quinta-feira, 2 de junho de 2011

Universidade do Algarve homenageia Turismo com Doutoramentos Honoris Causa e Fórum Internacional

O Turismo vai estar em destaque durante três dias na Universidade do Algarve. André Jordan e Taleb Rifai distinguidos com a atribuição de Doutoramento Honoris Causa, numa cerimónia que decorreu no Grande Auditório da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, em Faro.

Já nos dias 2 e 3, terão lugar, em Vilamoura, a conferência «Tourism and Science: Bridging Theory and Practice», onde estarão presentes algumas das personalidades mundiais mais influentes na área do turismo.


Doutoramentos Honoris Causa

Esta cerimónia contemplou uma sessão pública aberta à comunidade, com várias intervenções, das quais se destacam a do Reitor da Universidade do Algarve, Prof. Doutor João Guerreiro, e os discursos dos dois novos Doutores da Universidade do Algarve. Jorge Sampaio e Jafar Jafari serão respectivamente os padrinhos de André Jordan e de Taleb Rifai.

Sobre André Jordan

André Jordan nasce na Polónia em 1933. Formado em jornalismo no Brasil, assume a gestão dos negócios familiares no ramo imobiliário, na América e na Europa.

A actividade empresarial leva-o ao Algarve onde dinamiza a instalação dos melhores empreendimentos turísticos, designadamente a Quinta do Lago e Vilamoura. A concretização do projecto do Belas Clube de Campo, em Lisboa, contou também com o seu envolvimento.

André Jordan contribui, assim, para o desenvolvimento e inovação do turismo nacional, tendo sido reconhecido com inúmeras distinções em Portugal, no Brasil e nos Estados Unidos da América, das quais se destacam, entre outras, a Grã Cruz da Ordem do Mérito, a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (Portugal) e o título de Grande Oficial das Ordens do Rio Branco e de Tamandaré (Brasil).

Porém, o seu percurso enquanto empreendedor, gestor e conciliador de interesses não se resume a uma dimensão puramente económica. Além de estar associado a grandes fundações culturais e museus, em Portugal e no estrangeiro, foi fundador do Festival Internacional de Música do Algarve e promotor de iniciativas culturais em vários concelhos algarvios.

Destaque-se, ainda, que em 2009 André Jordan cria um prémio destinado a estimular trabalhos de investigação científica nas áreas da economia, da gestão e do turismo.

Publicou também vários livros, sendo O Rio Que Passou Na Minha Vida e o Posto de Observação os seus títulos mais recentes.

Sobre Taleb Rifai

Taleb Rifai nasceu no Egipto, no ano de 1949. O seu percurso combina experiência política, conhecimento técnico na área do turismo e desempenho de altos cargos em instituições internacionais, assim como distinções atribuídas por vários países, entre os quais França e Itália.

Bacharel em Arquitectura pela Universidade do Cairo (1973), é mestre em Arquitectura, pelo Instituto de Tecnologia de llinóis (IIT), em Chicago (1979) e doutor em Urbanismo pela Universidade da Pensilvânia, em Filadélfia (1983).

Entre 1999 e 2003, assumiu várias pastas no governo da Jordânia, primeiro como Ministro para o Planeamento e Cooperação Internacional, depois como Ministro da Informação e, em 2001, como Ministro do Turismo. Nessa qualidade, criou o primeiro Parque Arqueológico da Jordânia, na antiga cidade de Petra, e promoveu outros projectos em cidades como Gérasa e Wadi Rum.

Desde 2009, Taleb Rifai ocupa o cargo de Secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT).

«Tourism and Science: Bridging Theory and Practice»│2 e 3 de Junho

Cerca de duas centenas de especialistas mundiais participam neste Fórum, cujo tema central será a ligação entre a teoria e a prática, lançando uma nova forma de olhar o Turismo. Das várias personalidades presentes, destacam-se Lisa Ruhanem, Especialista em alterações climáticas e sustentabilidade, Ulrika Richardson Golinski, Especialista das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Christophe De Bruyn, Consultor da OMT para a Governança e Políticas Públicas, Jafar Jafari, Especialista mundial na área do Turismo e Professor catedrático convidado da Universidade do Algarve, e Edouard Fayos-Solá, Secretário para a Europa da UNTWO.