terça-feira, 13 de setembro de 2011

Moradores dos Bairros Sociais de Faro dizem não ao indiscriminado e injusto aumento das rendas sociais

Realizou-se no Centro de Trabalho de Faro do PCP, um plenário onde participaram várias dezenas de moradores dos bairros sociais, estiveram presentes os dirigentes do PCP, Botelho Agulhas, eleito na Assembleia Municipal de Faro, e Paulo Sá eleito na Assembleia Municipal de Faro e Deputado na Assembleia da Republica eleito pelo Circulo do Algarve. Na exposição efectuada pelos representantes dos moradores,o PCP adiant, através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, que "foi realçada e justificada a contestação ao brutal aumento das rendas na esmagadora maioria dos casos, que tem por base um regulamento aprovado na Assembleia Municipal, com os votos contrados eleitos da CDU.
Foram também denunciadas pelos moradores, outras manobras levadas a cabo pelo Presidente da Câmara, Macário Correia, no sentido de os pressionar a aceitarem os aumentos sem contestação, assim como a efectuarem novos contratos, já que continua em vigor uma portaria que, determina que as rendas em geral não podem ser aumentadas, mantendo-se em vigor o contrato inicial. Os dirigentes do PCP e eleitos da CDU presentes, comprometeram-se a continuar a estarem ao lado da luta que travam os moradores e, a tomar outras medidas no âmbito dos Órgãos Institucionais onde tem assento que levem a suspensão do regulamento, já que esta agendado para discussão na Assembleia da Republica no dia 22 do corrente mês um projecto lei do PCP que, pretende revogar a lei 166/93 que dá corpo ao actual regulamento, seguido de um projecto lei do bloco de Esquerda, a que se seguirão projectos de resolução dos restantes partidos com assento na Assembleia da Republica.
Todas estas iniciativas parlamentares dos vários quadrantes políticos, têm o objectivo de introduzir outros critérios de justiça social que a presente lei não observa. É caso para perguntar, será que o Presidente da Câmara de Faro Macário Correia é completamente insensível aos problemas da população, nomeadamente aos dos mais desfavorecidos? Ou será que para ele não existem critérios de justiça social, e quanto mais repressivas e injustas as leis forem, tanto melhor". Conclui o documento dos comunistas farenses.

BAIRROS MUNICIPAIS: "CORRIGIR INJUSTIÇAS"

"Julgamos de interesse público, divulgar algumas informações úteis acerca de um tema que interessa a todos os contribuintes. Na cidade de Faro construíram-se bairros sociais com recurso a empréstimos bancários como é normal, pelo que no ano em curso pagaremos 270 mil euros de juros e amortizações e assim acontece num período de 25 anos consecutivos", esclarece a autarquia farense, através de um comunicado assinado pelo edil Macário Correia, que transcrevemos na íntegra:
"A receita das rendas tal como estavam apenas permitiam uma receita de 216 mil euros por ano. A diferença, de mais de 50 mil euros/ano é paga pelos outros cidadãos através dos impostos, bem como pagam também todas as reparações que são feitas nesses fogos e ainda a electricidade, água e elevadores dos espaços comuns. Um grupo de 56 fogos, em certos lotes no Bairro de Santo António do Alto pagam actualmente, em conjunto 347 euros mês. Em muitos outros locais da cidade, não se consegue um apartamento pelo valor que aqui é pago por 56 famílias com rendas de cerca de 6 euros cada. Até aqui 193 inquilinos tinham um regime de arrendamento (renda apoiada) e os restantes 178 outro regime diferente e mais barato, com outros cálculos injustos e antigos. Entendeu-se uniformizar por razões de justiça, o que há muito deveria ter sido feito. Na verdade encontraram-se 80 famílias a pagar mais do que diz a lei, há anos, e ninguém até agora os tinha protegido. A renda média está em 48 euros e passará para 101 euros pagando cada qual de acordo com os seus rendimentos e dificuldades. Com o novo regime passa a haver igualdade de critérios, as rendas cobrirão os encargos bancários e ficará uma pequena parte para acudir às obras de conservação e de reparação de muitos fogos em mau estado. Sabemos da existência de pessoas com dificuldades, desempregados e doentes nos bairros sociais, por isso ficarão 48 inquilinos a pagar menos de 10 euros por mês e, ainda se reduziram mais 28 rendas de pessoas com problemas crónicos de despesas excepcionais. Também conhecemos nos bairros sociais possuidores de viaturas novas de gama superior às viaturas oficias do Presidente da Câmara e dos Vereadores, as quais reclamam publicamente dos valores das rendas, fazendo-o na base da injúria e do insulto", conclui o documento assinado por José Macário Correia Presidente da Câmara Municipal de Faro

Faro - Alienação de imóveis: 12 milhões de euros

O Plano de Reequilíbrio Financeiro aprovado para o Município de Faro exige o encaixe de milhões de euros, a alcançar através da alienação de património, por isso a autarquia tem levado a cabo várias hastas públicas.
Tem 16 imóveis prontos a alienar, no valor estimado de 12 milhões de euros. Vai a Câmara Municipal de Faro iniciar a assinatura de protocolos com vários agentes imobiliários. Os protocolos regulam a cooperação das partes na divulgação do património alienável do Município de Faro e vigoram até 31 de Dezembro de 2011, renovando-se por períodos de seis meses se não forem denunciados pelas partes. A Câmara Municipal compromete-se a fornecer informação sobre os imóveis que pretende alienar, identificando as suas características, com especificação de todos os ónus ou encargos que sobre eles incidam, comunica a realização das hastas públicas dos imóveis; autoriza a divulgação do património alienável e permite visita, mediante aviso prévio. As agências imobiliárias comprometem-se a divulgar o património pelos meios que entendam convenientes, respeitando a informação fornecida. O Município de Faro está aberto à celebração de protocolos idênticos com outras entidades. Espera, desta forma, alcançar o sucesso desejado com o objectivo de aliviar a carga financeira que recai sobre a autarquia.

Mochilas pesadas prejudicam saúde das crianças

As dores de costas são um problema cada vez mais frequente entre crianças e adolescentes e o transporte incorrecto de mochilas escolares demasiado pesadas pode contribuir de forma significativa para este problema. De acordo com Paulo Pereira, coordenador nacional da Campanha Olhe pelas Suas Costas, “é cada vez mais importante sensibilizar os pais e professores para este problema porque os alunos, sobretudo os mais jovens, não se apercebem do peso excessivo das mochilas escolares nem da postura errada que adoptam quando as transportam”.
O excesso de peso nos ombros provocado pela quantidade de objectos que transportam na mochila pode vir a prejudicar o desenvolvimento físico das crianças e dos jovens, nomeadamente ao nível do aparelho músculo-esquelético. Segundo as recomendações da Campanha Olhe pelas Suas Costas, uma mochila adequada deve: • Ser feita de material leve e resistente • Ter o tamanho igual às costas da criança • Ter costas almofadadas • Ter duas alças almofadadas e fáceis de ajustar • Ter compartimentos para que os materiais escolares sejam arrumados e estabilizados • Não deve pesar mais de 10% do peso do corpo da criança • O ideal seria o uso de mochila com rodinhas quando as crianças a transportam em distâncias significativas em terrenos planos.
É também importante que os alunos levem para as aulas apenas o material necessário que precisarem para esse dia da semana. “A prevenção de problemas na coluna passa sobretudo pelos educadores, pais e professores, que devem estar atentos não só ao transporte de mochilas mas também, à postura adoptada durante as aulas, à prática de exercício físico e aos sintomas das crianças”, reforça Paulo Pereira. Um estudo recente indica que sete em cada 10 pessoas sofrem de dores nas costas, ou seja, 72,4 por cento da população portuguesa. No entanto, quase metade dos portugueses admite que nunca ouviu falar de doenças relacionadas com dores nas costas. A campanha Olhe pelas Suas Costas é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, em parceria com a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral, Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia e Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia. Para mais informações consulte o website: www.olhepelassuascostas.com.

Festa de Alcoutim completa 60 anos de sucesso

A Festa de Alcoutim encerrou a sua 60ª edição esta madrugada, registando mais um sucesso na história desta conhecida festividade algarvia.
Três dias de festa, de 09 a 11 de Setembro, do nascer ao nascer do sol, atraíram milhares de visitantes à vila alcouteneja. Atividades desportivas, atividades infantis, animação de rua, espetáculos na Praça da República, baile à antiga, concertos, discoteca e o característico “cacau no rio”, fizeram as vontades de um público muito diversificado.
Por razões ligadas à contenção de gastos, a autarquia de Alcoutim, organizadora do evento, optou por encurtar a festa, de 5 para 3 dias, mantendo a qualidade de sempre, sem esquecer as homenagens da edilidade, através do autarca Francisco Amaral, ás figuras do Concelho.
À semelhança dos anos anteriores, os dias de festa foram temáticos.
Sexta-feira, no Dia do Município, a manhã foi marcada pela comemoração do 60º aniversário da Festa de Alcoutim.
Nesta noite, o cantor Emanuel lotou a “casa”. “Arte & Música e Big Band”, uma banda constituída exclusivamente para a festa de Alcoutim, animou o Dia de Espanha, sábado
No Dia da Juventude, domingo, subiu ao palco principal o grupo “Nu Soul Family”, que fechou mais um ano de festa e animação.
Os lucros da festa reverteram a favor da construção do Lar dos Balurcos, obra da Associação de Solidariedade Social, Cultura, Desporto e Arte dos Balurcos.

RICARDO MESTRE E ANDRÉ CARDOSO NO CAMPEONATO DO MUNDO

Os atletas da equipa profissional Tavira/Prio, Ricardo Mestre e André Cardoso, foram convocados pelo seleccionador José Poeira para representar Portugal na prova de fundo do Campeonato do Mundo, este ano a decorrer em Copenhaga, na Dinamarca.
Ricardo Mestre, vencedor da última Volta a Portugal, é um atleta formado nas escolas do Clube de Ciclismo de Tavira e tem dado mostras do seu valor ao longo da sua carreira. Outro dos seus triunfos nesta temporada foi a vitória no Troféu Joaquim Agostinho. André Cardoso é um reforço da equipa tavirense desde 2009 que muito tem contribuído para os resultados alcançados pelo grupo. Este ano venceu a Volta às Terras de Santa Maria da Feira, e na Volta a Portugal arrecadou o primeiro lugar da etapa rainha. O Campeonato do Mundo decorre entre os dias 19 e 25 deste mês.

Telemóveis continuam a ser prioritários para os portugueses

Mesmo em época de recessão, com os consumidores a afirmarem que não pretendem aumentar as suas despesas, os telemóveis continuam a estar entre as preferências dos consumidores portugueses. Num inquérito realizado recentemente pelo Observador Cetelem, o telemóvel é o equipamento com maiores intenções de compra, com 16% dos consumidores a afirmar que pretendem adquirir um equipamento deste tipo nos próximos meses.
No entanto, quando comparamos os 16% de intenções de compra obtidos este ano, com os 21% obtidos o ano passado no mesmo inquérito, constatamos que apesar de se manterem entre as preferências de consumo dos portugueses, as intenções de compra são mais moderadas. Da análise geral do Observador Cetelem, destaca-se ainda o facto de em primeiro lugar nas intenções de consumo se encontrarem as viagens/lazer (22%), em terceiro os electrodomésticos (13%), seguidos da electrónica de consumo (8%). Entre as intenções de compra futuras menos prováveis encontramos o automóvel, os bens imobiliários e as motos/scooters, por serem produtos que requerem um grande investimento.
«O facto do consumo dos telemóveis se manter entre as preferências de consumo dos portugueses, é justificado em grande parte por estarmos em pleno regresso de férias e, consequente, regresso às aulas e/ou trabalho. Nesta altura, as operadoras de telemóveis, as cadeias de distribuição e as próprias marcas de telemóveis apresentam sempre grandes campanhas promocionais para que os clientes possam ter acesso facilitado às mais recentes novidades e aos mais avançados equipamentos do mercado. Ou seja, de certa forma condicionam os desejos do consumidor, o que, claramente, se revela nesta análise.» afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal. Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 27 a 29 Junho. O erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.

Master Plan de Requalificação Urbana de Portimão vai ser apresentado nas Jornadas Europeias do Património

Nos dias 23, 24 e 25 de Setembro, Portimão associa-se às Jornadas Europeias do Património através de uma programação que este ano tem como tema “Património e Paisagem Urbana”, de onde se destaca a apresentação do Master Plan de Requalificação Urbana do Centro Antigo da Cidade.
Serão três dias de (re)descoberta do património e das paisagens urbanas de Portimão, no âmbito desta iniciativa internacional, com várias actividades que convidam pessoas de todas as idades a um maior conhecimento e valorização do património e memórias da cidade. De referir que a divulgação pública Master Plan para a Regeneração Urbana do Centro Antigo da Cidade, que reflecte o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com vista à elaboração do programa de reabilitação estratégica e sistemática de Portimão, terá lugar no dia 23 de Setembro no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, a partir das 18h30. Para o público escolar foi pensada a oficina pedagógica “O Património na Casa Manuel Teixeira Gomes”, actividade destinada apenas a escolas do município e marcada para 23 de Setembro na Casa Manuel Teixeira Gomes, a partir das 10h00. Todos os que desejem saber mais acerca das particularidades do património urbano de Portimão, têm oportunidade de participar na tertúlia "Património Urbano - Memórias da Cidade”, que terá lugar no mesmo dia, pelas 21h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes, com os seguintes oradores convidados: Dr. Valdemar Coutinho, historiador, professor de história da arquitectura no ISMAT; arquitecta Lucinda Caetano, da Câmara Municipal de Portimão; arquitecto Frederico Paula, coordenador da equipa multidisciplinar de reabilitação urbana, Mobilidade e Gestão do Espaço Público, da Câmara Municipal de Lagos e Marisa Batista, arquitecta ligada a projectos de vídeoarte.
Os amantes da fotografia digital não foram esquecidos e têm oportunidade de participar no dia 24, entre as 10h00 e as 16h00, no concurso “Património Revelado”, em busca de testemunhos de paisagem humanizada, desde elementos arquitectónicos a construções militares, religiosas, senhoriais ou populares, onde se reflectem as tradições de antigos ofícios, a relação dos portimonenses com o rio Arade ou a gastronomia local. Os melhores trabalhos serão objecto de uma exposição, sendo atribuídos prémios às três melhores fotografias, a entregar numa cerimónia marcada para 8 de Dezembro, na Casa Manuel Teixeira Gomes. As ruas, praças, largos, edifícios e jardins de Portimão, assim como as suas referências arquitectónicas e significados históricos, poderão ser descobertos nos “Passeios Culturais - Património e Paisagens Urbanas”, agendados para 24 de Setembro, a partir das 16h00. Por fim, o peddy-paper “007 Famílias… no encalço do Património”, marcado para o dia 25 de Setembro, desafia equipas compostas por famílias, com um máximo de cinco elementos, a descobrirem o património e as paisagens da cidade, tendo como como “armas secretas” a curiosidade e a diversão, havendo tentadores prémios em disputa

Semana Europeia da Mobilidade em VRSA estende actividades até Espanha e promove comércio local

Vila Real de Santo António adere uma vez mais ao Dia Europeu sem Carros e, à semelhança dos anos anteriores, também à Semana Europeia da Mobilidade. O programa de 2011 tem como lema a mobilidade alternativa, onde a bicicleta e os transportes fluviais estarão em destaque. As actividades têm início na sexta-feira, dia 16 de Setembro, e incluem a actuação da Tuna Juvenil da Freguesia de Vila Real de Santo António, às 21h00. Uma hora mais tarde, tem lugar a realização de uma marcha-passeio nocturna.
No sábado, dia 17, a iniciativa ultrapassa as fronteiras e chega até Espanha: procurando aliar a utilização dos transportes à promoção do comércio local, a autarquia vilarrealense vai oferecer bilhetes de barco para a travessia Ayamonte – Vila Real de Santo António. Os ingressos serão disponibilizados aos primeiros 300 passageiros que se apresentarem no cais de Ayamonte e serão acompanhados por um folheto alusivo à iniciativa e outro dedicado à divulgação do comércio de VRSA. Os interessados podem fazer-se acompanhar da bicicleta, sendo o custo extra do bilhete (50 cêntimos) suportado pelo passageiro. «Na prática, estamos não só a incentivar o uso de formas de mobilidade alternativas ao automóvel, mas também a fazer a promoção turística e comercial de Vila Real de Santo António no outro lado da fronteira», nota José Carlos Barros, vice-presidente da autarquia e responsável pelas pastas do ambiente e da mobilidade.
O incentivo ao comércio local prolonga-se, aliás, entre os dias 18 e 21 de Setembro, durante os quais decorre a campanha «VRSA – Comércio Local: vou a pé fazer as minhas compras». Neste âmbito, todos os clientes dos estabelecimentos aderentes que façam compras de valor igual ou superior a 30 euros receberão um cupão que dá direito a um brinde. A programação culmina com as celebrações do Dia Europeu sem Carros, a 22 de Setembro, durante o qual será simbolicamente encerrado ao trânsito automóvel um troço da Avenida da República, entre o Torreão Sul e a bomba de combustível. Das as 9h00 às 17 horas, será feita a monitorização do ruído naquela artéria, para que possa ser estabelecido um ponto de comparação entre a acústica de um dia com circulação automóvel e um dia sem carros. Ainda durante o dia 22 haverá animação de rua, insufláveis para os mais novos e pinturas em papel de cenário. O Dia sem Carros teve a primeira edição a 22 de Setembro de 1998, com a iniciativa francesa «Na cidade, sem o meu carro», depois lançada à escala europeia em 2000. Dois anos mais tarde foi criada a Semana Europeia da Mobilidade, anualmente organizada entre 16 a 22 de Setembro. Em VRSA, o Dia sem Carros é celebrado pela décima vez consecutiva.

Monchique continua a sua luta contra os Direitos de Prospecção e pesquisa de Depósitos minerais de Feldespato

A Câmara Municipal de Monchique, na sua Reunião de 09 de Setembro, aprovou por Unanimidade uma proposta do Presidente da edilidade, Rui André, para que a Câmara Municipal de Monchique apresenta-se Reclamação em fase de Audiência de Interessados contra a Prospecção e pesquisa de depósitos minerais de Feldespato, no caso em concreto no sítio das “CARAPITOITAS” na confluência das Freguesias de Monchique e do Alferce, solicitada pela Sifucel-Sílicas, S.A.
A deliberação da Câmara Municipal de Monchique pretende ainda que seja inequívoca a total desaprovação da prospecção e pesquisa de depósitos minerais de feldspato no concelho, solicitando o indeferimento do mesmo pedido. O texto da Reclamação do Município de Monchique, aprovado na mesma Reunião, reflecte muitas das preocupações, quer ao nível Ambiental, de Saúde Pública ou mesmo de Ordenamento do Território, entre outros.

Hospital de Faro: abertas as inscrições para o Curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico

Estão abertas as inscrições para o Curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico que vai já na sua segunda edição. O próximo curso vai ter lugar sábado, dia 24 de Setembro, entre as 9H e as 18H, no Hospital de Faro, no Algarve. Ministrado por enfermeiros, este curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico tem por objectivo ensinar aos pais, professores e educadores os procedimentos de sobrevivência em caso de afogamento. Trata-se de uma iniciativa da Secção Regional Sul da Ordem dos Enfermeiros e do Hospital de Faro, EPE.
O Afogamento continua, infelizmente, a ser em Portugal a segunda causa de morte entre as crianças até aos 4 anos de idade, afecta mais as crianças do sexo masculino e estes acidentes ocorrem sobretudo em piscinas particulares da população residente. Durante o ano, e em particular na época balnear, é fundamental consciencializar os pais para as questões de segurança no que diz respeito aos equipamentos privados e públicos, bem como alertar para a necessidade de os pais assumirem uma vigilância apertada, já as crianças são por natureza curiosas e não têm consciência do perigo porque lhe falta experiência. Não se deve facilitar nas questões de segurança e importa mais uma vez lembrar que as crianças devem usar obrigatoriamente coletes de salvação e/ou braçadeiras.
A promoção do curso é um compromisso dos enfermeiros na prevenção de acidentes por afogamento e no ensinamento de procedimentos de suporte básico de vida que “Podem ajudar a salvar a vida do seu filho”. As inscrições devem ser feitas para ausenda.duarte@ordemenfermeiros.pt (T: 213 815 552).

ENCONTROS INTERNACIONAIS EM FARO

A cidade de Faro recebe, de 14 a 17 de Setembro, a 12.ª Conferência Internacional da Criatividade e Inovação, que irá decorrer no Teatro das Figuras conta com a presença de 50 Países e cerca de 500 congressistas. Trazer métodos e instrumentos colaborativos nas artes, ciências, negócios, educação, tecnologia e desenvolvimento social que possam ser adaptados à inovação organizacional, são os grandes objectivos desta conferência que reúne bianualmente as maiores referências internacionais nestas áreas.
Com organização da associação sem fins lucrativos APGICO (Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação) conta com vários parceiros, nomeadamente com a Câmara Municipal de Faro. A organização definiu como missão da conferência proporcionar experiências de aprendizagem colaborativa para a inovação antes, durante e depois da conferência. Para tal foram talhados os seguintes objectivos: - Abordar qualquer actividade, disciplina ou desempenho colaborativo que utilize métodos e técnicas para implicar participantes diversificados no processo de tomada de decisão; - Aprender a ser criativo em conjunto e a desenvolver inovações radicais; - Participar numa conferência ao estilo de uma peça de teatro em que os participantes são os actores; - Utilizar os talentos dos participantes como meio para aumentar a participação e a partilha - Proporcionar oportunidades de contacto com a cultura local; HISTÓRIA Desde 1987 que a Associação Europeia de Criatividade e Inovação (EACI) organiza a Conferência bi-anual de Criatividade e Inovação (ECCI), em conjunto com uma associação nacional de criatividade e inovação sediada na Europa, com o objectivo de proporcionar aos profissionais e académicos uma plataforma na área da criatividade e inovação de acordo com a fórmula AECD: A (Académicos), E (Empresários), C (Consultores e formadores) e D (Difusão no resto do mundo). Em 2011, coube à Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação – Apgico (http://www.apgico.pt) a organização da ECCI XII, com o objectivo de proporcionar uma envolvente onde os participantes possam aprender uns com os outros o modo de desenvolver actividades colaborativas conducentes à inovação.
Poderá consultar o programa completo em: www.eaci.net Faro orgulha-se de ter sido a cidade escolhida para acolher tão importante encontro na área da criatividade e inovação. Também ira decorrer em Faro os Seminários e Exposição Internacionais do MIRIAD: Dynamics & Perspectives in the 21st Century. Os Seminários e Exposição terão lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, EHTA, de 14 a 17 de Setembro de 2011. Os Seminários anuais realizados pelo MIRIAD, Manchester Institute for Research and Innovation in Art and Design, este ano em parceria com a Câmara Municipal de Faro e o Turismo de Portugal, são a única altura no ano em que vários centros de investigação internacionais e investigadores nas áreas de design, arte, arquitectura, arquitectura paisagista, planeamento e gestão do território, construção e turismo se encontram para apresentar o seu extraordinário trabalho teórico-prático a uma plateia de profissionais, empresas, investidores e estudantes. É uma excelente oportunidade para todos os envolvidos conhecerem novas tecnologias, novas perspectivas, alargarem a sua rede de conhecimentos e apresentarem os seus produtos/serviços.

PRAIA GRANDE EM FERRAGUDO ACOLHE FINAL DO CAMPEONATO NACIONAL DE FUTEVÓLEI 2011

No próximo fim-de-semana, 17 e 18 de Setembro, a Praia Grande em Ferragudo, em pleno concelho de Lagoa, um dos locais já tradicionais ao nível da prática da modalidade, irá receber pela primeira vez a Final do Campeonato Nacional de Futevólei 2011. Ultrapassadas as duas etapas do calendário da principal prova nacional da modalidade, depois de ter percorrido duas das principais praias e as mais tradicionais de norte a sul do país, nomeadamente Matosinhos e Ferragudo-Lagoa (Praia Grande), sem esquecer ainda o grande evento mundial ‘Futevólei World Challenge’ que mais uma vez brindou com grandes momentos e magia na Praia dos Pescadores em Albufeira, ainda e numa estreia absoluta o ‘European Challenge Futevólei’ onde a cidade de Coimbra e o seu magnífico espaço comercial ‘Forum Coimbra’ acolheram os principais valores europeus do Futevólei, mais uma vez os principais atletas nacionais da modalidade preparam-se para o grande momento da consagração.
Ao longo dos dois dias do evento, 12 duplas, nomeadamente 24 atletas partilharão o mesmo objectivo a conquista do título nacional de 2011, nesta que é a 6ª edição da prova. Em pleno mês de Setembro e numa das mais fantásticas e sobejamente conhecida praia do país, Ferragudo terá a oportunidade de presentear ao mais alto nível, os grandes momentos de espectáculo e animação habituais que são bandeira da modalidade considerada por muitos como a ‘arte da cabeça aos pés’. Para além da vitória final e prestígio em jogo, os atletas têm ainda como aliciante a oportunidade de garantir um prize-money total em prémios monetários no valor de 1.200,00 €. Sob a organização da Federação Nacional de Futevólei o evento terá como principais entidades apoiantes, o Município de Lagoa e Junta de Freguesia de Ferragudo. A entrada é gratuita.

Jornadas de Engenharia e Tecnologia decorrem na UAlg

O Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve realiza as "Jornadas de Engenharia e Tecnologia”, nos dias 22 e 23 de Setembro, no Campus da Penha. A iniciativa insere-se num ciclo de seminários no âmbito da Investigação Aplicada que é desenvolvida nas Universidades do Algarve e de Cádiz.
Com estas jornadas pretende-se proporcionar o diálogo entre investigadores e profissionais de diferentes áreas de Engenharia, possibilitando a divulgação das suas actividades de investigação, de inovação e desenvolvimento e envolvendo toda a comunidade académica, organismos oficiais e os vários agentes económicos. Segundo a comissão organizadora, “a oferta formativa do Instituto Superior de Engenharia da UAlg e da Escuela Politécnica Superior de Algeciras da Universidade de Cádiz (EPSA) tem bastante em comum. Existe interesse por parte das duas instituições em aprofundar o conhecimento mútuo”. Nesse sentido, já decorreram seminários e reuniões de trabalho, quer sobre as experiências de ensino no domínio da engenharia, quer sobre a investigação e inovação das temáticas em comum.
Sobre esta parceria, a mesma fonte explica ainda que “o Programa Erasmus tem servido para apoiar esta troca de experiências”. As duas instituições estão também a trabalhar num projecto de oferta conjunta de licenciaturas em Engenharia que venham a conferir um duplo diploma. Este encontro realiza-se no Auditório José Silvestre e nos Anfiteatros 0.3 e 0.4 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha e tem entrada livre. Mais informações e pedido de certificado deverão solicitados através do e-mail: mobise@ualg.pt