sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

APOS publica livro histórico sobre revolta de Olhão e Faro de 1808



No próximo dia 5 de Fevereiro (sábado), pelas 16h, terá lugar a apresentação do livro histórico "Restauração dos algarves pelos Heróis de Faro e Olhão", na Biblioteca Municipal de Faro, a cargo do Prof. António Rosa Mendes e da associação APOS, com a presença da Drª. Dália Paulo (Diretora Regional da Cultura do Algarve) e Drª.Alexandra Gonçalves (vereadora da cultura da Câmara Municipal de Faro).
A APOS (Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão) disponibiliza-se para mais informações através do tlm 967052502.
O livro em causa é uma peça de teatro de Luis de Sequeira Oliva, escrita em 1809, sobre a revolta ocorrida no Algarve uns meses antes, contra as tropas napoleónicas da 1ª Invasão Francesa.
O início desta revolta foi em Olhão em 16 de Junho de 1808, na época uma pequena aldeia de pescadores sem aristocracia, e que depois se alastrou a Faro e, finalmente, a todo o Algarve. Chamamos a atenção para a importância deste momento histórico para o Algarve, pois que esta 1ª Invasão Francesa foi a única ocupação por tropas estrangeiras que aqui ocorreu, desde que a província é portuguesa.
Edgar Cavaco encontrou esta peça de teatro nos arquivos da Biblioteca Nacional e foi o responsável pela adaptação e contextualização da obra. A APOS (Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão) e a editora Licorne, com o apoio primeiro da Direção Regional da Cultura do Algarve e da Câmara Municipal de Faro, e recentemente da de Olhão, publicou o livro.
Luis de Sequeira Oliva, que escreveu a peça em 1809, era então um dos autores mais fecundos da literatura patriota que na época proliferaram em Portugal, e baseou-se nesta revolta concreta de Olhão, talvez pelas razões expressas numa outra sua obra: “Os habitantes desta para sempre memorável população de pescadores não só tiveram a glória de serem os primeiros que sacudiram o tirânico jugo dos franceses em Portugal, mas a outra não menor de serem os primeiros que, embarcados num frágil esquife, afrontando as procelosas vagas do Atlântico, foram ao Rio de Janeiro noticiar ao nosso amado Príncipe a feliz Restauração de Portugal nos Algarves. Estes sim, são verdadeiros descendentes dos Gamas e Albuquerques”.
Mais do que uma obra literária importante, é sobretudo um documento histórico muito interessante para fazer a análise da revolta algarvia, nomeadamente a importância mediática que esta revolta teve no País, a existência da censura que tentava esconder os colaboracionismos de alguns portugueses de nomeada, e o protagonismo da mulher olhanense na revolta.

Teatro das Figuras: CONCERTO PROMENADE- O VIOLINO CIGANO



30 de Janeiro às 12H00

O novo ciclo de Concertos Promenade 2011 traz o imaginário da fantasia através de Contos Musicados. O primeiro concerto apresenta-nos “O Violino Cigano”, obra de Pedro Faria Gomes, que narra um conto tradicional cigano, em que a expressão de sentimentos desta cultura se alia ao fantástico, quando a figura do diabo personifica um violino.
Para além da música, das histórias e de outras surpresas, o novo ciclo traz também a mascote Batuta, que está de volta para animar miúdos e graúdos.

Ciclo “Horizontes do Futuro”: CASA CHEIA EM LOULÉ PARA OUVIR JOÃO CRAVINHO FALAR DE CORRUPÇÃO



Antigo Ministro falou da transparência, boa governação, responsabilização e participação cívica como elementos fundamentais no combatecorrupção
O tema era apelativo e o convidado figura de destaque na vida política nacional. João Cravinho, ex-Ministro, esteve ontem à noite no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé para proferir uma conferência integrada no ciclo “Horizontes do Futuro” sobre a corrupção, que contou com uma plateia lotada.
“Vencer a corrupção pela despartidarização da administração pública e a sua subordinação à prossecução do interesse público e pela transparência, responsabilização e participação dos cidadãos”. Foi em torno deste mote que João Cravinho fez a sua apresentação baseada naquilo que tem sido a sua luta nos últimos anos.
O ex-governante começou por apresentar uma definição de corrupção, que vai “para além do que deveria ser uma visão puramente jurídica ou técnica”: “É o abuso do interesse público e a destruição da confiança dos cidadãos na integridade das normas, dos sistemas e das instituições que devem promover o interesse público”, disse.
Nesse sentido, referiu-se à “captura do Estado, ou de partes do Estado, por parte de interesses económicos, uma espécie de tráfico de influências” como uma das situações que considera como a “mais grave das corrupções”. “A tipologia da corrupção de Estado é a mais grave de todas”, disse de forma peremptória, considerando que se trata “do abuso do interesse público e também a destruição da confiança, porque na base do processo político tem que estar a confiança”. “Quando os cidadãos perdem confiança nos políticos, na administração pública, nos tribunais, é uma situação gravíssima, corrói a democracia, prejudica de modo muito extenso, com consequências graves, o todo nacional”, sublinhou.
Para o antigo Ministro de Guterres, a questão que se põe não é eliminar a totalmente a corrupção mas reduzi-la a “proporções e configurações marginais” já que esta ”faz parte das falhas humanas”.
Também a proliferação de medidas avulso em termos de corrupção, nomeadamente legislativas, em nada contribuem, segundo João Cravinho, para o que é muitas vezes “a defesa principal da corrupção”. “É o construir de um edifício que está cheio de pontos de fuga e que é incapaz de mostrar eficácia no concreto”, acrescentou.
Outra das ilações deste antigo governante diz respeito à transparência e responsabilização. Tomando a Suécia como exemplo, referiu que nesse país “não há muita regulação mas há um conjunto de regras cívicas, um código de conduta de tal forma entranhado na convicção das pessoas que não é preciso estar a estabelecer todo o tipo de regras”.
Como tal, João Cravinho acredita ser necessário em Portugal instalar nos cidadãos uma “cultura cívica de transparência na vida pública”, traduzida “numa prevenção sistemática do risco de corrupção e um combate sem falhas, envolvendo a directa responsabilidade não só da administração, mas sobretudo dos titulares dos órgãos de soberania, ficando estes sob o escrutínio activo dos cidadãos quanto à forma como tratam estas questões”.
“Esta é uma questão cujo centro de gravidade em termos de responsabilidade está nos titulares dos órgãos de soberania – na Assembleia da República, no Governo, no PR e nos Tribunais”. Em relação a estes últimos, Cravinho frisou o facto de actuarem segundo a Lei, resignarem-se à sua própria impotência ou criarem impotências próprias, nomeadamente em termos falta de conhecimento especializado.
Ainda em relação à cultura cívica, o conferencista voltou a referir a sua profunda convicção de que a melhor forma de combater a corrupção é “fazer avançar grandes rupturas político-institucionais que alterem o nosso comportamento como cidadãos, no sentido de assegurar o enraizamento de uma cultura cívica, política, de transparência, de responsabilidade e de responsabilização concreta, em oposição à cultura de opacidade, de desculpabilização resignada que hoje protege a impunidade da corrupção”.
João Cravinho falou ainda da necessidade de haver uma boa governação enquanto base do “transparente funcionamento das instituições”. “Países onde a corrupção é baixa são países bem governados, países onde a corrupção é alta são quase sempre países mal governados. Há uma correlação fortíssima entre o governo e a corrupção sob a forma de sistema”, sublinhou.
O segredo de Estado, as offshores, a despartidarização da administração pública, ou a Lei do Financiamento dos Partidos foram outras matérias vindas a lume nesta conferência.

Raízes no Concelho

Com raízes fortes no Concelho de Loulé, sobretudo na freguesia de Alte, onde passou a sua infância, João Cravinho elogiou a realização desta iniciativa “Horizontes do Futuro”, por parte da Câmara Municipal de Loulé.
“Reconheço o valor das conferências e dos conferencistas, uma pluralidade aberta tem sido a regra da escolha, isto é, o importante tem sido o que as pessoas terão a dizer e não o facto de terem qualquer tipo de cartão na sua carteira”, disse.
Quanto às temáticas que têm sido apresentadas neste ciclo, João Cravinho enalteceu a importância de se centrarem “no debate público nas suas diversas realizações em temas que são nacionais e de grade relevância”.
Já o presidente da Câmara de Loulé, Seruca Emídio, falou da ligação do ex-governante ao Concelho, do qual é inclusivamente munícipe, e do apoio que deu à obra de reabilitação urbana de Alte.

VRSA apresenta duas candidaturas ao PROMAR



Para melhorar as condições de trabalho dos pescadores locais
O Município de Vila Real de Santo António apresentou duas candidaturas à medida “Acções Colectivas” do Eixo 3 do Programa Operacional da Pesca 2007-2013 (PROMAR), cujo objectivo é o de melhorar as condições de segurança das tripulações das embarcações de pesca local.
Para esta candidatura, feita em nome da Associação de Armadores e Pescadores do Porto de Pesca de Vila Real de Santo António e da Associação de Pescadores da Pesca Artesanal da Baía de Monte Gordo, o Município contou com a cooperação do Grupo de Acção Costeira do Sotavento do Algarve.
Com esta iniciativa, a Autarquia de Vila Real de Santo António visa obter apoio comunitário para a aquisição de coletes salva-vidas para os pescadores de ambas as Associações.
Cada candidatura representa um investimento total de 3.952,00 euros, e tem como objectivo a aquisição de setenta e seis coletes salva-vidas para cada uma das Associações referidas. O Município de Vila Real de Santo António irá contribuir com a diferença entre o custo total do investimento e o apoio que vier a ser concedido pelo PROMAR.

Campo de Futebol de Alcoutim já está totalmente equipado


Os arranjos exteriores e iluminação encerraram as obras no campo de futebol de Alcoutim.
A construção desta infraestrutura foi executada em duas fases. Numa primeira fase, com um investimento autárquico de 215.908.76€, foi construído o novo campo e colocado um relvado sintético. A segunda fase foi agora terminada, com os arranjos exteriores (vedação e colocação de bancadas) e colocação de iluminação, e custou à autarquia 149.854,69€.
Dotar o concelho de melhores infraestruturas desportivas e impulsionar os eventos desportivos organizados pelas associações e clubes do concelho foram os grandes objectivos da construção do campo de futebol, que deverá ser utilizado também para a organização de outros eventos, como as actividades ambientais.

Albufeira Procura novos Mercados Turísticos


A APAL - Turismo de Albufeira, numa estratégia para encontrar novos mercados emissores para a região, esteve presente na MATKA, a principal feira de turismo da Finlândia, que decorreu em Helsínquia, de 20 a 24 de Janeiro, numa visita de inspecção, para avaliação do mercado e realização de contactos com os operadores locais.
O mercado turístico da Escandinávia, apesar de pequeno, em comparação com outros, como o inglês ou o alemão, são mercados com grande potencial turístico, que importa captar para o Algarve, tanto mais, dado o actual quadro económico.
No caso do mercado finlandês, e apesar do país ter apenas 5.3 milhões de habitantes, trata-se de um mercado com grande capacidade de aquisição e dada a austeridade do clima parte das férias são gozados durante o Inverno, condições que fazem com que o mercado turístico finlandês deva ser uma opção para desenvolver no Algarve.
Dos contactos que a APAL realizou durante a visita à feira de turismo de Helsínquia, constatou-se uma boa receptividade dos operadores turísticos finlandeses em relação ao destino Algarve, mas muitos referem que apenas não trabalham com o Algarve, por não haver voos directos para Faro, constatando-se que a maioria apenas tem operação com Lisboa/Cascais.
Considera-se que o mercado turístico finlandês, e em geral, os mercados escandinavos são uma excelente aposta para o Algarve, pois temos o produto certo, para o mercado certo, tanto mais que a coroa sueca tem vindo a valorizar-se em relação ao euro e à libra, no entanto, o grande entrave ao desenvolvimento destes mercados no Algarve, tem sido a falta de uma ligação aérea optimizada de carreira regular, para que se possa criar esses mesmos mercados.
Desidério Jorge da Silva, como Presidente da Agência de Promoção de Albufeira, considera que torna-se fundamental que as diversas autoridades competentes em Portugal, tanto na promoção, o Turismo de Portugal, nos transportes aéreos, a TAP e nas estruturas aeroportuárias, a ANA – Aeroportos de Portugal, criem as sinergias necessárias para que seja criado um voo semanal directo, por exemplo, entre Helsinquia, Estocolmo e Faro.
No que concerne aos mercados de proximidade, e nomeadamente o espanhol, Desidério Silva, em representação do Município de Albufeira e da APAL, esteve presente na FITUR, em Madrid, naquele que é uma das mais importantes feiras de turismo da Europa.
Segundo Desidério Silva, no actual contexto de expansão do mercado espanhol no Algarve, e em particular em Albufeira, onde a procura turística pelos espanhóis cresceu 50% do total de crescimento verificada para a região do Algarve, “é fundamental que estejamos sempre presentes de forma objectiva e adequada, neste e em outros certames do género, numa óptica de criação de boas oportunidades promocionais.
Foi essa lógica que determinou a minha ida a Madrid, concretizada no estabelecimento de vários contactos institucionais em representação de Albufeira. Uma participação que criou um conjunto de importantes momentos de promoção e de consolidação de parcerias, nomeadamente junto das representações de Pontevedra e de Badajoz.
Em paralelo, entrevistas à Cadena Cope – terceira maior rádio do país – assim como nova entrevista junto da Rádio Turismo da Catalunha, nossa velha conhecida. No final, uma surpresa: Albufeira foi eleita por esta rádio como o Melhor Destino Jovem da Europa, após escrutino com outros destinos europeus. Continuaremos a fazer este trabalho de presença e participação em certames turísticos na expectativa de consolidarmos um resultado que nos beneficie do ponto de vista económico.
Estamos a promover turisticamente Albufeira, mas ao mesmo tempo, a procurar novos mercados para Albufeira e consequentemente para o Algarve. Tem sido um trabalho de prospecção de mercados, de avaliação do seu potencial turístico, de definição de estratégias de actuação nos mesmos e de concretização de objectivos.”

Portugueses conquistam Medalhas no Campeonato do Mundo de Atletismo - Nova Zelândia


LUÍS GONÇALVES, VENCEDOR DOS 400 MTS

LENINE EM DESTAQUE NO SALTO

Prata para Lenine Cunha e Ouro para Luís Gonçalves
O Atleta português Lenine Cunha conquistou a medalha de prata no salto em comprimento T20 nos Campeonatos do Mundo para atletas com deficiência, que decorrem na Nova Zelândia. Luís Gonçalves, por sua vez, alcançou a medalha de ouro nos 400 metros T12 (amblíopes).
Luís Gonçalves, medalha de prata na mesma categoria nos Jogos Paralímpicos de Pequim'2008, percorreu a distância em 49,83 segundos.
O atleta luso, que melhorou o tempo com que se apurou para a final (50’,90’’), impôs-se ao alemão Mathias Schroeder (50’,96’’) e ao espanhol Gerard Puigdevall (51’,88’’), segundo e terceiro classificados, respectivamente.
Lenine Cunha (deficiência intelectual) executou um salto de 6,74 metros -medalha de prata - tendo partilhado o pódio com o espanhol José Exposito e com o polaco Jacek Kolodziej, ouro e bronze, respectivamente.
Com a prata conquistada por Lenine Cunha, Portugal soma duas medalhas, depois do ouro conseguido por Luís Gonçalves nos 400 metros T12 (amblíopes).
No mesmo dia, Nuno Alves, Ricardo Vale e Carlos Ferreira correram as meias-finais dos 5 mil metros T11 (deficiência visual) para atletas cegos, com os dois primeiros a garantirem a presença na final.
Nos 100 metros T12 (amblíopes), Gabriel Potra falhou a qualificação para a final, enquanto Firmino Baptista foi desqualificado nos 400 metros T20.
Portugal está representado nos mundiais de atletismo por 17 atletas nos Mundiais de atletismo, que decorrem até 30 de Janeiro, em Cristchurch, na Nova Zelândia.
A competição junta mais de mil atletas oriundos de 70 países e permitirá definir mínimos e garantir, em alguns casos, o apuramento para os Jogos Paralímpicos de Londres'2012.

Governadora Civil apela à mobilização geral na planificação das acções de prevenção dos incêndios florestais




A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes,que presidiu ontem a uma reunião da Comissão Distrital de Defesa da Floresta,apelou ao empenhamento de todas as entidades com responsabilidade na gestão e defesa da floresta, para uma planificação atempada das acções de prevenção dos incêndios florestais, de forma a garantir que o Algarve atinja este ano resultados “tão bons, ou ainda melhores” do que os registados em 2010, em matéria de área ardida.
“Em 2010 tivemos resultados muito bons, devido à excelente colaboração de todos os Agentes de Protecção Civil Distrital e Municipal, bem como dos organismos e associações ligadas a esta área, e é com esse empenho e essa cooperação exemplares, que conto mais uma vez para assegurar a defesa da nossa floresta durante este ano”, frisou Isilda Gomes, destacando, entre outros, o papel indispensável das autarquias no combate a esta problemática.
“É digna de registo a participação das autarquias, nomeadamente no que diz respeito ao pleno cumprimento da responsabilidade que lhes compete nesta área, e espero que continuem a assumir esse papel, porque há de facto neste momento sinergias que podem ser catalisadas no sentido de reforçarmos os meios no terreno, garantindo a prevenção eficaz dos incêndios florestais”, referiu a Governadora Civil, para reforçar mais uma vez a necessidade do cumprimento escrupuloso da legislação por parte das autarquias e dos proprietários, no sentido de procederem à limpeza dos terrenos, nomeadamente junto das habitações.
Isilda Gomes considerou ainda que a região possui actualmente instrumentos fundamentais para garantir o êxito das acções de prevenção e combate, nomeadamente os Planos de Defesa da Floresta Contra Incêndios de nível distrital e municipal, mas é necessário actuar cada vez mais.
“O Algarve tem planos muito bem elaborados, mas agora é necessário passar da planificação à acção, ou seja, aplicarmos no terrenos as orientações indicadas por esses instrumentos técnicos, no sentido de minimizarmos custos e problemas relacionados com os incêndios florestais na região”, observou a Governadora Civil, para quem a redução da área ardida depende muito da boa organização da floresta, ou seja, da facilidade de execução da primeira intervenção de combate aos fogos.
No âmbito da reunião foram discutidos propostas e projectos a integrar no programa de defesa da floresta contra incêndios para 2011, entre os quais os Contratos Emprego-Inserção e Emprego Inserção+, resultantes de um protocolo entre o Ministério da Administração Interna, Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.
O projecto, cujas candidaturas estarão disponíveis no site do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) já a partir de Fevereiro, permitirá integrar, a nível nacional, um total de mil desempregados que usufruem do subsidio de desemprego ou do subsidio social de desemprego, bem como beneficiários do rendimento social de inserção.
A prevenção dos incêndios florestais e a minimização dos seus efeitos, nomeadamente através da concretização de acções de silvicultura preventiva (gestão de combustíveis em faixas de contenção e de protecção de aglomerados populacionais), bem como de manutenção e beneficiação de infra-estruturas e equipamentos, no âmbito da defesa da floresta e da vigilância, constitui um dos objectivos principais do protocolo.
No âmbito desta iniciativa será desenvolvido, na região, um plano de acção pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e a Autoridade Florestal Nacional (AFN), em articulação com o IEFP, podendo candidatar-se como promotores dos referidos contratos as entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, de que são exemplo as Câmaras Municipais ou as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários.
Para a Governadora Civil o referido protocolo constitui uma mais-valia que o Algarve não pode dispensar, pelo que manifestou a sua confiança no empenho das entidades da região no sentido de aderirem à iniciativa através de candidaturas que permitam abranger todo o território florestal.
Por determinação do protocolo já foi constituída a Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos projectos a desenvolver no Algarve. Coordenado pela Governadora Civil, o grupo de trabalho, que reuniu a semana passada com vista a dar início ao processo, integra representantes da AFN, ANPC, IEFP, Instituto da Segurança Social e da Comunidade Intermunicipal do Algarve.

Mundialito de Futebol Feminino em Março no Algarve



A 18ª edição do torneio internacional Algarve Women`s Football Cup irá decorrer de 2 a 9 de Março de 2011, em diversos estádios do Algarve, com a participação de algumas das mais credenciadas Selecções de Futebol Feminino, ao nível mundial.
Conhecido em Portugal, também como Mundialito de Futebol Feminino, este torneio é organizado pela FPF, em parceria com a Associação de Futebol do Algarve (AFA), e FIFA que leva a efeito, na mesma altura, um workshop de formação sobre arbitragem com a presença de mais de meia centena de árbitras, oriundas de todo o Mundo.
Em ano de realização do Campeonato do Mundo da modalidade, na Alemanha, participam no Algarve Cup 2011, para além de Portugal, as Selecções do Chile, China, Dinamarca, E.U.A., Finlândia, Islândia, Japão, Noruega, País Gales, Roménia e Suécia.
A FPF, nesta edição do Algarve Cup 2011, irá associar, cada dia de jogos, a uma determinada temática relacionada com o ambiente, na medida em que 2011 é considerado, pela ONU, o Ano Internacional das Florestas.

Cultura farense de luto: Faleceu Maria Amélia Campos Coroa


"A autarquia manifesta", através de nota de imprensa, que transcrevemos, "com profundo pesar e consternação, as suas condolência aos familiares e amigos da Dra. Maria Amélia Campos Coroa, ontem falecida. Co-fundadora do Grupo de Teatro Lethes em 1957, actriz amadora consagrada, Maria Amélia Campos Coroa foi um dos maiores vultos da cultura farense. Na memória fica, entre tantas outras representações exímias, o modo magistral como interpretava a " Súplica de Cananeia" de Gil Vicente. Formada na Universidade de Coimbra, dedicou também a sua vida ao ensino, acompanhando no seu percurso pedagógico várias gerações de farenses.
Em reconhecimento da sua exemplar devoção ao desenvolvimento cultural de Faro, foi agraciada, em 1993, com a Medalha de Ouro- Grau Mérito do Município de Faro", conclui o documento autárquico.

Festival Al-Mutamid volta a passar por Lagos


Músicas do Médio Oriente e Dança Oriental no palco do Centro Cultural

No próximo dia 12 de Fevereiro, Lagos volta a receber um dos espectáculos que integram o Festival de Música Al-Mutamid.
A 11ª edição desta iniciativa traz ao palco do Centro Cultural, pelas 21h30, o espectáculo de músicas do Magrebe e do Médio Oriente e danças orientais interpretado pelo grupo IBN MISJAN ENSEMBLE (Síria / França / Etiópia / Argélia).
O preço dos bilhetes é de 10€ (preço único).

IBN MISJAN ENSEMBLE
O músico mais importante da época dos Omeyas foi Ibn Misjan. Nascido no seio de uma família persa, viajou até à Síria e Pérsia, onde aprendeu a prática bizantina e persa.
O nome Ibn Misjan foi a fonte de inspiração de um projecto musical integrado por 4 músicos nascidos em culturas hoje distantes, que durante séculos beberam de uma mesma fonte artística e espiritual.
Ibn Misjan Ensemble interpreta diversos estilos de música oriental: sufi, música de Médio-Oriente e árabe-andalusí.
Este grupo conta com a participação de uma bailarina de Dança Oriental que reflecte nas suas expressivas danças todo um manancial de cor, exotismo e beleza, interpretadas com elegância e sensualidade.

Sara Habasha | Voz
Eva Medina | Mondol e Tambura
Salah Sabbahg | Darbouka, Riq e Bendir
Vicent Molino | Nay
Christina Prieto | Dança Oriental


Informação Complementar:
Recorde-se que este evento - Festival Al – Mutamid - pretende homenagear o rei poeta Al-Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid.
Muhammad Ibn Abbad (Al-Mutamid) nasceu em Beja (1040) e foi nomeado governador de Silves com apenas 12 anos, tendo aí passado uma juventude refinada. Em 1069 acedeu ao trono de Sevilha, o reino mais forte entre os que surgiram em Al-Andaluz após a queda do Califato de Córdoba.
Em 1088 Al-Mutamid foi destronado pelos almorávides e partiu para Agmat, a sul de Marraquexe onde viria a falecer em 1095.
O seu túmulo, conservado até hoje, tornou-se símbolo dos mais belos tempos de Al-Andaluz.