sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ciclismo: TAÇA DE PORTUGAL CHEGA AO FIM NO DOMINGO

O final da competição da Taça de Portugal Liberty Seguros – Elites e Sub 23 acontece no próximo domingo, dia 24, com o GP LabMed.
A derradeira jornada arranca da sede da LabMed, no Porto, para encontrar o ponto final junto à Câmara Municipal de Mondim de Basto.

A hora de partida está marcada para as 10.30H enquanto a chegada está prevista para as 14.45H. O público poderá ainda aplaudir o pelotão na primeira passagem pela meta, sensivelmente às 13.45H.
João Pereira, Diogo Nunes, Tomás Metcalfe, Daniel Mestre, Samuel Caldeira, David Livramento, Luís Silva, e Henrique Casimiro são os atletas a defender as cores da Tavira/Prio.

Recorde-se que a melhor posição da Tavira/Prio em Elites pertence a André Cardoso que ocupa o 3º posto, com 200 pontos, seguindo-se Daniel Mestre, em 12º, com 58 pontos.
Este será o último esforço antes da Volta a Portugal, prova a ir para a estrada a partir de dia 4 de Agosto.

SB Alportel: Lagar de Azeite foi palco de apresentação da Feira da Serra 2011

O azeite é o convidado de honra da Feira da Serra, no ano em que o Lagar são-brasense Pecoliva se inicia na exportação, conquistando o mercado de Benin.
O Lagar de Azeite Pecoliva acolheu ontem, dia 21, pelas 18h00, a Conferência de Imprensa de Apresentação da Feira da Serra de São Brás de Alportel, que dedica esta 20ª edição ao tempero da tradição…o azeite!

Esta sessão de apresentação contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, António Eusébio; a convidada de honra do certame, a investigadora e escritora, Maria Manuel Valagão; um dos proprietários do Lagar, Flaviano Brito; o Presidente da Comissão Organizadora da Feira da Serra Vitor Guerreiro; o Presidente da Direcção da Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve, João Rosado; uma representante da Direcção Regional de Agricultura do Algarve, Isabel Palmilha e a Vereadora da Câmara Municipal Marlene Guerreiro.

O representante do Lagar Pecoliva, Flaviano Brito deu as boas vindas aos presentes e desvendou um pouco da história deste lagar com mais de meio século de existência. Ao longo dos anos, as técnicas, os procedimentos e as máquinas foram-se aperfeiçoando e o resultado da qualidade do azeite está à vista com a conquista de novos mercados no estrangeiro.

"Planeta em Movimento" em Olhão

"Planeta em Movimento" é um movimento internacional (página web está em http://www.moving-planet.org/pt) que pretende no dia 24 de Setembro (sábado), em vários locais do mundo, organizar ações de sensibilização para os nossos representantes políticos e comunidade em geral, para a necessidade de promovermos transportes ambientalmente sustentáveis, ou seja, transportes alternativos ao clássico automóvel.

No Algarve, concretamente na região Faro-Olhão-Loulé-S. Brás, esta iniciativa está a ser organizada pelo grupo sedeado em Faro, Glocal-Faro (ver página web em http://glocalfaro.blogspot.com/ ) e conta já com a colaboração da Associação Al-portel, Almargem e APOS.

Em Olhão, basicamente, pretende-se que no dia 24 de Setembro, vários grupos de pessoas se desloquem de Olhão a Faro de forma alternativa (bicicleta, a pé, cavalo, ou até de comboio, etc.) de forma a todos se reunirem em Faro em hora e local predeterminados.

Relativamente ao assunto do grupo de Olhão, haverá uma primeira reunião de esclarecimento na próxima 2ª feira (dia 25 de Julho), às 21h30, na Sociedade Recreativa Olhanense (Av. da República, nº 14, Olhão).
A reunião está aberta a todas as associações cívicas, ou simplesmente, todos os cidadãos interessados.

AUTARQUIA DE LOULÉ LAMENTA DESAPARECIMENTO DE JÚLIO GUERREIRO

Faleceu ao início do dia de hoje Júlio Guerreiro, um dos nomes indissociáveis da organização do Carnaval de Loulé e figura de destaque da vida associativa do concelho.

Nascido em Almancil, a 2 de Janeiro de 1944, Júlio Guerreiro chegou à Câmara Municipal de Loulé no início da década de 80, na qualidade de responsável pela Comissão de Festas, para tomar as rédeas da organização do Carnaval e de muitas outras festividades.

À frente do Serviço de Animação foi protagonista do novo rumo que o corso louletano tomou após a sua profissionalização. Foi também responsável pela criação da Festa da Alegria e do Carnaval de Verão, pela realização de diversos espectáculos musicais que marcaram a vida da cidade e do concelho, sobretudo nos anos 90, pelo desfile das Marchas Populares de Quarteira e pelo programa das festas da Mãe Soberana.
Durante a sua vida dedicou-se também ao movimento associativo do Concelho, nomeadamente ao Ciclismo, que foi uma das suas grandes paixões. Exerceu cargos directivos em diversas instituições desportivas e recreativas do concelho e da região, com destaque para o Louletano Desportos Clube.
De relevo foi também o seu papel como comunicador e jornalista, tendo colaborado com diversos meios de comunicação social nacionais e regionais, da rádio à imprensa escrita, passando também pela televisão.
Pelo seu carisma, pela participação activa na vida comunitária e pelo empenho nas causas em que acreditava, Júlio Guerreiro marcou também a própria história local.
O corpo de Júlio Guerreiro vai estar em câmara ardente, na Igreja de Santana, na próxima segunda-feira, 25 de Julho, a partir das 17h00, e no dia seguinte será cremado.
A Câmara Municipal de Loulé endereça à família enlutada as mais sinceras condolências neste momento de pesar.
Nota da direcção Algarve Press
Dos vários anos que lidei com o Júlio só posso sublinhar e subscrever as condolências da autarquia louletana para com a família enlutada. Loulé perdeu uma figura de destaque, dentro e fora do Concelho.
O director Algarve Press
Manuel Luís

66% dos alunos do ensino secundário afirma ter uma poupança

O Cetelem desenvolveu um inquérito junto de alunos de escolas secundárias do nosso país para perceber qual o grau de conhecimento e de que forma os jovens fazem a gestão das suas finanças pessoais. 66% dos jovens inquiridos mostraram-se consciencializados com a importância da poupança, ao afirmar que têm por hábito poupar dinheiro. Dos 33% que afirmam não possuírem poupança, 19% indica que, em breve, pretende vir a fazê-lo.

Os inquéritos foram realizados no seguimento das sessões financeiras e crédito responsável realizadas pelo Cetelem, a alunos do ensino secundário, entre Dezembro de 2010 e Abril de 2011.

Em 2010, quando o Banco de Portugal lançou o repto às instituições financeiras relativamente à intervenção activa na educação financeira do país, o Cetelem aceitou o desafio e promoveu durante o presente ano lectivo (entre Dezembro e Abril) sessões de esclarecimento gratuitas sobre Educação Financeira e Crédito Responsável em diversas escolas secundárias do país.
No âmbito das sessões Educação Financeira e Crédito Responsável, o Cetelem realizou um inquérito junto de 1.174 jovens, no qual tentou perceber a origem do seu dinheiro e a forma como o gerem. 46% dos jovens afirmam ter mesada ou ir pedindo aos pais de acordo com as suas necessidades. Tal é justificado pelo facto de 78% afirmar que apenas estuda. Ainda assim, 22% afirma ter uma actividade profissional (13% trabalha apenas nas férias; 3% em regime de part time e 5% são trabalhadores-estudantes).
Relativamente à gestão dos custos mensais, 80% dos jovens inquiridos alega ter uma noção dos seus gastos mensais. Quando questionados sobre “despesas desnecessárias”, 56% dos alunos afirma ter este tipo de despesas, 39% dizem que raramente e 5% alega nunca ter este tipo de impulso de compra.
«Os resultados relativamente à questão da poupança, da gestão dos gastos mensais e da existência de despesas desnecessárias podem ser um reflexo do clima de instabilidade política e financeira que o país atravessa, porque não é comum os consumidores mais jovens mostrarem um comportamento de compra tão controlado», afirma Vanessa Esteves, uma das formadoras e responsável pelo Departamento de Compras do Cetelem.
Em termos de futuro, a maioria dos jovens (61%) afirma pretender tornar-se independente financeiramente entre os 19 e os 25 anos e 22% entre os 26 e os 30 anos, o que poderá revelar a intenção de frequentar o ensino superior. Quando se coloca a questão do recurso ao crédito para projectos futuros de compra casa ou carro, 31% dos jovens inquiridos afirma não pensar recorrer ao mesmo, 42% pretende recorrer apenas para comprar casa e 6% para comprar carro.
Dotar os jovens alunos de conhecimentos que lhes possam ser úteis na gestão do dinheiro e na tomada de decisões no consumo foram os principais objectivos das sessões de esclarecimento gratuitas sobre Educação Financeira e Crédito Responsável do Cetelem, bem como, perceber como lidam os jovens com temas poupança, investimento, dinheiro, crédito e orçamento familiar.
«O Cetelem acredita que num contexto de crise económica e de endividamento das famílias portuguesas, a literacia financeira dos jovens é uma preocupação que deve ser partilhada por todos. O debate sobre este temas estão na ordem do dia e os nossos jovens devem ter conhecimento sobre essas matérias», finaliza a responsável.

DESEMPREGO ALGARVE: USAlg REUNIU COM ASSESSOR DO PRIMEIRO MINISTRO

A solicitação da União dos Sindicatos do Algarve (USAlg) realizou-se, esta terça-feira, dia 19 de Julho, uma reunião com o Assessor do Primeiro Ministro para as questões laborais, tendo como ponto principal da agenda as questões relativas ao desemprego e à situação social da Região.
A União dos Sindicatos do Algarve reiterou a necessidade de adopção urgente de um Plano Regional Articulado de Combate ao Desemprego que trave o crescimento do desemprego, promova o emprego, dinamize a economia regional e garanta a protecção social dos desempregados e das famílias carenciadas.

Da reunião resultou o compromisso de o Governo poder apresentar resposta às propostas e reivindicações apresentadas até ao final da primeira quinzena do mês de Agosto.
A União dos Sindicatos do Algarve irá analisar atentamente as respostas que o Governo se compromete a dar, frisando que a difícil situação económica e social do Algarve não se compadece com o adiar de medidas que de há muito são necessárias, sob pena de a região se confrontar com uma crise muito mais grave no final deste ano.

TEATRO NAS FREGUESIAS DO BARROCAL

As localidades do barrocal do Concelho de Loulé vão receber espectáculos de teatro, numa iniciativa da Câmara Municipal de Loulé que pretende levar as actividades culturais a estas zonas, durante o período de Verão
Assim, o Teatro Ao Largo apresenta “O Auto do Velho da Horta”, em três espaços ao ar livre em Loulé, Querença e Boliqueime.

No próximo sábado, 23 de Julho, o grupo vai estar na Cerca do Convento Espírito Santo, na sede de Concelho. No domingo, dia 24, é a vez do Largo da Igreja de Querença receber “O Auto do Velho da Horta”, e na segunda-feira, dia 25, o grupo vai estar no Largo da Igreja Matriz de Boliqueime.
Todas as sessões têm início às 21h30. A entrada é livre.
“O Auto do Velho da Horta” é uma comédia clássica do dramaturgo português Gil Vicente.
Um velho rico, gostando dos prazeres da sua horta, apaixona-se por uma mulher jovem que veio para comprar alguns temperos. Ela rejeita os seus avanços desdenhosamente. Uma alcoviteira manhosa oferece-lhe os seus serviços, e consegue esfolá-lo de todos os seus bens. Finalmente a alcoviteira é detida por um oficial da lei e açoitada. Logo aparece uma menina que diz ao velho que a mulher que ele adora já casou com um belo rapaz. O velho, com a sua vida em ruínas, o seu dinheiro ido, e sua esposa e filhas destituídas, lamenta a sua estupidez.

PS-Faro: Portagens, Aumento de taxas e Desemprego

"Apesar de tudo vai-se clarificando a verdadeira posição do Engº Macário Correia no que diz respeito a Faro e a quem trabalha, estuda e vive este Concelho", critica o PS-Faro, através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra.

"As incoerências de Macário Correia"

"Em campanha, em todas as oportunidades que teve, disse que não faria aumento das taxas aos operadores do Mercado Municipal e já o fez.
Em campanha, sempre que lhe perguntaram, disse que não haveria despedimentos no Município de Faro e já saíram 160 trabalhadores.
Em campanha, quando isso dava votos, disse que Faro e o Algarve precisavam da Via do Infante livre de portagens e que seria mau para o Algarve e para Faro que fossem aplicadas as portagens fosse qual fosse o modelo. Afinal, não é essa a sua verdadeira maneira de pensar e agora já concorda com as portagens.
O Partido Socialista, nestas matérias teve sempre a mesma posição, que mantemos. Temos também a certeza que é já muito claro para todos que os Farenses foram confundidos com meros números pelo Engº Macário Correia, pois para ele a política não é feita com as pessoas e para as pessoas. Para o Engº Macário Correia e para a maioria de direita na Câmara Municipal de Faro a política muda conforme dá mais jeito e sob a batuta das lideranças em Lisboa.
O PSD e o CDS em Lisboa impõem injustas medidas a Portugal e Macário Correia faz o mesmo em Faro", conclui o documento dos socialistas farenses.

ARH do Algarve procede a saneamento de arriba na praia de Porto Mós

A ARH do Algarve procedeu, esta quinta-feira (dia 21 de Julho), pelas 8.00h, ao saneamento manual de um bloco instável, denunciado pela Polícia Marítima do Porto de Lagos, na praia de Porto Mós, em Lagos.

A operação contou com o apoio da Capitania do Porto de Lagos, da Câmara Municipal e dos Bombeiros de Lagos.
De salientar que a ARH prossegue o seu trabalho de observação sistemática da orla costeira algarvia, intervindo sempre que é identificada uma situação de risco eminente de derrocada, decorrente deste processo de monitorização ou de alerta da parte de outras entidades ou cidadãos.
No entanto, havendo a consciência de que não é possível evitar todas as situações de risco, pois o risco potencial está associado à existência de qualquer arriba, dependendo de inúmeros factores, como a intensidade e frequência da acção de agentes climáticos, a fracturação e o tipo de rocha em que a arriba é talhada, a ocupação humana, a presença de vegetação, a vibração, a sismicidade, entre outros, foi colocada sinalização em diversas praias, onde foram identificadas faixas de risco das arribas, como forma de informar e sensibilizar os utentes dessas zonas balneares.
Neste sentido, importa reforçar a ideia de que cabe também a cada cidadão a responsabilidade de cumprir a sinalética existente em todas as praias com a faixa de risco identificada e que pode ser consultada no site da ARH do Algarve, através do endereço www.arhalgarve.pt.

PORTUGAL É O ÚNICO PAÍS DA EUROPA A NÃO COMPARTICIPAR MEDICAMENTO PARA HPN

A Hemoglobinúria Paroxística Nocturna (HPN) é uma doença extremamente rara e com sintomas difusos que, frequentemente, se confundem com outras patologias. Atinge cerca de 5,6 milhões de doentes, em todo o mundo, e, em Portugal, calcula-se que existam cerca de 100 doentes.

A HPN é causada pela destruição súbita de glóbulos vermelhos e uma consequente libertação de toxinas no sangue. Qualquer pessoa pode desenvolver a doença, não tendo sido, até a data, identificados quaisquer factores de risco, nem de hereditariedade, que aumentem a probabilidade de desenvolver a patologia.

Os principais sintomas e limitações consistem em cansaço extremo constante, fraqueza, dificuldade em respirar, desmaios, olhos amarelados, insónias, náuseas, dor abdominal, disfunção eréctil, dores nas costas e trombose. Dadas as manifestações pouco específicas da patologia e a sua raridade, o diagnóstico pode demorar anos. As alternativas actuais de tratamento passam por transfusões, anticoagulantes (medicação aconselhada para diminuir o risco de trombose) e transplantes de medula óssea. Recentemente, foi descoberto um medicamento que ajuda a travar a HPN e já está disponível em todos os países da Europa, sendo Portugal a única excepção. Os doentes Portugueses continuam ser ter acesso à única opção terapêutica eficaz para a HPN.

Teatro: “A Mais Louca História da Aviação”

O VATe – Serviço Educativo apresenta a produção “A Mais Louca História da Aviação”, texto de Jeannine Trévidic e Elisabete Martins a partir de Alexandre Honrado e encenada por Jeannine Trévidic, nos próximos dias 02 a 31 de Agosto, com duas apresentações diárias, às 11h00 e às 15h00, na Zona de Check-in do Aeroporto de Faro (exceptuando-se todas as segundas-feiras do mês de Agosto).

Caros passageiros. Daqui fala a vossa comandante Trévidic. Bem-vindos a bordo da “mais louca história da aviação”. A viagem terá a duração aproximada de 9m30s, a uma altitude de 30.000 pés.
Vamos fazer uma viagem no tempo – desde que Ícaro sonhou voar em direcção ao Sol, passando pelos famosos desenhos de Leonardo Da Vinci, acenando aos famosos aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral e, apreciando os mais modernos equipamentos de voo.
Iremos atravessar zonas de alguma turbulência, pedimos por isso que mantenham os cintos apertados.
A nossa aterragem será feita sobre a grande interrogação: como iremos voar no futuro? Em nome de toda a tripulação desejo-vos uma boa viagem.
Falado em inglês, conta com a participação dos actores Elisabete Martins e Nuno Silvestre.
O espectáculo tem a duração de 9m30s e é indicado para maiores de 6 anos.

LOULÉ DEBATEU SEGURANÇA NOS ESPAÇOS DE JOGO E RECREIO

A Câmara Municipal de Loulé realizou esta terça-feira, 19 de Julho, uma Palestra sobre “Segurança nos Espaços de Jogo e Recreio – Risco e Valor Lúdico”, tendo como principal oradora Rita Ferreira, formadora da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI).

Nesta ocasião foram também apresentados os resultados do inquérito elaborado junto dos utentes dos espaços de jogo e recreio de Loulé, Quarteira e Almancil, com o objectivo de avaliar o seu grau de satisfação. Este trabalho foi realizado pela Divisão de Ambiente e Equipamentos Urbanos da Autarquia, em parceria com o Gabinete Académico de Investigação e Marketing (INUAF). As conclusões do inquérito, apresentadas por Carla Machado e Joana Dias, do GAIM, são bem expressivas da satisfação dos utentes.

Em relação a esta matéria, no decorrer do mês de Julho, a Autarquia promoveu ainda quatro acções de formação, organizadas pela Divisão de Gestão de Recursos Humanos e da Qualidade, sobre a Segurança nos Espaços de Jogo e Recreio, abrangendo 140 trabalhadores da área de acção educativa, de todo o Concelho, com o objectivo de desenvolver os seus conhecimentos e competências, de forma a que assumam e desempenhem um papel mais activo e informado na promoção de espaços mais seguros e adaptados às crianças pelas quais são responsáveis.
Mas as preocupações da Câmara Municipal de Loulé relativamente à segurança infantil vão mais além, visto estarem a decorrer acções de formação em Socorrismo Pediátrico, com o objectivo de serem transmitidos conhecimentos teórico-práticos nesta área a grande parte dos profissionais que desempenham funções directamente ligadas à área de acção educativa, nos agrupamentos escolares do Concelho, para que exista nos estabelecimentos de ensino uma conduta uniforme de actuação perante situações de socorro.
O vereador Aníbal Moreno, responsável pelo pelouro do Ambiente e Equipamentos Urbanos, salientou, durante a abertura da palestra, a importância deste conjunto de iniciativas, pois “a segurança nos espaços e jogo e recreio é uma preocupação constante da Autarquia e os auxiliares que prestam serviço nos mesmos devem estar bem preparados para garantir o apoio aos utentes”.
Este responsável destacou ainda o enorme esforço que o Município de Loulé desenvolve para proporcionar às crianças espaços onde possam brincar com todo o conforto e segurança, salientando que no Concelho existem cinquenta espaços de jogo e recreio (parques infantis) públicos, cuja manutenção é assegurada pela Câmara Municipal. Para além destes, encontram-se ainda identificados quarenta e dois parques infantis privados, cuja fiscalização é feita por uma comissão que integra responsáveis da autarquia.