapacho.

Atleta são-brasense representa Portugal na Maratona do Evereste

O atleta são-brasense Filipe Conceição, membro do Clube de Atletismo da Associação Cultural Sambrasense será o primeiro português a participar na Maratona do Evereste! Natural de São Brás de Alportel, Filipe Conceição parte no próximo dia 12 de Novembro para Londres, onde se irá juntar à comitiva composta por 76 atletas de todo o mundo, acompanhados por várias equipas médicas, com destino à montanha mais alta do mundo, o monte Evereste, no Nepal.
Ao longo de 15 dias os participantes terão que conseguir alcançar o Campo Base do Evereste, um percurso longo e cansativo que testa a resistência e as limitações de todos os atletas. Esta caminhada de treino e preparação será feita com acompanhamento médico, no sentido de minimizar o impacto da altitude, que ultrapassa os 5.000 metros, para os atletas em competição. A Maratona do Evereste percorre um total de 42 Kms, em plena montanha, e em condições atmosféricas muito agressivas, podendo mesmo cair neve ou gelo durante o percurso que parte no dia 2 de Dezembro de Gorak Shep para Namche Bazaar. Tendo em consideração o nível de exigência da prova, a organização apenas aceita atletas com largos anos de experiência em montanhismo, triatlo, BTT entre outros desportos de ar livre. Se for bem-sucedido Filipe Conceição será o primeiro português a participar na maratona mais alta do mundo, cumprindo o sonho de conquistar passo a passo a Maratona do Evereste.

S.B Alportel comemora atribuição do nome Estanco Louro à Biblioteca Municipal

A 8 de Novembro de 2003, a Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel recebeu o nome do seu patrono, Dr. Manuel Francisco do Estanco Louro, em homenagem ao ilustre investigador, etnógrafo, linguista e professor são-brasense. 8 anos depois, a Biblioteca Municipal celebra hoje, dia 8, o aniversário desta atribuição, com um conjunto de atividades que relembram os trabalhos desenvolvidos por Estanco Louro.
Porque a educação ocupou sempre um lugar central nas prioridades de Estanco Louro, a partir das 10h00, a Biblioteca Municipal parte “À descoberta pelos trilhos de Estanco Louro”, iniciativa que integra uma atividade de educação científica e ambiental, a partir do “Livro de Alportel”, uma exploração geológica e botânica, orientada pela Dr.ª Cristina Medeiros, coordenadora do Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Município, seguindo-se ainda um piquenique no Parque da Fonte Férrea e um momento de animação com contos, rimas infantis e lengalengas recolhidas pelo investigador.
À tarde, pelas 17h30, no espaço da Biblioteca (na Rua Victorino passos Pinto), promove a Cerimónia de Homenagem: Quem de Alto Olhasse…a Poética na obra científica de Estanco Louro, seguindo-se o aguardado momento de oferta de uma fotografia artística, de autoria do conceituado fotógrafo Carlos Medeiros. As comemorações encerram com acordes de música, pelas 18h30, ao som do Ensemble de Música Clássica, um momento musical para recordar o exímio investigador Dr. Manuel Francisco do Estanco Louro, autor de uma vasta obra literária, onde se destaca a monografia “O LIVRO DE Alportel” que, 80 anos após a sua 1ª edição, continua a ser a única obra de referência para qualquer tipo de investigação científica sobre o Concelho de São Brás de Alportel, sendo considerada modelo exemplar de monografia regional.

6º Congresso de Nefrologia na Internet

Entre os dias 15 e 30 de Novembro realiza-se o 6º Congresso de Nefrologia na Internet (CIN2011), um evento gratuito e que pode ser acompanhamento exclusivamente na internet, e que conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN).
O CIN2011 é uma reunião científica internacional de Nefrologia apoiada por diversas sociedades científicas internacionais, realizada online e tem como idiomas oficiais o inglês, português e espanhol. É organizada pela Rede UNINET desde o ano 2000 com a colaboração de nefrologistas de todo o mundo. “Este projecto inovador é importante pois possibilita a divulgação científica e a discussão no âmbito da Nefrologia a nível internacional, permitindo que médicos de regiões mais carenciadas do mundo possam participar sem qualquer tipo de custo”, refere Fernando Nolasco, presidente da SPN. Durante o encontro serão realizadas mais de 200 conferências com especialistas e líderes de opinião de diversas áreas e que vão estar agrupadas dentro dos seguintes temas: nefrologia clínica, osteodistrofia renal, hemodiálise, diálise peritoneal, fisiologia renal, glomerulopatias, informática médica, nefrogeriatria, patologia cardiovascular e hipertensão, transplante renal, doença renal crónica, insuficiência renal aguda, nefrologia pediátrica e urologia.
Entre as diversas sociedades que apoiam este encontro estão a Sociedad Española de Diálisis y Trasplante, a Sociedad Latino Americana de Nefrología e HiperTension, Sociedade Brasileira de Nefrologia, entre muitas outras. A participação é gratuita e pode ser feita em http://cin2011.uninet.edu. Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas sofrem de doença renal crónica. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem qualquer possibilidade de recuperação. A Sociedade Portuguesa de Nefrologia é uma organização de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 1978 que tem por missão prevenir e curar as doenças renais e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas afectadas de doença renal através do desenvolvimento da actividade científica dentro da área da nefrologia.

BEBER CAFÉ PODE REDUZIR EM MAIS DE 30% O RISCO DE VIR A SOFRER DE DIABETES TIPO 2

Doença já atinge mais de 12% da população portuguesa
Consumir uma média de quatro chávenas de café, por dia, pode representar uma diminuição de um 1/3 (mais de 30%) no risco de vir a desenvolver a Diabetes Tipo 2. A conclusão pertence a um estudo norte-americano analisado e publicado no relatório do CEMBE – Centro de Investigação de Medicina Baseada na Evidência, da Faculdade de Medicina de Lisboa. A investigação envolveu cerca de 12.000 homens e mulheres com idade média de 54 anos, brancos e negros e não diabéticos no início do estudo. O consumo de café nos 12 meses anteriores foi avaliado por questionário dietético e classificado em graus (número de chávenas/dias). Os resultados revelaram uma associação inversa entre o consumo de café e a incidência da Diabetes tipo 2, uma vez que os grupos com maior consumo de café apresentavam o menor risco.
“As associações entre o café e a Diabetes tipo 2 são consistentes e importantes, seguem um padrão dose-dependente e mantêm-se em pacientes obesos e sedentários, com ingestão ou não de álcool, em novos e velhos, mulheres e homens. Por outro lado, esta relação parece ser ainda independente de outros factores de risco conhecidos da dieta e estilos de vida. Estes aspectos conjugados permitem-nos concluir que a ingestão crónica de café pode reduzir significativamente o risco de Diabetes tipo 2“ explica o Prof. Dr. António Vaz Carneiro, Director do CEMBE.
A diabetes é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glucose) no sangue. Em Portugal, quase um milhão de pessoas têm diabetes. De acordo com o estudo da prevalência da diabetes em Portugal, já atingimos o número de casos esperado só para 2025 - ou seja, 16 anos antes do que estava previsto. O Programa “Café e Saúde” foi implementado em Portugal, em 2007, pela AICC (Associação Industrial e Comercial do Café) com o objectivo de mudar a atitude dos profissionais de saúde relativamente ao consumo de café. É um projecto de informação, dirigido a profissionais de saúde, que procura esclarecer e desvendar mitos sobre a ingestão do café, reunir evidência científica quanto aos benefícios inerentes ao seu consumo na prevenção de algumas patologias e estimular o conhecimento específico sobre esta temática. Criado pela OIC (Organização Internacional do Café) apoia, actualmente, programas em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Finlândia, França, Holanda, Rússia e Reino Unido.

Faro Geminação com Huelva

No âmbito do Protocolo de Geminação existente entre as cidades de Faro e Huelva, o Presidente da Câmara Municipal deslocou-se, na passada sexta-feira, a esta cidade andaluza com o propósito de incrementar as relações de cooperação entre ambos os Municípios.
Na sua visita oficial, o Presidente teve ocasião de reunir com o Alcalde local, D. Pedro Rodriguez González e com representantes da empresa municipal responsável pelo desenvolvimento económico e empresarial da região, manifestando total interesse na troca de experiências que permitam uma colaboração mútua em áreas de interesse estratégico comum. Em declarações a um canal espanhol, o Presidente da Câmara referiu que pretende "fomentar o intercâmbio empresarial, cultural, social e desportivo com Huelva, assim como desenvolver relações de trabalho conjunto, em prol de uma cooperação que se pretende mais ativa e vantajosa para ambos os municípios. Para alcançar tal desiderato, afirmou que haverá em breve uma reunião de trabalho técnica com vista à calendarização de um conjunto de linhas de ação e projetos de cooperação comuns que se pretendem levar a cabo durante o próximo ano". Numa conjuntura económica difícil," é importante estabelecer pontes e parcerias estratégicas com outros municípios, que possam constituir uma alavanca no caminho do progresso e do desenvolvimento económico. Esse é o nosso compromisso", rematou Macário Correia.

Tiago Bettencourt íntimo de Olhão

Tiago Bettencourt, uma guitarra, um piano, histórias para ouvir e para contar. Assim prossegue o segundo espetáculo de novembro do ciclo Íntimos de Olhão. O artista apresenta-se no auditório da cidade cubista no próximo dia 12, às 21h30, depois de o seu antecessor, Fernando Tordo, ter feito sucesso no passado sábado.
Tiago Bettencourt editou 2 discos com os Toranja e um com os Mantha, já fez muitos espetáculos por todo o País e vendeu milhares de discos. Também compôs singles que tocam bastante na rádio, na televisão e até nas novelas; já venceu Globos de Ouro e foi nomeado para os prémios MTV, tem canções em campanhas de televisão… Ao ouvir os discos de Tiago Bettencourt & Mantha – “O Jardim” de 2007 e “Em Fuga” de 2010, descobrimos formas interessantes de fazer e interpretar música. “O Jardim” foi editado em outubro de 2007 e é um álbum de descoberta. Os Toranja haviam ficado para trás e tocar com os Mantha obrigava a começar tudo de novo. O resultado foi um conjunto de canções maduras e a revelação de um talento seguro. “Canção Simples” e “O Jogo” rapidamente se transformaram em sucessos, assim como “O Campo”, “O Voo” e “Noite Demais” Em março de 2010 chega o novo álbum de Tiago Bettencourt com os Mantha: “Em Fuga”. Aqui descobrimos um músico completo. “Em Fuga” é um álbum luminoso, amplo, com felicidade. Comecemos por descobrir a obra circular que é “Só Mais Uma Volta” e depois “Chocámos Tu E Eu” e “Já Não Te Encontro Mais”. O seu talento é incontestável. Tiago Bettencourt é, seguramente, um dos grandes compositores deste país. Olhão vai poder contar com a sua presença já no próximo sábado.

Filipe Santos participa no Europeu de Natação DSISO

A O2-Portimão faz-se representar neste Europeu da DSISO pelo seu nadador Filipe Santos (Nadador da Selecção) e pelo seu treinador Paulo Sousa (Treinador da Selecção). O Campeonato disputa-se em Coimbra de 15 a 21 de Novembro e o nosso atleta vai nadar os 200 Mariposa (18 NOV.), os 50 Livres (19 NOV.) e os 200 Livres (20 de NOV). O grande objectivo para esta a participação é que o nosso atleta consiga pela primeira vez um pódio internacional.
Recordamos que este projecto teve início em 2008, quando o atleta e treinador participaram no Mundial de Albufeira, nessa altura o Filipe não tinha um único mínimo para a competição, teno atingido o 11º lugar nos 50 livres e respectivo mínimo A. Em 2010 a prestação foi bem melhor pois o nosso nadador esteve em 4 finais, tendo ficado na 4ª posição mundial nos 200 Mariposa e 200 Livres, sendo que em mariposa esteve muito perto do 3º lugar. Treinador e Atleta tem desenvolvido um trabalho progressivo e consistente que aponta para uma boa prestação do nosso atleta para este Europeu e preparação de uma melhor prestação ainda nos próximos Campeonatos do Mundo que se realizam em Itália em 2012.

V Festival de Órgão de Faro: João Santos no Órgão de Tubos do Carmo

Depois de um concerto inaugural do V Festival de Órgão – Faro 2011 repleto de público na Sé de Faro, a 12 de Novembro a Igreja do Carmo acolhe, pelas 21h30, o organista João Santos.
João Santos é licenciado em Música Sacra pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa - Porto, onde estudou com Luca Antoniotti.
É detentor de alguns prémios nacionais de órgão e participou em vários concursos internacionais de órgão (Holanda, Alemanha, Áustria). Tem realizado concertos por todo o país e, actualmente, é titular dos órgãos da Catedral de Leiria e do Santuário de Fátima. No programa de concerto intitulado “Contrastes”, João Santos irá combinar a apresentação de peças de compositores mais conhecidos com obras de outros menos populares, sem deixar de passar por sonatas, pasacalles, fantasias, fugas, tocatas e batalhas. O V Festival de Órgão – Faro 2011 é organizado pela Associação Cultural Música XXI, em parceria com o Município de Faro e a Direcção Regional da Cultura do Algarve. Dada a qualidade das edições anteriores, foi reconhecido este ano o Interesse Cultural da iniciativa pelo Secretário de Estado da Cultura.