domingo, 3 de outubro de 2010

Mercado Municipal de São Brás de Alportel reabre remodelado e modernizado


A cerimónia de inauguração da obra de modernização e remodelação do Mercado Municipal de São Brás de Alportel, presidida pelo Secretário de Estado das Pescas e Agricultura, Luís Vieira, realiza-se no próximo dia 5 de Outubro, quando se celebra a passagem do I Centenário da República Portuguesa.
Abre-se, assim, a porta a um novo capítulo na história do Mercado Municipal são-brasense, com uma nova dinâmica, para a valorização do comércio tradicional, dos produtos e produtores. 42 anos depois da inauguração deste Mercado, no distante dia 20 de Abril de 1968, segundo a autarquia, liderada por António Eusébio, garante que o carismático edifício de S.Brás de Alportel abre "com mais qualidade e com a mesma confiança".
"O Mercado Municipal foi alvo de obras de requalificação, com o objectivo de modernizar este edifício, melhorar as condições para vendedores e compradores e dar a esta infra-estrutura, central na economia local, toda uma nova dinâmica", sublinha a nota de imprensa daquela autarquia serrana.

Praia da Rocha recebe Congresso Nacional de Centros de Formação e Associação de Escola


O X Congresso Nacional de Centros de Formação e Associação de Escola vai ter lugar no Hotel Júpiter nos dias 14, 15 e 16 de Outubro, sob o lema “Por uma visão estratégica de formação”, reunindo na Praia da Rocha alguns especialistas na matéria.
O encontro, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, destina-se a directores e equipas de gestão de escolas/agrupamentos, consultores de formação e membros de comissões pedagógicas de CFAE e de conselhos pedagógicos, assim como se dirige a professores e educadores, investigadores e especialistas em Educação, associações profissionais de professores e estruturas nacionais e regionais do Ministério da Educação, entre outros interessados.
Mais informações no CFAE do Algarve: www.cfaeportimao-monchique.com pt/congresso/.

Monchique já tem Gabinete de Inserção Profissional


Já está em funcionamento o Gabinete de Inserção Profissional, cujo objectivo é apoiar os desempregados locais.
O GIP tem por missão promover o acesso ao emprego e qualificação profissional.
Funciona em estrita cooperação com o Centro de Emprego de Portimão e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Monchique, a Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste e o Instituto de Emprego e Formação Profissional.
GIP Monchique:
Urb. S. Roque lote 7, r/c esq.
Tel.: 282 911 711
Telemóvel: 962 041 410
Correio Electrónico: tania.gip.mcq@gmail.com
URL: http://gip-monchique.blogs.sapo.pt/
No Blog estão também disponíveis as ofertas actuais de Emprego em http://gip-monchique.blogs.sapo.pt/

Lagoa já dispõe de “oleões”


Consciente do problema ambiental que constitui o “abandono” de óleos alimentares usados ou o seu despejo no circuito de esgotos, a Câmara Municipal de Lagoa celebrou, no passado dia 22 de Setembro, um protocolo de colaboração com a empresa Reciclimpa - Reciclagem de Resíduos Domésticos e Industriais, Lda., com sede na cidade de Lagoa, visando a recolha e transporte de óleos alimentares usados provenientes do sector doméstico.
Como é do domínio público, o derrame e abandono dos óleos alimentares usados sem controlo constitui grave problema para o meio ambiente e biodiversidade. Quando despejados nos esgotos urbanos, dificultam e oneram o trabalho das Estações de Tratamento de Águas Residuais e sempre que tal aconteça de forma incontrolada, constitui, por si só, um potencial perigo de contaminação, quer de solos quer das águas, tanto ao nível de aquíferos como das ribeiras e águas do mar.
Está provado que os óleos alimentares usados podem ser transformados e valorizados em produtos de vital importância, como o Biodisel, um combustível ecológico e limpo, sendo por isso essencial proceder à sua recolha selectiva e encaminhá-los para destinos adequados.
Para que tal possa acontecer, no imediato, foram colocados de 13 oleões na via pública, pelo que a Câmara Municipal de Lagoa já está a cumprir a meta estabelecida para 2015, definida pelo Decreto-Lei nº 267/2009, de 29 de Setembro de 2009, que regulamenta a gestão e reciclagem de óleos alimentares usados no nosso país.
Assim, a Câmara Municipal de Lagoa patrocina um sistema de recolha e valorização de óleos alimentares usados, levando a que estes resíduos tenham um destino ambientalmente adequado, recomendando-se que a população armazene os seus óleos alimentares usados (depois de frios) em embalagens de plástico (garrafa de 1,5 litros ou garrafão de 5 litros) que, depois de cheias, devem ser bem fechadas para evitar derrames, depositando-as no oleão mais próximo.
A Reciclimpa, por cada 12.500 kg de óleos alimentares usados recolhidos, contribui com um donativo de 500€, entregue ao Município de Lagoa e destinado aos Bombeiros Voluntários de Lagoa.
Os oleões (cor de laranja) estão localizados em: Carvoeiro: Estrada do Farol e Rua do Barranco; Estombar: Mercado Municipal e Rua Patrício Júdice (junto ao Hotel Boca do Rio) na Mexilhoeira da Carregação; Ferragudo: Mercado Municipal, Rua da Hortinha (junto ao Bar Roma e ao Restaurante Barnard’s); Lagoa: Rua Município de S. Domingos, Rua José Estêvão (junto à Loja Fresca), Largo 5 de Outubro, Rua Jacinto Correia (junto ao Pavilhão Municipal) e Urbanização LagoaLar; Parchal: Rua Sérgio Nunes (fadista); Porches: Junto à Urbanização do Ramalheiro.

Piloto Alcoutenejo aproxima-se da vitória em campeonato nacional de todo terreno


Óscar Lopes Pedro continua a somar pontos no campeonato nacional de todo terreno, na categoria de promoção.
A prova final aproxima-se e o piloto pode ver o seu nome no grupo de vencedores do nacional de todo terreno – motos, na categoria de promoção, podendo sagrar-se campeão nacional.
Natural de Vaqueiros, Óscar Pedro, integrado na equipa patrocinada pelo Clube Desportivo de Vaqueiros, Câmara Municipal de Alcoutim e Associação Inter-Vivos, irá deslocar-se a Góis para disputar a última prova do calendário.
Aos comandos de uma KTM 450 EXC, o piloto está a liderar a competição, com 133 pontos. Na classificação geral absoluta, o alcoutenejo ocupa a nona posição, com 39 pontos.
“A última prova, em Vinhais (Bragança), começou menos bem porque, devido ao tempo alcançado no prólogo e com o pó da pista, não pude fazer ultrapassagens”, disse Óscar Pedro. No entanto, a prova chegou para alcançar o 2º lugar na promoção e o 15º na geral.
Na penúltima prova, disputada em Castelo Branco e duplamente pontuável, o piloto conquistou o 3º lugar na promoção e o 18º na geral, num total de 35 pilotos.
A última prova do campeonato, a disputar-se nos dias 16 e 17 de Outubro em Góis, vai consagrar o vencedor. Óscar Pedro tem esperança e garante que quer trazer para o seu concelho o título de campeão nacional como forma de agradecer todo o apoio que tem tido por parte da autarquia, Associação Inter-Vivos e Clube Desportivo de Vaqueiros.

PORTAGENS NA VIA DO INFANTE: PSD/ALGARVE APELA ÀS FORÇAS VIVAS DO ALGARVE


Líder do PSD-Algarve, Mendes Bota, protesta e apela contra as portagens na Via do infante

“A Comissão Política Distrital do PSD/Algarve, reunida ontem à noite em Faro, decidiu apelar às forças vivas do Algarve, designadamente os municípios, as associações empresariais e as forças sindicais, para se concertarem urgentemente no sentido de estabelecerem uma plataforma de luta contra a introdução de portagens na Via do Infante, à semelhança do que aconteceu em 2004, e que se traduziu na maior manifestação de descontentamento colectivo jamais verificada no Algarve até hoje.
O PSD/Algarve considera que a iniciativa deve partir das forças da sociedade civil algarvia, e não de uma qualquer força partidária, mesmo que de forma encapotada, o que é manifestamente redutor. E está disponível para exortar os seus militantes e simpatizantes a participar numa manifestação de protesto, desde que na origem dessa convocatória se reflicta uma representatividade acrescida do povo algarvio.
Assim, o PSD/Algarve espera que da reunião da AMAL, a decorrer amanhã à tarde, saia uma decisão de concertação com as forças empresariais e sindicais da região, no sentido de avançar para uma calendarização adequada dessa manifestação de descontentamento.
Mais pensamos que, o processo da Via do Infante, é em tudo distinto dos processos das chamadas SCUTS, deve ter um tratamento diferente, e o reflexo do seu descontentamento deve ter um percurso autónomo do resto do país. Reafirmamos que a Via do Infante não é uma SCUT, foi paga há muitos anos, e o que está em causa é mais um esbulho financeiro à região do Algarve, não importa qual o pretexto.”

No Zoo de lagos: Dia 9 de Outubro os idosos vão estar no centro das atenções


Dia 9 de Outubro os idosos vão estar no centro das atenções. Para celebrar o Dia Internacional do Idoso o Zoo de Lagos, em parceria com a Câmara Municipal de Lagos, vai estar no Pavilhão Municipal de Lagos com um espaço dedicado à sensibilização ambiental e também com uma exposição com objectos alusivos a algumas das espécies que podem ser vistas no Zoo. O evento começa às 15h.
Num dia dedicado aos séniores, o Zoo de Lagos não quis ficar de fora desta festa para, junto dos mais velhos, transmitir mensagens e dar indicações sobre o que todos podemos fazer para tornar o nosso planeta mais saudável e também para sensibilizar para a conservação das espécies ameaçadas. Por isso, vamos poder mostrar aos idosos do concelho de Lagos algumas particularidades dos nossos habitantes que estão em vias de extinção.

Associação de Boxe do Algarve tem novos órgãos sociais


O Presidente da Assembleia-geral da Associação de Boxe do Algarve, António Gomes Afonso, dá posse e procede à apresentação pública dos novos Órgãos Sociais da Associação para o biénio 2010/2012, numa cerimónia a realizar no próximo dia 9 de Outubro, pelas 21:30, no Edifício Ninho de Empresas - ANJE, em Faro.
Irão tomar posse os seguintes membros:
ASSEMBLEIA-GERAL
Presidente – Sr. António Gomes Afonso
Vice-presidente – Dr. Pedro Dinis
Secretário – Sr.ª Felisbela R. Ramos
DIRECÇÃO
Presidente – Dr.ª Sandra Sousa Santos Silva
Vice-Presidente Administrativo e Financeiro – Eng.ª Luísa Isabel Pires Pedro
Vice-Presidente Desportivo – Sr. FernandoWalter Oliveira Pestana
Secretário-Geral – Eng.º Ingo Rohacek Costa
Tesoureiro – Sr.ª Sónia Marta da Cruz FerreiraMadeira
Secretário-adjunto – Sr.ª Mª Manuela Sousa Santos Silva
CONSELHO JURISDICIONAL
Presidente – Dr.ª Paula Campina
Vogal – Dr. Paulo Jorge Rocha Vieira
Vogal – Prof. Vítor Filipe
CONSELHO DISCIPLINAR
Presidente – Dr.ª Ana Teixeira Santos
Vogal – Sr. Cláudio Nunes
Vogal – Dr.ª Catarina Correia
CONSELHO ARBITRAGEM
Coordenador – Sr. António Coelho Matos
Secretário – Sr. Gaspar Gonçalves Rocha
Vogal – Sr. Jorge Santos