segunda-feira, 9 de maio de 2011

Paróquia de Almancil vai lançar primeira pedra da nova igreja paroquial

No próximo dia 13 deste mês realiza-se o lançamento da primeira pedra da futura igreja paroquial de Almancil, com respetiva celebração de bênção. A futura sede da paróquia será construída no centro da vila, num terreno cedido pela Câmara Municipal de Loulé com mais de 3000 m2, próximo da escola EB1 e do Pingo Doce.
Dedicada a Nossa Senhora de Fátima, a igreja terá dois pisos, sendo que num ficará o espaço de culto propriamente dito e, no outro, um salão, salas e respetivos anexos de apoio.

Igreja de S. Lourenço - Almancil

No próximo dia 13 deste mês realiza-se o lançamento da primeira pedra da futura igreja paroquial de Almancil, com respetiva celebração de bênção. A futura sede da paróquia será construída no centro da vila, num terreno cedido pela Câmara Municipal de Loulé com mais de 3000 m2, próximo da escola EB1 e do Pingo Doce.
Dedicada a Nossa Senhora de Fátima, a igreja terá dois pisos, sendo que num ficará o espaço de culto propriamente dito e, no outro, um salão, salas e respetivos anexos de apoio.
Inserido na primeira fase do projeto do Complexo Paroquial de Almancil – que compreende primeiramente a construção da igreja e, numa segunda fase, a edificação do Centro Paroquial de Almancil –, o templo, cuja primeira pedra será agora lançada, é uma necessidade premente daquela comunidade paroquial. Já que Almancil tem traçado um caminho de grande desenvolvimento e que, em consequência disso, esta era uma necessidade sentida já há algum tempo. Este futuro complexo paroquial é um sonho de algumas décadas e que parte “do zero”. No caso da igreja, só a construção orça em cerca de 2 milhões de euros, segundo aponta uma estimativa.
Embora deva ser construída essencialmente com recurso a fundos paroquiais, a futura igreja deverá contar com um apoio da Câmara de Loulé, oficializado através de um protocolo a assinar futuramente.
A obra, cuja construção deverá demorar um ano, arrancará brevemente. A cerimónia de lançamento da primeira pedra tem então início pelas 19h, com uma celebração mariana seguida da bênção, ambas presididas pelo pároco.
Já o Centro Paroquial de Almancil será construído num terreno distinto mas próximo da futura igreja, e deverá começar a ser construído apenas depois do templo estar concluído.

As restantes duas construções serão fundamentalmente construídas com recurso a fundos particulares e poderão arrancar em simultâneo com a igreja de Almancil. A creche e ATL, cujo anteprojeto está concluído, serão comparticipados por uma família estrangeira.
A igreja de Vale do Lobo, dedicada a Nossa Senhora da Piedade, popularmente conhecida como Mãe Soberana, irá localizar-se num extremo de Vale do Lobo 3, na avenida que liga a Quinta do Lago a Vale do Lobo, e terá também dois pisos, sendo um deles destinado ao espaço de culto e outro a um salão e salas com respetivos anexos.
A obra, cujo projeto de arquitetura está concluído, custará cerca de 1,6 milhões de euros e será comparticipada, em mais de 50%, por Vale do Lobo ao abrigo das contrapartidas (criação de infraestruturas para a comunidade e visitantes) que aquele aldeamento turístico teve de dar aquando do seu plano de desenvolvimento estabelecido com a Câmara de Loulé e outras entidades. Para além disso deverá contar ainda com uma colaboração do município.

OLHÃO COM MAIO CULTURAL


Auditório Municipal acolhe Campeonato de Leitura - Olhão assinala Dia Internacional dos Museus - Teatro infantil com O Patinho Feio

Auditório Municipal acolhe Campeonato de Leitura

A final do Campeonato de Leitura, uma iniciativa conjunta do Auditório Municipal, Biblioteca Municipal e Casa da Juventude de Olhão, acontece no próximo dia 20 de Maio, a partir das 14h00, no Auditório. A iniciativa tem como objectivos a promoção dos hábitos de leitura e a valorização da nossa língua e da sua correcta utilização.
A ideia surgiu de uma actividade promovida em 2010 pelo Agrupamento Prof. Paula Nogueira. As entidades promotoras entenderam que era uma mais-valia estender a iniciativa às restantes escolas e jovens do concelho de Olhão, devido ao valor educacional do evento.
Assim, o campeonato destina-se a todos os alunos do 3º ao 12º ano do concelho de Olhão. A partir de uma série de provas de pré-selecção, os alunos finalistas concorrem a uma prova final no Auditório Municipal de Olhão, frente a um júri de personalidades de referência nas áreas da cultura e de promoção da leitura.
O espectáculo final contará ainda com as actuações de artistas convidados estando já confirmadas as presenças de Viviane, de elementos do Conservatório de Música de Olhão, de Paulo Moreira e de um grupo de dança hip-hop.

Olhão assinala Dia Internacional dos Museus

São várias as actividades previstas para celebrar o Dia Internacional dos Museus, a 18 de Maio, na cidade olhanense. Um ciclo de visitas guiadas e a iniciativa Museu ao Pôr-do-Sol são duas das propostas do Museu da Cidade.
O Museu da Cidade de Olhão vai assinalar o Dia Internacional dos Museus com a realização de várias actividades de forma a contribuir para informar e mobilizar a comunidade e a sociedade em geral para a necessidade de encarar o Património como algo de seu, protegendo-o e valorizando-o, para que as gerações futuras o possam fruir também.
O Dia Internacional dos Museus, uma iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se desde o ano de 1977 no dia 18 de Maio. O tema das comemorações em 2011 é Museus e Memória.
Os museus são locais de memória por excelência sendo que os objectos das suas colecções nos contam histórias. O Museu torna-se uma referência fundamental para preservação da memória das comunidades. O desafio colocado pelo ICOM é que todos encarem os objectos das colecções museológicas, e as memórias a eles associadas, como expressões valiosas do seu património natural e cultural.

PROGRAMA:

Ciclo de visitas guiadas
11h00 – Visita guiada “O Compromisso Marítimo de Olhão e a sua Casa”
15h00 – Visita guiada “ As vias romanas em Olhão”

Museu ao pôr-do-sol | 17h30 – 22h00
O museu sai para o Largo da Restauração com propostas de várias actividades para a comunidade.
18h30 – Visitas em família e oficina “Uma peça do Museu – As palavras que saem dos objectos”
19h00 – Museu com hu(a)mor – Interpretação pelo grupo “A Gorda”
20h00 – Visita guiada “O Compromisso Marítimo de Olhão e a sua Casa”
21h00 – Visita guiada “ As vias romanas em Olhão”


Teatro infantil com O Patinho Feio

O Teatro delle Briciole – Solares Fondazione delle Arti, traz ao Auditório Municipal de Olhão O Patinho Feio, representação integrada no projecto de programação em rede “MOVIMENTA-TE” do Algarve Central. Com exibições a 17 e 18 de Maio às 10h30 e 15h00, o espectáculo destina-se a alunos das escolas do concelho.
Numa terra de gelo, uma casa de madeira esconde no seu interior o coração mecânico de um relógio de cuco que mede o tempo da história com batidas precisas e dá vida e calor aos três personagens que a habitam, um homenzinho velho e magro, o Sr. Hans e os seus dois ajudantes, o Sr. Tric e a Sra. Trac.
O homenzinho passa o tempo a escrever histórias que já estão na sua cabeça como pequenas sementes que germinam com sol, o vento e algumas gotas de chuva. O conto desenvolve-se no espaço das cores e da atmosfera de uma aguarela de Carl Larsson, onde tudo está à vista na terra e no ar.
Na terra, um tapete ligado com os lugares da história; no céu os utensílios roubados à cultura camponesa e uma ténue iluminação de candelabros.
O Patinho Feio resiste, desafia a força da natureza, foge dos maus encontros, pensando, enquanto o gelo do pequeno lago lhe gela o corpo, que depois do Inverno vem a Primavera.
No fim, vê recompensada a sua determinação quando olhando o seu reflexo na água reconhece finalmente a imagem exterior que é a sua.
Um espectáculo de cariz educativo que os alunos olhanenses não vão esquecer, com certeza.

ERA OBRIGATÓRIO VENCER E VENCEU

Numa fase em que os pormenores técnicos são importantes, o jogo começou com cerca de trinta minutos de atraso, porque os árbitros estiveram antes a apitar um outro jogo e chegaram atrasados ao Pavilhão de Tavira. No início houve bastante equilíbrio e ao intervalo o resultado era favorável à equipa da casa, por três golos.

O início da segunda parte foi cauteloso por parte das duas equipas, mas a do Clube de Vela soube impor-se e mesmo no homem a homem, com Vladimir a ser bloqueado, ultrapassou essa dificuldade e aos vinte e três minutos, tinha seis golos de diferença.


ANDEBOL: NACIONAL DA 3ª. DIVISÃO - FASE DE SUBIDA: CLUBE VELA TAVIRA, 34 – ILHAVO, 30
O resultado no final, não traduz a verdade do que aconteceu dentro do recinto de jogo, porque a superioridade que o Vela demonstrou não se traduz em quatro bolas de diferença, mas sim em 7 ou 8, como nos disse, no final do jogo, o treinador, Professor Hélder Leal. “O que é um facto é que tivemos algumas desatenções. Tivemos uma arbitragem que deixou em pouco a desejar – não são os árbitros os culpados, são quem os nomeia, porque tiveram de fazer um jogo em Olhão e vieram para aqui a correr – penso que é uma falta de respeito dos organismos dirigentes do andebol nacional, para com os jogadores, com o público, com toda agente até pelo próprio andebol, os árbitros, numa fase final do campeonato em que estão em jogo uma série de coisas significativas de investimentos desportivos e em termos económicos, o jogo começar trinta minutos depois da hora é inconcebível.
Voltando ao jogo o Ílhavo é uma equipa muito complicada, principalmente a atacar, porque o faz de uma maneira diferente que confunde um bocado. O Vela está habituado a jogar com equipas mais fortes.
O Vela hoje, deu um grande passo pois além de ter ascendido ao 2º. lugar, ficou a um ponto do primeiro, o Infesta, o que é importante para a subida de divisão que é o nosso objectivo.
Arbitragem irregular.

FICHA TÉCNICA

Pavilhão: Municipal de Tavira
Árbitros: Joaquim Diogo e João Baleiza
C. VELA: Nuno Vicente, Ângelo Pereira, Saul Assis (1), Vladimir Bolotskikh (10), Duarte Ribeiro (6), Luís Palmilha (4), Carlos Abraul (7), Hugo Santos, David Roberto, João Palhinha, Gueorgui Kovatchky (2), Abel Nunes (4). Flávio Fernandes e Cláudio Carmo
Treinador: Professor Hélder Leal
ÍLHAVO: Rui Silva, João Sousa (2), Paulo Magano (1), André Esteves (4), André Lopes (7), Tiago Gonçalves (5), Sérgio Costa (9), João Pereira, Bruno Morgado, André Bóia, Tiago Pereira, Tiago Silva (2) e Nuno Neto
Treinador: João Oliveira
Ao intervalo: 15– 12

Geraldo de Jesus

Olhão: Grupo de teatro A Gorda apresenta-se em casa

“E a Velha lá Continuava a Descascar Ervilhas” é o nome da peça de teatro que A Gorda, associação sócio-cultural de Olhão, leva ao palco do Auditório Municipal local nos dias 13 e 14 de Maio a partir das 21h30.

Esta peça de teatro, com base num texto escrito e apresentado publicamente, pela primeira vez, em 1995, surge como um pretexto para expor as relações de amor e morte entre mulheres e homens, filhos e bastardos, príncipes e princesas, segredos e mentiras, inveja e mau olhado, o quebrante e o aquebrantado, o poder e o já não poder mais. Tudo isto visto aos olhos de uma velha, vivida, que na rotina diária de um horrível quotidiano lá continua a descascar ervilhas.
A encenação procura revelar a teatralidade dessas relações. Os figurinos não são inocentes. Também não o são as personagens. Revisitado o texto, amadureceu-se a narrativa mas manteve-se o conceito do espectáculo que, na altura, esteve em cena durante quatro anos. O resultado é uma divertida comédia, com momentos de tensão, em que o público revendo-se em uma ou outra situação acaba por rir de si próprio e, já agora, dos outros.
Com texto, encenação e figurinos de João Evaristo, cenografia e responsabilidade técnica de Sousa, adereços de Joaquim Parra e operações técnicas de Zeta Duarte, “E a Velha lá Continuava a Descascar Ervilhas” conta com as interpretações de Billy Guerreiro, Henrique Dias, Joaquim Parra, João Evaristo, Marta Vargas, Nicole Lissy, Paulo Moreira (Voz Off); Sabrina Ildefonso e Paulo Martins.

Aposta na diversidade de estímulos ao ingresso no ensino superior é investimento no futuro do País considera Governador Civil de Faro

“O investimento no ensino superior representa um investimento no futuro do nosso País, sendo por isso muito importante a aposta na diversidade de estímulos para que os jovens optem pela formação académica”, referiu hoje o Governador Civil de Faro, Carlos Silva Gomes, durante o cortejo da 26ª Semana Académica da Universidade do Algarve.

Carlos Silva Gomes, que acompanhou o concurso tradicional dos carros alegóricos da semana académica, realçou ainda a importância de um empenhamento contínuo na parceria efetiva entre a Universidade do Algarve e os diferentes setores de atividade, numa perspetiva de enriquecimento sócio-económico da região.
“Esta ligação em áreas estratégicas é fundamental para o desenvolvimento da economia e promoção do próprio emprego na região”, sublinhou o Governador Civil, elogiando ainda o dinamismo da Associação Académica da Universidade do Algarve na organização da semana académica.
No âmbito do concurso dos carros alegóricos representativos de um total de nove cursos da Universidade do Algarve, o júri constituído por representantes do Governo Civil, Câmara Municipal de Faro e Associação Académica da Universidade do Algarve elegeu, em 1º lugar, o tema apresentado pelos alunos do curso de Biologia Marinha e Biologia. Nas segunda e terceira posições ficaram classificados, respetivamente, os cursos de Ciências Farmacêuticas e de Arquitetura Paisagística.

II GALA DE ARTES MARCIAIS CIDADE DE OLHÃO

Organizou o Clube de karate de Olhão, neste sábado, 7 de Maio, a segunda Gala de Artes Marciais Cidade de Olhão.

Participaram no evento a Bujinkan Portugal, Ninpon taijutsu, Jiu-Jitsu, karate Conceição, Bujinkan Unryu Portugal, Associação tenchi de Aikido, Ckolhão, Defesa Pessoal Elitedp e a Escola de Boxe Bento Algarvio, num total de 140 praticantes das diversas modalidades, tendo o evento um período onde as diversas classes demontraram um grande núnero de técnicas de defesa pessoal, que se conseguem depois de um treino muito exigente mas que hoje em dia tem muitos aderentes, pois todas estas modalidades preparam fisíca e mentalmente os seus praticantes quando confrontados com o perigo e as mais váriadas situações adversas.



Foram ainda homenageados pela sua carreira desportiva o atleta Edgar Leal, grande nome do Karate Nacional e Olhanense, António Bento, mais conhecido por Bento Algarvio, do Ginásio Clube Olhanense, que no próximo Sábado, dia 14 de Maio, disputa o Título Mundial Hispânico.

Carlos Cadete

em Quelfes: Vozes do fado cantam por causa solidária

No próximo dia 15 de Maio, pelas 19h00, o Grupo Etnográfico de Quelfes, concelho de Olhão, abre portas a todos os admiradores do fado, em nome de uma causa solidária. As vozes de Aurora Gonçalves, Neusa Brito, Emanuela Furtado e Márcio Gonçalves mostram a alma portuguesa ao som das guitarras do Grupo Valentim Filipe. A acompanhar a música sugere-se um delicioso caldo verde, a chouriça assada, o pão caseiro e o vinho tinto.
O evento é organizado pelo núcleo de Faro do ISU – Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária, uma ONGD (Organização Não Governamental de Desenvolvimento), fundada em 1989, que tem como base de intervenção o voluntariado, a cooperação e educação para o desenvolvimento e a exclusão social.

Noite de Fados no Grupo Etnográfico de Quelfes
A entrada que inclui o espectáculo e uma taça de caldo verde, tem um custo de 5 euros para adultos e 3 euros para crianças dos 6 aos 12 anos. O valor total reverte a favor do projecto de voluntariado Nô Djunta Mon 2011 do Isu Faro a realizar em São Tomé e Príncipe.

12ª Edição do Concurso de Fado do Concelho de Vila do Bispo – apurados mais 9 finalistas

Foram apurados mais 9 finalistas na segunda e terceira eliminatórias da 12ª edição Concurso de Fado de Vila do Bispo, que decorreram nos dias 7 e 8 de maio, respetivamente.

Delfim Cruz (Lagos) com “Quadras” e “Volta atrás vida vivida”; Maria Madalena Duarte (Sagres) com os fados “Saudade, Silêncio e Sombra” e “Certa vez”; e ainda Solange Silva (Pera) com as interpretações “Meu amor marinheiro” e “Rosa Branca” foram os três fadistas selecionados na 2ª eliminatória que se realizou no Salão de Festas Nossa Senhora da Graça em Sagres e que contou com a participação de sete concorrentes.

Relativamente à 3ª eliminatória que decorreu na Associação Desportiva e Cultural da Raposeira, participaram 8 concorrentes. Destes oito, foram apurados seis fadistas, Márcio Gonçalves (Tavira) com os temas “Senhora do Livramento” e “Se ao menos houvesse um dia”, Maria Alexandra Gonçalves (Portimão) com os fados “Rua do Capelão” e “Maria Lisboa”, César Matoso (Alte) com “Loucura” e “Primavera”, Emanuela Furtado (Tavira) com as interpretações “Que Deus me Perdoe” e “Foi Deus”, Maria de Fátima Clímaco (Vila do Bispo) com os temas “Sombras da Madrugada” e “Eu Dantes Cantava” e ainda Jaime Eduardo (Boliqueime) com os fados “Poetas do Paraíso” e “Minha Mãe por teu Cuidado”.
Refira-se ainda que, no dia 14 de maio, irá decorrer na Sociedade de Instrução e Recreio de Budens a quarta e última eliminatória deste concurso, onde serão apurados os restantes finalistas.
Depois de apurados todos os concorrentes nas 4 eliminatórias, estes irão disputar a Final no dia 21 de maio, pelas 21h30, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo, onde serão apurados pelo júri os cinco melhores que passarão à Finalíssima, a realizar no dia 28 de maio, no Salão de Festas da Sociedade Recreativa de Barão de São Miguel.
Divulgar e estimular o gosto pelo fado, bem como dar a conhecer novos talentos são alguns dos objetivos desta iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Governador Civil de Faro defende uma Europa com mais justiça social

O Governador Civil de Faro, Carlos Silva Gomes, considerou hoje que o caminho a seguir pela Europa tem de passar por uma verdadeira congregação de Estados, unidos na plena promoção da justiça social.
Carlos Silva Gomes, que falava na cerimónia protocolar do hastear da bandeira realizada no Jardim Manuel Bívar, em Faro, no âmbito das comemorações do Dia da Europa, reconheceu que o projeto europeu tem sido marcado por cenários difíceis, à semelhança do momento atual.

“Neste momento poderemos estar muito próximos de uma encruzilhada e esperamos que a direção a seguir passe por uma Europa cada vez mais unida, mais justa e mais solidária”, referiu o Governador Civil.
Durante a cerimónia o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, João Faria, realçou por sua vez a importância da União Europeia para a concretização de projetos visando o desenvolvimento das regiões.
Na sua intervenção o Presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, explicou aos alunos da Escola Básica do Alto Rodes, que participaram no evento interpretando o Hino da Alegria, o significado das comemorações do Dia da Europa, bem como a origem da sua fundação desde o projeto idealizado por Jean Monnet à proposta apresentada em 1950, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman.

Portimão: “Deusa da Guitarra” KaKi King em concerto no TEMPO

A norte-americana Kaki King, eleita “Deusa da Guitarra” em 2006 pela revista “Rolling Stone”, actuará a 17 Maio, às 21h30, no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, num concerto integrado na sua digressão “The Freaking Guitar Show”.

Depois de ter estado entre nós em 2009 e de efectuar uma digressão internacional com os Foo Fighters, a guitarrista volta a Portugal para dois concertos únicos, o primeiro dos quais no TEMPO e o segundo, a 20 de Maio, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
A irreverência é apontada como uma das principais características de Kaki King, que despreza o título atribuído pela revista de música mais prestigiada do mundo e que considera que o momento mais decisivo da sua carreira foi “tocar guitarra no metro de Nova Iorque”.
Inicialmente direccionada para o registo acústico, Katherine King viu o seu trajecto musical alterar-se ao optar pela guitarra eléctrica como instrumento predominante no seu terceiro álbum.
Contando já com cinco álbuns editados, várias digressões a solo e algumas digressões com outros artistas, a carreira de Kaki King também abrange a indústria cinematográfica, tendo composto em parceria com Michael Brook e Eddie Vedder a banda sonora do filme “Into the wild” de Sean Penn, nomeada para o Globo de Ouro de Melhor Banda Sonora Original, a que se seguiram participações musicais no filme “August Rush” e no êxito de bilheteiras “Twilight”.
Em Portimão, Kaki King apresentar-se-á a solo, num retorno às suas origens acústicas, tocando uma rara colecção de sete instrumentos, entre eles uma harpa e um dojo, num espectáculo imperdível, cujos bilhetes têm o preço único de 10 euros e podem ser adquiridos no TEMPO ou através da Ticketline.
A bilheteira do TEMPO funciona de terça a sábado das 14h00 às 19h00 e em dias de espectáculo das 14h00 às 21h30. Para mais informações ou reservas contactar a bilheteira através dos contactos 282 402 475 / 961 579 917 ou através do seguinte sítio na Internet: www.teatromunicipaldeportimao.pt.

SÃO BRÁS DE ALPORTEL ACOLHE 3ª ETAPA DA TAÇA NACIONAL DE DOWNHILL A “LOW COST”

Em pleno barrocal algarvio, as descidas vertiginosas do Cerro Botelho, em São Brás de Alportel, voltam a ser palco da Taça de Portugal de Downhill, nos próximos dias 14 e 15 de Maio.



Em São Brás de Alportel, o esforço e a determinação vivem-se em pista e fora dela. A crise que o país atravessa exige respostas alternativas e novas formas de gestão e rentabilização de recursos. Com esta preocupação, o Município de São Brás de Alportel acolhe uma vez mais a Taça de Portugal de Downhill, a mais importante prova nacional da modalidade, com os atletas de maior destaque na actualidade, mas com uma redução de cerca de 75% no investimento.
Um desafio orçamental que promete garantir a qualidade do evento e adicionar um conjunto de condições e novas sugestões “low cost” para os visitantes, que poderão encontrar uma oportunidade de turismo desportivo a preços muito acessíveis. Novas opções de alojamento local e Restaurante local em plena pista a preços muito acessíveis são exemplos disso.
O território são-brasense, nomeadamente as suas encostas, foram eleitas durante 3 anos consecutivos (2007, 2008 e 2009) para a realização da 1ª etapa da Taça de Portugal de Downhill, seguindo-se em 2010 a final do Campeonato Nacional da mesma modalidade.
As condições excepcionais do terreno para a prática do downhill, bem como de outros desportos radicais, trazem assim, de novo, à pista do Cerro Botelho a única etapa da Taça realizada a sul do Tejo, na edição de 2011.

São Brás de Alportel alia a tradição dos ofícios à inovação do Design no Projecto “Design & Ofícios”

"O artesão é identificado como aquele que produz objectos pertencentes à chamada cultura popular." "O designer é o indivíduo que está ligado a alguma actividade criativa ou projectual."

O projecto "Design&Ofícios" surge de uma parceria entre o Município de São Brás de Alportel e a ADS - Associação de Designers do Sul.
Esta colaboração visa desenvolver um projecto que possa promover, inovar e recriar alguns dos artefactos de cariz artesanal desenvolvidos na região da serra algarvia, com o objectivo de os apresentar ao público como nova produção cultural, concebidos de forma sustentável e com recurso a materiais locais, naturais e biodegradáveis.
Recorrendo à inovação e criatividade de Designers e à técnica e tradição dos Artesãos, o que se propõe é a recriação e transmissão de conhecimentos, bem como o desenvolvimento de peças experimentais e criativas, envoltas numa reflexão e perspectiva de desenvolvimento social, cultural e económico da região.
O presente projecto estará repartido em duas fases:
1. Oficina criativa, denominada “Design&Ofícios –Residência Criativa“, que reunirá artesão e jovens criadores (Artistas, Designers e Artesãos). Pretende-se cimentar conceitos de produção de onde possa resultar uma experiência mais interactiva e de partilha de conhecimentos, entre o trabalho do designer e o do artesão e vice-versa.
2. Exposição denominada “Design&Ofícios – Exposição“, onde se pretende que estejam patentes objectos, artefactos ou exibição de imagens, criados a partir da colaboração/parceria estabelecida na “Residência Criativa” entre Artesãos & jovens Criadores.

REGIMENTO DE INFANTARIA 1 - ORGANIZOU ESTAFETA FARO - TAVIRA


O Regimento de Infantaria 1, realizou, no passado domingo, dia 9, a 3ª. Estafeta Faro/Tavira, na qual participaram 130 atletas em representação de 26 colectividades.



As classificações ficaram assim ordenadas:
Seniores:
1º. Clube Recreativo Alturense, 1.32.30
2º. Unidade Especial Polícia (A), 1.33.25
3º. Destacamento Territorial de Tavira, 1.43.50
Veteranos Masculinos:
1º. Areias de S. João, 1.43.44
2º. Unidade Especial Polícia Faro, 1.40.32
3º. Turtugas Loulé, 1.48.44
Equipa Mista:
1ª. Pic Nic (A), 1.46.44
2º. Pic Nic (B), 1.53.07
3º. C. D. Cultural da Nave, 1.54.17
Escalão Feminino:
1ª. Centro Desportivo Quarteira, 2.21.39
O Comandante da Unidade, Coronel, Nuno Pereira da Silva, referiu-nos que aquele evento estava a ganhar adeptos, pelo maior número de atletas e clubes participantes. “É uma tradição que recuperamos e que esperamos continuar, pois no Algarve só há duas estafetas deste tipo”.

Geraldo de Jesus