domingo, 14 de março de 2010

CÂNDIDO BARBOSA BISA NA VOLTA A ALBUFEIRA




Cândido Barbosa, da Palmeiras Resort/Prio/Tavira foi hoje a figura do dia ao vencer a terceira e última etapa da 4ª Volta a Albufeira – Troféu José Martins. Com uma média de 41 quilómetros/hora, Cândido foi imbatível no sprint que teve lugar em Albufeira, depois de pedalar 107.2 quilómetros. O ciclista, pelo segundo ano consecutivo ao serviço da turma tavirense, estabeleceu-se no 9º posto na geral individual, a 1 minuto e 43 segundos do vencedor da prova.
Para além da vitória nesta jornada, Cândido triunfou igualmente na classificação dos pontos, o que o fez vestir a camisola verde pelo primeiro posto na geral.
A abrilhantar ainda mais o pódio, estiveram os elementos do grupo profissional, já que a classificação geral por equipas manteve-se com as mesmas cores
André Cardoso foi o elemento que subiu mais alto na tabela, em terceiro, a 6 segundos do vencedor, e ficou com a segunda posição no que respeita à classificação das metas volantes.
Na vertente de montanha foi Luís Silva quem mais se destacou e foi ele quem trepou para a terceira posição na geral desta categoria.

«DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR»


Foi a 15 de Março de 1962 que, o então Presidente dos Estados Unidos da América, John Kennedy, em mensagem dirigida ao Congresso, sobre protecção aos interesses do consumidor, instituiu o «Dia Mundial dos Direitos do Consumidor», iniciando uma nova fase nesta matéria que, volvidos mais de 40 anos, se considera do maior interesse em todo o Mundo.
A primeira comemoração desta efeméride aconteceu a 15 de Março de 1983, por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) e em 1985 a Assembleia Geral desta Entidade adoptava os quatro pilares fundamentais do direito do consumidor: Segurança (protecção contra a comercialização de produtos perigosos à saúde e à vida); Informação (aspectos gerais da propaganda e a necessidade das informações sobre o próprio produto e a sua melhor utilização): Opção (combate aos monopólios, considerando a concorrência e a competitividade como factores favoráveis ao consumidor) e Ser Ouvido (os interesses dos consumidores na hora de elaborar políticas governamentais e de procedimentos de regulamentação).
Neste assinalado «Dia Mundial dos Direitos do Consumidor» muito me apraz saudar quantos no Algarve, de modo próprio a Delegação Distrital da DECO, que apela sua pertinente e corajosa acção desenvolvida em prol da educação, sensibilização, esclarecimento e actuação em prol de direitos que são de todos nós, faz com que os cidadãos se sintam capazes de fazer opções esclarecidas.

A GOVERNADORA CIVIL

ISILDA VARGES GOMES

conferência internacional SB 10 Portugal em Vilamoura


Estão ainda abertas as inscrições para a mais importante conferência internacional a realizar este ano em Portugal sobre construção sustentável. A conferência tem como língua oficial inglês e um conjunto de seis sessões em Português, sendo subordinada ao tema ?edifícios sustentáveis acessíveis a todos?e realiza-se nos dias 17 a 19 de Março no Hotel Hilton em Vilamoura.

A conferência SB10 Portugal coordenada pelo Profº Luis Bragança (Universidade do Minho / iiSBEE Portugal) e Profº Manuel Duarte Pinheiro (Instituto Superior Técnico, DECivil), designada por PORTUGAL SB10 (Affordable to All), estará focalizada em soluções técnicas sustentáveis de baixo custo, de forma a tornar a construção sustentável acessível para todos. A SB 10 Portugal conta com seis oradores chaves de nível mundial que vão fazer os seguintes pontos de situação:

Charles J. Kibert - Net Zero Energy Buildings: The Next Major Shift in High Performance Building?
Raymond Cole - Beyond Green: Changing Context ? Changing Expectations
? Nils Larsson - State of the art in sustainable building
? Thomas Lützkendorf - Procurement and Financing of Sustainable Buildings
? Kaarin Taipale - Construction counts for climate ? also after COP15 in Copenhagen.
Ronald Rovers - The shift from ?less bad? to ?0-impact?

Estão ainda previstas cerca uma centena de comunicações apresentações abrangendo especialistas de Portugal, Espanha, Brasil, Itália, França, Reino Unido, Países Baixos, Alemanha, Finlândia, Chipre, Malta, Polónia, Republica Checa, Estados Unidos, Canada e China, que irão abordar:
? Políticas para a construção sustentável de baixo custo
? Soluções construtivas sustentáveis de baixo custo
? Soluções construtivas sustentáveis de alto desempenho
? Monitorização e avaliação
? Casos de Estudo