sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Alcoutim comemora 60 anos

De 09 a 11 de Setembro, Alcoutim está em festa. Sessenta anos volvidos e a Festa de Alcoutim é hoje uma das grandes animações do verão algarvio e atrai à vila serrana milhares de pessoas.
Este ano, por motivos ligados à contenção de gastos, a autarquia alcouteneja, organizadora do evento, diminuiu os dias de festa de cinco para três, conseguindo assim manter um cartaz repleto de animação e com grandes nomes da música nacional. Nesta edição, são cabeças de cartaz o cantor “Emanuel”, o espetáculo “Arte & Música com Big Band” e “Nu Soul Family”, respetivamente para o Dia do Município (09), Dia de Espanha (10) e Dia da Juventude (11). O baile à antiga, pelas 22h00, vai marcar todas as noites de festa. Esta iniciativa tem ganho, consecutivamente, mais adeptos e está já constituído um clube, numa iniciativa da autarquia de Alcoutim, que mobiliza todos os que frequentam os conhecidos bailes de acordeão. Muita animação de rua, atividades desportivas, atividades infantis e discoteca preenchem o cartaz desta 60ª edição da Festa de Alcoutim. A Feira de Sabores continuará a marcar presença pelas ruas da vila e o cacau no rio promete encerrar as noites. Os lucros da festa revertem a favor da construção do Lar dos Balurcos, obra da Associação de Solidariedade Social, Cultura, Desporto e Arte dos Balurcos. PROGRAMA Alcoutim celebra o Dia do Município a 09 de Setembro, o primeiro dia de festa na vila. Este ano, as cerimónias do Dia do Município comemoram os 60 anos de história da Festa de Alcoutim. Depois do hastear da bandeira, às 09h30, na Praça da República, a Câmara de Alcoutim prepara uma homenagem ao fundador da Festa, Dr. João Dias. A sessão comemorativa, também na praça central, vai destacar os 60 anos de história da Festa de Alcoutim, e conta com a presença e as palavras de algumas pessoas ligadas à sua organização. Às 11h30 está marcado o descerramento de placas toponímicas, numa homenagem a personalidades relacionadas com o desenvolvimento da festa alcouteneja: Prof. José Maria Mendes Amaral, Manuel Serafim e Fernando Lopes Dias. Ao 12h00, um desfile etnográfico vai trazer à memória o passado alcoutenejo. A comemoração ficará ainda marcada pelo lançamento de uma brochura sobre a Festa de Alcoutim, onde se encontrará uma resenha destes 60 anos de história.

Movimenta-te - Programação em Rede

Dia 12 de Setembro, pelas 15 horas decorrerá na Pousada de Estoi uma conferência de imprensa com vista à divulgação do projecto “Movimenta-te – Trajectórias de Programação Cultural em Rede”. Este é um projecto que promove o trabalho em rede, no que toca à programação de espaços na área das artes performativas, e que conta com co-financiamento por parte do QREN – POAlgarve 21.
Em 2009, os municípios de Faro, Loulé, Olhão, São Brás, Tavira e o Teatro Municipal de Faro, prepararam uma candidatura ao programa “Rede de Equipamentos Culturais – Programação Cultural em Rede”, de modo a potenciarem entre si a oferta cultural dos seus equipamentos culturais, no domínio das artes performativas. Com esta candidatura, estes cinco municípios pretenderam desenvolver um projecto inovador, privilegiando o trabalho com, e para o território, de forma articulada, contribuindo assim para uma crescente partilha de recursos. O projecto “Movimenta-te” tem como premissa base a circulação de propostas artísticas entre os cinco municípios do Algarve Central, levando o público a movimentar-se pelos vários espaços existentes neste território, sejam Teatros, ou outros equipamentos e espaços ao ar livre. A vontade da rede “Movimenta-te” é a de promover uma crescente articulação entre os vários Teatros e equipamentos culturais dos municípios envolvidos, levando a que a oferta de espectáculos e projectos de criação artística apresentados neste território, sejam eles de âmbito local, nacional ou internacional, se revelem cada vez mais mobilizadores de públicos e de criadores, apostando na diversidade das linguagens artísticas e nas inúmeras possibilidades dos seus múltiplos cruzamentos. No âmbito de alguns projectos, que serão dados a conhecer no dia 12 de Setembro, existe mesmo o envolvimento da população local e de artistas residentes, em cada um dos Municípios do Algarve Central. Uma das grandes apostas deste projecto consiste em lançar novas oportunidades de criação artística a partir dos encontros entre artistas locais e criadores provenientes de outros territórios geográficos e culturais.

MÚSICA NAS IGREJAS PARA TAVIRA ILIMITADA

O programa Música nas Igrejas da Academia de Música de Tavira mostra-nos que se certos compositores não tivessem sido bem aceites por suas comunidades de acolhimento, muitas grandes obras não teriam chegado até o nosso tempo.
O acordeonista Silvino Campos apresentará, obras do Austríaco de Salzburgo, Wolfgang Amadeus Mozart, que percorreu Alemanha, França, Inglaterra, Países Baixos, Suíça, do Alemão Johan Sebastian Bach que viveu em muitas diferentes regiões na Alemanha, do Argentino Astor Piazzolla, filho de imigrantes italianos que viveram em Buenos Aires,de Tony Fallone, radicado em Dijon por onde passara com a caravana familiar, e Vitorio Monti, napolitano que viveu em Paris.

NÃO ÀS PORTAGENS NA VIA DO INFANTE

A Assembleia Distrital do PSD/Algarve reunida a 1 de Setembro, na cidade de Albufeira, através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, "vem manifestar o seu profundo desagrado pelo pagamento de portagens na Via do Infante (A22) em virtude desta imposição ser um forte e evidente rombo na já débil economia da região e na vida dos algarvios.
Se bem que o conceito do utilizador-pagador, nos tempos de dificuldades financeiras que o país atravessa pareça correcto, não é menos válido o conceito SCUT, que visa diminuir e minimizar assimetrias entre o país procurando fomentar o dinamismo económico e a circulação célere de bens, pessoas e serviços nas zonas economicamente mais fragilizadas ou mais periféricas de Portugal Continental, como é o caso concreto do Algarve, que apresenta neste momento a mais elevada taxa de desemprego do país e onde o investimento quer público, quer privado é praticamente inexistente. Para além disso, no caso concreto da Via do Infante convém referir que o lanço desta estrada entre VRSA e Alcantarilha foi co-financiada em parte, com o apoio da União Europeia, nomeadamente através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e a restante parte financiada pelo Estado português. De referir que muitos especialistas defendem que esta via não pode ser considerada uma Auto-Estrada em virtude de não cumprir os requisitos técnicos impostos a estas estradas, Como se isto não bastasse, acresce a falta de uma alternativa viável à A22 uma vez que a EN 125 é praticamente uma rua que atravessa a maior parte das cidades algarvias não garantindo condições satisfatórias de segurança e de escoamento de tráfego. Convém relembrar que a EN 125, antes da existência da Via do Infante, era tristemente conhecida como uma das mais mortíferas estradas europeias, sendo raro o algarvio que não conhece alguém que tenha perdido a vida nesta estrada, condição que não queremos nem podemos permitir que volte a suceder-se, pois uma vida humana não tem custo nem preço",conclui o documento do PSD-Algarve .