domingo, 24 de julho de 2011

Mercado da bricolagem mantém-se estável em 2011

Apesar de um contexto económico desfavorável, em Portugal, o mercado da bricolagem regista uma resistência sólida em 2010 e não está prevista a redução das intenções de compra para 2011. De acordo com o Caderno de Mercados do Observador Cetelem as intenções de compra para 2011 mantêm-se nos 16%.

Portugal encontra-se no terceiro lugar do pódio dos gastos médios por família no mercado da bricolagem (509€), em primeiro a Alemanha (1.077€) e em segundo a França (685€). No entanto, se tivermos em conta as despesas em rendimentos equivalentes (riqueza em paridade com o poder de compra), Portugal é o segundo país (entre os países europeus analisados) com mais gastos no sector da bricolagem (588€), só ultrapassado pela Alemanha (803€).

Segundo Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal, «o mercado da bricolagem tem vindo a crescer nos últimos anos. Ao contrário de outros mercados, este tem evoluído gradualmente e não tem registado quebras. O bom desempenho pode ser explicado pelo comportamento já bem conhecido e analisado variadíssimas vezes pelo Observador Cetelem: em tempos de crise, há sempre um recolhimento do consumidor sobre si próprio, em que a habitação se torna prioritária. O mercado da bricolagem acaba por beneficiar desta tendência».
As análises e previsões do Observador Cetelem foram efectuadas em Dezembro de 2010, em colaboração com o gabinete de estudos e de consultadoria BIPE. As sondagens aos consumidores foram realizadas com base num inquérito barométrico, realizado através da Internet e aplicado, também, por amostras representativas das populações nacionais (maiores de 18 anos) de treze países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido, Rússia e Eslováquia. No total foram inquiridos mais de 8.700 europeus, com amostras de pelo menos 500 indivíduos por país.