sexta-feira, 22 de julho de 2011

LOULÉ DEBATEU SEGURANÇA NOS ESPAÇOS DE JOGO E RECREIO

A Câmara Municipal de Loulé realizou esta terça-feira, 19 de Julho, uma Palestra sobre “Segurança nos Espaços de Jogo e Recreio – Risco e Valor Lúdico”, tendo como principal oradora Rita Ferreira, formadora da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI).

Nesta ocasião foram também apresentados os resultados do inquérito elaborado junto dos utentes dos espaços de jogo e recreio de Loulé, Quarteira e Almancil, com o objectivo de avaliar o seu grau de satisfação. Este trabalho foi realizado pela Divisão de Ambiente e Equipamentos Urbanos da Autarquia, em parceria com o Gabinete Académico de Investigação e Marketing (INUAF). As conclusões do inquérito, apresentadas por Carla Machado e Joana Dias, do GAIM, são bem expressivas da satisfação dos utentes.

Em relação a esta matéria, no decorrer do mês de Julho, a Autarquia promoveu ainda quatro acções de formação, organizadas pela Divisão de Gestão de Recursos Humanos e da Qualidade, sobre a Segurança nos Espaços de Jogo e Recreio, abrangendo 140 trabalhadores da área de acção educativa, de todo o Concelho, com o objectivo de desenvolver os seus conhecimentos e competências, de forma a que assumam e desempenhem um papel mais activo e informado na promoção de espaços mais seguros e adaptados às crianças pelas quais são responsáveis.
Mas as preocupações da Câmara Municipal de Loulé relativamente à segurança infantil vão mais além, visto estarem a decorrer acções de formação em Socorrismo Pediátrico, com o objectivo de serem transmitidos conhecimentos teórico-práticos nesta área a grande parte dos profissionais que desempenham funções directamente ligadas à área de acção educativa, nos agrupamentos escolares do Concelho, para que exista nos estabelecimentos de ensino uma conduta uniforme de actuação perante situações de socorro.
O vereador Aníbal Moreno, responsável pelo pelouro do Ambiente e Equipamentos Urbanos, salientou, durante a abertura da palestra, a importância deste conjunto de iniciativas, pois “a segurança nos espaços e jogo e recreio é uma preocupação constante da Autarquia e os auxiliares que prestam serviço nos mesmos devem estar bem preparados para garantir o apoio aos utentes”.
Este responsável destacou ainda o enorme esforço que o Município de Loulé desenvolve para proporcionar às crianças espaços onde possam brincar com todo o conforto e segurança, salientando que no Concelho existem cinquenta espaços de jogo e recreio (parques infantis) públicos, cuja manutenção é assegurada pela Câmara Municipal. Para além destes, encontram-se ainda identificados quarenta e dois parques infantis privados, cuja fiscalização é feita por uma comissão que integra responsáveis da autarquia.