segunda-feira, 17 de maio de 2010

«DIA MUNDIAL DOS MUSEUS» - 18 DE MAIO



Instituído em 1977, por iniciativa do ICOM (Conselho Internacional dos Museus), comemora-se a 18 de Maio o «Dia Mundial dos Museus», comportando no nosso País um vasto conjunto de iniciativas e tendo como tema central este ano «Museus e Turismo», na vertente conjuntural de turismo, actividade de lazer, importância cultural e económica.

Para a Região do Algarve, sendo o turismo um sector de charneira na vida regional, o tema reveste-se de um profundo significado e traduz, como declarou o Director do IMC (instituto dos Museus e da Conservação), Dr. Manuel Bairrão Oleiro, na sequência da parceria acordada com o Turismo de Portugal - «... Temos objectivos comuns relacionados com o turismo nacional e estrangeiro, decidimos fazer uma colaboração de divulgação que irá materializar-se numa tiragem mais alargada de folhetos de informação e na sua distribuição, nomeadamente nos Postos de Turismo».

No Algarve existe uma vasta rede de qualificados museus, apontando-se com um significado especial, o excelente Museu Municipal de Portimão, que recentemente foi distinguido com o troféu de «Museu da Europa».

Neste «Dia Mundial dos Museus» muito me apraz saudar as diversas entidades responsáveis pelos vários Museus (Autarquias, Capitania do Porto de Faro, Misericórdias, Entidades Privadas, etc.), bem como referir o esforço entusiasmante de quantos aos mesmos estão ligados e de lançar o pedido, como melhor forma de comemoração efectiva desta efeméride, de uma visita a um museu!

A GOVERNADORA CIVIL

ISILDA VARGES GOMES