domingo, 24 de julho de 2011

lAGOA: FATACIL 2011 com programação de alto nível:

Num balanço aos preparativos para a FATACIL 2011, é de notar que o espaço do Sector Comercial/Industrial está quase totalmente preenchido (90% reservado), com um número muito significativo de expositores novos, em relação ao ano passado, mantendo, no entanto, a presença da maioria das empresas de referência dos anos anteriores.

De entre as actividades mais bem representadas no sector comercial nesta XXXII edição da FATACIL, com inauguração marcada para 19 de Agosto próximo, realçam-se as energias alternativas e renováveis, o ramo automóvel, os artigos de saúde, os produtos gourmet, mobiliário e decoração e moda.
O Sector Equestre, que deverá ser inaugurado pelo Director da Escola Portuguesa de Arte Equestre, oferece um magnífico programa - com destaque para o “Espectáculo Algarve Lusitano”, evento de grande sucesso na Feira de 2010 - e uma exposição de cavalos lusitanos oriundos de alguns dos principais criadores do Algarve.
Na sequência de um acordo estratégico na modernização e no desempenho tecnológico, a FATACIL 2011 entra numa nova plataforma de comunicação completamente Hi-Tech, contando com um Portal na Internet totalmente novo e a transmissão em directo de vídeo e áudio durante o certame.
Destaca-se, também, uma parceria entre a FATASUL e a FNAC que vai permitir a divulgação da FATACIL 2011 nas suas lojas, através de diversos meios promocionais, nomeadamente audiovisuais.
Num outro sector de eventos da Feira, de realçar a presença do Chef Chakall, no dia de Inauguração (19 Agosto) para uma demonstração do seu virtuosismo na arte da cozinha rápida e tradicional.
Em termos de animação, para o Palco FATACIL (principal), já estão confirmados todos os espectáculos

SILVES ASSINA PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO COM MECHOUAR KASBAH


No Salão Nobre dos Paços do Concelho, dia 22 de julho, a Câmara Municipal de Silves assinou um protocolo de colaboração com o município marroquino de Mechouar Kasbah (Marraquexe).

A assinatura do protocolo de cooperação entre os Municípios de Silves e de MECHOUAR KASBAH (Marraquexe) teve lugar no Salão nobre dos Paços do Concelho, em Silves.


A cerimónia contou com a presença da Embaixadora do Rei de Marrocos em Portugal, Karima Benyaïche, sendo o protocolo assinado pelos representantes máximos dos dois municípios: Isabel Soares, Presidente da Câmara Municipal de Silves e Mohamed Fouad El-Houri, Presidente da Commune Urbaine de Mechouar Kasbah.

Presentes no ato solene estiveram ainda o Reitor da Universidade Cadi Ayyad de Marrakech, Abdellatif Miraoui, o Reitor da Universidade do Algarve e Presidente da Direção da Associação Al Moutamid Ibn Abbad, João Guerreiro e o Consul de Marrocos no Algarve, José Alberto Alegria.
Com a assinatura deste protocolo, Silves fica ligada a toda a comunidade urbana de Marraquexe, atendendo a que já existe um protocolo semelhante com a comunidade urbana da cidade, assinado em 2002 (em Marrocos) e confirmado em 2003 (em Silves).

Silves tem protocolos de geminação com as cidades de Aquiraz, no Brasil; Ribeira Brava, na Ilha de São Nicolau e da Boavista, na Ilha da Boavista em Cabo Verde. Todos estes acordos de cooperação têm dado frutos e permitiram implementar projetos úteis para as comunidades.
Esses projetos podem ser de natureza arquitectónica (como a criação de uma praça na Boavista, por exemplo), administrativa (como foi o desenvolvimento de toda a sinalética da ilha da Boavista), educacional (com a criação de duas bolsas de estudo para alunos do ensino superior da Ribeira Brava) ou cultural (como tem acontecido com a cidade de Marraquexe, com a qual a CMS tem realizado várias atividades comuns, desde exposições de pintura, passando pelas mostras culturais, como foi a Semana de Marraquexe em Silves e a de Silves em Marraquexe, realizadas em 2009).

Aberto concurso público para a construção do Centro Municipal de Protecção Civil em Cachopo

A autarquia tavirense pretende construir um Centro Municipal de Protecção Civil em Cachopo. Neste sentido, foi aberto concurso público para a execução da referida empreitada, podendo os interessados apresentar as suas propostas até dia 12 de Novembro de 2011. Estima-se que a intervenção terá um valor base de €705.119,53 + IVA e um prazo de execução de 720 dias. O presente projecto refere-se, especificamente, à execução da pista e estrutura de apoio ao heliporto de Cachopo.

O actual equipamento serve, unicamente, para auxílio no combate a incêndios em situações diurnas. Com a construção da futura pista, a autarquia visa melhorar as características do local de forma a uma eficiente resposta operacional de meios aéreos, assim como as condições para a permanência das respectivas equipas.
Está prevista, igualmente, a edificação de uma estrutura com uma área de 315.87m2. Este espaço abrange a central telefónica e de rádio e outros espaços técnicos. A sala comum garante a vigilância das operações e funciona como o desafogo visual essencial aos espaços reduzidos. Estão, ainda, pensados três quartos, uma área destinada aos pilotos e um gabinete de apoio, assim como zonas de arrumos.
A realização desta obra visa melhorar as condições de estadia e segurança das forças de Protecção Civil, na freguesia de Cachopo, assim como optimizar os meios disponíveis para uma intervenção mais eficiente e qualificada dos agentes.
Esta nova infraestrutura possibilitará o despacho de meios operacionais; formação e pedagogia na área; apoio logístico e pré-posicionamento de meios humanos e materiais, durante todo o ano, para sustentação das operações, nomeadamente, no que se refere a um centro de despacho alternativo de combate a incêndios florestais, sismos e outras ocorrências.

Cultura Cubana em Castro Marim e Altura

De 22 a 25 de Julho, a Câmara Municipal promoveu um Encontro de Cultura Cubana, em Altura e Castro Marim, que convidou a descobrir os valores e a identidade cultural do povo cubano.
O programa cultural incluiu uma conferência, uma exposição de pintura contemporânea e, ainda, espectáculos de música cubana, em Castro Marim e Altura.

Na Igreja da Misericórdia, no Castelo da Vila, de 22 a 25 de Julho, esteve patente uma exposição de pintura contemporânea cubana “Color Cuba”.
Igualmente, dia 22, e a anteceder o Dj Christian F, nas “Noites do Revelim”, realizou-se um espectáculo com o grupo Contratiempo, onde os sons e os ritmos da música cubana tiveram presença assegurada.
No Auditório da Biblioteca Municipal, também na sexta-feira, às 21.30 horas, realizou-se uma Conferência intitulada “A Cultura Cubana na Revolução” por Roly Peña. Um olhar atento acerca da revolução cubana, naquele país latino.
Sábado, 23 de Julho, no Parque de Estacionamento em Altura, junto à Rotunda da Alagoa, aconteceu mais um espectáculo com os “Contratiempo, que conquistaram os residentes e muitos turistas que gozam férias naquela freguesia do concelho de Castro Marim.

Aljezur: Peça escultórica de Afonso Arenga Matias

A escultura é uma das vertentes estéticas relevantes, da qualidade de um espaço urbano, na interligação entre a população e a cultura, no bem-estar visual dos seus espaços exteriores, em jardins, escolas, empresas e outros espaços públicos.
Desde 2007, o Município de Aljezur tem vindo a desenvolver através de Encontros de Escultura ao Vivo, um projecto de enriquecer e embelezar com obras de arte pública as 4 freguesias do Concelho existindo trabalhos de Moisés Preto, Carlos Bajouca, João Antero, Abílio Febra Jorge Leal, Joel Correia entre outros.

Desta, o jovem escultor Afonso Arenga Matias nascido em Lisboa em 1988 resolveu fazer um depósito do seu trabalho como finalista do Curso de Escultura na FBAUL, 2009.
Esta peça escultórica, que se encontra nos jardins da Variante de Odeceixe, define-se, segundo o autor “em três módulos com uma progressão descendente ou ascendente, formando uma espiral recta que engloba o/s espectador/s e um quarto módulo paralelepipédico de cota visivelmente inferior aos restantes. Possui formas geométricas simples que evocam a ideia de habitação, o espectador pode estar no centro propriamente dito da escultura e interagir com ela. Existe um rasgo paralelepipédico nos dois planos mais altos, no mais alto é vertical, no mais baixo horizontal, ao nível da estatura média de uma pessoa. Os rasgos dinamizam as formas da escultura e permitem a entrada de luz, criando um jogo luz-sombra projectado no solo e na própria escultura. A pintura posteriormente aplicada na escultura possui um papel importante, a escolha de tons quentes reside no maior contraste que estes proporcionam na relação com o verde da relva e o azul do céu (as duas cores mais predominantes no ambiente envolto), a tinta foi aplicada de um modo despreocupado e tende a amplificar o dito jogo luz-sombra proporcionado pelos rasgos.”

MAI visitou Albufeira

Segurança na região foi debatida com as entidades governativas da região e responsáveis máximos das Forças Nacionais de Segurança Pública

Albufeira acolheu, no dia 21 deste mês, a visita oficial do Ministro da Administração Interna para debater com as entidades governativas da região e responsáveis máximos das Forças Nacionais de Segurança Pública, a situação atual vivida na região no que respeita à Segurança. De acordo com Ministro e autarcas, o resultado do encontro foi positivo, tendo sido dado mais um passo para que Albufeira e o Algarve não deixem de ser vistos como destinos turísticos seguros.

A manhã de ficou marcada pela visita do Ministro da Administração Interna (MAI) à sede da GNR de Albufeira e à Câmara Municipal, onde reuniu com os presidentes dos 16 municípios algarvios, Comandante Geral da GNR, Diretor Nacional da PSP e representantes das forças vivas da região, para debater o tema da ‘Segurança’ no Algarve.

Miguel Macedo garante que estão a ser tomadas medidas para acorrer à atual situação, com destaque para o reforço e reajustamento do dispositivo das forças de segurança. “Para o Algarve foram destacados mais 180 militares da GNR, para além daqueles que já estavam contemplados no programa ‘Verão Seguro’, sendo que 30 destes homens vieram para Albufeira. Esta medida, a par com a restruturação dos Destacamentos e redistribuição dos militares, visa dar tranquilidade às pessoas e mostrar que o Governo e as forças de segurança estão atentas ao que se está a passar”, referiu.

O Ministro garantiu que “não estamos numa situação de emergência”, mas reconhece que é necessário tomar algumas medidas urgentes para assegurar a segurança na região: “pretendemos trabalhar em proximidade com as autarquias e entidades regionais para que, em conjunto, possamos articular aquilo que é necessário para garantir um clima de segurança junto das populações”.
Após reunião na sede da GNR local, Miguel Macedo afirmou ter constatado que “o número de crimes ocorridos em Albufeira, e em toda a região, nos primeiros seis meses do ano, não é muito diferente do registado no período homólogo do ano passado, havendo até um ligeiro decréscimo”.
Desidério Silva mostrou-se satisfeito com o resultado deste encontro, mas promete continuar a debater-se para que a reorganização e reforço das forças de segurança aconteça ao longo de todo o ano, em função do número de residentes e visitantes do concelho. “Parece-me que as coisas vão mudar, que há uma maior organização, mais militares e meios envolvidos. A resposta a esta primeira ação foi a que pretendia”, afirmou o presidente da autarquia albufeirense.
O Ministro da Administração Interna admitiu não estar fora de hipótese o prolongamento do reforço de efetivos na região durante a época baixa, mas alertou para o facto dessa ação não poder ser realizada “de forma instantânea, já que carece de ponderação e de uma estreita articulação com as forças de segurança”.

Algarve na rota das Sessões de Aconselhamento sobre Disfunção Eréctil

O objectivo é acabar com os tabus e alertar para os principais factores de risco de uma doença que afecta meio milhão de homens em Portugal. Até ao final de Julho, e um pouco por toda a região algarvia, a Lilly Portugal vai chegar a um total de 30 farmácias. Devolver a esperança aos Portugueses é o desafio: a disfunção eréctil tem tratamento, basta procurar ajuda.
Todos os dias, duas equipas de profissionais de saúde compostas por psicólogos e enfermeiros vão estar presentes em duas farmácias diferentes com o objectivo de informar e aconselhar os doentes sobre os problemas relacionados com Disfunção Eréctil e alertar para os principais factores de risco como a Diabetes e a Hipertensão.

Nas farmácias do Algarve, e à semelhança do que já aconteceu nas regiões do Grande Porto e Lisboa, duas equipas de profissionais de saúde vão realizar as Sessões de Aconselhamento sobre Disfunção Eréctil. A campanha da Associação Portuguesa de Urologia, da Sociedade Portuguesa de Andrologia e da Lilly Portugal tem como principal objectivo informar e aconselhar os doentes sobre os problemas relacionados com a Disfunção Eréctil. Portimão, Almancil, Albufeira, Faro, Guia, Loulé, Tavira, Lagoa, Olhão, São Brás de Alportel, Vila Real de Santo António, Quarteira e São Bartolomeu de Messines foram os locais escolhidos para receber a campanha. O reforço da campanha no Algarve permitirá chegar não só aos algarvios, mas também aos milhares de Portugueses que todos os anos rumam de férias ao Sul do país.
«O sucesso desta acção no final do ano passado levou a que a estendêssemos ao resto do País e isso é extremamente gratificante. Esta iniciativa, que agora alargamos a todo o território nacional, vai permitir chegar a mais homens e casais que precisam de um estímulo para procurar ajuda.», explica Jorge Rocha Mendes, presidente da Sociedade Portuguesa de Andrologia.
Paralelamente a esta acção nas Farmácias, uma unidade móvel “Saúde em Movimento” vai levar às praças de cinco capitais de distrito as Sessões de Aconselhamento e informar quem procura soluções para a Disfunção Eréctil. Esta iniciativa mostra a milhares de homens que ainda sofrem em silêncio que é possível recuperar a sexualidade, bastando, para isso, que procurem ajuda. Podem começar a fazê-lo entre os dias 28 de Junho e 2 de Julho em Lisboa, Portimão, Évora, Viseu e Porto. Em Portimão, as equipas estarão disponíveis entre as 9.00 e as 19.00 no dia 29 de Junho na Praça Manuel Teixeira Gomes.
Em Portugal, há cerca de meio milhão de homens a sofrer de Disfunção Eréctil. Destes, apenas 10% estão em tratamento, o que significa que há pelo menos 450 mil que ainda sofrem em silêncio. O objectivo da Sociedade Portuguesa de Andrologia, da Associação Portuguesa de Urologia e da Lilly Portugal é «acabar com as desculpas», já que 95% dos casos de disfunção eréctil têm tratamento. O número de patologias associadas à DE é assustador: 40% dos homens com disfunção eréctil têm doença coronária significativa e 68% dos homens com hipertensão têm disfunção eréctil. “Não arranje desculpas e faça um rastreio de Disfunção Eréctil”.

Mercado da bricolagem mantém-se estável em 2011

Apesar de um contexto económico desfavorável, em Portugal, o mercado da bricolagem regista uma resistência sólida em 2010 e não está prevista a redução das intenções de compra para 2011. De acordo com o Caderno de Mercados do Observador Cetelem as intenções de compra para 2011 mantêm-se nos 16%.

Portugal encontra-se no terceiro lugar do pódio dos gastos médios por família no mercado da bricolagem (509€), em primeiro a Alemanha (1.077€) e em segundo a França (685€). No entanto, se tivermos em conta as despesas em rendimentos equivalentes (riqueza em paridade com o poder de compra), Portugal é o segundo país (entre os países europeus analisados) com mais gastos no sector da bricolagem (588€), só ultrapassado pela Alemanha (803€).

Segundo Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal, «o mercado da bricolagem tem vindo a crescer nos últimos anos. Ao contrário de outros mercados, este tem evoluído gradualmente e não tem registado quebras. O bom desempenho pode ser explicado pelo comportamento já bem conhecido e analisado variadíssimas vezes pelo Observador Cetelem: em tempos de crise, há sempre um recolhimento do consumidor sobre si próprio, em que a habitação se torna prioritária. O mercado da bricolagem acaba por beneficiar desta tendência».
As análises e previsões do Observador Cetelem foram efectuadas em Dezembro de 2010, em colaboração com o gabinete de estudos e de consultadoria BIPE. As sondagens aos consumidores foram realizadas com base num inquérito barométrico, realizado através da Internet e aplicado, também, por amostras representativas das populações nacionais (maiores de 18 anos) de treze países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido, Rússia e Eslováquia. No total foram inquiridos mais de 8.700 europeus, com amostras de pelo menos 500 indivíduos por país.