sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

10º Congresso da Água realiza-se no Algarve




A Águas do Algarve, SA, no âmbito das comemorações do seu 10 aniversário, associou-se à APRH na organização do 10º Congresso da Água que se realizará pela primeira vez no Algarve, no Hotel Pestana - Portimão, no próximo mês de Março.
O primeiro dia terá início às 18.00 horas do dia 21 de Março, DIA MUNDIAL DA ÁGUA, em que para além da entrega da documentação deste importante Encontro, serão dadas as Boas Vindas a todos os participantes.
O segundo e terceiro dias, 22 e 23 de Março respectivamente, serão dedicados às mesas redondas, sessões técnicas, visitas técnicas, e ao Jantar dançante do Congresso, com algumas surpresas pelo meio.
O último dia do Congresso será a 24 de Março, com a Entrega de Prémios APRH.
Muito resumidamente, apresentam-se os temas que serão levados ao Congresso:

Água num mundo em mudança
Alterações climáticas e processos hidrológicos
Situações hidrológicas extremas
Adaptação a mudanças globais
Segurança, risco e situações de emergência
Conhecimento para satisfação de necessidades
Água e agricultura
Água e energia
Águas subterrâneas
Hidráulica fluvial
Hidráulica marítima
Obras hidráulicas
Serviços de água e saneamento
Protecção e qualidade da água e dos ecossistemas
Monitorização
Uso eficiente da água
Governança da água na sociedade actual
Planeamento e gestão em bacias hidrográficas e áreas urbanas
Gestão e ordenamento de zonas costeiras
Quadro normativo e regulação
Sustentabilidade económica e financeira
Decisão, ética e participação pública
Para lá da Caixa d'Água
Novos conhecimentos e inovação no sector da água
Aproveitamentos não-convencionais de recursos hídricos
Formação e cultura
Educação, capacitação e divulgação
A água e o património cultural

Piscinas Municipais Cobertas de São Brás de Alportel ensinam a salvar vidas


Pelo segundo ano consecutivo, as Piscinas Municipais Cobertas de São Brás de Alportel acolhem o Curso de Nadador Salvador, uma iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, em parceria com o Instituto de Socorro a Náufragos, que pretende formar mais 30 nadadores salvadores.
A segurança em meio aquático é uma das prioridades a ter em consideração, na escolha do local que se pretende frequentar. Na piscina ou no mar, a presença do Nadador Salvador é fundamental para salvaguardar e garantir o bem-estar dos utilizadores, perante um conjunto de situações de risco.
Apostar na formação é um importante passo na valorização da vida humana, pelo que o Curso de Nadador Salvador é imprescindível à prestação de um bom serviço de informação, prevenção e resgate. Tendo em conta estes valores, as Piscinas Municipais Cobertas de São Brás de Alportel põem à disposição de todos os jovens, com mais de 18 anos, a inscrição no Curso de Nadador Salvador, até ao próximo dia 27 de Fevereiro.
A inscrição no curso implica a apresentação de um conjunto de documentos, bem como um exame de admissão, composto por exercícios de natação em diversas modalidades, teste de rapidez, apneia, mergulho em profundidade, entre outros. O Curso de Nadador Salvador decorrerá nas Piscinas Municipais Cobertas, em horário pós-laboral com uma duração prevista de 29 dias, até finais de Abril.
Para mais informações, os futuros candidatos podem contactar as Piscinas Municipais Cobertas de São Brás de Alportel através do Tel. 289840070 ou e-mail. piscinas.cobertas@cm-sbras.pt

Olhão: Biblioteca Municipal acolhe acção sobre migrações


A Biblioteca Municipal de Olhão acolhe, no próximo dia 26 de Fevereiro, às 14h30, a acção de sensibilização sobre “Migrações – Oportunidades e Respostas de Inserção”. Serão vários os temas em debate, todos de grande interesse, já que se falará de crimes como o tráfico de seres humanos.

Nesta ocasião será apresentado o Projecto SUL (objectivos e apoios prestados), falar-se-á do conceito de imigração, dos crimes associados, do fenómeno do tráfico de seres humanos ou dos indicadores e metodologias no atendimento à vítima. A cooperação e coordenação entre serviços, será outro dos temas a abordar, que terá como oradoras Rita Bessa e Júlia Cardoso, gestora e técnica do Projecto SUL.

Pretende-se com esta iniciativa, organizada pelo Município de Olhão, elucidar e familiarizar acerca do fenómeno da imigração, em especial do crime tráfico de seres humanos, promover e consciencializar acerca deste fenómeno, conhecer as reacções das vítimas e os procedimentos a adoptar com as vítimas e mostrar a importância do encaminhamento e do trabalho em rede.

As confirmações de presença devem ser feitas para redesocial@cm-olhao.pt até 19 de Fevereiro.

Olhão acolhe Campeonato Nacional de Marcha Atlética e 10º Meeting Internacional




A prova maior da Marcha Atlética Nacional realiza-se pela primeira vez no Algarve e Olhão é o concelho anfitrião do Campeonato Nacional. Cerca de 400 atletas participarão no evento, que conta com nomes grandes da marcha a nível mundial.
Na manhã do dia 21 de Fevereiro, a partir das 08h30, desfilarão na Av. 5 de Outubro – Zona Ribeirinha de Olhão – os maiores nomes da marcha nacional, com particular destaque para os locais Ana Cabecinha e Jorge Costa.
Em simultâneo decorre na cidade cubista o 10º Meeting Internacional, prova do circuito mundial, pelo que estarão presentes neste concelho algarvio alguns dos grandes nomes da modalidade a nível mundial.
Entre todos os participantes, esperam-se cerca de 400 atletas, entre eles cerca de duas dezenas de internacionais, tais como Marie Polli (Suíça), Olímpica em Atenas 2004 e Pequim 2008, Laura Polli (Suíça), Zusana Schindlerova (Rep. Checa), Olímpica em Pequim 2008, assim como Herve Davaux (França) e Antonin Boyez.
Trata-se de uma excelente oportunidade para ver ao vivo grandes atletas, num concelho com tradição na marcha – já com três atletas olímpicos – ao mesmo tempo que será possível apreciar o percurso marcado pelo extraordinário cenário da Ria Formosa.

UAlg espera perto de três mil visitantes durante a Semana Aberta 2010



De 23 a 26 de Fevereiro, nos Campi da UAlg em Faro

A Universidade do Algarve volta a abrir as portas, entre os dias 23 e 26 de Fevereiro, para receber cerca de três mil estudantes vindos de escolas do Algarve e do Baixo Alentejo, no âmbito de mais uma edição da Semana Aberta. O objectivo principal do evento é divulgar junto deste público-alvo a oferta formativa e a investigação produzida na UAlg, através de um leque variado de actividades que incluem visitas guiadas, palestras e sessões desportivas.
Mais de cinquenta actividades experimentais diárias esperam três mil jovens estudantes que vão rumar à UAlg durante a Semana Aberta 2010. Este evento, que se realiza anualmente sempre durante o segundo período lectivo do ensino secundário, integra diversas actividades, de carácter informativo, pedagógico, experimental e lúdico, oferecendo um conjunto de propostas que se dirigem a públicos diversificados como estudantes, docentes e outros agentes educativos, procurando igualmente incluir encarregados de educação e demais cidadãos interessados na oferta regional ao nível do ensino superior.
Assim, entre os dias 23 e 26 de Fevereiro, será proporcionada aos visitantes uma verdadeira viagem ao mundo da investigação, através dos vários departamentos da UAlg, onde os jovens estudantes poderão assistir e participar em actividades que contemplam áreas científicas tão distintas como as Ciências da Vida, da Terra, do Mar e do Ambiente, as Ciências Básicas e da Engenharia e as Ciências da Saúde, mas também as Ciências Sociais, da Educação e da Formação, as Artes, Literatura e História e a Economia, Gestão e Turismo.

Estudar + Experimentar = Desenvolver

Pensadas para desafiar os conhecimentos de jovens na faixa etária entre os 12 e os 17 anos, as actividades propostas durante a Semana Aberta 2010 foram desenhadas para interpelar os alunos, estimulando o seu sentido crítico e a assimilação de novos conceitos ou a estruturação de matérias já abordadas em sala de aula nas várias disciplinas que constituem os currículos do ensino secundário em Portugal.
Uma canalização doméstica, a aerodinâmica em automóveis e aviões ou o código genético das plantas são outros pontos de partida, de entre a vasta oferta apresentada ao logo da Semana Aberta.
Os jovens, acompanhados pelos seus professores, terão a oportunidade de explorar, por exemplo, teorias à primeira vista complicadas mas facilmente explicáveis com recurso a materiais de uso comum. Reciclar criativamente, ou observar “como se move a água do mar”, são breves exemplos que convidam os jovens a fazer autênticas incursões pela investigação científica produzida na UAlg.
De forma interactiva e lúdica, os alunos serão levados descobrir a importância, o potencial e as aplicações da Matemática, da Física, da Química, da Electrónica e da Informática no seu dia-a-dia.
Também na rota das ciências biomédicas os alunos poderão visitar diferentes laboratórios, conhecer temas de importância para a saúde humana, participar na observação da preparação de tecidos e células e na produção de biomateriais porosos para a regeneração óssea. Ainda na área da saúde, os jovens poderão participar num simulacro de primeiros socorros e de técnicas de diagnóstico e terapêutica em consequência de um acidente rodoviário.
Nas ciências sociais, destaque ainda para as visitas guiadas aos laboratórios de Arqueologia ou para a transmissão em directo de um jornal universitário.
Economia, Gestão e Turismo dão-se a conhecer através da troca de experiências académicas e de actividades centradas nas suas áreas de formação.
Desporto e lazer em força na Semana Aberta
Organizada pela Associação Académica da UAlg, decorre em simultâneo a Semana do Desenvolvimento Pessoal, que inclui actividades como Reiki, Shiatsu e workshops sobre yogaterapia, auto-massagem e técnicas de relaxamento, entre muitos outros.

Palmeiras Resort/Prio/Tavira, apresentada hoje no Mercado da Ribeira, em Tavira




A equipa profissional Palmeiras Resort/Prio/Tavira foi apresentada hoje no Mercado da Ribeira, em Tavira. A equipa de ciclismo profissional Palmeiras Resort/Prio/Tavira foi apresentada à imprensa, aos patrocinadores, e público em geral, pelas 16 horas.
Palmeiras Resort/Prio/Tavira pedala na Volta ao Algarve
É mais uma edição da Algarvia que percorre as estradas do sul do país entre os próximos dias 17 (4ª feira) e 21 (domingo) deste mês. Com cinco etapas, e um total de 724.9 quilómetros, o contra-relógio Individual do último dia, que une Lagoa e Portimão, será decisivo.
A Avenida Eduardo Mansinho, em Tavira, recebe o final da quarta etapa, quando estiverem percorridos os 169 quilómetros que arrancam em Cacela.
Pela formação Palmeiras Resort/Prio/Tavira, o director desportivo seleccionou David Blanco, Alejandro Marque, Nelson Vitorino, Ricardo Mestre, Daniel Mestre, Henrique Casimiro, Samuel Caldeira e Tomas Metcalfe.
Antes desta primeira grande corrida que junta nomes sonantes do ciclismo mundial, os corredores têm pela frente a habitual Prova de Abertura, a decorrer entre Quarteira e Faro, no dia 14, domingo. Os corredores a assinar o livro de ponto são Cândido Barbosa, David Blanco, David Livramento, Alejandro Marque, Luís Silva, André Cardoso, Nelson Vitorino, Ricardo Mestre, Daniel Mestre e Henrique Casimiro.

Olhão Terra de Eventos


Projecto Limpar Portugal no dia 20 de Março: à imagem do que foi conseguido na Estónia em 2008, onde todos se uniram e conseguiram num só dia limpar todo o País, também em Portugal, um grupo de cidadãos decidiu avançar com este projecto (ver em http://www.limparportugal.org). Em Olhão já se formou um grupo de voluntários, com uma coordenação. Qualquer cidadão pode inscrever-se neste grupo, para participar na preparação de todo o esforço que irá culminar dia 20 de Março. Actualmente, as inscrições podem ser feitas on-line na página da APOS aqui.


16 de Fevereiro - Terça-feira (21.30h) - Cineclube de Olhão apresenta "Andando" de Hirokazu Koreeda (M/12), em exibição na SALA 3 no RIA SHOPPING com o elenco: Hiroshi Abe, Yui Natsukawa, You; 2008 // 114min. // Drama, Japão.
Conheça o dia a dia de uma família no Japão - «O regresso em forma de Hirokazu Koreeda» Vasco Baptista Marques, Expresso. Andando de: Hirokazu Koreeda


O RIAS (Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens) localizado em Olhão, na Quinta do Marim, encontra-se a desenvolver uma campanha que permite o apadrinhamento de um animal selvagem que se encontre em recuperação no centro (cartaz em anexo).
Ao apadrinhar um animal terá a possibilidade de assistir à sua devolução à Natureza (se tal for possível no final do processo de recuperação) e receberá um certificado de apadrinhamento. Poderá também solicitar informações e fotos do animal apadrinhado. O seu contacto será inserido na lista de divulgação do RIAS para que possa receber informações sobre as próximas actividades em que poderá participar, tornando-se, desta forma, um membro activo na dinamização da recuperação de animais selvagens em Portugal.
Espécies de animais actualmente em recuperação no RIAS:

Com uma contribuição mínima de 15€ cada:
Coruja-do-mato (Strix aluco)
Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
Águia-calçada (Aquila pennata)
Águia-cobreira (Circaetus gallicus)
Peneireiro-cinzento (Elanus caeruleus)
Gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Gaivota-de-asas-escuras (Larus fuscus)
Guincho (Larus ridibundus)
Maçarico-galego (Numenius phaeopus)
Garça-boieira (Bubulcus ibis)
Com uma contribuição mínima de 25€ cada:
Grifo (Gyps fulvus)
Ganso-patola (Morus bassanus)
Texugo (Meles meles)
Ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)
Para qualquer informação, agradecemos contacto através do e-mail rias.aldeia@gmail.com ou do telefone 927659313 (RIAS).
Consulte ainda o blog do RIAS em rias-aldeia.blogspot.com, o site da ALDEIA em www.aldeia.org ou a página do RIAS no Facebook aqui.
fonte: APOS - ASSOCIAÇÃO DE VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL E AMBIENTAL DE OLHÃO

Obras inauguradas em Moncarapacho



O dia de ontem foi de festa em Moncarapacho. O presidente da Câmara de Olhão, Francisco Leal, acompanhado do presidente da Junta, José Marcelino Dias, inaugurou três obras que muito vêm beneficiar a população, que aderiu em peso às cerimónias.
Agora, Moncarapacho já tem três espaços dedicados ao encontro das famílias e dos cidadãos em geral. Foram inaugurados o Parque de Merendas, o Parque Infantil e Geriátrico e os arranjos exteriores junto à Igreja Matriz. Obras que tiveram um tempo de execução de aproximadamente dois meses e que custaram cerca de 400 mil euros.
“Este é um dia importante para a freguesia de Moncarapacho, mas também para o concelho de Olhão”, frisou o autarca Francisco Leal, ao inaugurar o Parque de Merendas, “junto a uma magnífica ribeira, com água cristalina. Estes espaços em plena natureza são cada vez mais importantes”. “Esta obra era um anseio da população de Moncarapacho há muitos anos”, disse por sua vez o presidente da Junta de Freguesia local. “É um espaço diferente de muitos que conhecemos, com a água a correr mesmo aqui atrás”, disse satisfeito José Marcelino Dias, que agradeceu à Câmara de Olhão os equipamentos de que Moncarapacho passou a dispor neste dia.
Foi igualmente inaugurado o Parque Infantil e Geriátrico, localizado junto às escolas. Para crianças e avós, “já que actualmente são os avós que acompanham os netos ao parque”, referiu Francisco Leal, este espaço por juntar os dois tipos de equipamentos é pioneiro no concelho. “Vamos repetir noutras freguesias”, garantiu o autarca.
Os responsáveis políticos, convidados e população deslocaram-se depois para o espaço junto à Igreja Matriz, onde foram inaugurados os arranjos exteriores daquela zona, que permitiu ligar as outras duas igrejas mais pequenas ali existentes e o jardim. “Passará a ser um espaço em que a principal preocupação serão os peões, com o novo piso, maioritariamente em calçada e nova iluminação. Enriquecemos o património histórico e arquitectónico com esta intervenção” disse Francisco Leal, num dia dedicado a apresentar novas infra-estruturas em Moncarapacho.

Em Monchique: ALGAR patrocina XVII Feira de Enchidos



Nos próximos dias 6 e 7 de Março, a vila de Monchique recebe a XVII Feira dos Enchidos Tradicionais da Serra de Monchique. O evento, que já é considerado um dos mais importantes do sul do país, vai decorrer no Heliporto Municipal da vila.
O certame conta com mais de meia centena de expositores e pretende dar a conhecer e promover a salsicharia artesanal serrana confeccionada com carne de porco preto e produzida segundo os métodos tradicionais da região. Os visitantes poderão ainda descobrir outros produtos da serra como a tradicional aguardente de medronho, o mel, a doçaria caseira, os licores, a singularidade do artesanato local e os deliciosos pratos típicos da gastronomia local.
A animação musical também vai ser uma constante da Feira de Enchidos Tradicionais. Durante todo o fim-de-semana a Farra Fanfarra irá tocar e encantar os visitantes do certame. No sábado, 6 de Março, pelas 17h00 terá lugar a 9ª Gala Internacional do Acordeão, e pelas 21h30, aguarda-se a actuação do grupo Xaile. No domingo, dia 7 de Março, a animação estará a cargo do conceituado apresentador e humorista Fernando Mendes.
Integrada no certame, haverá lugar para a Mostra Gastronómica que pretende revelar a singularidade da gastronomia local. Este ano, conta-se com a participação de uma dezena de restaurantes do concelho: «Charrette», «Palmeirinha dos Chorões», «Estalagem Abrigo da Montanha», «Teresinha», «Jardim das Oliveiras», «O Fernando», «Luar da Fóia», «Paraíso da Montanha», «O Planalto», «O Parque» e «Fonte dos Chorões», que convidam os visitantes a provar as suas especialidades.
ALGAR marca presença
A ALGAR patrocina mais uma vez a Feira de Enchidos Tradicionais, com o intuito de apostar sempre no que de melhor se faz na região. A ALGAR estará presente com um stand próprio e promocional do NutriVerde, um correctivo agrícola orgânico obtido exclusivamente a partir de resíduos verdes provenientes de parques, jardins, campos de golfe, etc.
Este correctivo obtido através do processo de compostagem nas estações próprias de Tavira e Portimão, é amigo do ambiente, pois replica o processo de biodegradação natural, é controlado em laboratório acreditado e certificado para utilização em agricultura biológica.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Monchique mantém o seu esforço no sentido da recuperação e promoção das especificidades locais, (tradições, artesanato, e gastronomia), apostando na promoção de um turismo sustentável em espaço rural.
A Feira dos Enchidos Tradicionais é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Monchique com o apoio da ALGAR, Direcção Regional da Agricultura do Algarve, Associação dos Produtores de Enchidos de Monchique, Região de Turismo do Algarve, Direcção de Serviços Veterinários da Região do Algarve, entre outras entidades.

“O Macaco do Rabo Cortado” de ‘visita’ a Olhão


A peça infantil “O Macaco do Rabo Cortado” fará a alegria dos mais pequenos no próximo dia 20, às 16h00, no Auditório Municipal de Olhão. O espectáculo, de grande interactividade com o público, é apresentado pela Companhia de Teatro ‘Lendias d’Encantar’.

“Era uma vez um macaco mariola, que andava de bata e sacola, como se fosse para a escola. Mas não ia. Era tudo a fingir. Os rapazes, quando o viam passar, troçavam dele e gritavam: - Macaco escondido com o rabo de fora... Macaco escondido com o rabo de fora... Pois era. Realmente o rabo sobrava de bata e, muito comprido e retorcido, corria atrás do macaco para onde quer que ele fosse”. Assim se inicia o conto de António Torrado que tantos adultos guardam na memória. Todos conhecemos o conto tradicional sobre o macaco que, para ser igual a todos quantos o rodeiam, decide cortar o rabo. A partir daí vê-se envolvido numa gigante teia de trocas e baldrocas de onde, regra geral, sai sempre a perder.

A lengalenga “Do meu rabo fiz navalha, da navalha fiz sardinha, da sardinha fiz farinha, da farinha fiz menina e da menina fiz viola..." foi celebrizada por António Torrado e agora as Lendias d'Encantar dramatizaram o conto que fala do macaco que decidiu cortar o rabo e apresentam-no nas salas de teatro e em escolas por todo o país. Durante o espectáculo existe uma interactividade com o público, o que fomenta uma grande empatia com as personagens da estória, tornando-a bastante atractiva. Uma excelente oportunidade para ver o Macaco ‘ao vivo’ no Auditório Municipal de Olhão.