quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Câmara de Olhão abre inscrições para bolsas de estudo


Encontram-se abertas desde hoje, 15 de Setembro, e até 31 de Outubro, as inscrições para a atribuição de bolsas de estudo para o ano lectivo 2010/2011, destinadas a estudantes carenciados do concelho de Olhão, inscritos em estabelecimentos de ensino superior.
Considerando que a autarquia tem um papel fundamental no incremento do nível cultural e educativo da população, que os jovens provenientes das famílias mais carenciadas são, muitas vezes, forçados a interromper os estudos porque a distância que os separa dos estabelecimentos de ensino superior implica suportar encargos com transportes e alojamento incomportáveis para os respectivos agregados familiares e que urge apoiar aqueles jovens e contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso aos graus mais elevados do ensino, o Município de Olhão pretende incentivar a frequência de cursos superiores a estes jovens olhanenses.
A bolsa de estudo consiste na atribuição de uma prestação pecuniária, de valor fixo, para comparticipar os encargos resultantes da frequência do ensino.
As bolsas são concedidas anualmente, pelo período de 10 meses, desde que as condições de atribuição não se alterem.
Para mais informações os interessados devem contactar a Divisão de Acção Social (289 700 173) ou consultar, no site da Autarquia: Serviços Municipais – Acção Social – Bolsas de Estudo.

Ministro da Economia preside à cerimónia de inauguração do Martinhal Beach Resort & Hotel


O Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, José Vieira da Silva preside amanhã, às 17h00, à cerimónia de inauguração oficial do Martinhal Beach Resort & Hotel. Com um investimento global de 82 milhões de euros, este é o primeiro beach resort de luxo na região de Sagres e contempla um boutique hotel com 38 luxuosos quartos e diferentes tipologias de alojamento complementadas por um conjunto de infra-estruturas de qualidade superior.
Na cerimónia de inauguração do Martinhal Beach Resort & Hotel estarão também presentes o Secretário do Estado do Turismo, Bernardo Trindade e o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares.
O projecto conta com 250 empregos directos, cerca de 250 empregos indirectos e um investimento global de 82 milhões de euros.
O Martinhal Beach Resort & Hotel está localizado na Praia do Martinhal, em Sagres e encontra-se rodeado pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Com uma área total, incluindo áreas verdes, de 415.000 m2 e uma área de construção de 35.000 m2.
No Martinhal Beach Resort & Hotel a integração de colaboradores da região faz parte da sua filosofia. Neste sentido foi prioritário integrar o maior número de pessoas locais que se identificassem com o projecto e que pudessem ser uma mais-valia para o mesmo. Actualmente, a maioria dos colaboradores do Martinhal Beach Resort & Hotel é de nacionalidade portuguesa: 33% dos colaboradores são provenientes do concelho de Vila do Bispo, 13% de Lagos, 13% de Portimão e 11% de outras cidades do Algarve. Está é uma forma de contribuir para o sucesso económico e social de toda a comunidade envolvente.

Governadora Civil de Faro sensibiliza candidatas a 'Miss Algarve Mais' para intervenção activa na sociedade


“As mulheres têm nas suas mãos um grande poder e, se souberem usá-lo, serão com certeza motores de mudança no que diz respeito à humanização da sociedade”, disse hoje a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, durante a recepção, no Salão Nobre, das 16 candidatas ao título “Miss Algarve Mais 2010”.
Isilda Gomes, que elogiou a realização anual deste concurso promovido pela revista ‘Algarve Mais’, dirigida pelo jornalista João Pina, por “valorizar a beleza feminina no seu todo”, frisou que a recepção das candidatasno Governo Civil representa um tributo à mulher, cujo papel na sociedade deve ser equitativo ao do homem.
“A mulher não pode, nem deve, permanecer na retaguarda, mas assumir sim uma atitude activa na vida social”, sublinhou Isilda Gomes que, apontando como exemplo o seu próprio caso enquanto primeira mulher a ocupar o cargo de Governadora Civil, considerou que a política é uma área privilegiada para as mulheres marcarem a diferença.
“É importantíssimo que as mulheres se envolvam na política, pois é a forma de humanizarmos a sociedade. As decisões, quando aprovadas, destinam-se a homens e a mulheres mas, se tomadas exclusivamente por homens, ficam parciais, porque não têm a visão da mulher. Tem de haver igualdade de circunstâncias para obtermos um equilíbrio”, considerou a Governadora Civil, que ofereceu às 16 jovens o livro ‘Na Política as Mulheres são capazes’, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG)
Durante a recepção Isilda Gomes encorajou ainda as candidatas ao título de beleza para aproveitarem a projecção proporcionada pelo concurso, para sensibilizarem outras jovens a uma prática de vida em prol da construção de uma sociedade mais justa, em que “todos os cidadãos se sintam integrados e felizes”.
Para além da obra lançada pela CIG, a Governadora Civil ofereceu às candidatas a ‘Miss Algarve Mais 2010’, cuja eleição decorre no próximo sábado, o livro “Algarve e Algarvios”, de Ofir Chagas, um Cd de poemas de António Gedeão e um livre-trânsito para assistirem ao ‘Fiat GT1 World Championship’, que se realiza este fim de semana no Autódromo Internacional do Algarve, ingresso atribuído no âmbito da campanha de prevenção da sinistralidade rodoviária desenvolvida em parceria pelo Governo Civil de Faro e a Parkalgar.

ANO LECTIVO ARRANCA EM LAGOS COM TODAS AS ESCOLAS A FUNCIONAR




Em Lagos cumpriu-se o calendário de início das actividades lectivas em todas as escolas do concelho e níveis de ensino. Para muitas das crianças, em especial para as que ingressam pela primeira vez no ensino, que transitam de ciclo ou de estabelecimento, esta é uma data marcante. Mais marcante ainda quando coincide com a abertura de uma escola acabada de construir. Foi o que aconteceu aos alunos da Escola EB2,3 Tecnopolis de Lagos, que hoje tiveram as suas apresentações e a oportunidade de se familiarizar com o espaço onde irão desenvolver as suas actividades. Para os estudantes do 5.º ano, os mais novos, o convite foi alargado aos encarregados de educação, que tiveram a mesma oportunidade de conhecer em primeira mão o mais recente investimento do Programa de Expansão e Remodelação da Rede Escolar do Município de Lagos.
Com uma área de cerca de 18 mil metros quadrados, implantados numa zona de expansão urbana da cidade de Lagos, e de tipologia T30, a nova escola está dimensionada para uma população escolar de cerca de 750 alunos, 60 professores e 25 funcionários.
O projecto e construção da Escola Tecnopolis resulta do Plano de Relançamento da Economia Europeia, consagrado através do Decreto-Lei n.º 34/2009 de 6 de Fevereiro, no qual o Município de Lagos foi contemplado com uma acção integrada no eixo prioritário da “Modernização do Parque Escolar”, a que corresponde a construção de uma nova Escola EB 2,3 tendo em vista a redução do número de turmas da EB 2,3 n.º 1 de Lagos, actualmente com 48 turmas, bem como da Escola EB 2,3 das Naus e da Escola Secundária com 3.º Ciclo Gil Eanes. A abertura desta nova escola permitirá um maior equilíbrio na distribuição dos alunos do 2.º e do 3.ºciclos pelos equipamentos escolares do concelho.
Neste primeiro ano de funcionamento (2010/2011) a Escola Tecnopolis receberá todos os alunos, docentes e pessoal não-docente da Escola EB 2,3 n.º 1 de Lagos, sede do Agrupamento Vertical de Escolas de Lagos, temporariamente encerrada para receber importantes obras de requalificação que a reconduzirão ao formato de uma T30 (idêntica à Escola Tecnopolis).
A comunidade em geral terá oportunidade de apreciar melhor este novo estabelecimento de ensino no dia de inauguração oficial, que irá acontecer no próximo dia 5 de Outubro de 2010, pelas 12h00, numa cerimónia que decorre em simultâneo em 100 novas escolas em todo o país, e que celebra o Centenário da Implantação da República, bem como os princípios e ideais republicanos.
Até lá irão decorrer diversas actividades para assinalar em Lagos a abertura do ano lectivo, onde se destacam:
 O Roteiro da Educação (27 de Setembro a 1 de Outubro)
Na última semana de Setembro, o Executivo Municipal visita os estabelecimentos de ensino (público, particular e cooperativo) do concelho, promovendo reuniões de trabalho com as respectivas direcções.
 E a Cerimónia de Entrega dos Prémios de Educação e de Homenagem ao pessoal docente e não-docente aposentado no ano lectivo anterior (29 de Setembro, 18h00 | Auditório do Centro Cultural de Lagos)
Informações complementares:
Escola EB 2,3 Tecnopolis de Lagos - Valor do Investimento: 4. 674. 999,50 € (+IVA)
(Obra comparticipada em 4.000.000,00 € através do PIDDAC e de fundos comunitários)
* Os Prémios de Educação Dr. José Reis Júnior são atribuídos pela Câmara Municipal de Lagos aos melhores alunos do 6º, do 9º e do 12º Anos de Escolaridade. Mantêm a designação em honra do seu impulsionador, o médico e ilustre lacobrigense José Reis Júnior, que foi durante largos anos patrocinador desta iniciativa.

Cruz Vermelha Portuguesa envia 25.000 euros para o Paquistão




Fotos Alex Wynter
Decorridos quase 2 meses após o início das cheias, estimativas apontam para 1752 mortos, 2701 feridos, 1.8 milhões de lares destruídos e mais de 20 milhões de pessoas afectadas.
O Crescente Vermelho Paquistanês continua a liderar a resposta a esta catástrofe, através de 1434 voluntários no terreno, treinados especificamente para operações em situação de cheias, tendo já distribuído alimentos a mais de 82.000 famílias e outros produtos (kits de cozinha e higiene, redes mosquiteiras, cobertores, tendas, etc.) a mais de 35.000 famílias. As províncias de Sindh, Baluchistan e Punjab beneficiaram também de 300.000 pastilhas de purificação de água. Para além disso, encontram-se 11 Unidades de Resposta a Emergência (ERUs) no terreno, com o apoio de várias Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
O Crescente Vermelho Paquistanês, em conjunto com o Comité Internacional da Cruz Vermelha, já conseguiu restabelecer o contacto de 735 famílias.
O apelo de emergência lançado pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, no valor de 56 milhões de Euros, ainda está apenas coberto em cerca de 62%. Este apelo pretende ajudar mais de 900.000 pessoas nos próximos 18 meses, com material de emergência, medicamentos, tendas, kits de abrigo, cuidados médicos, água potável e melhores condições sanitárias, como também apoiar na recuperação das vítimas.
A Cruz Vermelha Portuguesa vai enviar 25.000 Euros do seu Fundo de Emergência como primeiro passo para apoiar o esforço de socorro no Paquistão.
Os donativos para este apelo poderão ser efectuados através do Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa. A Cruz Vermelha Portuguesa apela à contribuição de todos os portugueses, que não podem ficar indiferentes ao carácter urgente e dramático da situação vivida no Paquistão.

BIBLIOTECA DE LOULÉ: APRESENTAÇÃO DO LIVRO “OS MAL-AMADOS” DE FERNANDO DACOSTA


No dia 2 de Outubro, sábado, pelas 15h30, a Biblioteca Municipal de Loulé irá receber a apresentação do último livro de Fernando Dacosta intitulado “Os Mal –Amados”.
Fernando Dacosta é ficcionista e autor dramático, formado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa. Foi jornalista, período da sua vida em que publicou os trabalhos de investigação jornalística Os Retornados Estão a Mudar Portugal (Grande Prémio de Reportagem do Clube Português de Imprensa) e Moçambique, Todo o Sofrimento do Mundo (Prémios Gazeta e Fernando Pessoa). Tem mais de 20 livros publicados, repartidos pelos géneros de reportagem, teatro, romance, narrativa e conto.
“Os Mal-Amados” é uma espécie de segunda versão, refundida e recriada, acrescida e retemperada, de uma outra obra do autor, “Nascido no Estado Novo”. Dividida em cinco partes, começa na Primavera (da Marcelista ao 25 de Abril de 1974), passando pelo Verão (quente!), pelo Estio (de Sá Carneiro às aparições de Fátima), pelo Inverno (da guerra das colónias) acabando no Outono (do nosso descontentamento, nalguns casos).
Partindo de aproximações e análises muito pessoais (e vividas) de contactos com alguns dos mitos maiores do nosso País, nos últimos 50 anos, Dacosta recorda Salazar e Cunhal, Marcelo Caetano e Mário Soares, Amália Rodrigues e Natália Correia, Agostinho da Silva e Saramago, a Irmã Lúcia e Snu Abecassis, e muitos e muitos outros nomes que fizeram a grande e a pequena história do Portugal contemporâneo.
Esta iniciativa tem entrada livre.

"A Capital do Algarve está de costas para as escolas e para a educação" - PS-Faro


Através de uma nota de imprensa, que transcrevemos, o PS-Faro, liderado pelo vereador João Marques, critica a "falta de atenção do executivo para as politicas sociais e para as pessoas", e explica os seus pontos de vista:
A Câmara Municipal de Faro é a “única responsável pelo mau início do ano lectivo no Concelho, cuja má preparação está a causar problemas na maioria dos estabelecimentos de ensino” acusa o Partido Socialista de Faro, após uma primeira abordagem efectuada junto dos agrupamentos escolares de Faro, em função das inúmeras queixas, recebidas nos últimos dias pelos seus vereadores, de pais e professores.
A redução de cerca de 30 auxiliares nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, comparativamente com o ano lectivo anterior, a falta de colocação de animadoras nos jardins-de-infância (Pré-escolar) e dos professores das disciplinas de enriquecimento extra-curricular, cujas colocações são da responsabilidade do Município, estão na base, do mau inicio do ano lectivo, levando a que existam neste momento escolas em Faro que estão a encerrar às 15 horas e actividades extra-curriculares que não existem.
O Partido Socialista de Faro acusa a maioria de direita no Executivo Municipal de “insensibilidade social e de falta de planeamento e vontade política ao relegar para plano secundário o ensino, as escolas e as necessidades educativas das crianças de Faro”.
Apesar das dificuldades e dos problemas estarem a ser sentidos de forma generalizada por todas as escolas do Concelho, o PS Faro realça o caso do Agrupamento da Sé, onde a Unidade de Surdos do Algarve, a funcionar na EB1 da Penha, está a funcionar de forma insuficiente e por extrema dedicação e empenho da Directora daquele agrupamento, assim como a abertura do ensino nocturno que se encontra suspensa até que a Câmara de Faro contrate assistentes operacionais.
Segundo o levantamento efectuado pelo Partido Socialista junto dos vários Agrupamentos do Concelho existem escolas que estão a encerrar às 15h00 e jardins-de-infância (Pré-escolar público) onde não existe tão pouco uma única animadora de infância colocada.
A situação das actividades de enriquecimento curricular é também preocupante. O atraso na colocação de professores é gritante em várias escolas, situação que levou mesmo agrupamentos a adiar o seu início, com prejuízo para os alunos e respectivas famílias.
O Partido Socialista de Faro está “solidário com todos os professores e encarregados de educação e lamenta profundamente que a educação tenha deixado de ser uma prioridade para a Câmara Municipal” que, contrariamente ao que fizeram as restantes autarquias do Algarve, não aproveitou a excepção prevista em Portaria pelo Ministério da Educação, para, em tempo, renovar o contrato dos auxiliares colocados o ano passado nas escolas do Concelho.
Recorde-se que o PS/Faro já tinha alertado para a possibilidade de surgir este problema, e fez um pedido público no dia 3 de Setembro que era imperioso a “Câmara Municipal agir já!”
“A coligação de direita, em particular o seu Presidente e o seu responsável pela área da Educação, parecem ter passado o Verão de férias, esquecendo as suas responsabilidades para com a comunidade escolar de Faro”, acusa o PS adiantando que “quem não faz o trabalho de casa tem maus resultados” tentando agora justificar os problemas criados pela inacção com argumentos de contabilista, uma vez que, afirmam os socialistas, “o problema não está em saber se os rácios oficiais foram ou não cumpridos, mas em reconhecer antecipadamente que em função de todas as actividades que as escolas desenvolvem com os seus alunos não era possível o ano lectivo iniciar-se com menos cerca de três dezenas de auxiliares, sem animadoras e sem os professores das actividades extra-curriculares colocados”, conclui o documento dos socialistas farenses.

8,6 Milhões para actualizar Cadastro Predial de Tavira


A Câmara Municipal de Tavira congratula-se com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 73/2010, publicada no dia 13 de Setembro, em Diário da República que autoriza a realização da despesa de aquisição de serviços de execução do cadastro predial.
A avaliação do registo predial surge no âmbito do projecto SINERGIC- Sistema Nacional de Exploração e Gestão de Informação Cadastral, promovido pelo Instituto Geográfico Português (IGP).
Este projecto tem como objectivo viabilizar a existência de cadastro predial, em Portugal, enquanto conjunto de dados exaustivo, metódico e actualizado, caracterizador e identificador das propriedades existentes no território nacional.
Com esta actualização, fica assegurada a identificação de prédios, a unificação dos registos existentes e a produzir, a uniformização em termos informáticos e a garantia do acesso à informação por parte dos cidadãos e das empresas.
Os Municípios de Paredes, Penafiel, Oliveira do Hospital, Seia e São Brás de Alportel foram, também, contemplados nesta Resolução, resultando num investimento do Governo no montante global de €16.710.334,76, acrescidos de IVA.

“Um dia na pré-história” retorna a Alcalar




Viagem no tempo para toda a família

No dia 26 de Setembro, o Centro Interpretativo de Alcalar será palco de mais uma recriação “Um dia na pré-história”, que oferece às famílias a oportunidade de passarem um domingo diferente, viajando no tempo até ao quotidiano da comunidade local de há cinco mil anos, numa iniciatica da Câmara Municipal de Portimão e da Direcção Regional de Cultura do Algarve, integrada nas comemorações das Jornadas Europeias do Património.
A equipa do Museu de Portimão, em colaboração com a Direcção Regional de Cultura do Algarve, promete um dia animado, dinamizado através de ateliês que permitirão aos visitantes explorarem as diversas actividades da época, como a caça, a tecelagem, a cerâmica, a ceifa, a moagem, o fabrico de objectos e utensílios, ou o processo de cozer cerâmica, entre outras experiências.
A necrópole de Alcalar, localizada a cerca de 9km de Portimão, é composta por cerca de 20 sepulcros, agrupada em vários núcleos e revelando uma grande diversidade de soluções arquitectónicas.
Neste passeio, e através de sugestões de vestuário, adereços e encenações de práticas do dia-a-dia daquela época, os visitantes poderão conhecer a forma como os pré-históricos faziam as suas construções funerárias e como exploravam o território e seus recursos naturais, participando ainda nas visitas orientadas por arqueólogos, enquanto os mais pequenos vão poder experimentar técnicas, ferramentas e processos utilizados numa escavação.
As visitas, de entrada livre, podem ser feitas de manhã, entre as 10h00 e as 12h30, e da parte da tarde, das 14h00 às 16h30, sendo que a partir das 9h30 estará disponível gratuitamente um autocarro “Vai e Vem”, com partidas do Museu a cada 30 minutos e paragens no Largo do Dique, em direcção a Alcalar.
Ainda no âmbito das Jornadas Europeias do Património, o Museu de Portimão estará de portas abertas, com entradas gratuitas, nos dias 25 e 26 de Setembro.

9º FESTIVAL FLAMENCO LAGOS





Dias 16 a 18 de Setembro, pelas 21h30, no Centro Cultural de Lagos
Co-produção: C.M. Lagos e Ibérica Eventos & Espectáculos

Com a chegada dos ciganos a Andaluzia (princípios do século XV até ao séc. XVIII), a sua aportação ao flamenco foi fundamental porque estabeleceram-se em toda a região e, em cada zona, formaram núcleos e famílias que se adaptaram às formas e costumes do lugar, formando também distintos estilos de canto.

O baile flamenco surgiu muito tempo depois do aparecimento do canto. Estima-se que os primeiro bailes (Bailes de Candil “Candeeiro”) surgiram no primeiro terço do século XIX . Este nome surgiu porque os bailes eram realizados em noites de lua cheia que iluminava os pátios das casas onde decorriam os bailes. Quando não havia lua cheia os pátios tinham que ser iluminados com candeeiros, daí os bailes receberem o nome de Bailes de Candeeiros.

Com o esplendor dos Cafés Cantantes, o baile flamenco adquiriu um apogeu sem precedentes, sendo a principal atracção para o público. Os cafés deram também um grande impulso à guitarra flamenca, fundamental para o espectáculo.

Em meados da década 50, o flamenco é revalorizado e inaugura-se a época dos Tablaos de Flamenco. Em 1956 celebra-se o primeiro Concurso Nacional de Arte Flamenco em Córdoba, que deu a conhecer um dos maiores nomes do canto flamenco – Antonio Fernandéz Díaz “Fosforito”.
Desde a revolução da guitarra de Paco de Lucía, foram incorporados novos instrumentos como o cajón, o piano, a flauta, o contrabaixo, o violino... Paco de Lucía iniciou a etapa inovadora e marca o início de um esplendor sem precedentes pelo número e qualidade de grandes guitarristas que lhe seguem, entre eles verdadeiros magos del toque, G. Nuñez, Cañizares, Riqueni, Tomatito, Vicente Amigo, entre outros.

Actualmente existe uma geração de bailarinos/as que mantêm o baile flamenco em quotas de grande qualidade: Javier Barón, El Mistela, Javier LaTorre, Eva LaYerbabuena, Joselito Fernandéz, Antonio El Pipa, Farruquito... e outros como Antonio Canales, Joaquín Cortés, Israel Galván e Sara Baras, que introduzem no seu baile elementos de novidade e investigação que terão bastante influência no futuro do baile flamenco.

Bilhetes: € 10 (cada espectáculo) | Pacote dos 3 espectáculos do Festival: € 25
Informações de bilheteira e Reservas: Centro Cultural de Lagos / Tel. 282 770 450

OS DIAS DE CHOPIN NO TEATRO DAS FIGURAS


Por ocasião da celebração dos 200 Anos do Nascimento de Chopin, serão realizados dois dias de comemoração, com a projecção de um filme sobre a vida deste compositor e um concerto com o pianista Sequeira Costa.
Os Dias de Chopin consiste numa celebração à vida e obra do compositor.
No Dia Mundial da Música (01 Out), presta-se uma homenagem à Música, a Chopin e ao pianista Sequeira Costa, cuja carreira conta já com mais de cinco décadas.
Um concerto exclusivo que consagra a carreira de um dos mais internacionais pianistas portugueses, numa iniciativa da Associação Música XXI.
O concerto terá lugar no Teatro das Figuras, no dia mundial da música, a 01 de Outubro, às 21h30.

Semana do Caloiro e Feira de Santa Iria no Largo de São Francisco enquanto não há Parque de Feiras e Exposições


Através de uma nota de imprensa, que transcrevemos, a Câmara torna público que "a Semana do Caloiro e a Feira de Santa Iria serão realizadas no Parque de São Francisco. Reconhecemos que esta é uma má solução, mas não há outra alternativa":
"Pedimos, por isso, compreensão aos munícipes que se sintam legitimamente prejudicados pela manutenção deste género de eventos na sua actual localização.
Estamos a envidar todos os nossos esforços para promover uma alternativa que, neste momento, designadamente em face dos custos que assumir uma operação desta envergadura acarretaria, não está ao alcance das disponibilidades financeiras da edilidade. Inclusivamente, preparámos atempadamente um projecto de transferência destes eventos para a Penha, mas não há tempo nem os 700.000€ necessários para o concretizar.
Todavia, como temos sustentado, a criação do Parque de Feiras e Exposições é ponto de honra da autarquia de molde a prover o concelho de um espaço definitivo, moderno, multifacetado, situado no Vale da Amoreira e que supra as gritantes carências que se têm manifestado neste domínio ao longo das últimas décadas", conclui o documento da autarquia farense.