terça-feira, 23 de novembro de 2010

Comissão Política de Secção da JSD de Vila Real de Santo António indignada com posição da CP


A comissão política de secção da Juventude Social Democrata de Vila Real de Santo
António faz saber que: Os jovens sociais-democratas vilarrealenses estão indignados com a decisão da empresa C.P. - Comboios de Portugal de acabar com a ligação diária das 23h25 entre Faro e Vila Real de Santo António.
Esta comissão política da JSD vê nesta atitude um total desrespeito para com as
populações do sotavento algarvio e, acima de tudo, para com os jovens vilarrealenses que estudam e trabalham noutros pontos do Algarve.
É com desagrado que esta estrutura partidária juvenil olha para a gestão que a C.P. tem efectuado na Linha do Algarve. Desinvestimento parece ser a palavra de ordem,
baseando-se em critérios ambientais e financeiros para justificar uma política de
desestruturação e desinvestimento de toda a rede ferroviária algarvia.
Vejamos:
1º- A falta de um real Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável para o
Transporte Ferroviário no Algarve, como o que ocorreu na linha do Norte, tem
transformado esta linha num instrumento obsoleto e inadequado às verdadeiras
necessidades das populações.
2º- A falta de comodidade e de segurança das composições a par da degradação das
estações algarvias, representam hoje um grave problema para as populações beneficiárias deste meio de comunicação, assim como daquelas que vivem nas suas imediações.
3º- A constante redução das ligações ferroviárias intra-regionais e regionais tem sido, desde longa data, uma constante na política da empresa nesta região, contrariando a estratégia nacional que aponta este meio de comunicação como o cluster para área dos transportes públicos.
4º- A distância relativa, que hoje existe, entre Faro e Vila Real de Santo António, tendo por base este meio de comunicação, é inadmissível quando comparada com os restantes meios de transporte, estando balizada entre 1h e 1h10.
Neste sentido, a Juventude Social Democrata de Vila Real de Santo António considera que este modelo de gestão da linha do Algarve, tal qual está implementado, apenas serve o propósito do agravamento das assimetrias regionais e o desincentivo à utilização do transporte público. Assim, considera urgente a criação de um Plano Estratégico de Desenvolvimento para o Transporte Ferroviário Algarvio que tenha em conta uma ferrovia estruturada, acessível, competitiva e ambientalmente responsável.

APFEUAlg promove tertúlia subordinada ao tema “O Estado das Contas Portuguesas - Perspectivas para o Algarve”


A APFEUAlg – Associação de Pós-Graduados da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, entidade que representa os alunos e antigos alunos de estudos pós-graduados da FEUAlg, vai organizar, no próximo dia 16 de Dezembro, pelas 22H00, uma tertúlia subjacente ao tema “O Estado das Contas Portuguesas - Perspectivas para o Algarve”.
O tema reveste-se do maior interesse, sendo incontornável na actual conjuntura. É objectivo da APFEUAlg promover um conjunto alargado de discussões que possam, de forma construtiva, levar a uma análise crítica do assunto e a que sejam identificadas perspectivas que contribuam para uma evolução positiva, no âmbito nacional, mas com especial focalização no Algarve.
O debate terá lugar na livraria-bar “Pátio de Letras” e contará com transmissão em directo na Rádio Universitária (RUA FM).
A iniciativa conta com a presença dos ilustres convidados, Professor Doutor Efigénio da Luz Rebelo, Director da Faculdade de Economia da UAlg, o Eng.º Macário Correia, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve e o Prof. Dr. Mendonça Pinto, Docente da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

MODCOM 6ª FASE- Mais 10 milhões para o comércio tradicional


Decorre desde o dia 22 de Novembro,a 6ª fase de candidaturas ao Sistema de Incentivos à Modernização do Comércio – MODCOM. Com uma dotação de 10 milhões de euros, esta nova fase destina-se a candidaturas aprovadas não seleccionadas nas fases anteriores.
O incentivo financeiro do MODCOM a micro, pequenas e médias empresas contempla apoios a três tipos de acções:
Acção A - Lojas individuais e conjuntos de modernização comercial;
Acção B – Lojas em rede, ou seja, empresas que pretendam, por exemplo, adoptar uma insígnia comum ainda que a propriedade seja individual, que utilizem a mesma plataforma informática ou que se abasteçam na mesma central de compras;
Acção C – Estruturas associativas do sector do comércio, com vista à promoção dos centros urbanos.
Os projectos de investimento contarão com uma taxa de incentivo a fundo perdido de 45% das despesas no caso das lojas individuais, de 50% nos projectos empresariais integrados e de 60% para as associações comerciais.
Nas cinco fases anteriores do MODCOM o Governo disponibilizou um total de 134 milhões de euros a fundo perdido para a revitalização do comércio tradicional, tendo sido seleccionados cerca de 4.600 projectos empresariais e associativos. Os postos de trabalho resultantes deste investimento foram mais de 7.000 mil.

Taça de Portugal de Derby's de Atrelagem 2010, em Lagoa


O Clube de Atrelagem do Algarve e a Associação Portuguesa de Atrelagem vão levar a efeito a realização de mais uma edição da Taça de Portugal de Derby's de Atrelagem.
A edição de 2010 terá lugar em Lagoa (Algarve), no recinto da Fatacil e terá o seguinte programa: Dia 04 de Dezembro - 1ª Mão11h00 - Inspecção veterinária
14h00 - Abertura da pista para reconhecimento do percurso
15h00 - Início do derby (prova)
Dia 05 - 2ª Mão10h00 - Abertura da pista para reconhecimento do percurso
11h00 - Início do derby (prova)
Está prevista a participação de concorrentes nas classes de 1 pónei, 2 póneis, 1 cavalo, 2 cavalos e atrelagem adaptada, concorrentes que disputaram as várias Taças Regionais para se classificarem para a Taça de Portugal.
De realçar a participação da classe de atrelagem adaptada que é praticada por pessoas portadoras de deficiências.
A organização conta com o apoio das Câmaras Municipais de Loulé e Lagoa e também de Algarve Lusitano (eventos equestres).
Os vencedores nas várias classes serão apurados na soma da classificação das duas mãos e a entrega de prémios será feita no final da 2ª mão, cerca das 12h30 do dia 05.
Para mais informações estaremos ao vosso dispor pelo telemóvel 962815999.
José Lúcio Branco

MERCADINHO SOLIDÁRIO DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL



28 de Novembro201 0[domingo] * 10h00 > 17h00
Mercado Municipal [Espaço Polivalente]

Neste mercado solidário, ao comprar estará a ajudar!
Descubra uma mão cheia de boas razões para ser Solidário e viver o verdadeiro espírito do Natal!
Poderá encontrar por aqui originais presentes de Natal e ao comprar, estará a ajudar quem mais precisa e a contribuir para importantes causas que precisam da sua solidariedade!
Uma iniciativa do Município de São Brás de Alportel, com a colaboração da Rede Social e das associações e entidades de cariz social locais e regionais
>Uma mão cheia de boas razões para ser Solidário:
… e viver o verdadeiro espírito do Natal!

1. Ingresso SolidárioNeste Mercadinho Solidário, ao participar, já está a ajudar!
O ingresso de entrada não se compra com dinheiro, mas com bens alimentares essenciais (azeite, leite, café, e outros produtos alimentares) que serão distribuídos no Cabaz da Consoada que chega às famílias mais desfavorecidas do concelho na quadra natalícia.
2. Venda Solidária
Neste Mercadinho solidário, ao comprar estará a ajudar!
Conheça melhor o trabalho das associações de índole social do concelho e do Algarve, descubra os projectos e as iniciativas e veja como é tão simples ajudar!
3. Exposição de Arte Solidária
Visite esta exposição de trabalhos de verdadeira arte solidária e veja como pode ajudar!
4. Campanhas de recolha de sangue
5. Acção de Angariação de Fundos | Máquina de BRAILLE para a Delegação da ACAPO
Nesta edição do Mercadinho, o projecto solidário escolhido para ser alvo da acção de angariação de fundos é o apetrechamento da Delegação da ACAPO – Associação de cegos e amblíopes com uma máquina de “Perkins Braille” que permite aos invisuais aprender Braille e adaptar materiais para a sua habilitação e reabilitação.
Com a nossa ajuda, este sonho pode ser uma realidade. Vamos ajudar a ler com os olhos do coração!

> Programa
> Exposição e venda solidária de produtos
Mais de 2 dezenas de instituições estão à sua espera com originais presentes e mil e uma formas de ajudar quem mais precisa.
> Espaço Infantil [10h00> 13h00 / 14h30>16h00]
Divertidas actividades para os mais pequenos: pinturas faciais, trabalhos manuais, jogos, livros, entre outros (Projecto @ventura)
> Espaço Arte Solidária:
» Exposição de telas elaboradas pelos utentes da APEXA, Associação da Pessoa Excepcional do Algarve que vai estar patente de 28 de Novembro a 4 de Dezembro
> Espaço Exterior:
» Unidade Móvel da Diversidade (CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género)
Uma exposição interactiva, que nos convida a reflectir sobre diversidade e a luta contra a discriminação, nas temáticas da deficiência, etnia, género, idade, orientação sexual, raça e religião ou crença.
» Campanha de Recolha de Sangue [a funcionar durante o horário de realização da Feira, nas instalações do Centro de Saúde]

PSD/Algarve considera que "estado do ordenamento do território regional seria muito melhor se CCDR acelerasse revisões dos PDM"


O Relatório sobre o Estado do Ordenamento do Território do Algarve, da responsabilidade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), em fase de discussão pública, é, na opinião do PSD/Algarve, um documento mistificador da realidade do ordenamento do território regional.
No entendimento do PSD/Algarve, o Relatório, que alegadamente pretende fazer o balanço da execução do Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve – PROTAL, aprovado pela presidência do Conselho de Ministros em Maio de 2007, deveria servir para a CCDR explicar aos algarvios, designadamente, quais os motivos que justificam um atraso tão grande nas revisões dos planos directores municipais (PDM) da região e da demora em transpor do papel para a realidade a estratégia de desenvolvimento preconizada pelo PROTAL ou parte dela.
"A CCDR com certeza não ignorará que o PROTAL é um instrumento de planeamento não vinculativo dos particulares e que, sem a transposição das suas directrizes para os novos PDM muito dificilmente o PROTAL produzirá efeitos concretos no desenvolvimento da região e produzirá efeitos positivos na vida das pessoas e da economia regional", refere o presidente do PSD/Algarve, Luís Gomes para quem "os actuais PDM estão completamente desactualizados e foram elaborados para a realidade algarvia dos anos oitenta e noventa do século passado, substancialmente diferente das necessidades económicas e sociais do presente e do futuro."
Para Luís Gomes, "volvidos que estão mais de três anos sem que uma única revisão de PDM tenha conseguido chegar ao fim, impunha-se, perante este rotundo falhanço, pelo menos um mea culpa por parte do Governo, através da CCDR-Algarve – seu organismo desconcentrado na região – o qual muito pouco tem feito daquilo que pode e está ao seu alcance para acelerar as revisões dos PDM."
"O Governo, através da CCDR-Algarve, tem tido uma actuação titubeante, muito pouco prática, insegura e, sobretudo, uma grande incapacidade de decisão. E isso traduz-se, na prática, no bloqueio efectivo dos processos em vez da sua desejável aceleração. Está em causa a dotação do Algarve de planos modernos, capazes de influenciar o nosso paradigma de desenvolvimento, que respondam às verdadeiras necessidades regionais e que viabilizem investimentos estruturantes, eles próprios consonantes com os objectivos do PROTAL, capazes de criarem postos de trabalho e de inverterem a grave depressão em que a região se encontra."
Com este Relatório, os sociais democratas algarvios esperariam que o Governo, através da CCDR-Algarve, respondesse a questões-chave, com influência directa na melhoria da vida dos cidadãos e das empresas, como sejam, dizer por que o Algarve não tem um único PDM da nova geração aprovado, ou quantas das 24.000 camas turísticas foram executadas ao abrigo das pouco práticas regras do PROTAL para os novos Núcleos de Desenvolvimento Turístico, ou quantos outros instrumentos de planeamento municipal além dos PDM (planos de urbanização e planos de pormenor) estão 'encalhados' (e há quantos anos?) na esfera da Administração desconcentrada do Estado no Algarve, e de quem são as responsabilidades por tão desastrosos resultados?
Caso o Relatório seja aprovado nos exactos moldes como foi apresentado aos algarvios, outras questões fundamentais, na óptica do PSD/Algarve, permanecerão igualmente por esclarecer, com seja qual o balanço da execução de cada um dos onze programas estratégicos estabelecidos no PROTAL e das medidas que os compõem, designadamente, aos níveis da rede regional de áreas logísticas e empresarias, do fomento da empregabilidade ou da criação dos tão propagandeados 'pólos tecnológicos' regionais?

2º CAMPEONATO DE ARTES MARCIAIS EM ALBUFEIRA



Kungfu Shaolin, Karate e Tai Chi Chuan num único Campeonato

Realizou-se, no dia 20 de Novembro, o "2º Campeonato Regional de Artes Marciais de Albufeira 2010". Este campeonato proporciona a que todas as artes marciais possam participar, tendo regras de arbitragem próprias e diferente de só uma modalidade.
O campeonato foi também este ano um grande sucesso, organizado pelo Clube de Artes Marciais de Albufeira, que já é habito organizar eventos de grandes importâncias.
Este ano participaram dezenas de atletas em 15 escalões diferente das diversas faixas etárias: Mini-Infantis, Pré-Infantis, Infantis, Iniciados, Juvenis, Cadetes/Júniores, Séniores, Veteranos - Masculinos & Femininos.
O Clube obteve excelentes resultados com mais de 80 prémios, dos quais 15 foram 1º Lugares.

Show de luxo invade o Portimão Arena


Campeonato do Mundo de Patinagem Artística
O Portimão Arena recebe hoje, pelas 19h00, a cerimónia de abertura destinada às equipas juniores de 21 países que vão disputar o Campeonato do Mundo de Patinagem Artística.
Portugal estará representado, nesta categoria, por oito patinadores e será a última nação a desfilar no Portimão Arena: Ana Rita Silva, Bruno Colaço, Carolina Andrade, Diana Ferreira, Inês Gigante, Ricardo Martins, Ricardo Pinto e Valter Silva são os atletas que compõem a Selecção Nacional.
Filipe Sereno e Raquel Correia são os treinadores do conjunto português e perspectivam a conquista de bons resultados, depois dos desempenhos de qualidade nas mais recentes competições internacionais, nomeadamente no Campeonato da Europa e Taça da Europa deste ano.
«Esperamos bons resultados, porque temos atletas de qualidade, como se viu no Campeonato da Europa. É o primeiro Mundial para todos, excepto para Inês Gigante, que ficou em quarto lugar no Campeonato do Mundo de Freiburg. A Inês e a Carolina Andrade são as mais experientes, ganharam medalhas de ouro na Taça da Europa e no Campeonato Europeu e espera-se que possam conquistar aqui medalhas. Os rapazes estão, também, bem preparados e perspectivamos que possam ter bons resultados», afirma Raquel Correia, que se estreia como treinadora num Campeonato do Mundo.
Valter Silva é, também, um dos trunfos de Portugal: «Ganhou a medalha de prata no Campeonato da Europa de Paris, mas era juvenil e agora é diferente, porque se trata de um Campeonato do Mundo. No entanto, é um patinador com muito potencial», admite Raquel Correia.
Filipe Sereno representa, pela primeira vez, Portugal a este nível, mas, na época passada, orientou, tecnicamente, Diana Ribeiro, que alcançou o quinto lugar no Mundial de Freiburg: «Actuar em casa é bom, mas pode funcionar como uma pressão extra para os nossos atletas e esperamos, naturalmente, que a possam superar», refere o treinador, medalha de bronze como patinador numa Taça da Europa: «Merecia ganhar a medalha de ouro», acrescenta entre sorrisos.
Raquel Correia, que treina há 15 anos, salienta, também, a importância do público português: «Quando os atletas portugueses entram, os espectadores fazem barulho, ajudam e apoiam, mas, por vezes, eles tremem. Receber o Campeonato do Mundo é importante, porque é uma forma de divulgar a modalidade, perante os nossos espectadores. Ganhamos medalhas e, muitas vezes, ninguém sabe. Por outro lado, é bom para a Federação e para Portugal: sabemos receber, organizar e costumamos ser elogiados».
Filipe Sereno, treinador há 18 anos, antevê que as grandes potências internacionais possam proporcionar espectáculos de qualidade: «A Itália costuma dominar os campeonatos, mas há outros países, como Estados Unidos, Brasil, Espanha ou França, que têm muito valor. A adesão do público deverá ser maior no final do campeonato de juniores, no Show e Precisão e depois nos seniores».

"A TRAPALHADA E A VERGONHA" - João Pereira, BE Olhão


Vem o vereador eleito pelo Bloco de Esquerda para a câmara de Olhão por este meio (Nota de Imprensa, que transcrevemos), "exercer o direito de resposta às sucessivas declarações de elementos da comissão coordenadora distrital do algarve do Bloco à qual eu também pertenço. A coordenadora distrital do Bloco, veio retirar a confiança política ao seu único vereador eleito pelo Algarve ilegitimamente ao abrigo dos Estatutos do Bloco.
-Quem deu a confiança política ao vereador e o elegeu como cabeça de lista foi a coordenadora concelhia e seria esta que a teria que retirar.
-Como tal não aconteceu, e a Assembleia de concelhia declarou em plenário realizado no dia 19-11-2010, que reitera a confiança política na minha pessoa e como até ao dia de hoje, não fui notificado legalmente conforme preceituado na lei desta decisão, considero-me vereador do Bloco e continuarei a utilizar o nome do partido até considerar legal ao abrigo dos estatutos a retirada de confiança política à minha pessoa.
-Esta trapalhada em que se meteu a coordenadora distrital do Bloco envergonha a democracia e o partido.
-Até hoje, o vereador João pereira não foii formalmente notificado desta decisão.Soube-a pelos órgãos da comunicação social.
-Não me foi comunicado pelo meu partido, quais os crimes políticos que cometi para me retirarem a confiança política pois é de política que se trata.
-Mais grave se torna toda esta trapalhada, quando me dizem que estou fazendo um bom desempenho autárquico.
-No dia que soube que me tinha sido retirada a confiança política, irónicamente obtive uma vitória política em detrimento da justiça.
-Nesse dia, foi a deliberar em reunião de câmara, a assinatura do contrato para a propriedade das casas do largo da feira para os seus verdadeiros proprietários.Depois de várias vezes, ter insistido conjuntamente com uma munícipe Dona Gabriela, nas reuniões públicas da câmara, municipie essa que me procurou no meu atendimento diário à população, na sede do meu partido, dizendo que, há vários anos que outros moradores, haviam metido um processo judicial contra a câmara e que ela, dona Gabriel, não entrou nesse processo, por não ter dinheiro para tal. Assim, não conseguiu contribuir monetáriamente para a acção em tribunal. Esta pressão política, conjuntamente com as dezenas de munícipes, que sentem agora o apoio de alguém, o que antes não acontecia, tem dado alguns resultados práticos, na resolução de alguns problemas que afectam as populações.
Assim, digo que era sobre este trabalho diário político, que a população apoia, que deveria ser julgado pelo meu partido.
Mas não. Contráriamente a tudo aquilo que defende para o exterior sobre a separação de poderes, o meu partido conforme relatado pelo membro do secretariado da coordenadora distrital, João Brandão, veio a terreiro no jornal o Barlavento, dizer que, a retirada de confiança política era uma medida de “precaução”!? Não vá o Bloco ter um vereador condenado em tribunal.
-Ora esta medida a fazer jurisprudência interna no Bloco de Esquerda, irá dar pano para mangas e deixar alguns membros eleitos para cargos de grande responsabilidade política de cabelos em pé se houver igualdade de tratamento dentro do partido.
-Também, para provar que não foi esse o verdadeiro motivo da retirada da confiança política, é que eu já fui julgado e condenado quando fui candidato e o meu partido sabia.Não o escondi. Mais ainda, o juiz que me condenou foi o juiz que conferiu as listas autárquicas e essa condenação não foi motivo para me impedir de ser candidato à luz da lei das inegebilidades autárquicas.
Só me resta concluir dizendo:
-Que o meu partido perde a cabeça cada vez que saiem sondagens sobre Manuel Alegre que eu, e a maioria da Concelhia de Olhão, assumimos corajosamente e públicamente, não apoiarmos, por ter sido um erro político tremendo cometido pela comissão política nacional;
-Que o meu partido perde a cabeça quando não consegue ter opiniões divergentes dentro do movimento, apesar de constar dos estatutos essa liberdade;
-Que o meu partido violou um príncipio básico da constituição a falta de respeito pela privacidade de cada um e fazendo julgamentos na praça pública sem conhecimentos de causa ainda por cima condenando preventivamente segundo eles, o que a justiça também segundo eles, ainda não condenou;
-Quero também dizer que esta conduta dos dirigentes do Bloco, for entendível, pelo meu advogado, como passível de ser considerado crime de ofensa, ou outra de qualquer ordem, serão tratadas no local apropriado.
-A liberdade conquistada no vinte e cinco de Abril de dizer alto os nossos pensamentos ficou sériamente afectada no meu partido;", conclui o documento.
João Pereira

Em Faro: Preço da água desce para 40% dos consumidores


A FAGAR está a levar a cabo a revisão dos seus tarifários para 2011, refere a Câmara de Faro através de nota de imprensa, que transcrevemos: "A autarquia, titular da maioria do capital social desta empresa municipal, participou activamente na definição das alterações que os preços irão sofrer. Maior equidade e particular atenção às condições dos mais carenciados foram os parâmetros que nortearam as decisões tomadas.
Em face da grave conjuntura económica-social, impunha-se que esta empresa municipal readequasse o seu preçário, de molde a desonerar as facturas de consumo de água dos titulares de rendimentos médios e baixos. Esta é uma responsabilidade social que não declinamos. Estes perfazem 40% do rol de consumidores. Vão todos pagar menos. A título de exemplo, um consumidor doméstico que consuma até 6 m3 de água/mês, vai pagar em média menos 15% de factura mensal. As famílias numerosas que consumam até 19 m3 por mês também vão usufruir em média de igual redução. O mesmo sucederá com a generalidade das IPSS e titulares de estabelecimentos comerciais. No cômputo geral, entre consumo doméstico, comércio, turismo, pensionistas, famílias numerosas, IPSS e instituições de utilidade pública, haverá cerca de 12.000 clientes da FAGAR que pagarão menos do que em 2010.É um universo muito abrangente, mas que no quadro actual se encontra perfeitamente justificado.
Dos restantes 60% de consumidores, 40% vão pagar em 2011 o mesmo que em 2010. Os restantes verão as suas facturas aumentar, sendo que apenas em patamares de consumo extremamente elevados os aumentos serão significativos. A título de exemplo, apenas para consumos domésticos superiores a 26 m3/mês é que os aumentos serão superiores a 15%.Não estão nesta circunstância mais do que 1000 consumidores domésticos.
Saliente-se, não obstante, que estes ajustamentos não comprometem o equilíbrio financeiro da FAGAR nem põe em causa a sua sustentabilidade. Através destas alterações não se estão a canalizar prejuízos para a empresa que teriam que ser suportados pela autarquia, mas sim a redistribuir o esforço de cada consumidor em função do seu dispêndio de água e da respectiva capacidade contributiva.
Numa época de crise exigem-se respostas sociais. Exige-se que o universo municipal - autarquia e sector empresarial local - seja mais eficiente. Só assim se poderá cobrar taxas e preços mais justos aos cidadãos. Temos e vamos continuar a fazer esse caminho, pese embora os constrangimentos financeiros de todos conhecidos", conclui o documento da autarquia.

XXVI Festival Juvenil de Acordeonistas de São Brás de Alportel


A Associação Cultural Sambrasense (ACS), leva a efeito, no próximo dia 28 de Novembro, pelas 15h30m, no Cine Teatro S. Brás, a XXVI edição do Festival Juvenil de Acordeonistas, naquela que será mais uma oportunidade de presenciar o enorme talento dos intérpretes, desse magnífico instrumento que é o acordeão.
O Festival Juvenil de Acordeonistas vai já na 26ª edição, e todos os anos conta com a participação de mais de meia centena de jovens acordeonistas oriundos de várias escolas de música do Algarve e Alentejo. Este ano, vão marcar presença, alguns executantes de renome que conquistaram recentemente troféus importantes nesta área. Estes aspectos vêm confirmar a enorme popularidade do acordeão na vila de São Brás de Alportel e na Região.
Segundo a ACS, Associação organizadora do Festival, os principais objectivos do evento são “divulgar o trabalho desenvolvido pelos alunos das diversas Escolas de música, bem como, promover o convívio entre os participantes e incentivar a prática do acordeão”.
Aliás, o ensino do acordeão merece grande atenção dos dirigentes daquela Associação, até porque como estes frisam “a ACS tem e teve desde sempre como pedra basilar, o Grupo de Acordeonistas de São Brás de Alportel e os jovens talentos que vão frequentando a Escola de Música, em especial nas classes de acordeão”.
O Festival conta com os apoios da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, Instituto Português da Juventude, Ministério da Cultura, tem como media partners as Rádios “S. Brás FM” e “Horizonte”, o site informativo “Algarve Notícias”, o semanário regional “Barlavento” e os jornais locais “O Sambrasense” e “Notícias de S. Braz” e é patrocinado por algumas empresas e estabelecimentos do comércio local e regional.
Nelson Pires