quinta-feira, 2 de junho de 2011

Governador Civil realça importância da justiça na manutenção da democracia

O Governador Civil de Faro, Carlos Silva Gomes, realçou hoje, durante uma palestra sobre o tema ‘Regime Processual Civil Experimental”, realizada no Salão Nobre, a importância da justiça enquanto bem social indispensável para a construção e manutenção da democracia.
“O acesso à justiça é um direito garantido a todos os cidadãos que vivem em democracia, mas esse direito só pode ser cumprido quando a própria justiça possui alicerces eficazes ao seu exercício e aplicação”, referiu o Governador Civil, na abertura da conferência dirigida a juízes, advogados e funcionários judiciais do Algarve.

Para Carlos Silva Gomes, a criação de novos instrumentos que sirvam a justiça deve ser encarada como factor de desenvolvimento e enriquecimento de um País, pelo que o interesse dos profissionais desta área no pleno domínio desses instrumentos é reveladora do seu grande empenho na melhoria de uma justiça cada vez mais acessível e rigorosa.

Na sessão de abertura da conferência, Carlos Silva Gomes referiu ainda que, para além das acções protocolares a que está destinado, o Salão Nobre do Governo Civil está aberto a todas as iniciativas da sociedade civil que, neste espaço, dispõe de excelentes condições para a exposição e o debate de questões dominantes da vida e do futuro da região.

A palestra promovida hoje no Salão Nobre, pelo Círculo Judicial de Portimão e o Conselho Distrital de Faro da Ordem dos Advogados, visou debater o Regime Processual Civil Experimental, já aplicado no Algarve, nomeadamente na Comarca de Portimão.

Teatro da Garagem apresenta Snapshots em Olhão

Na noite de 17 de Junho, às 21h30, 0 Teatro da Garagem apresenta no Auditório Municipal de Olhão a peça Snapshots, com texto e encenação de Carlos J. Pessoa, onde se tenta fazer uma aproximação teórica do que é a fotografia. Um convite à liberdade e à aventura a não perder!

O cenário é o estúdio de Miss Mara: um ecrã negro que ocupa o fundo de cena onde são projectados materiais videográficos, o chão é uma piscina de fotografias.

Todo o espaço da cena é atravessado diagonalmente por um trampolim com cerca de um metro de altura. Cada cena tem, do ponto de vista da história que conta, autonomia própria, podendo ser lida independentemente das outras. Contudo, procura-se uma ordenação, um sentido de principiar e de acabar.

Às actrizes e aos actores é-lhes sugerida uma permanência como se o teatro entrasse na vida de uma forma, desejavelmente, feliz. Esta disciplina faz parte de uma técnica singular, diferenciada de artista para artista.

Miss Mara anda sempre com uma máquina fotográfica e fotografa sem olhar – é a mão que vê. Veste um casaco comprido da Max Mara, género Corto Maltese. Miss Mara tenta construir possibilidades ficcionais a partir do material fotográfico e cénico disponível.

Com texto, encenação e concepção plástica de Carlos J. Pessoa e dramaturgia de David Antunes, Snapshots conta com as interpretações de Ana Palma, António Banha, Carolina Sales, David Cabecinha, Dinis Machado, Fernando Nobre, José Neves, Maria João Vicente, Miguel Mendes, Nuno Nolasco, Nuno Pinheiro e Tiago Lameiras.

Universidade do Algarve homenageia Turismo com Doutoramentos Honoris Causa e Fórum Internacional

O Turismo vai estar em destaque durante três dias na Universidade do Algarve. André Jordan e Taleb Rifai distinguidos com a atribuição de Doutoramento Honoris Causa, numa cerimónia que decorreu no Grande Auditório da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, em Faro.

Já nos dias 2 e 3, terão lugar, em Vilamoura, a conferência «Tourism and Science: Bridging Theory and Practice», onde estarão presentes algumas das personalidades mundiais mais influentes na área do turismo.


Doutoramentos Honoris Causa

Esta cerimónia contemplou uma sessão pública aberta à comunidade, com várias intervenções, das quais se destacam a do Reitor da Universidade do Algarve, Prof. Doutor João Guerreiro, e os discursos dos dois novos Doutores da Universidade do Algarve. Jorge Sampaio e Jafar Jafari serão respectivamente os padrinhos de André Jordan e de Taleb Rifai.

Sobre André Jordan

André Jordan nasce na Polónia em 1933. Formado em jornalismo no Brasil, assume a gestão dos negócios familiares no ramo imobiliário, na América e na Europa.

A actividade empresarial leva-o ao Algarve onde dinamiza a instalação dos melhores empreendimentos turísticos, designadamente a Quinta do Lago e Vilamoura. A concretização do projecto do Belas Clube de Campo, em Lisboa, contou também com o seu envolvimento.

André Jordan contribui, assim, para o desenvolvimento e inovação do turismo nacional, tendo sido reconhecido com inúmeras distinções em Portugal, no Brasil e nos Estados Unidos da América, das quais se destacam, entre outras, a Grã Cruz da Ordem do Mérito, a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (Portugal) e o título de Grande Oficial das Ordens do Rio Branco e de Tamandaré (Brasil).

Porém, o seu percurso enquanto empreendedor, gestor e conciliador de interesses não se resume a uma dimensão puramente económica. Além de estar associado a grandes fundações culturais e museus, em Portugal e no estrangeiro, foi fundador do Festival Internacional de Música do Algarve e promotor de iniciativas culturais em vários concelhos algarvios.

Destaque-se, ainda, que em 2009 André Jordan cria um prémio destinado a estimular trabalhos de investigação científica nas áreas da economia, da gestão e do turismo.

Publicou também vários livros, sendo O Rio Que Passou Na Minha Vida e o Posto de Observação os seus títulos mais recentes.

Sobre Taleb Rifai

Taleb Rifai nasceu no Egipto, no ano de 1949. O seu percurso combina experiência política, conhecimento técnico na área do turismo e desempenho de altos cargos em instituições internacionais, assim como distinções atribuídas por vários países, entre os quais França e Itália.

Bacharel em Arquitectura pela Universidade do Cairo (1973), é mestre em Arquitectura, pelo Instituto de Tecnologia de llinóis (IIT), em Chicago (1979) e doutor em Urbanismo pela Universidade da Pensilvânia, em Filadélfia (1983).

Entre 1999 e 2003, assumiu várias pastas no governo da Jordânia, primeiro como Ministro para o Planeamento e Cooperação Internacional, depois como Ministro da Informação e, em 2001, como Ministro do Turismo. Nessa qualidade, criou o primeiro Parque Arqueológico da Jordânia, na antiga cidade de Petra, e promoveu outros projectos em cidades como Gérasa e Wadi Rum.

Desde 2009, Taleb Rifai ocupa o cargo de Secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT).

«Tourism and Science: Bridging Theory and Practice»│2 e 3 de Junho

Cerca de duas centenas de especialistas mundiais participam neste Fórum, cujo tema central será a ligação entre a teoria e a prática, lançando uma nova forma de olhar o Turismo. Das várias personalidades presentes, destacam-se Lisa Ruhanem, Especialista em alterações climáticas e sustentabilidade, Ulrika Richardson Golinski, Especialista das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Christophe De Bruyn, Consultor da OMT para a Governança e Políticas Públicas, Jafar Jafari, Especialista mundial na área do Turismo e Professor catedrático convidado da Universidade do Algarve, e Edouard Fayos-Solá, Secretário para a Europa da UNTWO.

Quinta Pedagógica de Portimão entregou 500 brinquedos

No dia 1 de Junho, a equipa da Quinta Pedagógica de Portimão procedeu à entrega dos cerca de 500 brinquedos, angariados numa campanha inspirada no Dia Mundial da Criança e que contou com a adesão de muitas pessoas.

Os brinquedos, destinados a crianças desfavorecidas, foram distribuídos pelas seguintes instituições: Lar de Crianças Bom Samaritano, GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes, Projecto CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social e os Centros Comunitários da Cruz da Parteira e da Coca Maravilhas.

Os responsáveis da Quinta Pedagógica de Portimão dirigem uma palavra especial de agradecimento a todos os que participaram de forma generosa nesta iniciativa.