sábado, 12 de novembro de 2011

INATEL promove Turismo Sénior em Castro Marim

Com o objectivo de incentivar os cidadãos com 60 ou mais anos de idade à prática do turismo, a Fundação Inatel está a desenvolver o Programa Governamental «Turismo Sénior 2011/2012», de Outubro deste ano a Abril de 2012. O programa visa obter um grande alcance social, dando a possibilidade às pessoas com baixos rendimentos de usufruírem de um período de férias sociais e de um convívio em regime de pensão completa e, ao mesmo tempo, promover e desenvolver o turismo e as economias das várias regiões do país.
Neste sentido, a Câmara Municipal de Castro Marim estabeleceu uma pareceria com a Fundação INATEL, que prevê a visita de centenas de pessoas, nos períodos de época média e baixa, ao património histórico edificado da vila, bem como à “Casa de Odeleite”. É de salientar o êxito registado nas primeiras visitas realizadas a Castro Marim, por parte dos participantes da Fundação INATEL, ao abrigo do programa Turístico-Cultural. Assim, a Autarquia com a colaboração da Empresa Municipal – NovBaesuris, está a proporcionar aos visitantes da “Rota dos Musicais”, visitas guiadas aos patrimónios de Castro Marim: histórico, natural e dos saberes tradicionais. Até Abril de 2012, os participantes do «Turismo Sénior 2011/2012», terão também asseguradas deslocações ao Centro de Interpretação do Território, no Revelim de Santo António, com provas gastronómicas que incluem o queijo de cabra, o pão caseiro de Odeleite, o mel de rosmaninho e a doçaria regional, destacando-se aqui o bolo das três delícias da Pastelaria a Prova do Azinhal, que tem na sua composição, a amêndoa, a alfarroba, o figo e a flor de sal. A Câmara Municipal entende que esta parceria com a Fundação INATEL é bastante frutuosa, na medida em que permite a divulgação da nossa riqueza patrimonial e natural, sendo, também, uma alavanca para a dinamização do tecido económico do concelho, criando boas oportunidades de negócio ao nível da gastronomia e dos saberes tradicionais locais.

QUERENÇA: WORKSHOP SOBRE COMPOSTAGEM DOMÉSTICA

No âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que se assinala de 19 a 27 de novembro, a Câmara Municipal de Loulé, em colaboração com o Projeto Querença, e com o apoio da Algar, irá promover a realização de um Workshop sobre Compostagem Doméstica que decorre no dia 19, em Querença, nas instalações da Fundação Manuel Viegas Guerreiro.
Este workshop, cuja formação será ministrada por Ana Arsénio, da Associação In Loco, realiza-se entre as 15h00 e as 17h00 horas e permitirá aos participantes tomarem conhecimento das técnicas para fazerem compostagem no seu quintal, de forma a reduzirem os seus resíduos e a produzirem um composto que pode ser utilizado no jardim ou horta. Esta é uma forma de valorização do lixo, que permite produzir fertilizante orgânico. As inscrições são gratuitas, mas limitadas a 25 participantes, e podem ser efetuadas para o e-mail daeu@cm-loule.pt ou para o telefone 289 400 890.

MUNICÍPIO DE LOULÉ SENSIBILIZA PARA A PREVENÇÃO DE RESÍDUOS

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2011 A produção de resíduos é hoje em dia um dos problemas que mais impacto causa no ambiente, devido não só ao aumento da sua produção, como também ao tipo de resíduos produzidos e à sua perigosidade. Contudo, apesar da produção de resíduos ser inevitável, existem formas de a minimizar e de tornar mais sustentável e menos nociva a sua gestão. Neste âmbito, a Autarquia de Loulé irá promover de 19 a 27 de novembro um conjunto de ações inseridas na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2011, iniciativa que tem como objetivo consciencializar a sociedade para a importância da prevenção de resíduos.
Como tal, encontra-se a ser dinamizado, na Escola EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, em Almancil, o Projeto FuturEscolas que tem como objetivo sensibilizar toda a população escolar para a problemática dos resíduos e ensiná-la a gerir adequadamente os seus resíduos orgânicos, dar a conhecer e a utilizar a vermicompostagem como prática no dia-a-dia da comunidade escolar e incentivar a produção e consumo de produtos hortícolas localmente e de forma orgânica. A Escola EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho é a primeira em Portugal a dispor de um vermidigestor, equipamento disponibilizado pela Câmara Municipal de Loulé e que permite o tratamento em média e larga-escala dos resíduos orgânicos, produzindo-se, assim, uma significativa quantidade de vermicomposto, que é aplicado na horta da escola, a qual é mantida pelos alunos do CEF Jardinagem.
Outras das iniciativas programadas é o workshop “Compostagem Doméstica”, a realizar no dia 19 de novembro, pelas 15h00, na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença. Através deste workshop, realizado em parceria com o Projeto Querença e com o apoio da Algar, e cuja formação será ministrada por Ana Arsénio, da Associação In Loco, pretende-se sensibilizar os participantes para a problemática dos resíduos, ensinando a valorizá-los e a produzir fertilizante orgânico. Para mais informações e inscrição (gratuita), os interessados devem contactar a Divisão de Ambiente e Equipamentos Urbanos (289 400 890 / daeu@cm-loule.pt). Nos dias 21 e 23 de novembro, terão ainda lugar as sessões de sensibilização “Consumir Melhor” e “Prevenção de Resíduos”, realizadas em parceria com a Deco e dirigidas aos utentes da Associação Existir, com o objetivo de informar sobre as questões associadas ao consumo sustentável e sobre as diferentes formas de minimização e redução de resíduos no dia a dia. Para finalizar, durante a semana de 19 a 27 de novembro, estará patente no Mercado Municipal uma exposição subordinada à temática “Prevenção de Resíduos”. Após a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, esta exposição será disponibilizada às escolas do Concelho, com o objetivo de sensibilizar a população escolar para esta problemática.

CFC "Contra o uso da PSP pela Câmara, para intimidar cidadãos pacíficos"

O movimernto Cidadãos com Faro no Coração (CFC, liderado pelo ex-edil farense José Vitorino, através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, manifesta-se "contra o uso da PSP pela Câmara, para intimidar cidadãos pacíficos; e contra deixar para trás a videovigilância na Baixa/"noite" "A prioridade da videovigilância é a Baixa e zona da noite e não as artérias rodoviárias Tendo-se comemorado mais um aniversário do Comando Distrital da PSP, o CFC torna público o seguinte:
Uma colaboração sã entre a autarquia e o Comando da PSP ao serviço da ordem pública é essencial, mas não é isso o que acontece em Faro. O CFC - Movimento Autárquico Independente “Com Faro no Coração”, denuncia publicamente o facto da Câmara manifestar-se pouco preocupada com as pessoas e bens, ao mesmo tempo que usa a PSP como força armada para intimidar cidadãos pacíficos e tentar pôr a cidade num “colete de forças”. Ao contrário do que a Câmara instiga, em vez de ser implacável para com cidadãos pacíficos, há que ser implacável com os criminosos. Tendo as condutas da Câmara revelado nos dois últimos anos que quem a dirige não merece confiança, apela-se ao Comando da PSP para deixar de satisfazer os frequentes pedidos da autarquia para intervir injustificadamente contra a população, sem apresentar documentos legais ou factos graves que o fundamentem.
Em matéria de segurança (insegurança), são conhecidos os muitos assaltos e violentos desacatos na Baixa/”noite” (zona comercial e zona de animação noturna). É muito o medo dos frequentadores e são muitos e legítimos os protestos dos moradores, sendo também a situação má para quem explora os bares. Estas são as duas áreas de prioridade absoluta para instalação das câmaras de videovigilância, mas o que a Câmara e o Presidente têm feito é pressão para serem instaladas nas principais artérias rodoviárias. E o despudor da Câmara é tal que perante a gravidade do que se passa na Baixa e “zona da noite” apenas afirma “a vontade de dar continuidade ao processo “ noutras zonas, nem se sabendo quando.
Estas tomadas de posição do CFC surgem a propósito da Comemoração do 83º aniversário do Comando Distrital da PSP, endereçando o Movimento públicos parabéns à Instituição, seus Comandos e a todos o que nela prestam ou prestaram serviço, em especial aos representantes das Associações Sindicais.
O CFC tem consciência das limitações da PSP quanto a meios humanos e materiais, com consequentes problemas de insegurança para as populações e esforço acrescido dos profissionais perante as carências. Por isso, apela-se ao Governo pelo reforço dos mesmos", conclui o documento CFC.

THE RIGHT JUICE É APRESENTADO EM DEZEMBRO

Turismo do Algarve apoia longa-metragem de realizador dinamarquês O filme The Right Juice ainda está em pré-produção, mas vai ser apresentado no princípio de Dezembro como uma comédia em inglês cheia de personagens algarvias. As filmagens começam na Primavera do próximo ano no Algarve, o único décor desta longa-metragem do realizador dinamarquês Kristjan Knigge.
Esta é uma produção local que aborda a história do jovem inglês Oliver Fellows. Após um colapso na bolsa de Londres, Fellows decide viajar para o Algarve, onde compra um terreno para se dedicar à agricultura. Tudo muda quando Fellows descobre petróleo em vez de água nas suas próprias terras. «O filme tem um tema ético sobre o controlo e a conservação da água. Tem amor, acção e também nos faz rir. Será falado em inglês e esperamos assim chegar aos cinemas mundiais, promovendo o Algarve», explica o realizador.
O norte-americano Chris Parker e a inglesa Barbara Boulter são os produtores desta longa- -metragem de baixo custo (tem um orçamento de pouco mais de 340 mil euros) que será totalmente filmada no Algarve. «Acreditamos no projecto por ser um excelente veículo de divulgação do destino, uma vez que o filme rodado na nossa região passará no circuito comercial», refere o presidente do Turismo do Algarve, António Pina. The Right Juice tem o apoio do Turismo do Algarve, das Câmaras Municipais de Portimão e de Silves e da Algarve Film Commission. Mais informações em www.therightjuice.net.

Dia Nacional do Mar celebrado com inauguração da exposição Sal d’Olhão

O Museu da Cidade de Olhão acolhe, como exposição permanente, que será inaugurada no próximo dia 16 de novembro, às 18h00, a mostra Sal d’Olhão. Nesta altura, e desta forma, será assinalado o Dia Nacional do Mar na cidade cubista.
O Dia Nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de outubro de 1997. Um ano mais tarde, em 1998, o dia 16 de novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de julho, como o Dia Nacional do Mar.
O Museu da Cidade de Olhão comemora este dia com a inauguração de uma exposição alusiva à história da exploração do sal marinho no concelho de Olhão. Trata-se de uma atividade que, ao longo da história, se reveste de grande relevância socioeconómica a nível local e nacional. Sal d’Olhão é uma mostra onde se pretende evidenciar a importância da atividade salineira no território olhanense. Importa, assim, divulgar o património cultural associado às marinhas, termo português mais antigo para designar ‘salina’, que se reveste de grande riqueza enquanto testemunho histórico, cultural e natural da região. Conheça um pouco mais desta atividade tradicional e do património local com ela relacionado visitando esta exposição no Museu da Cidade de Olhão. Horário de Funcionamento do Museu: Terça a Sexta-feira: Manhã – 10h00 às 12h30 Tarde – 14h00 às 17h30 Sábados: 10h00 às 13h00 Encerra à Segunda-feira Contactos: Tel: 289 700 103 E-mail: museu@cm-olhao.pt

PS/VRSA: “Construção da maior Unidade de Cuidados Continuados do Algarve” não passou de um flop!"

A concelhia do PS/Vila real de Santo António (VRSA), através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, "propõe a reversão do terreno dado gratuitamente e quer que se encontre novo parceiro capaz de alavancar o projecto.
Em Julho de 2009, em plena campanha eleitoral autárquica, Luís Gomes com pompa e circunstância e todo o mediatismo que lhe é conhecido, anunciou para VRSA a construção da maior Unidade de Cuidados Continuados do Algarve. Anunciou-se o arranque das obras para Outubro de 2009, conclusão em 2010 e entrada em pleno funcionamento no inicio de 2011, o investimento seria de 9 milhões de euros com a criação de 150 postos de trabalho. O PS viu com bons olhos a construção deste equipamento no concelho em razão do número de postos de trabalho que iriam ser criados e do valor do investimento apenas questionando da sua localização, por razões de cumprimento da legalidade. Assim, foi cedido à empresa privada VillaLiving , de uma forma gratuita, um lote de terreno de 2.335 metros quadrados. Afinal tal anúncio não passou disso, de um vaticínio, já que rigorosamente nada foi consumado até ao momento.
Segundo se sabe a Empresa em causa não alvitra interesse nem está em condições de avançar com o equipamento e o actual Governo decidiu da suspensão das unidades que ainda não iniciaram a construção e ainda suspendeu novas contratualizações no âmbito do funcionamento da Rede Nacional de Cuidados Integrados. Assim os princípios de utilização/interesse público que justificaram a cedência não onerosa do terreno alteraram-se em razão do marasmo da Empresa VillaLiving no cumprimento do protocolo já que nada foi realizado e no quadro actual não se desenham perspectivas de que tal aconteça. Assim o PS propõe que a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António denuncie o acordo com a VillaLiving, proceda à reversão do Terreno e que desenvolva os contactos necessários para encontrar empresas/organizações idóneas capazes de alavancar o projecto", conclui o documento dos socialistas de VRSA.

“Pestanejar” - Espectáculo de dança no IPJ

No dia 18 de Novembro, às 21h30, sobe ao palco do IPJ o espectáculo de dança Pestanejar, do Projecto Companhia do Sótão. Este projecto da ASMAL (Associação de Saúde Mental do Algarve) está enquadrado nos objectivos de uma das suas valências, o fórum sócio-ocupacional.
O fórum sócio-ocupacional pretende a reabilitação e a inclusão social dos seus intervenientes, bem como a redução dos danos inerentes às diferentes experiências de doença mental, por meio de diversificados processos de criação artística das artes performativas, nomeadamente na área do teatro e da dança. “Pestanejar”, primeira produção da Companhia do Sótão – ASMAL, cujo os ensaios estão a decorrer desde Abril 2011, no IPJ, tem direcção coreográfica da coreografa Ana Borges, da associação corpodehoje. A dramaturgia do espectáculo foi criada a partir do imaginário, das vivências e recordações de infância de cada um dos utentes. O projecto que é co-financiado pela Administração Regional de Saúde do Algarve, e conta com o apoio de outras entidades públicas e privadas. Tem uma parceria com a corpodehoje, associação cultural, e conta com a participação de jovens da Associação Uma Porta Amiga.