sábado, 10 de abril de 2010

LOULÉ COMEMORA DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS


Tendo por base o tema "Património Rural/Paisagens Culturais", lançado pelo IGESPAR para comemorar o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de Abril, a Câmara Municipal de Loulé elaborou um programa de actividades para se associar a esta efeméride, com o objectivo de dar a conhecer o património concelhio. Estas actividades realizam-se já na próxima semana, entre 12 e 16 de Abril.

Ao longo de toda a semana, têm lugar acções junto dos alunos do 1º ciclo, com os ateliers “Vamos fazer empreita”, das 10h00 às 12h00, na Cozinha Tradicional da Alcaidaria do Castelo, e “Vamos apanhar frutos secos”, das 15h às 17h, no Centro Interpretativo dos Frutos Secos.

No dia 17, sábado, pelas 16h30, há música na Alcaidaria do Castelo com a actuação do Grupo de Santa Maria.

No mesmo dia, das 14h30 às 17h30, tem lugar a actividade “transformA”, com o atelier de Culinária com Frutos Secos, destinado a adultos, coordenado Sérgio Relvas, no Centro Interpretativo dos Frutos Secos. Pretende-se divulgar e possibilitar uma maior fruição do espaço onde outrora funcionou uma unidade fabril de transformação e comercialização de frutos secos, desactivada nos anos 90 do século passado e adaptada a espaço museológico em 1998, num esforço de valorização da tradição agrícola concelhia de cultivo, transformação e comercialização de frutos secos (amêndoa, figo e alfarroba).

Neste espaço pode-se contactar com vários objectos e processos tradicionais que se relacionam com esta actividade socioeconómica, dos quais se destacam uma máquina de partir amêndoa e outra de triturar alfarroba, obtendo-se aí melhor conhecimento desta realidade concelhia e algarvia.

“transformA” pretende dar uma visão mais abrangente da temática frutos secos, com um conjunto de ateliês que dão a conhecer o ambiente onde estão inseridos, a caracterização das profissões com eles relacionadas e a doçaria algarvia, misturando-se arte com tradição.

DEPOIS DAS DECLARAÇÕES A ALGARVE PRESS: PRESIDENTE DA AFA RESPONDE EM COMUNICADO A MACÁRIO CORREIA


COMUNICADO

A propósito do anunciado corte do fornecimento de energia eléctrica à sede da Associação de Futebol do Algarve, vem a Direcção deste organismo esclarecer o seguinte:

1 – Há mais de 20 anos, desde a sua inauguração, a sede da Associação de Futebol do Algarve é servida por uma ligação à rede eléctrica estabelecida por anuência da Câmara de Faro, que facilitava esse serviço a algumas instituições de relevante importância concelhia e distrital.

2 – Na altura, o fornecimento da energia aos concelhos de Faro, Loulé, Albufeira, Tavira, S.Brás de Alportel e Silves era assegurado por uma Associação de Municípios e, aquando da integração desse serviço na EDP, continuou a AF Algarve a dispor de energia nos mesmos moldes que até então vinha a suceder, tal como diversas outras instituições e entidades.

3 – A Associação de Futebol do Algarve não espera usufruir gratuita e eternamente de tal facilidade, antes está na disposição de pagar os seus consumos de energia eléctrica e, no sentido de discutir esse e outros assuntos relevantes, a Direcção da AFA solicitou uma reunião com o actual Presidente da Câmara Municipal de Faro, pouco depois da sua posse. Esse encontro acabou por não efectivar-se mas tiveram lugar outros contactos, nomeadamente com o Vereador Paulo Santos, visando a resolução do problema, através da colocação de um contador; foi mostrada total disponibilidade para encontrar soluções, considerando outras contas pendentes entre as duas entidades.

4 - Sucede que a instalação eléctrica que serve a sede é antiga e tornam-se necessárias obras (já há algum tempo em curso) para que a mesma respeite as exigências em vigor e obtenha a necessária certificação (Certiel). Só depois de concluídas as obras e de assegurada a necessária certificação a Associação de Futebol do Algarve pode solicitar a instalação de um contador próprio.

5 – Até lá, e caso a ligação actualmente existente seja cortada, a Associação de Futebol do Algarve terá de suspender as suas actividades e os campeonatos que promove, dada a impossibilidade de os seus serviços funcionarem – não haverá condições para marcar jogos, nomear árbitros e outros procedimentos indispensáveis ao desenrolar do calendário competitivo.

6 – Em causa estará a prática desportiva proporcionada a cerca de oito mil atletas de todo o Algarve, incluindo cerca de dois mil do concelho de Faro, o terceiro com maior número de praticantes em todo o Algarve.

O Presidente,

GNR e PJ juntos no combate ao crime



A Guarda Nacional Republicana, realizou na noite de ontem, entre as 00H00 05H00 em toda a região do Algarve, uma operação de combate a criminalidade, detecção de estrangeiros em situação ilegal, combate ao tráfico de droga, fiscalização de estabelecimentos de diversão nocturna e fiscalização de trânsito.
Na operação foram empenhados 110 militares da GNR, 2 inspectores da PJ e 2 equipas de detecção de droga.
Foram fiscalizados 419 veículos e respectivos condutores, controlados 220 cidadãos estrangeiros de várias nacionalidades e fiscalizados 8 estabelecimentos de diversão nocturna.
Foram levantados 49 autos de contra-ordenação por infracção à legislação rodoviária, sendo 5, por condução com excesso de álcool.
Foram detidos 8 condutores pelo crime de condução sob efeito do álcool, 4 por condução sem habilitação legal, 1 cidadão português por posse de 273 doses de haxixe, 1 cidadão brasileiro por posse de 30 doses de cocaína e 1 cidadão português por posse de arma branca.
Durante a operação foi ainda identificado e constituído arguido 1 cidadão português por furto em estabelecimento, foi constituído arguido 1 cidadão português por usurpação de direitos de autor, foi notificado 1 cidadão guineense para abandono do território nacional e elaborados 7 autos de para a Comissão da Droga e Toxicodependência.
Fora também levantados 3 autos por infracção à legislação dos estabelecimentos (1 por não cumprimento do horário de funcionamento, 1 por falta de afixação do horário de funcionamento e outro por falta de indicação de lotação.