domingo, 24 de julho de 2011

MAI visitou Albufeira

Segurança na região foi debatida com as entidades governativas da região e responsáveis máximos das Forças Nacionais de Segurança Pública

Albufeira acolheu, no dia 21 deste mês, a visita oficial do Ministro da Administração Interna para debater com as entidades governativas da região e responsáveis máximos das Forças Nacionais de Segurança Pública, a situação atual vivida na região no que respeita à Segurança. De acordo com Ministro e autarcas, o resultado do encontro foi positivo, tendo sido dado mais um passo para que Albufeira e o Algarve não deixem de ser vistos como destinos turísticos seguros.

A manhã de ficou marcada pela visita do Ministro da Administração Interna (MAI) à sede da GNR de Albufeira e à Câmara Municipal, onde reuniu com os presidentes dos 16 municípios algarvios, Comandante Geral da GNR, Diretor Nacional da PSP e representantes das forças vivas da região, para debater o tema da ‘Segurança’ no Algarve.

Miguel Macedo garante que estão a ser tomadas medidas para acorrer à atual situação, com destaque para o reforço e reajustamento do dispositivo das forças de segurança. “Para o Algarve foram destacados mais 180 militares da GNR, para além daqueles que já estavam contemplados no programa ‘Verão Seguro’, sendo que 30 destes homens vieram para Albufeira. Esta medida, a par com a restruturação dos Destacamentos e redistribuição dos militares, visa dar tranquilidade às pessoas e mostrar que o Governo e as forças de segurança estão atentas ao que se está a passar”, referiu.

O Ministro garantiu que “não estamos numa situação de emergência”, mas reconhece que é necessário tomar algumas medidas urgentes para assegurar a segurança na região: “pretendemos trabalhar em proximidade com as autarquias e entidades regionais para que, em conjunto, possamos articular aquilo que é necessário para garantir um clima de segurança junto das populações”.
Após reunião na sede da GNR local, Miguel Macedo afirmou ter constatado que “o número de crimes ocorridos em Albufeira, e em toda a região, nos primeiros seis meses do ano, não é muito diferente do registado no período homólogo do ano passado, havendo até um ligeiro decréscimo”.
Desidério Silva mostrou-se satisfeito com o resultado deste encontro, mas promete continuar a debater-se para que a reorganização e reforço das forças de segurança aconteça ao longo de todo o ano, em função do número de residentes e visitantes do concelho. “Parece-me que as coisas vão mudar, que há uma maior organização, mais militares e meios envolvidos. A resposta a esta primeira ação foi a que pretendia”, afirmou o presidente da autarquia albufeirense.
O Ministro da Administração Interna admitiu não estar fora de hipótese o prolongamento do reforço de efetivos na região durante a época baixa, mas alertou para o facto dessa ação não poder ser realizada “de forma instantânea, já que carece de ponderação e de uma estreita articulação com as forças de segurança”.